quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Curso de Especialização Tecnológica - Defesa da Floresta Contra Incêndios

A oferta formativa do Instituto Politécnico de Bragança é actualmente composta por mais de uma centena de cursos e ciclos de estudos, incluindo cursos de especialização tecnológica (CETs), licenciaturas, pós-graduações, pós-licenciaturas e ciclos de estudos de mestrado.

O IPB está a leccionar um curso de Defesa da Floresta contra Incêndios, grau de cursos de especialização tecnológica e tem com objectivos a formação do técnico especialista em Defesa da Floresta contra Incêndios que é o profissional que, de forma autónoma ou integrado numa equipa, colabora no planeamento e executa acções concretas no domínio da defesa da floresta contra incêndios, relacionadas com: prevenção, pré-supressão, primeira intervenção, combate alargado, rescaldo e gestão pós-fogo.
Será um técnico particularmente vocacionado para executar no terreno o trabalho de equipas de sapadores florestais. Muito embora a formação esteja centrada na DFCI, o CET confere competências em todas as áreas do trabalho na floresta, incluindo os trabalhos de regeneração, condução e exploração florestal.

Tem como Saidas Profissionais
•Coordenação de equipas de sapadores florestais em Associações Florestais, em Zonas de Intervenção Florestal e em Câmaras Municipais;
•Brigadas do Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA) ao serviço da GNR;
•Brigadas da AFOCELCA (Agrupamento Complementar de Empresas Para Protecção Contra Incêndios) ao serviço das empresas de produção de pasta para papel;
•Serviços, corporações e brigadas de Combate a Incêndios da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC);
•Vigilantes e Guardas da Natureza sob a dependência do ICNB (Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade);
•Grupos de Análise e Uso do Fogo (GAUF) ao serviço da Autoridade Florestal Nacional.


Em relação ao Prosseguimento de estudos os titulares de diploma de especialização tecnológica em Defesa da Floresta contra Incêndios, atribuído pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança (ESA) podem concorrer à matrícula e inscrição nos cursos de licenciatura da ESA, ao abrigo do disposto no regulamento dos concursos especiais de acesso ao ensino superior. De acordo com o artigo n.º 28 do Decreto-Lei n.º 88 de 23 de Maio de 2006, aos titulares do CET em Defesa da Floresta contra Incêndios ser-lhe-ão creditadas competências para prosseguimento de estudos, desde que se inscrevam num curso de licenciatura da ESA. O nível de creditação de competências (equivalências) depende da afinidade do CET com o curso de licenciatura escolhido.

Podem candidatar-se a este curso:
•Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
•Os que tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10º e 11º anos e tendo estado inscritos no 12º ano de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente não o tenham concluído;
•Os titulares de uma qualificação profissional do nível 3;
•Os titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.
Podem igualmente candidatar-se à inscrição num CET num estabelecimento de ensino superior os indivíduos com idade igual ou superior a 23 anos, aos quais, com base na experiência, aquele reconheça capacidades e competências que os qualifiquem para o ingresso no CET em causa.

O prazo para candidatura é:
CONCURSOS LOCAIS - 2ª FASE DE CANDIDATURAS [1]:
Candidaturas:
de 1 a 30 de Setembro de 2010
Afixação dos resultados: 22 de Outubro de 2010
Matrículas dos candidatos seleccionados: de 25 a 29 de Outubro de 2010


Para mais informações dirige-te á secretaria do IPB ou consulta o link: http://esa.ipb.pt/cursos/cet-defesa-da-floresta-contra-incendios/

Sem comentários: