quarta-feira, 19 de março de 2014

ENB: Projeto Floresta Segura Está de Volta

Em 2012, a Escola Nacional de Bombeiros (ENB) desenvolveu, em estreita parceria com o grupo Portucel Soporcel, o Projeto-piloto Floresta Segura com o objectivo de reduzir o número de ignições com origem em fogueiras ou queimas de sobrantes agrícolas. Este programa de sensibilização sobre os princípios básicos da utilização do fogo e da prevenção de incêndios foi implementado em 9 municípios-piloto com diferentes tipologias de incêndio: Alenquer, Góis, Gondomar, Lousã, Mafra, Paredes, Torres Vedras, Valongo e Vila Nova de Poiares. 

Os resultados alcançados foram bastante positivos. Foram claras as vantagens do projeto para os participantes - as populações rurais - que puderam esclarecer questões de legalidade e do uso do fogo. As entidades locais – autarquias, bombeiros, entre outras – também aproveitaram a oportunidade para alertar diretamente as populações sobre a problemática dos incêndios florestais na sua localidade. 

Em 2014, o Projeto Floresta Segura vai voltar ao terreno com 15 ações de sensibilização a realizar, entre março e maio, nas áreas dos distritos de Santarém, Viseu e Porto com mais problemas relacionados com as más práticas do uso do fogo. Em Viseu, foi selecionado o município de S. Pedro do Sul que registou, em 2013, um aumento de ignições por ações negligentes. No distrito de Santarém, as ações destinam-se às populações residentes no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, uma área da responsabilidade do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Como forma de verificação dos resultados, será mantido o município de Paredes, do distrito do Porto, onde se realizaram ações em 2012 (projeto-piloto). 

O projeto arranca em Rio Maior,onde as ações decorrem entre os dias 22 março e 4 de maio, estando igualmente agendadas outras intervenções no concelho de São Pedro do Sul, entre os dias 5 de abril e 10 de maio, e no Município de Paredes, ainda sem data definida. 

Mas a Floresta Segura não está limitada aos municípios onde decorrem as ações. Qualquer autarquia pode, em parceria com o corpo de bombeiros local, sensibilizar a sua comunidade com recurso aos materiais disponíveis no site da ENB: www.enb.pt 

Em 2014, o Projeto Floresta Segura conta com novos parceiros institucionais: a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) e a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) que se juntam à Autoridade Nacional de Protecção Civil e ICNF neste Projeto que a ENB desenvolve com o grupo Portucel Soporcel. São entidades que se uniram para dar um contributo na prevenção de incêndios florestais, preservação do património natural e segurança das populações.

Sem comentários: