sábado, 4 de julho de 2009

Artigo Técnico ENB


--Liderança em situação de Crise--

.Líder... liderança, são termos comuns actualmente, palavras que usamos com alguma frequência para nos referirmos a pessoas e situações concretas, quer seja no sentido de elogiar, quer seja com a intenção oposta!
Portanto, não estamos a falar de algo desconhecido, de algo
absolutamente novo.
Assim sendo, gostaria de lhe propor que começasse por reflectir um pouco sobre o conceito de "líder". Ou seja, que definisse para si próprio:

- O que significa ser líder?

- O que é um líder?

Então!? Não deve continuar a ler sem primeiro fazer um esforço para tentar clarificar este conceito! Uma sugestão: pense em alguém que considere um bom exemplo de líder e tente perceber porquê...
Agora que, julgo eu, terá uma ideia mais definida, que encontrou. uma definição pessoal para a palavra ou um bom exemplo, gostaria apenas que procurasse reter a sua ideia... Não se esqueça daquilo em que pensou...
De facto, este tema, ao longo do tempo, tem feito correr muita tinta... Inúmeros estudiosos têm-se dedicado a investigar o fenómeno da liderança e muitas teorias foram apresentadas, sempre com o objectivo de descobrirem e, consequente­mente, poderem anunciar qual a "receita" para se ser um líder de sucesso!
Dos trabalhos existentes, é possível destacar algumas ideias e definições mais ou menos complexas:

Líder é aquele que consegue que todos o sigam (COWLEY, 1928).

Líder é aquele que influencia as actividades no sentido da fixação e obtenção dum objectivo (STOGDILL, 1948).

Liderança é a arte ou processo de influenciar pessoas, de tal modo que se empe­nhem em alcançar os objectivos do grupo (KOONTZ, O'DONNEL e WEIHRICH, 1%0).

Liderança consiste num conjunto de actividades, de um indivíduo que ocupa uma posição hierarquicamente superior,
dirigidas para a condução e orientação das actividades dos outros membros, com o intuito de atingir eficazmente o objectivo do grupo (SYROT, 1996).

o que significa ser um bom lider?

Na sequência das ideias anteriormente apresentadas, é possível afirmar que o líder eficaz deve ser definido em função do cumprimento das suas atribuições, inci­dindo a preocupação fundamental sobre os objectivos a alcançar e a motivação do seu grupo de trabalho para a prossecução desses objectivos.
A liderança é o factor decisivo que permite ao grupo identificar os seus objectivos, e que o motiva e conduz a alcançar os objectivos definidos.
Sem liderança, o grupo de trabalho seria pouco mais que um confuso agrupamento de pessoas e meios, sem rumo definido.
Mais claramente do que em todas as definições que aparecem nos livros, a liderança parece-me muito bem explicada nesta _imples frase:

"O meu Chefe acha que tenho mais
capacidade do que realmente tenho.
Por isso faço sempre melhor do que
julgava ser capaz. "(J)


(J) Citação de um trabalhador da General Motors, nos E. U. A..

Significa isto que o Chefe conhece maio seu trabalhador? Ou que o trabalhador não se esforça o suficiente senão na presença do Chefe?
Isto significa que a liderança actua como um processo catalisador que trans­forma potencial em realidade. É a capacidade que o líder possui de identificar e estimular as competências existentes em cada indivíduo, desenvolver o efeito de sinergia positiva dentro do seu grupo e, acima de tudo, orientar essa força de trabalho num sentido que permita gerir eficazmente a situação em que se encontra o grupo.
Esta é, afinal, a função do líder, o seu papel... a sua missão!
Esta missão é especialmente importante quando se vêem confrontados com situa­ções de crise... Quando a situação, pelo grau de dificuldade, dimensão atingida ou riscos envolvidos, exige uma liderança com competência e firmeza.
O desempenho do líder é, muitas vezes, o factor determinante para o maior ou menor sucesso de uma operação.
De que nos serve, por exemplo, ter os meios de reforço que são necessários, se a organização, no teatro de operações, não conseguir gerir esses meios de acordo com as necessidades da operação?
Pois é, daqui concluímos que, não desvalorizando todos os outros recursos, o exercício da liderança revela-se um decisivo instrumento de trabalho.

Que caracteristicas possui um bom líder?

_Partindo do princípio de que estamos todos de acordo em relação à importância do desempenho do líder, imagino eu que, por esta altura, estará a interrogar-se sobre como exercer a função de líder da forma mais eficaz possível. Ou seja, a questão que se levanta prende-se com as características que o líder possui e com a sua forma de actuar.
Quanto às características, podemos referir a responsabilidade, a auto disciplina, o domínio dos assuntos em que está envol­vido, o assumir compromissos, a capacidade de enfrentar riscos e lidar com o stress...
E também... a capacidade de comunicar, o saber ouvir e emitir instruções...
E ainda... ser um indivíduo com carisma, ser um bom exemplo, ser determinado, objectivo, criativo, dinâmico, empreen­dedor...

