quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Neve em HDR

Previsões Próximos Dias

Meios ligeiros e pesados actuam na neve

Acidente com viatura de Bragança

O parque de viaturas dos Bombeiros de Bragança sofreu mais uma baixa. Felizmente, tanto o motorista , como o doente transportado, não sofreram ferimentos, apesar de serem transportados ao hospital por precaução. O despiste ocorreu duranta noite, quando a neve e o gelo acumulada na berma da estrada fizeram a viatura entrar em despiste, tendo esta de seguida tombado.

Reportagem RTP

Reportagem RTP Directo

Reportagem SIC

Bebé nasce no IP4

Um bebé nasceu esta manhã no IP4 quando estava a ser transportado para o Hospital de Bragança.
A neve que caiu obrigou à realização do parto em plena estrada, dadas as dificuldade de circulação. A grávida era proveniente de Valpaços, e começou por ser transportada pelos bombeiros locais para o Hospital de Vila Real.No entanto, a ambulância não conseguiu romper caminho no IP4, a partir do Alto do Pópulo.
Os bombeiros regressaram a Valpaços com a parturiente e transportaram-na ao hospital local. Foi então accionada a ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV), estacionada em Mirandela, que foi a Valpaços buscar a mulher em trabalho de parto.Dirigiu-se para o Hospital de Bragança, mas à entrada do IP4 em Mirandela, o bebé acabou por nascer, cerca das 7H15.
Ao chegar a Macedo de Cavaleiros, a SIV não conseguiu avançar uma vez que o IP4 já se encontrava cortado naquela zona.
Nesta altura foi também accionada a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Bragança, que só chegou ao local cerca de duas horas meia depois e com a ajuda de um limpa-neves que foi a abrir caminho. Com todos estes contratempos, a mulher sofreu algumas hemorragias durante o parto, mas fonte do Centro Hospitalar do Nordeste disse à Brigantia que à chegada à unidade de saúde, a parturiente foi de imediato observada pelos obstetras que estavam de serviço e que aplicaram a terapêutica adequada.
A situação foi controlada e neste momento, a mulher está bem de saúde tal como o bebé.
Escrito por Brigantia

Neve retém viaturas no IP4

Esta nevada surpreendeu as autoridades de Protecção Civil Distrital pela sua intensidade.
A neve começou a cair cerca das quatro da manhã, mas desta vez com mais força o que obrigou ao corte de varias estradas na região deixando a cidade de Bragança praticamente isolada.
“Os meios já estavam pré-posicionados, tínhamos tudo planeado e estava tudo a correr bem, mas nevou com muita mais intensidade do que aquilo que prevíamos” refere o comandante distrital da Protecção Civil de Bragança.
A neve deixou também alguns automobilistas retidos ao quilómetro 198 do IP4, junto ao Alto de Rossas e no troço que circunda a cidade de Bragança.
Melo Gomes adianta que “já estão a caminho alguns veículos de bombeiros 4X4 para ajudar a libertar os automóveis que não conseguem seguir e o limpa-neves da Estradas de Portugal também já está a fazer o percurso inverso para libertar as faixas”.
Segundo a Protecção Civil distrital, prevê-se que a circulação nas estradas na região esteja normalizada até ao final da manhã.
Na cidade de Bragança viveram-se algumas situações complicadas na Avenida das Forças Armadas à entrada para o túnel da Avenida Sá Carneiro.
Vários carros tiveram dificuldades para circular.
“Eu já estava ali em cima, mas tive de aproveitar aqui pela parte esquerda e acabei por ficar aqui” refere um automobilista. “Agora precisava de ajudar para empurrar” salienta. “Ainda no outro dia passei bem aqui, mas agora só dali aqui já parei três vezes, bati no lancil do passeio e tive de recuar” refere outro condutor.
Outros preferiram deixar o carro em casa para não passar por estas dificuldades.
Escrito por Brigantia

Idosa morre asfixiada em casa

Uma idosa foi encontrada morta em Rossas, no concelho de Bragança, na sequência de um incêndio na habitação onde vivia.
A mulher, de 75 anos, estava sozinha em casa quando uma faúlha terá saltado da lareira e atingiu um sofá que começou a arder.
A morte terá sido causada por asfixia, mas o corpo foi encontrado com queimaduras.
“Fomos alertados pela GNR para um incêndio numa habitação em Rossas e quando lá chegamos encontramos uma pessoa do sexo feminino já cadáver” refere segundo comandante dos bombeiros de Bragança acrescentando que “provavelmente que aconteceu foi que a lareira incendiou o sofá, onde a pessoa se encontrava, e por asfixia e também derivado às queimaduras, ela acabou por falecer”.
A mulher ainda terá tentado fugir da cozinha, mas não conseguiu. “Notou-se uma tentativa para sair do local do incêndio, mas foi infrutífera pois ela estava no corredor da habitação” adianta Carlos Martins.
São situações que acontecem com frequência nos últimos anos durante o Inverno.
Os bombeiros alertam para os perigos que representem os sofás junto de lareiras desprotegidas.
“Isto tem vindo a acontecer nos últimos tempos pois antigamente as casas das aldeias tinham um escano de madeira ao lado da lareira que apesar de ser material combustível não é tão grave como os sofás que agora são postos” explica, acrescentando que “com a madeira que é colocada no lume como é o caso de pinho ou castanho, a sua combustão por vezes liberta material incandescente o que torna mais provável a ignição do móveis”.
A morte desta idosa terá sido causada pela inalação d fumo tóxico libertado pela combustão do sofá.
Escrito por Brigantia

Mais nevões previstos para este Inverno

Vem aí mais neve.
As previsões meteorológicas ainda não indicam para quando, mas uma coisa é certa.
Este Inverno vai ser muito parecido com o anterior, em que se registou queda de neve por sete vezes, durante a mesma estação.
A garantia é do climatologista, Dionísio Gonçalves.
“Tudo aponta para que este Inverno seja igual pelo menos ao do ano passado, registando uma sequência de nevadas muito periódica” refere, explicando que o fenómeno ocorrer porque “a zona das nossas latitudes está a ser alimentada com ar árctico e polar muito frio”. “A grande depressão situada na Islândia, de vez em quando, em vez de ocorrerem baixas pressões, que é o normal, ocorrem altas pressões e por isso a Europa sofre Invernos extremamente frios” acrescenta.
Para o especialista está até a verificar-se um fenómeno curioso que e o facto de “chover com temperaturas negativas e que depois congela à superfície e torna-se muito perigoso para a circulação”. “São fenómenos mais típicos da Europa central do que propriamente das nossas latitudes” salienta.
Ainda assim, Dionísio Gonçalves defende que estes Invernos mais rigorosos que se têm verificado ultimamente em nada estão relacionados com alterações climáticas.
“Estes fenómenos ocorrem ciclicamente, faz parte do nosso clima” considera. “Com a propaganda do aquecimento global as pessoas são levadas a concluir que nunca mais havia Invernos, mas isso não é bem assim” afirma. “Este é um Inverno como o de 69/70, 71/72, 83/84 e o de 97 que foi o maior nevão desde 1956 por isso é recorrente”.
Embora nos últimos anos as estações de frio não tenham sido tão rigorosas, para Dionísio Gonçalves este é um Inverno típico, muito semelhante aos de antigamente.

domingo, 27 de dezembro de 2009

Bragança Debaixo de Neve

Incêndio extinto por ambulâncias



Quando as ambûlancias da primeira foto iam passar junto da carrinha, vindas dum acidente, depararam com o principio do foco de incêndio no motor. Rapidamente conseguiram extinguir as chamas, que ficaram confinadas ao espaço da cavidade do motor. Quando chegaram os meios dos Bombeiros de Bragança apenas houve necessidade de fezer rescaldo.

Neve isolou Bragança

Em oito dias a neve já caiu por três vezes em Bragança, a última nevada que cobriu todo o concelho, na madrugada de ontem, manteve a cidade completamente isolada do exterior, porque os principais acessos ficaram intransitáveis.
O IP4, entre Quintanilha e o nó da Amendoeira, no concelho de Macedo de Cavaleiros, manteve-se cortado até cerca das 11 horas, altura em que os limpa-neves abriram um corredor de circulação para os automóveis, nas zonas de dupla faixa de rodagem a via mais à direita manteve-se intransitável. Também as Nacionais 203, 315 e 15 (antiga ligação entre Trás-os-Montes e o Porto) estiveram encerradas durante várias horas. A Nacional 206, que liga Bragança a Torre de Dona Chama pela serra da Nogueira, manteve a circulação muito condicionada durante todo o dia.

sábado, 26 de dezembro de 2009

-- Problemas Técnicos --

Estimados leitores, como já reparam o cbbraganca têm estado com alguma dificuldade de publicação, isto devido a um problema informático que pretendemos resolver com a maior brevidade possível.
Pedimos desculpa pelo incómodo.
Voltaremos brevemente com os destaques da actualidade.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Ceia de Natal

Realizou-se, no passado dia 18 de dezembro, e pela primeira vez neste Corpode Bombeiros a Ceia de Natal. A ceia de Natal foi complementada com a entrega de presentes aos filhos dos bombeiros, com o jantar servido a todos os presentes e com o distribuição de prendas a todos os bombeiros de Bragança. O jantar foi servido no salão multiusos do quartel pelo restaurante Ares de Serra. A prenda dos Bombeiros era composta por um saco com um bacalhau, uma garrafa de azeite, um queijo da região, um bolo rei e uma navalha personalizada com a inscrição: Bombeiros Bragança.
Foram também entregues 2 presentes a 2 meninos que diáriamente são transportados pelos Bombeiros de Bragança. Um presente foi entregue ao David, um menino que se encontra neste momento internado no Hospital de Bragança e que é transportado para a fisioterapia, e o outro presente entregue ao Rafael, que desde á muito tempo que é transportado para o IPO. Foi também a primeira vez que o Pai Natal dos Bombeiros chegou aos meninos que transportamos.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Neve regressou à região


No primeiro dia de Inverno, a neve regressou a Trás-os-Montes, afectando a normal circulação das estradas nos distritos de Bragança e Vila Real.O IP4 já reabriu ao trânsito durante a madrugada, depois de ter estado cortado algumas horas na zona do Alto de Espinho, no distrito de Vila Real.No distrito de Bragança, apenas uma estrada está cortada...
No distrito de Bragança, apenas uma estrada está cortada, como confirma o Comandante Distrital da Protecção Civil, Melo Gomes.
“Neste momento estamos com a Nacional 315 cortada, mas os limpa-neves estão no terreno. De resto, quanto às estradas nacionais e IP4, embora abertas, aconselha-se os automobilistas a conduzirem com precaução.”
Nesta altura a circulação faz-se condicionada no IP4, pedindo-se especial cuidado na zona de Rossas.
“Com a baixa de temperatura começa a neve a congelar. Nesta altura dirigem-se para lá os limpa-neves. O que se pede aos automobilistas é precaução redobrada.”
Na cidade de Bragança, também se sentem dificuldades, especialmente nos pontos mais elevados da cidade.
Rui Caseiro, da Protecção Civil Municipal, revela que já está a ser espalhado sal desde ontem à noite.
“Os meios da protecção civil municipal actuaram desde as dez da noite de ontem, a espalhar sal nas estradas, como medida preventiva. Esperamos que as condições melhorem e se crie alguma humidade para o sal actuar. Estamos já no terreno com a colocação de mais sal, nos pontos críticos da cidade.”
Esta manhã, dia de feira em Bragança, os transportes municipais não se fizeram à estrada.
“Não havia condições de circulação em segurança. Far-se-á a circulação normal desde que as condições meteorológicas o permitam.”
Ao contrário do que aconteceu na semana passada, hoje não há aulas devido à paragem para férias de Natal, mas as escolas estão abertas para reuniões.

Jipe despista-se na IP4

Infelizmente, um jipe dos bombeiros de Bragança que fazia o transporte de doentes despistou-se no IP4 junto ao nó de Macedo de Cavaleiros.Na viatura seguiam quatro pessoas. Para além do condutor, estavam a ser transportados para consultas no Hospital de Vila Real dois doentes, um deles com uma acompanhante.Cerca das 8H30, a viatura entrou em despiste no IP4 pouco depois do nó que dá cesso ao IP2.“Nós íamos fazer um transporte para Vila Real. Levávamos dois doentes e uma acompanhante que íam a uma consulta” conta o comandante da corporação. “Tivemos um acidente no IP4 na zona de Macedo, cerca de dois quilómetros depois do último nó”. “Foi um despiste derivado à neve e ao gelo que havia na estrada” acrescenta José Fernandes. Deste acidente resultaram dois feridos, um dos doentes que é utente da Santa Casa da Misericórdia de Bragança e a acompanhante, funcionária da instituição. “O outro doente era da aldeia de França”.Foram transportados pelos bombeiros de Macedo para o Hospital de Bragança para receber tratamento.“Não inspiram grandes cuidados, mas de qualquer forma foram evacuados para o Hospital de Bragança” refere. No nevão da semana passada, os bombeiros de Bragança cancelaram o transporte de doentes, mas desta vez decidiram arriscar.A viagem acabou por não chegar ao destino. “Na outra neve não pudemos fazer o transporte, desta vez tentamos e aconteceu isto” lamenta José Fernandes. “Pedem-nos e nós vamos, desde que tenhamos meios materiais e humanos, é evidente que corremos riscos”. O outro doente, que não apresentava ferimentos, acabou por não seguir viagem uma vez que a viatura dos bombeiros de Bragança ficou inoperacional.
Por precaução foi também transportado para o Hospital de Bragança.
Escrito por Brigantia
O nosso colega não sofreu ferimentos, e está bem.
Os restantes passageiros já tiveram alta apesar de algumas mazelas.
O nosso colega contou que os elementos que acorreram ao local, quer do INEM, quer dos Bombeiros de Macedo e Mirandela tiveram um desemprenho muito profissional.