sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Incêndio em Vilar dos Peregrinos-Vinhais

Um incêndio em mato deflagrou ao final da tarde junto á aldeia de Vilar dos Peregrinos, Vinhais.

Para poupar algum trabalho, bastaria copiar uma noticia de outro incêndio ocorrido há praticamente 1 ano, com diferença de 6 dias, na mesma zona, á mesma hora, e nas mesmas circunstâncias.

Estranho? Também para nós Bombeiros. É caricato, um incêndio com as mesmas caracteristicas um ano depois. Nunca se compreende o porque, não se sabe quem, mas há locais com cronologia definida, há um histórico de ocorrência, e há criminosos á solta.

Falta de consciência? Necessidades de limpeza ou criação de pastos? tudo isto é uma realidade, assim como a falta de acompanhamento das necessidade das pessoas, ou a falta de empenhamento na investigação de pequenos incêndios por parte das autoridades competentes. Todos os incêndios grandes, iniciaram com dimensões minúsculas.

Não parecerá, aos nossos leitores, necessário que as autoridades de investigação sejam mais presentes no terreno? O que se gasta na prevenção, poupa-se em danos aos cidadãos, vitimas inocentes, do flagelo que são os incêndios florestais na nossa zona. 

Sem comentários: