sábado, 25 de julho de 2009

CHNE alerta para atrasos no encaminhamento de doentes com AVC


Há vítimas de AVC’s (Acidentes Vasculares Cerebrais) que não estão a ser correctamente encaminhadas em termos de emergência médica.

O alerta parte do Centro Hospitalar do Nordeste, apelando para que os doentes sejam direccionados directamente para a unidade hospitalar de Bragança onde existe, desde Janeiro, um tratamento especial que poder atenuar os efeitos da doença.


Este tratamento só pode ser feito durante as três primeiras horas a seguir ao AVC.

Por isso, uma orientação adequada é fundamental para evitar as sequelas na doença.

“Há atrasos no encaminhamento dos doentes com AVC e é preciso que eles sejam encaminhados para a unidade que tem meios para isso” refere o director clínico do Centro Hospitalar do Nordeste apelando para que o alerta seja feito para o CODU “através do 112 para que doente sejam encaminhado para Bragança onde está a funcionar a via verde”.


Sampaio da Veiga salienta que “pode ir-se a outra unidade hospitalar ou centro de saúde mas isso é uma perda de tempo e pode ultrapassar o tempo necessário para um diagnostico adequado e que nos permita fazer o tratamento especial”.


O responsável acrescenta que até agora o tratamento ainda só foi utilizado uma vez porque “cumpria os parâmetros já que não se pode aplicar a todos os doentes com AVC” afirma explicando que “os doentes com hemorragia cerebral não podem fazer este tratamento e depois também depende da idade”.


Sampaio da Veiga diz ainda que houve dois casos que já chegaram fora do tempo limite.

Quanto à ampliação da Unidade de AVC, instalada no Hospital de Macedo de Cavaleiros, Sampaio da Veiga adianta que o concurso público da obra deverá ser lançado ainda este ano. “O projecto já está feito e penso que dentro de poucos meses vamos lançar a obra, talvez ainda este ano” adianta o director clínico.


De recordar que actualmente a unidade tem capacidade para oito camas.

Vai passar a ter 12.

Sem comentários: