sábado, 28 de novembro de 2009

10 distritos em alerta amarelo no norte e centro

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra estão em alerta amarelo a partir das 21:00 de hoje e durante 24 horas devido ao mau tempo.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) determinou a passagem para o alerta amarelo naqueles distritos devido a informações do Instituto de Meteorologia de que «Portugal Continental será influenciado pela passagem de um sistema frontal que irá provocar, especialmente a partir do dia de hoje (...) e durante (...) domingo, chuva por vezes forte, vento com rajadas que podem atingir os 100 km/hora nas terras altas».

O Instituto de Metereologia prevê ainda «agitação marítima na Costa Ocidental a norte do Cabo Carvoeiro e diminuição da temperatura».

Reforço de meios contra a neve e o gelo

As autoridades de Protecção Civil do distrito de Vila Real têm já preparada uma estratégia de intervenção para as principais vias rodoviárias em caso de ocorrência de situações climatéricas anormais, nomeadamente nevões e formação de gelo.

O IP4, A 24 e A7 são os acessos que terão uma atenção redobrada. Ao todo, estas vias terão 15 limpa-neves, ou seja, mais dois que o ano anterior.

À semelhança dos anos anteriores e antes do início do Inverno, realizou-se uma reunião em Vila Real onde estiveram presentes organismos e agentes que lidam com a questão da trafegabilidade das vias e das auto-estradas que atravessam o distrito. No encontro estiveram diversos organismos como o Centro Distrital de Operações e Socorro (CDOS), Governo Civil, Estradas de Portugal, GNR, PSP, OPERSCUT (A24), AENOR (A7), Auto-Estradas XXI, que agora é responsável pela manutenção do IP4.

Em situações extremas e no âmbito da Autoridade Nacional de Protecção Civil, toda a coordenação e articulação de meios se fará a partir do CDOS de Vila Real, numa articulação com os vários agentes.

O comandante do CDOS de Vila Real, Carlos Silva, deu a conhecer o que foi traçado nessa mesma reunião. "Basicamente o que procurámos foi verificar os meios que temos, ou melhor os meios que os diversos operadores têm. Verificamos aquilo que não correm bem e também o que houve de positivo para tentar corrigir o que se fez mal ou que não correu tão bem como desejaríamos". Concluiu-se que "os meios existentes no ano passado foram suficientes". Contudo, este ano, a Auto-Estradas XXI e a AENOR vão contar, cada uma, com mais um limpa-neves. "Esta opção é compreensível, dada a extensão do IP4. Apesar dos dois limpa-neves que estiveram no ano passado no IP4 se terem revelado suficientes, houve momentos pontuais em que um terceiro ter-se-ia revelado uma grande ajuda. Também a A7 vai ter mais um limpa-neves. Assim, no distrito, só nos concessionários, teremos 15 limpa-neves, o que é muito bom", explicou o mesmo responsável.

Além dos limpa-neves, os operadores estão a armazenar sal, de soluções sal-gema e salmoura, sendo que houve algumas alterações. As Estradas de Portugal, EP, tinham um silo de sal estrategicamente no Alto de Espinho, no IP4, para que o tempo de aplicação fosse o mais curto possível. Este silo foi deslocado para outro local, porque agora as EP já não têm a responsabilidade do IP4. Agora, o silo ficou em Vilarinho de Samardã para servir as estradas nacionais da zona do Planalto da Serra da Padrela e de Boticas. A Auto-Estradas XXI vai colocar um outro silo de sal no Alto de Espinho.

O responsável do CDOS está ciente que se acontecerem nevões, as pessoas que utilizarem estas vias (Auto-estradas e IP4) estarão, com certeza, muito mais seguras do que se circularem em estradas secundárias. Os operadores têm meios para socorrer, para colocar as estradas em condições de circulação. Portanto, será sempre uma questão de algum tempo até que os limpa-neves façam o seu trabalho para o trânsito voltar a circular com normalidade".

Obras no IP4 poderão dificultar circulação em casa de nevões
Neste encontro foram levantadas algumas questões consideradas problemáticas. "Sempre que o nevão é extenso como aconteceu no ano passado, que cobriu praticamente todo o território de Norte a Sul, naturalmente podem existir momentos em que vai haver alguma dificuldade das pessoas circularem. São fenómenos invulgares no nosso território, mas para os quais temos que estar preparados porque se poderão tornar normais". Carlos Silva adiantou já algumas decisões para a circulação em caso de rigorosas condições climatéricas. "Em situações de maior quantidade de gelo ou de neve, quando um camião articulado se atravessar na estrada teremos mesmo de impedir a circulação. Basta um ter um problema para impedir completamente o tráfego". Outra preocupação deixada foi a questão das obras de beneficiação do IP4. "Esta via está em obras e algumas faixas estão impedidas ao tráfego. Sendo assim, estamos limitados de faixas de rodagem. É uma situação que nos preocupa, porque se tivermos uma situação de obstrução de uma das faixas, teremos mesmo de cortar o trânsito para permitir o acesso dos meios de socorro e de limpeza das vias. Mas, a concessionária Auto-Estradas XXI está a fazer um esforço para que as obras que ocupam essas vias terminem o mais rapidamente possível", disse.

Informação centralizada para garantir o máximo de correcção e actualidade
Outra das novidades é que, este ano, toda a informação sobre o estado das vias terá uma só voz. "Nestas alturas em que as condições climatéricas são adversas, cria-se um problema de pressão. Há pessoas retidas nas vias, com dificuldade em circular e precisam de informação. Para este efeito, decidimos que toda a informação sairá do CDOS. Não vai adiantar às pessoas telefonarem para os diferentes agentes porque eles não vão prestar informações avulsas. A informação partirá sempre do CDOS que será a mais correcta e a mais actualizada". A colaboração dos condutores também é importante quando as situações se complicam, daí o apelo de Carlos Silva. "Quando as autoridades indicarem aos condutores que não devem circular por mais do que duas faixas, eles devem obedecer. É crucial que uma fique livre para as viaturas de emergência e para as que procedem à limpeza das estradas". No ano passado, muitos condutores reclamaram por falta de informação sobre as restrições de circulação devido à neve. Porém, este responsável garante que, nos itinerários e nas auto-estradas, há painéis informativos que dão informação atempadamente sobre o estado da via e sobre os locais. "O que acontece é que as pessoas não ligam à informação. As autoridades se virem que não há mesmo condições de segurança, naturalmente têm mesmo de cortar a estrada. Neste aspecto também seremos bastante incisivos num trabalho de sensibilização e informação prévia aos condutores para que não optem por vias afectadas".

Autarquias deverão estar preparadas para responder às necessidades da rede viária municipal
Os bombeiros e autarquias são também elementos importantes na ajuda aos condutores em matéria de segurança e protecção civil. No ano passado tiveram um papel preponderante no apoio que deram aos automobilistas que se encontravam retidos. Recorde-se que as autarquias têm grande parte da rede viária do distrito. "Também já foram contactadas no sentido de prepararem-se para o período que aí vem, estão a dotar-se de alguns equipamentos e estamos a contar que as coisas corram bem", referiu o comandante do CDOS.

Além das vias aqui já citadas, há algumas estradas nacionais que vão ter uma maior vigilância neste Inverno, principalmente no concelho de Ribeira de Pena, Montalegre, Boticas, na zona Serra da Padrela (Vila Pouca e Valpaços), Carrazedo de Montenegro, planaltos da zona de Jales e Alvão, que são locais de maior altitude e que naturalmente estão mais sujeitos a nevões.

Só no Distrito de Bragança é que não se sabe com o que contar!!!

Um limpa-neves, o dos Bombeiros de Bragança, e homens que deixam a possibilidade de aproveitar a neve para lazer e irem para o quartel de prevenção é sempre certo, pelo menos a nossa cidade sabe que pode contar com isto!

Bombeiros instruem escuteiros na utilização de extintores

Instrução de Ordem Unida - Quarta-feira

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

“Doutor-enfermeiro” aos 26 anos

Desde 2001 que não goza férias e, durante três anos, a sua vida foi um autêntico corrupio. No meio de um doutoramento, uma especialidade e o emprego, o enfermeiro André Novo desdobrava-se entre León (Espanha), Porto e Bragança.

Hoje, e com apenas 26 anos, é um dos mais recentes doutorados no País, tendo concluído a formação em Ciências da Actividade Física e Desporto na Universidade de León, no passado mês de Outubro. Um diploma que veio juntar-se ao de especialista em Reabilitação, conseguido, em Janeiro deste ano, pela Escola Superior de Enfermagem do Porto.
“Optei por essa área porque estava ligado ao desporto. Como também tive um professor que dava aulas sobre exercício físico em pessoas com saúde comprometida, comecei a ficar interessado relativamente a doentes hemodialisados, nomeadamente insuficientes renais crónicos”, recordou André Novo.
Assim, depois de concluída a licenciatura em Enfermagem pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança, o profissional de saúde começou a trabalhar na Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros passando, posteriormente, para Bragança.
Entretanto, e enquanto desenvolvia um projecto associado a doentes hemodialisados numa clínica em Mirandela, o enfermeiro ingressou, em Janeiro de 2006, num doutoramento na Universidade de León e, em Setembro de 2007, numa especialidade no Porto.

Enfermeiro concluiu doutoramento com nota máxima e “louvor”

“O gosto pela investigação foi uma coisa que foi crescendo, já que começou na licenciatura e no doutoramento foi uma autêntica descoberta. É tentar descobrir de que forma se pode melhorar a qualidade de vida dos utentes”, justificou o profissional de saúde.
Assim sendo, e uma vez que já estava ligado a esta temática e como padece de um pequeno problema renal, André Novo propôs avançar com uma investigação que avaliasse o impacto da actividade física em pessoas com insuficiência renal.
“Era praticamente uma novidade a nível internacional, sendo que havia muito pouca coisa a nível de intervenção. Eu queria era estudar de que forma o exercício influenciava estes doentes e, assim, começou a desenhar-se este projecto de investigação que se veio concretizar”, salientou.
Assim sendo, ao longo de 14 semanas e depois de efectuados alguns exames, era implementado um plano de exercício adaptado a cada utente. No final desse período eram repetidos os testes.
Segundo o enfermeiro, com este projecto de investigação, foi possível comprovar que “o treino que desenvolvemos, exclusivamente aeróbico, produziu uma clara melhoria na capacidade ambulatória dos utentes. Começaram a deslocar-se de uma forma mais rápida e eficaz”, salientou. Depois de concluído o doutoramento, classificado com nota máxima e distinguido com louvor, André Novo começou a desempenhar funções a tempo inteiro na Escola Superior de Saúde de Bragança, onde orienta os estágios dos alunos da licenciatura em Enfermagem.

Previsões de Neve

Apesar do acertadissimo (que mentira!!!) Instituto Nacional de Meteorologia ainda não o prevêr, o Cbbraganca foi á procura das verdadeiras previsões, e no site do Instituto de Meteorologia espanhol, reparou que há previsão de queda de neve para os dias de domingo e segunda.
Portanto poderemos contar com um fim-de-semana frio e possivelmente branco.

Avisa-se a ANPC que ainda têm tempo de formar a Coluna Nacional a tempo de chegar a Bragança á hora de começar a nevar!!! :)

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

1º ANIVERSÁRIO DO CBBRAGANCA

O Cbbraganca está de PARABÉNS!!! Desta vez o motivo é mesmo o seu primeiro aniversário!
Com tanto que fazer,nem se deu pela passagem de 365 dias de emissão de conteúdos, na Internet, sobre o nosso Pequeno Grande Mundo dos Bombeiros.

