sábado, 4 de maio de 2013

4 de Maio: Dia Internacional do Bombeiro


São Floriano jamais pensou que um dia seria lembrado e marcado neste dia Internacional do Bombeiro, 4 de Maio.

No século III d.C, nem bombeiros existiam ainda, ou pelo menos com este nome, São Floriano era visto como um protector contra as inundações. Por ser um homem de águas São Floriano foi também sendo associado como protector dos Incêndios e padroeiro dos Bombeiros.

Constasse que devido aos constantes incêndios que sempre assolaram as habitações, Floriano terá criado um pequeno destacamento de legionários para estarem permanentemente de prontidão para combate aos incêndios. O nome deste agrupamento de homens ficou conhecido como "combatentes do fogo".

À parte de toda esta história hoje os Bombeiros, especialmente em Portugal, já não são mais apenas os "combatentes do fogo". São seres humanos, sem lendas, sem heróis de revistas, que enfrentam as mais diversas situações de socorro. Como gosto de apelidar-nos: "Canivetes Suíços da Sociedade". Existem sempre, em todas as corporações de Bombeiros do país uma maneira, uma forma ou uma ferramenta capaz de ajudar alguém no momento de aflição.

Apelidados de "Soldados da Paz" não baixamos os braços pela nossa luta diária de combate aos desafios que a protecção civil traz.

Somos os Legionários Modelo que um dia talvez, São Floriano, sonhou que iríamos ser.

Dia 4 de maio foi instituído, segundo o Wikipédia, após o recebimento de inúmeros e-mails de todo o mundo, em 4 de Janeiro de 1999, devido a morte de cinco bombeiros em trágicas circunstâncias num incêndio na Austrália.

Em Portugal, com mais de 500 anos de história, ainda há quem duvide que a maior força Humanitária e voluntária do país não é uma despesa mas sim um investimento.

Parabéns a todos os Bombeiros, não só de Portugal, mas do mundo, pois este dia é marcado no globo como sendo nosso!

Ricardo Correia
ricardo@bps.com.pt
in:bombeirosparasempre.blogspot.com

Sem comentários: