segunda-feira, 31 de maio de 2010

O Comando e a Direcção convidam:

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Bragança, vem por este meio, convidar todos os Sócios e população em geral para a Festa de Aniversário da Corporação, que se irá realizar no dia 5 de Junho (Sábado) a partir das 19 horas na nossa Seda.

Como Programa das Festividades iremos ter:
19h00 - Recepção aos Convidados
19h15 - Hastear da Bandeira
19h30 - Entrega de Medalhas
20h00 - Sardinhada, Porco no espeto e bebidas
21h30 - Inicio do Arraial com a actuação do Grupo de Musical SINDIKATO

Contamos consigo!!!

domingo, 30 de maio de 2010

Acidente no IP4 - Cruzamento Vale de Nogueira

Ocorreu, na noite dos dias 29 para 30 de Maio, um despiste no IP4 junto ao cruzamento de Vale de Nogueira. Como se pode ver nas fotos, uma viatura pesada de mercadorias despistou-se, saindo de estrada e embatendo nos rails de protecção ao longo de 150 metros. O despiste foi na curva imediatamente a seguir ao cruzamento de Vale de Nogueira e a viatura seguia no sentido Bragança - Macedo. O acidente deu-se quando já passava da meia noite.
Na viatura sinistrada viriam 3 pessoas, que acabaram por ser transportadas para a Unidade Hospitalar de Bragança.Fotos: David Valadar

sábado, 29 de maio de 2010

Portugal precisa preparar-se para a próxima seca

O documento, a que deram o nome de "Declaração de Mirandela" resultou de um simpósio internacional que juntou na cidade transmontana, durante dois dias, estudiosos e decisores políticos para discutirem a gestão de bacias hidrográficas e respostas à escassez de água e secas em futuros climáticos incertos.

De acordo com o presidente da Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Norte, António Guerreiro de Brito, a "Declaração de Mirandela" será enviada ao Ministério do Ambiente e tem como propósito contribuir para a adoção de medidas adaptação.

"É antes da seca que temos de fazer o trabalho", disse, lembrando a pior seca dos últimos anos, a de 2005.

"Não correu mal, mas nós não sabemos o que o futuro nos pode fazer passar. É preciso pensar que a próxima seca pode ser pior e temos de estar preparados para isso. A de 2005 foi um bom ensaio, mas todos ainda nos lembramos das dificuldades que passámos", disse.

Os autores da "Declaração de Mirandela defendem que é "preciso reforçar um conjunto de infraestruturas, planos e estratégias que permitam preparar a próxima seca" e apostar também na sensibilização de todos para o problema.

António Guerreira de Brito apontou como exemplo de algumas das medidas a adotar a redução das perdas nos sistemas de abastecimento de água para consumo e a melhoria do uso da água na agricultura.

Os novos planos de gestão das bacias hidrográficas foram também referidos como instrumentos futuros importantes nestas estratégia, embora estejam ainda numa fase inicial de preparação em que serão postos à discussão das populações e diferentes agentes, segundo aquele responsável.

Só na região Norte serão elaborados 874 planos para outras tantas massas de água existentes, nomeadamente a maior bacia hidrográfica que é a do Douro.

Segundo o presidente da ARH- Norte, os planos devem estar concluídos "no próximo ano" no que se refere à definição de objetivos, mas o processo de execução poderá prolongar-se até 2015 e ser prorrogado até 2021, caso a contenção financeira afete a disponibilização de verbas para o investimento que será necessário realizar repartido pelo Estado e privados.

A ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, encerrou o simpósio, em Mirandela, reconhecendo que a "variabilidade climática é a maior ameaça do século XXI" e que "a estratégia terá de ser implementar medidas de mitigação e aumentar ações de adaptação".

A governante discursou apenas para a assistência do simpósio, sem prestar declarações aos jornalistas.

Mais um acidente em Bragança

Ocorreu no dia 28 de Maio, pelas 22h00, mais um acidente na rua D. Afonso V, junto à Camara Municipal de Bragança, provocando 3 feridos, sendo dois ligeiros e um inspirando mais cuidados.


O embate deu-se no cruzamento e o carro que sofreu o embate lateralmente chegou mesmo a capotar fazendo uma volta completa sobre si.


Ao local acorreram os Bombeiros de Bragança com 2 ambulâncias e um veiculo de equipamento tecnico de apoio. A PSP de Bragança tomou conta da ocorrência dispondo para o local 2 carros de patrulha.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Bombeiros House Party 7

Proteção civil com 200 milhões de euros até 2013

A proteção civil vai receber 200 milhões de euros até 2013 para a modernização dos seus serviços, anunciou hoje o ministro da Administração Interna, Rui Pereira.

"Do total, 150 milhões de euros são provenientes da União Europeia e os restantes 50 milhões de euros serão investimento nacional", precisou, acrescentando que se trata de "uma janela de oportunidade que não se pode desperdiçar".

Rui Pereira falava na cerimónia de inauguração do novo quartel dos Bombeiros Municipais de Abrantes, onde se escusou a comentar aos jornalistas a manifestação dos polícias em Lisboa e o relatório da Amnistia Internacional que condena Portugal pelas investigações sobre denúncias de torturas cometidas por polícias prosseguirem em 2009 de modo lento, com "impunidade".

Duarte Caldeira Bate Com os Punhos na Mesa

A Liga de Bombeiros Portugueses alertou hoje para o risco de fecho das corporações profissionais por falta de financiamento e investimento do Governo, um receio que é partilhado também pelas autarquias.

"Nós consideramos incompreensível que esteja a ser criado um conjunto de valências nos GIPS [Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro da GNR] que, na prática, constitui uma sobreposição da missão dos corpos de bombeiros já existentes no país", disse em Setúbal Duarte Caldeira, num encontro com autarquias que possuem estruturas profissionais.

"Temos muitas dúvidas sobre a validade e a justificação para que - tendo Portugal mais de 400 corpos de bombeiros, dos quais 27 profissionais - seja necessário investir tanto dinheiro numa força de segurança, que tem dificuldades no seu dispositivo territorial, para duplicar funções que já estão ancestralmente atribuídas aos corpos de bombeiros", acrescentou.

O presidente da LBP falava aos jornalistas no final de um encontro em Setúbal de municípios detentores de corpos de bombeiros profissionais, em que foi reafirmada uma reivindicação antiga das autarquias: a comparticipação do governo no financiamento das companhias de bombeiros profissionais.

"Não se coloca a questão da necessidade de aumentar as verbas envolvidas: o que é necessário é racionalizar", esclareceu Duarte Caldeira, advertindo que o investimento público feito nos GIPS "quase que antevê a eliminação de todos os corpos de bombeiros (profissionais e voluntários) e a sua substituição por uma força de segurança".

As autarquias com corpos de bombeiros sapadores, municipais ou profissionais, também estão descontentes e admitem que pode estar em causa o futuro das companhias profissionais, reconheceu o vereador da Protecção Civil da Câmara de Gaia, Mário Fontemanha.

"Acho que pode estar em risco a continuidade dos bombeiros sapadores, profissionais e municipais", disse Mário Fontemanha, defendendo a necessidade de se encontrar um "novo modelo de financiamento", comparticipado pela administração central.

"Quando, em 2008, rebentou a crise do 'subprime', as autarquias foram as primeiras sofrer, porque o governo baixou as taxas do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis), do IMT (Imposto Municipal Sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis) e das derramas", disse o autarca, lembrando que o Orçamento de Estado para 2010 também prevê mais uma redução de 100 milhões de euros nas transferências para os municípios.

O vereador da Proteção Civil da Câmara de Gaia afirmou ainda que "o Estado tem obrigação de financiar a segurança das pessoas" e considerou que "não faz nenhum sentido que os municípios com bombeiros profissionais não possam ser subsidiados, ao contrário do que acontece com outros municípios que não têm bombeiros profissionais".
Fonte: Publico

Bombeiros São Obrigados a Averbar Carta de Condução

No seguimento do nosso ofício circulado n.º 184-ST de 18 de Dezembro de 2009, transcreve-se parecer emitido pelo nosso gabinete jurídico, relativo ao assunto em referência.
“O Decreto-lei n.º 313/2009, de 27 de Outubro, aprovou o Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir, cfr. art.º 1.º.

Esclarece o art.º 7.º que tal Regulamento entrou em vigor 90 dias após a sua publicação – 27 de
Janeiro de 2010.
A lei só dispõe para o futuro, mas acautelam-se situações preexistentes à data da sua entrada em vigor.

A questão que se coloca tem a ver com os condutores portadores de carta de condução válida para veículos de categoria B, sem o averbamento da menção “Grupo 2”, obtida antes de 20 de Julho de 1998.

A letra da lei é clara e inequívoca, devendo, por imperativo legal, tais condutores submeterem-se à avaliação médica e psicológica exigida no Regulamento, no prazo de dois anos a contar de 27 de Janeiro de 2010, i. e., até 27 de Janeiro de 2012, de forma a proceder-se ao averbamento supra referido nas respectivas cartas de condução.

Para fazer valer a necessidade de adaptação ao disposto no Regulamento e tendo em conta a realidade de uma associação humanitária de bombeiros, há que distinguir entre bombeiros assalariados (vinculados por contrato de trabalho) e bombeiros meramente voluntários.

…/…

No que aos primeiros (assalariados) diz respeito, afigura-se mais simples a política a adoptar.
Os trabalhadores estão sujeitos a deveres, mormente os que decorrem do art.º 128.º do Código do Trabalho.

Entre os deveres dos trabalhadores está o dever de obediência, consubstanciado no art.º 128.º, n.º 1, al. e) do Código do Trabalho.

O não acatamento de uma ordem legítima (ainda para mais suportada na Lei) da entidade patronal, fará o trabalhador desobediente incorrer em sanção disciplinar.

Doutro passo, o trabalhador que, de motu próprio, não acate o disposto no Regulamento e, por isso, fique inibido de conduzir, estar-se-á colocando numa situação de impossibilidade de prestar trabalho e, por isso, poderá verificar-se a caducidade do contrato de trabalho, nos termos do art.º 343.º, al. b), conjugado com o disposto no art.º 117.º, ambos do Código do trabalho.

Relativamente aos bombeiros exclusivamente voluntários, sem vínculo contratual, a questão
assume contornos mais esbatidos.

É verdade que também existe o dever de obediência na cadeia de comando, ainda que em termos não tão definidos como numa relação juslaboral.

Aconselha o bom senso que deverá encetar-se uma via consensual, de incentivo à realização de exames médicos junto dos elementos bombeiros-motoristas, predispondo-se a associação, p. ex., na assumpção dos custos dos referidos exames.

Por certo, tendo em conta as linhas-mestras aqui gizadas, a associação em causa saberá encontrar a política mais adequada para fazer ver aos seus elementos bombeiros a necessidade de respeitar o disposto do Regulamento de Habilitação Legal para Conduzir, de forma a dar melhor prossecução aos fins estatutários.”

In:
Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir
Aprovado pelo Decreto-Lei n.º 313/2009, de 27 de Outubro por Circular da LBP

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Melhores da Semana em HDR

Um morto em acidente com tractor em Macedo

Um homem na casa dos 60 anos morreu ontem à tarde, pelas 15h, vítima de um acidente com tractor em Castelãos, Macedo de Cavaleiros, na estrada nacional que liga a localidade à sede de concelho.

Segundo fonte dos bombeiros de Macedo de Cavaleiros, o tractor em que a vítima seguia embateu contra uma parede. A mesma fonte diz que se presume que o homem teria tido algum problema de saúde e que, no momento do acidente, teria já falecido.
O corpo foi hoje a autopsiar em Bragança.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Simulacro Juvebombeiro Distrito de Bragança

Dia do Distrital do Bombeiro - Vinhais

Missa realizada no Santuário de Sto António
Merenda e Convívio entre Bombeiros
Desfile da Fanfarra dos Bombeiros de Sendim
2º Prémio de Concurso de Sueca para Bragança

Simulacro de topo

O dia de anteontem começou cedo para os cerca de 200 bombeiros do distrito que se reuniram em Vinhais para o convívio anual entre as várias corporações.
Assim, logo pela manhã, o encontro principiou com uma visita gratuita ao Parque Biológico de Vinhais. “O objectivo é demonstrar o que cada terra tem de melhor para oferecer em termos turísticos.

Pensámos que seria um cartaz excelente porque, para além da óbvia qualidade do parque, temos uma colaboração com a Câmara Municipal de Vinhais, em que nos foi cedido um autocarro para transporte do pessoal”, afirma o presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Bragança, Manuel Martins. Após uma passagem pela biodiversidade, deu-se a missa na Capelinha do Santo António de Vinhais. Seguiu-se o almoço convívio e, durante a tarde, desenvolveu-se um conjunto de actividades, entre as quais, um torneio de sueca.

A encerrar o encontro, esteve o simulacro que, em termos operacionais, foi organizado pela Juve-Bombeiro do distrito. O cenário escolhido foi um acidente entre um veículo ligeiro e um pesado com matérias perigosas, neste caso, gasolina. “Do embate, resultou o capotamento do ligeiro e a vítima, ferida gravemente com múltiplas facturas, teve de ser desencarcerada. O condutor do pesado de mercadorias teve apenas ferimentos ligeiros, mas devido à perigosidade da substância transportada, também, os bombeiros tiveram de actuar”, explica Paulo Ferro, delegado distrital da Juve Bombeiro e membro da corporação de Bragança .

No simulacro, estiveram envolvidos 23 homens e cinco viaturas: duas ambulâncias, um carro de desencarceramento, um veículo de combate a incêndios urbanos e outro de combate a incêndios florestais.

O convívio distrital de bombeiros acontece, sempre, no penúltimo domingo de Maio. No último, celebra-se o Dia do Bombeiro Português, a nível nacional, que é organizado pela Liga de Bombeiros Portugueses.
Fonte: Jornal do Nordeste

Simulacros em Sendim

Visite o site www.bombeiros.pt para ver as fotos dos simulacros realizados em Sendim no fim de semana dos dias 22 e 23 de Maio.

Visite link directo em :
http://bombeiros.pt/fotoreportagem/galeria/