terça-feira, 16 de novembro de 2010

Informação de Transito: Fronteiras encerraram esta noite

A partir da meia-noite de hoje, vão ser fechadas todas as fronteiras do distrito de Bragança.

Quintanilha será o único ponto de entrada em Portugal no distrito, até à próxima sexta-feira.

Um regresso aos velhos tempos.

Em causa está a realização da cimeira da NATO, em Lisboa, que vai obrigar à suspensão do espaço Shengen em Portugal.

Na prática, significa que durante quatro dias (de terça a sexta-feira), vai haver o controlo de todas as entradas no país e vai voltar a ser necessário apresentar o passaporte às autoridades fronteiriças, nomeadamente o Serviço de Estrangeiros e fronteiras.
Todos os pontos de entrada em Portugal serão encerrados, à excepção da fronteira de Quintanilha, onde será instalado um mega-posto de controlo.

As saídas do país serão feitas normalmente mas só se vai poder entrar por Quintanilha, e mediante a apresentação do passaporte.

A excepção, segundo informação da GNR, é o chamado tráfego fronteiriço, de pessoas que região e que circulem apenas por esta zona.

Os restantes, serão analisados caso a caso. O SEF vai ter ainda dois postos móveis para ir respondendo a estas situações.

O controlo dos postos de fronteira caberá à GNR, que terá um dispositivo diário de cem elementos no terreno, envolvendo os cinco destacamentos do distrito (Bragança, Torre de Moncorvo Miranda do Douro, Mirandela e o de Trânsito).

Haverá também um helicóptero a patrulhar as zonas de fronteira.

A normalidade só deverá regressar na madrugada de sábado.

Até lá, todo o trânsito vindo de Espanha em direcção ao Nordeste Transmontano será desviado para a fronteira de Quintanilha.
Escrito por Brigantia

Sem comentários: