É recorrente a confusão entre a central de emergência 112 e o INEM. O número europeu de emergência - 112 - é comum a várias situações, como por exemplo, assalto, roubo, incêndio, etc., e é atendido em primeira linha por uma Central de Emergência da PSP que apenas canaliza para o INEM as chamadas que à saúde digam respeito.
Ou seja, não são os elementos do INEM que efectuam o atendimento das chamadas do 112, mas apenas numa segunda fase, nas situações que tenham a ver com a saúde. O INEM lamenta que este erro seja constantemente alimentado pelos órgãos de comunicação social e tem levado a cabo diversas iniciativas para esclarecer o público.
Apenas quando a situação que originou a chamada diz respeito à saúde, o agente das forças de segurança reencaminha a chamada para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes do INEM. Assim, 112 e INEM são serviços distintos, embora actuem com um objectivo comum.
Aqui lhe damos a conhecer um vídeo sobre o 112, disponível na página deste serviço, a cargo do Ministério da Administração Interna, em www.112.pt/Paginas/Video112pt.aspx.
Sem comentários:
Enviar um comentário