sexta-feira, 2 de julho de 2010

Protecção das florestas: arranca hoje a fase Charlie

Iniciou ontem, dia 01 de Julho, a fase Charlie do Dispositivo de Combate a Incêndios Florestais. Esta fase, que a nível nacional, vai até dia 30 de Setembro, compreende ser a época mais difícil do combate aos incêndios florestais.


Jorge Gomes diz que os meios disponíveis são suficientes para o combate às chamas, num ano que os responsáveis das corporações e o comandante distrital de operações de socorro já classificou de potencialmente muito difícil.

Os meios já estão no terreno e disponíveis para actuar. O Governador Civil de Bragança, Jorge Gomes, não está preocupado com a fase que inicia esta quinta-feira, uma vez que possui todos os meios necessários e refere que este ano tem sido fácil, graças às condições climáticas das últimas semanas. “As ocorrências têm sido poucas porque temos tido alguma chuva de pouco em pouco tempo. Estamos confiantes que com o dispositivo humano e com os recursos materiais que temos, vamos ter um ano mais ou menos tranquilo”. Em 2009, 385 incêndios já haviam lavrado perto de três mil hectares de área florestal, contra as 63 ocorrências e 170 hectares de área ardida este ano.

Durante a fase Charlie vão estar no terreno no distrito de Bragança 445 homens, dois helicópteros, 114 viaturas e 11 postos de vigia.

Foto: RBA
Foto: P.Ferro em HDR

Sem comentários: