quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Bombeiros preocupados com pandemia da gripe

O perigo de contágio da Gripe A está a deixar preocupados os bombeiros do distrito de Bragança. Um receio assumido pelo próprio presidente da Federação distrital de bombeiros, Humberto Martins.
“Em todas as circunstâncias tomam as devidas precauções, têm formação específica… neste caso é um vírus novo e andamos todos com bastante preocupação, como é normal. Ainda por cima sendo uma pandemia. Tememos que haja coisas muito complicadas. Imagine-se que entra num corpo de bombeiros e ficar inoperacional… isso assusta-nos”, confessou. O presidente da Federação de bombeiros de Bragança diz que já há um plano a ser elaborado para ultrapassar uma situação de possível catástrofe. Humberto Martins garante, por isso, que a população não tem nada a temer.
“Há um plano de contingência. Também já foram criados dois grupos, a nível nacional”, referiu, sublinhando que “as pessoas não têm de temer” a falta de meios dos bombeiros para o transporte de doentes.
Mesmo assim, e para tirar algumas dúvidas, bombeiros de todo o distrito participaram ontem à noite numa acção de formação, ministrada por dois técnicos do INEM, sobre a Gripe A mas que não tiveram autorização para falar aos jornalistas.
“Sendo os bombeiros um grupo de risco latente e tratando-se da forma que tem por missão assegurar que as coisas corram bem numa situação de calamidade, estamos a tentar prevenir da melhor forma uma pandemia. Estamos todos preparados”, garante. Humberto Martins revelou que já têm kits anti-gripe, mas “em escasso número”. Um dos participantes foi Rómulo Pinto, de Macedo de Cavaleiros, revela que já há kits anti-gripe a postos nas ambulâncias.
“Temos ordens pré-definidas sobre como havemos de actuar e dois kits fornecidos pelo INEM, que estão preparados na ambulância”, disse.
A gripe A a preocupar os bombeiros do distrito de Bragança, que ontem se reuniram numa acção de formação ministrada pelo INEM.
Escrito por Brigantia

Sem comentários: