Almoçageme é uma aldeia do distrito de Lisboa, concelho de Sintra, freguesia de Colares, situada na falda noroeste da Serra de Sintra.A Freguesia de Colares é das raras no País que possui duas Associações: a dos Bombeiros Voluntários de Colares e a de Almoçageme. Desde 27 de Dezembro de 1927 estão integradas no Corpo de Bombeiros Voluntários do Concelho de Sintra, respectivamente como 2ª e 6ª Secções.
Os B. V. de Almoçageme, abrangem a aldeia de Almoçageme, Penedo, Alto, Casas Novas, Urca, Peninha, Azóia, Cabo da Roca, Atalaia, Ulgueira, Pé da Serra, Praia da Adraga, Santo André, Rodízio, Praias Pequena e Grande.
Os B. V. de Almoçageme, abrangem a aldeia de Almoçageme, Penedo, Alto, Casas Novas, Urca, Peninha, Azóia, Cabo da Roca, Atalaia, Ulgueira, Pé da Serra, Praia da Adraga, Santo André, Rodízio, Praias Pequena e Grande.
Este curioso quartel, designo-o curioso pois a sua estrutura física não é nada habitual como a habitual estrutura de quartel dos Bombeiros Portugueses, foi adquirido a um particular, tendo sido adaptada uma antiga quinta a quartel operacional. As várias áreas adaptadas e espaço envolvente dos edifícios é muitíssimo agradável, sendo esta a particularidade que o torna um quartel tão excepcional. Quase se pode designar por quartel "ZEN".
Esta fachada é do edifício que alberga a Central, Comando e bar no rés do chão. No piso de cima funciona uma espécie de museu.
Esta á Sala Nobre. Os seus antigos acabamentos, recuperados pelos bombeiros, tornam esta sala especial.
Uma lareira caracteriza, como uma marca de antiguidade, este espaço.
Além da lareira este piano também acabou por ser recuperado, fazendo parte deste rico espólio civil.
Bancada com espelho onde podemos assinar o livro de visitas.
Esta sala já pertencente ao museu alberga uma antiga bomba manual, podendo ser puxada também por animais.
Corredor de acesso ao museu. Neste corredor encontram-se muitos documentos que retratam o nascimento e criação desta corporação.
A 1ª "ambulância". Puxada pelo homem, têm colchão de palha. Condições de transporte horrendas, mas não há registo de queixas... :)
Mais uma sala deste vastíssimo museu, acolhe lembranças, ofertas e objectos de grandes ocorrências.
Biblioteca, ainda com as linhas antigas, rica em literatura e livros da historia dos Bombeiros Portugueses.
Neste quadro num wall de entrada encontrei a linda cidadela de Bragança. Fiquei espantado por ter encontrado e identificado a minha cidade nesta corporação. Ainda não se sabe o porquê de haver aqui um quadro de uma terra tão longe, sem haver conhecimento de relações externas entre Bragança e o C.B de Almoçageme.
Lá ao fundo é a sala do bombeiro, espaçosa e acolhedora, é um local adaptado para "matar" o tempo dos bombeiros.
Um belíssimo jardim ocupa o espaço esquerdo do terreno do quartel. A diversidade de flora e espaço verde pode ser considerado o Ex Libris do quartel.
Acesso do exterior ao quartel.
Pintura de uma fachada do edifício que faz de parque de viaturas e camaratas.
Vista da traseira das viaturas. Encarroçadas objectivamente pelo modelo francês de viaturas florestais.
Agradecemos pessoalmente ao Sr. Cmdt de Almoçageme, por nos ter autorizado a visita, e ao Bomb. João Rosa, que gentilmente nos fez uma visita guiada a este requintado quartel.
Sem comentários:
Enviar um comentário