Foi no pretérito dia 17 de Novembro, que um Bombeiro de Bragança se "iluminou" e decidiu arrancar com a criação um site que mostrasse o melhor dos Bombeiros de Bragança. Algo que valoriza-se e desse a conhecer o trabalho dos Homens, que todos os dias dão suor, sangue e lágrimas por uma filial de uma valorosa instituição que são os Bombeiros Voluntários Portugueses.

Esta filial, é o Corpo de Bombeiros de Bragança, que contrariado os eternos problemas da descentralização, falta de apoios centrais, envelhecimento da população e outros problemas que já classifico autóctones, esta Corporação, entre outras, mostra aqui aquilo que a distingue, e a torna numa das MAIORES CORPORAÇÕES DE PORTUGAL.

E como estamos contentes, decidimos presentear os nossos leitores. Durante as próximas reportagens as imagens publicadas, serão todas publicadas em HDR (High Dynamic Range), dando assim á fotografia um aspecto peculiar e engraçado. Esperamos que seja do se agrado.

E por fim, agradecemos a sua visita, Obrigado!

VAMU - Veiculo de Aproveitamento Múltiplo Urbano

Nós designámo-lo por Veiculo de Aproveitamento Múltiplo Urbano, isto porque, se trata de um veículo de cabina simples, geralmente tripulado apenas por 2 bombeiros. É uma viatura de 1º intervenção, e é a única na povoação que serve.
Pertence á "DEPUTACION DE ZAMORA", e têm sede numa povoação que equivale a uma vila.
Possui material de Combate a Incêndios Urbanos, Combate a Incêndios Industriais,Salvamento e Desencarceramento e Mergulho. A motobomba possui mostradores digitais. Veiculo de tracção 4x2, limita-se a trabalhar apenas em ambiente urbano, estradas e auto-estradas.
É um veiculo recente, equipado com material recente.

Helicóptero Médio da UME

Interior do Helicóptero Médio da UME

Helicoptero Lig. de Busca da UME


Este helicóptero está equipado com uma câmara térmica, que é utilizada em situações de busca.
A imagem reproduzida, tal e qual, é a do fotografia acima, sendo que os tons mais claros representam as fontes de maior calor. A imagem foi recolhida do exterior do túnel, filmando para dentro do túnel.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Dois mortos em acidente em curvas perigosas

Dois jovens morreram na madrugada de ontem, num acidente junto à localidade de Fonte d'Aldeia, em Miranda do Douro. Despistaram-se numa zona de curvas onde nos últimos anos já foram registadas três mortes. O carro embateu numa árvore.
Dois bombeiros encontraram o carro despistado, cerca das 03.00, e alertaram a corporação de Sendim. "Fomos avisados por dois bombeiros que se dirigiam para Miranda e viram o carro ainda com as luzes acesas. Uma das vítimas tinha uma mão e uma sapatinha de fora", contou o comandante da corporação.
Para o local seguiram duas ambulâncias de Sendim, outra de suporte básico de vida de Miranda do Douro e a viatura médica de emergência e reanimação de Bragança.
"O carro estava abraçado a um freixo e tivemos de usar material de desencarceramento para retirar as duas vítimas", refere José Campos. As equipas de socorro tentaram, mas já não conseguiram reanimar nenhum dos dois jovens, de 19 e 21 anos.
O acidente ocorreu à saída de Fonte d'Aldeia, no sentido Miranda-Mogadouro, numa zona de curvas que têm sido mortais. "Foi na EN221 à saída da aldeia, numa curva fatídica onde já ocorreu um acidente mortal há seis ou sete anos. Cem metros antes houve outro acidente mortal e outro mais atrás ainda", refere o comandante.