Creio que a lista está a ficar demasiado longa... Parece-me que estamos a querer descrever o bombeiro ideal ou o super bombeiro!
No entanto, certamente que poderíamos continuar a acrescentar muitos outros aspectos que consideramos igualmente importantes. Mas talvez seja melhor procurarmos identificar os aspectos mais relevantes.
Segundo um estudo internacional recente(2) que procura traçar o perfil de liderança exigido actualmente, as caracte­rísticas mais importantes de um líder são:
. O desempenho realizado (para 85% dos inquiridos);

. O carácter do indivíduo (para 82%
dos inquiridos);
. A capacidade de adaptação a dife­
rentes situações (para 78% dos
inquiridos);

. A flexibilidade (para 78% dos inqui­
ridos);
. A persistência (para 78% dos inqui­
ridos).

(2) Inquérito realizado a empresas, a nível mundial, pela Society for Human Resource Management e o SHRM Global Forum (E.UA) em 2002.
A partir deste perfil de liderança, podemos afirmar que o líder é, essencial­mente, um indivíduo de carácter forte, que não desiste de atingir os objectivos (seus e do grupo que lidera). Para isso, socorre-se de diferentes formas de actuar, em função das variáveis presentes em cada situação concreta.
Ou, simplificando ainda mais a questão:

Liderar é comandar de forma pró activa e eficaz.

Pró activo... No sentido de obter informação que lhe permita identificar os prováveis acontecimentos seguintes e, em função disso, decidir quais as medidas a tomar antes dos acontecimentos ocorrerem.
Eficaz... No sentido de alcançar os objectivos ou resultados pretendidos.

Como actua um bom líder?

Uma dimensão fundamental do exer­cício da liderança e que constitui um desafio para o líder, é o facto de o seu desempenho implicar, necessariamente, a gestão de um grupo de trabalho.
Se pode ser difícil gerir meios, tomar decisões, assumir responsabilidades... mais difícil será, certamente, gerir pessoas nesse contexto.
No entanto, só existe líder se existirem liderados!
O trabalho desenvolvido no teatro de operações é, indiscutivelmente, um trabalho de equipa. Os resultados alcançados são, sempre, fruto do esforço de todos os elementos no terreno. O que os distingue entre si é a função, e respectiva responsa­bilidade, atribuída e desempenhada por cada elemento ou grupo.
Neste sentido, cabe ao líder uma função e responsabilidade estratégica, que ele desempenha apoiado pela equipa que comanda directamente (combate, planea­mento e logística) ao longo das fases do constante ciclo de comando (planeamento, organização, direcção e controlo).
De entre as competências necessárias ao líder, podemos salientar que para além de "saber fazer" é fundamental "saber mandar fazer".

"Saber fazer"... Significa que o líder deve possuir a qualificação técnica e o conhecimento das regras de organização do teatro de operações, necessários ao exercício da sua função de comandante das operações de socorro.

"Saber mandar jazer"... Implica liderar a equipa de forma eficiente e eficaz, de tal modo que a qualidade da liderança se reflicta no bom desempenho geral de toda a estrutura da organização - inclusivé no trabalho realizado pelos elementos situados na base da hierarquia - e conduza ao positivo desenrolar da operação em curso.
Ou seja, saber comandar significa um pouco mais do que atribuir funções, avaliar a situação, tomar decisões, definir priori­dades, emitir instruções... entre outras funções do comandante de operações de socorro.
Não basta comandar de modo que as pessoas obedeçam e as coisas vão acontecendo.
Saber comandar é desempenhar estas funções exercendo a liderança: o líder foca a sua atenção nos resultados que pretende que o grupo alcance e, para se assegurar de que serão atingidos, não se limita a instrui­-los sobre o caminho a seguir, mas antes procura fazê-los ver o quanto é importante seguir esse caminho e como é decisivo o contributo de todos para alcançarem o objectivo comum.
Dito de outra forma:
A preocupação fundamental do líder não
é que obedeçam às suas instruções (isso nem deve estar em causa) mas sim com o nível de empenho com que irão actuar na sequência das instruções recebidas. O líder procura o total empenho da sua equipa de trabalho!
Por outro lado, o empenho da equipa revela a qualidade da liderança exercida.
Estas ideias conduzem-nos, inevitavel­mente, a questionarmo-nos sobre como o líder consegue gerar este desempenho da sua equipa de trabalho. Bom... agora era o momento em que eu deveria apresentar-vos qualquer coisa como "a fórmula infalível" para ser um "líder infalível"... Mas, infeliz­mente para mim, como autora, e para vós, como leitores e/ou líderes, lamento anunciar que ainda ninguém a descobriu...
No entanto, para compensar a vossa desilusão, gostaria de vos apresentar algumas ideias que, acredito, vos ajudarão no exercício da liderança.
Com o intuito de tentar explicar quais os elementos que geram o sucesso obtido pelo líder, desenvolveu-se a abordagem da Liderança Situacional Estratégica.

A Liderança Sjtuacional Estra­tégica defende que a eficácia da liderança deve-se à existência e desenvolvimento de algumas aptidões básicas por parte do líder.
As aptidões que o líder deve possuir e desenvolver, de forma a assegurar a eficácia da sua liderança, consistem nos seguintes aspectos:

. Sensibilidade Situacional

. Flexibilidade de Estilo

. Gestão Situacional

Sensibilidade Situacional - Refere-se à capacidade de compreender as diferentes situações na sua complexidade. Ou seja, em cada situação concreta aperceber-se das diferentes variáveis existentes e da inter­-relação entre esses diversos elementos.
Possuir esta "sensibilidade" significa captar mais informação e mais rapidamente, obtendo uma percepção mais real e

completa da realidade em que se insere. Esta aptidão revela-se especialmente importante em situações complexas e em constante mudança, nas quais os cenários se alteram e é necessário dar resposta imediata.
Deste modo, o líder reúne condições para responder à questão: "O que é preciso para ser eficaz aqui e agora?"

Flexibilidade de Estilo - A flexibilidade de estilo refere-se à capacidade do líder adoptar diferentes estilos de actuação, de acordo com a situação em que se encontra. Através da "sensibilidade situacional" conseguiu reunir um conjunto de infor­mações que, agora, lhe permite decidir qual a melhor forma de agir.
O líder deve ter consciência de que, para ser eficaz, é necessário socorrer"se de diferentes formas de actuar, de uma grande diversidade de respostas. Por isso, está preparado para utilizar os diferentes estilos de liderança, conjugando diversos graus de participação e diversas técnicas de controlo. Ou seja, em cada situação concreta, sabe comandar "doseando" o grau de partici­pação dos elementos e a respectiva necessidade de controlo.

Gestão Situacional- Significa ser capaz de mudar a própria situação, de forma a que esta se adeqúe melhor à sua actuação ou às exigências do contexto em que decorre.
A capacidade de gestão situacional corresponde à capacidade para intervir e alterar as situações que surgem ou se prevêem. Nesse sentido, esta capacidade permite ao líder planear e implementar as decisões/intervenções necessárias.

Enquanto a "sensibilidade situacional" ajuda o líder a identificar a realidade, os problemas e as situações que requerem a sua intervenção;
Enquanto a "flexibilidade de estilo" lhe permite encontrar a forma de actuar mais adequada à situação;
A capacidade de "gestão situacional" leva-o a preparar os planos que conduzirão às soluções ou mudanças pretendidas, de modo a que o processo se desenrole da forma mais positiva possível.
O objectivo principal da gestão situacional consiste, perante dada situação, em organizar e introduzir as alterações consideradas importantes e desencadear a adesão e cooperação das pessoas.
Deste modo, o líder não se limita a reagir às situações com que se vê confrontado, mas antes tenta, na medida do possível, antever a situação e actuar de modo a encaminhar essa situação num sentido que seja o mais positivo (de novo, estamos a referir-nos a um líder que é pró activo).

Portanto, no sentido que acabámos de abordar, a eficácia da liderança reside, essencialmente, no exercício da Sensibili­dade Situacional, da Flexibilidade de Estilo e da Gestão Situacional.
Este conjunto de factores revela-se decisivo para o desempenho do líder e, consequentemente, para os resultados alcançados.

Naturalmente que compete a cada indivíduo que desempenha a função de líder, desenvolver por si as suas capacidades e pô-las em prática.
Ou seja, poderemos acrescentar que a experiência do líder será, também, um importante contributo para o sucesso. É através da oportunidade de enfrentar diferentes situações e do esforço do líder para tentar superá-las da melhor forma, que se desenvolvem as suas capacidades e melhora o seu desempenho enquanto líder.



Reflexões finais

Após a apresentação deste conjunto de ideias, gostaria que recordasse o conceito de líder que o leitor encontrou, para si próprio,
no início da abordagem deste tema.
Será que, agora, considera que ser líder é exactamente aquilo que tinha pensado? Ou será que gostaria de acrescentar algo mais? Espero que as suas ideias não andem muito longe do que aqui foi apresentado.
Por outro lado, espero, também, ter contribuído um pouco para o enriquecimento dessas mesmas ideias.


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