quinta-feira, 20 de março de 2014

[Previsão Planoclima] - Aviso não Oficial - 21 a 30 de Março 2014- Frio a caminho e alguma chuva, com possibilidade de queda de Neve >800m

"Fevereiro feveroso, Março escavenoso, Abril ventoso e Maio remeloso fazem o ano formoso."

Amanhã dia do Pai (S. José) o Centro e Sul poderá assistir a belas formações de trovoada para o fim da tarde

Depois,  deste inicio de Primavera antecipada teremos um Quarto Minguante (23/24) frio e húmido mais a N do Tejo, no entanto o regresso da roupa de inverno por uma semana será quase inevitável, uma vez que também existe a possibilidade de queda de neve acima dos 600/700m para as regiões do interior, na madrugada dia 23 mas, sem que antes a 21 venha uma rega para todo o território, claro mais intensa a Norte.

Depois espera-se uma descida acentuada das temperaturas para o dia 22, em que nalguns casos pode descer 8-10ºC e a possibilidade de se manter o tempo fresco até dia 27, no entanto, com uma ligeira subida dos valores da temperatura no dia 25 mas, mantendo  para este diaa previsão de aguaceiros que serão de neve acima dos 700m.

Dia 26 e 27 serão dias de transição com o regresso do sol, embora entre o dia 28 e 30 poderemos mais a Norte ser afectados por uma depressão que poderá originar alguns aguaceiros Invernosos mas, com alguma incerteza na previsão para o último FDS de Março (29/30).

De salientar a oscilação de temperaturas, o frio fora de época mas normal acontecer por vezes em Março e o vento do quadrante Norte durante todo o período, o que não abona em termos agrometeorológicos porque írá coincidir com muita rebentação frutícola e hortícola. O mesmo se aplicará aos humanos onde o regresso de algumas viroses...

Resumindo, o regresso do Inverno e depois ainda teremos o Abril e quem sabe um com um sabor amargo...infelizmente...por isso espero estar enganado quanto ao próximo mês que aí se avizinha.

Bem haja
Mário Marques
Planoclima 2014

Sem comentários: