O Centro Hospitalar do Nordeste vai investir 500 mil euros para acabar com a lista de espera em ortopedia.
O presidente do Conselho de Administração revela que já há acordo com os cirurgiões para aumentar a produção de consultas e operações em cerca de cinco por cento.
“Vamos gastar 500 mil euros só na ortopedia para tentarmos atenuar a lista de espera existente” adianta Henrique Capelas explicando que “vamos fazer produção adicional, ou seja, os médicos do serviço comprometeram-se em aumentá-la em 5% e mediante esse acordo vão ser autorizados a ter um plano para diminuir a lista de espera nas consultas e nas intervenções cirúrgicas”.
Esta medida surge apesar de o plano de contenção de despesas, já aprovado, que prevê um corte de 500 mil euros.
“Vamos retirar dinheiro de onde ele não é necessário, ao abrigo do plano de contenção, e vamos gastá-lo naquilo que é importante” salienta o responsável.
O presidente do CHNE revela, contudo, que este investimento já estava previsto antes do ministério da saúde ordenar a criação de um plano de contenção de despesas.
Por isso, o investimento não será afectado pelos cortes previstos.
“Isto já estava previsto. Depois é que veio o plano de contenção e vamos aplicá-lo continuando a fazer aquilo que nos tínhamos proposto fazer” esclarece. “A nossa preocupação é aumentar a qualidade dos serviços nomeadamente na lista de espera de ortopedia”.
O tempo de espera para uma cirurgia de ortopedia no CHNE ronda os seis meses.
Este investimento deve ser aplicado ainda este ano.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário