A viatura foi atribuída pelo Instituto Nacional de Emergência Médica para proceder a uma renovação de frota.
A corporação de Bragança tem duas ambulâncias ao serviço do INEM. Com esta nova passam a ser três, mas só por algum tempo porque uma das mais antigas deverá ser devolvida ao Instituto Nacional de Emergência Médica. O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Bragança considera que era urgente renovar a frota e salienta que há situações em que apenas duas ambulâncias não chegam.
A anterior tinha 9 anos e muitos quilómetros, por isso estava mesmo a ser necessária a sua substituição, salienta Rui Correia. O responsável diz ainda que os bombeiros de Bragança têm sempre 2 postos de INEM, mas às vezes há 3 a 4 situações de INEM a ocorrer ao mesmo tempo e temos de nos valer das nossas ambulância. A ambulância INEM mais antiga da corporação é todo-o-terreno e deverá ser essa a ser substituída. Mas realça que é uma viatura que faz muita falta. Segundo Rui Correia, a ambulância já tem 13 anos, mas faz muita falta por ser de tracção.
O presidente da associação admite que se fale com o INEM no sentido de ceder a viatura, em vez de abater. A nova ambulância tem a particularidade de ser de côr amarela ao contrário das habituais brancas e com as inscrições a azul. Mas não se trata de viaturas SBV (Suporte Básico de Vida) nem SIV (Suporte Imediato de Vida). Este tipo de ambulâncias não é atribuído a corporações de bombeiros. No distrito de Bragança há três que estão estacionadas nos centros de saúde.
Fonte: Radio Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário