terça-feira, 16 de novembro de 2010

CENTENÁRIO UNE BOMBEIROS PARA «TROCA DE EXPERIÊNCIAS»

São Seia associações de Bombeiros, à beira dos 100 anos que vão juntar-se e aprenderem umas com as outras.

Em 2012, Seia associações de Bombeiros Portuguesas atingem o primeiro século de existência.

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial (AHBVF), a contar desse ano, é a quarta a atingir o centenário, no dia 16 de Maio, depois das suas congéneres de Ourém (4 de Janeiro), do Dafundo (11 de Março) e de Pombal (14 de Maio). Depois da Associação Faialense faz 100 anos a de Vila do Conde (30 de Maio) e a de Carnaxide (1 de Setembro).

Pombal e Faial festejam os seus aniversários com apenas dois dias de diferença. Essa coincidência e a amizade entre o antigo comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal, Carlos Carvalho e o presidente da Direcção da AHBVF, Hélio Pamplona, fez surgir a ideia duma geminação entre as duas colectividades, proposta pelo dirigente Faialense.

Mas, entre uma «conversa à mesa», onde este projecto começou a ser «cozinhado», diz Hélio Pamplona, e a vontade de congregar todas as associações centenárias, decorreu pouco tempo, tanto quanto o que levou cada uma delas a aderir à ideia da geminação.

Menos de um ano depois e a seguir a um primeiro encontro em Pombal, reuniram-se elementos dos comandos e das direcções das seis associações, na Horta no passado fim-de-semana de 6 e 7 de Novembro, para dar continuidade à elaboração do protocolo que visa a «geminação por ocasião do centenário».

A adesão de cada uma das associações centenárias vai ser ratificada pelos respectivos órgãos sociais e comandos e, posteriormente, serão definidos a data e o local da cerimónia de assinatura da geminação, sendo certo que decorrerá em 2012.

Hélio Pamplona realça a importância desta iniciativa, porque vai transmitir «a troca de experiências» entre elementos dos corpos activos das associações geminadas.

O presidente da Direcção da AHBVF dá como exemplo a possibilidade de bombeiros Faialenses se formarem na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde, segundo o dirigente da AHBVF, uma escola cinotécnica com trabalho reconhecido a nível nacional.

O projecto de protocolo aponta para o «desenvolvimento e intercâmbio humanitário e cultural», bem como a «partilha de conhecimentos técnicos e de carácter administrativo».

Por ocasião da geminação será lançada uma medalha comemorativa do centenário das associações, em cujas faces constará a referência à efeméride, de um lado e, do outro, motivos relacionados com cada uma delas.

Estiveram no Faial, sete representantes das cinco associações do Continente envolvidas nesta iniciativa, que, conforme frisa Hélio Pamplona, se deslocaram a expensas próprias, responsabilizando-se pelo respectivo transporte e estadia. «é uma atitude louvável-prossegue o presidente da AHBVF, nos tempos de crise que correm é um exemplo do espírito de abnegação, apanágio dos bombeiros».

Souto Gonçalves

1 comentário:

Anónimo disse...

*eXperiências
com x.

cumps