terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Noticia de Fim Ano, Para um Momento Marcante de 2013

CBBraganca Visto Além Fronteiras

Foto do posto de comando operacional do BIEM V da Unidad Militar de Emergências de Espanha, em Lugo.

PREVISÃO ESPECIAL PARA O FINAL DO ANO NO CONTINENTE

Instituto Portugues do Mar e Atmosfera - HomepageAté dia 2 de janeiro de 2014, o estado do tempo no território do continente será condicionado por uma corrente perturbada de oeste, estando prevista a passagem de sucessivas ondulações frontais, mais ativas nas regiões Norte e Centro. 

A partir da tarde do dia 30, prevê-se a ocorrência de chuva nas regiões Norte e Centro, que se estenderá gradualmente ao restante território no dia 31, e que serão de neve acima de 1200/1400 metros. 

Nos dias 1 e 2 prevê-se que se mantenha a precipitação, mais intensa nas regiões Norte e Centro. Haverá queda de neve acima dos 1200/1400 metros no início do dia 1, subindo a cota até ao final do dia 1 para os pontos mais altos da Serra da Estrela, e que ocorrerá apenas até ao início da manhã do dia 2. 

Mantém-se a situação de agitação marítima forte na costa ocidental, com ondas de noroeste a variar entre 4 e 5 metros, em especial a norte do Cabo Raso. 
Fonte: IPMA
• www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/

MOGADOURO: CÂMARA ADQUIRE EQUIPAMENTO LIMPA NEVES

foto ilustrativa
A Câmara de Mogadouro tem em fase de aquisição um equipamento limpa-neves com espalhador de sal, para fazer face às condições climatéricas adversas que nesta altura "condicionam" os mais de 180 quilómetros de estradas do concelho. 

"Trata-se de um equipamento muito necessário para as esquipas de intervenção, já que o concelho é bastante assolado pela queda de neve e pela formação de geada. Também não percebo o porquê deste equipamento ainda não ter sido adquirido pelos meus antecessores", explicou o presidente da câmara, Francisco Guimarães.

Este inverno, os problemas com a neve ou gelo vão ser "minimizados com aquisição do primeiro equipamento limpa-neves existentes no concelho de Mogadouro", que se situa a uma altitude média de cerca de 700 metros.

"Este será o primeiro passo na aquisição deste tipo de equipamento e não está descartada a ideia de se adquirir mais equipamento do género", frisou o autarca.

Socorro tardou a Zé Luís e o guarda-redes já pondera abandonar o futebol


Decorriam apenas oito minutos de jogo quando o guarda-redes Zé Luís, dos Africanos, e o avançado Valdo, do Argozelo, chocaram, ficando o guarda-redes estendido no sintético do IPB.

Os minutos que se seguiram foram de agonia, com o jogador claramente maltratado e com sintomas de traumatismo craneano.

Pedrinha, um antigo companheiro de equipa, ligou para o INEM às 15h20 mas só 24 minutos e vários telefonemas depois para o Instituto Nacional de Emergência Médica é que apareceu uma ambulância para socorrer o jogador, que já apresentava sinais de hipotermia devido ao tempo em que permaneceu deitado no relvado molhado.

Conduzido ao hospital, depois de assistido ainda no local, acabaria por ter alta mas o “susto” fez o guarda-redes de 38 anos, que já passou, entre outros, pelo Bragança, repensar a sua carreira. “Este poderá ter sido o meu último jogo”, admitia, já refeito dos acontecimentos de domingo à tarde.

Certo é que a demora na assistência a um jogador (o encontro esteve parado 40 minutos) e a ausência de ambulância no recinto (os regulamentos não prevêem a sua obrigatoriedade, tal como à Polícia), levanta outra vez a questão do socorro aos atletas e fez recordar casos recentes de morte súbita em campos de jogos. Irónico é o facto de o hospital de Bragança estar à vista do campo de jogo. Alguns jogadores comentavam mesmo que, num caso recente, em Argozelo, o socorro foi muito mais rápido e a distância é muito maior.
AGR

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Seminário de Emergências em Parques Eólicos - 4 Jan 2014

No âmbito da actividade da Juvebombeiro, a Liga dos Bombeiro Portugueses, com o apoio da Câmara Municipal de Ourem, promove um seminário sobre o tema "Socorro e Emergências em Parques Eólicos".

Esta iniciativa realiza-se no dia 04 de janeiro de 2014, no auditorio do Cine Teatro Municipal de Ourém, conforme programa apresentado.

Afim de possibilitar a inscrição neste seminário, é solicitada a a inscrição, impreterivelmente, até ao dia 30 de dezembro de 2013, para o mail: sandra.teixeira@lbp.pt .

Programa:
09h00 Abertura do Secretariado 
09h40 Sessão de Abertura 

Secretario de Estado da Energia 
- Dr. Artur Trindade 
Presidente da Câmara Municipal de Ourém 
- Dr. Paulo Fonseca 
Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses 
- Cmdt Jaime Marta Soares 

10h00 Inicio dos trabalhos 

1º Painel 
Moderador: Dr. Duarte Caldeira - Presidente da Mesa de Congressos da LBP 

* APREN - Associação Portuguesa de Energias Renováveis 
Palestrante: Prof. Sá Costa (Presidente da Direcção) 
· O sector eólico em Portugal 
· Energia eólica num contexto de futuro 

* GAMESA 
Palestrante: Sr. José Fernandes (Supervisor de Manutenção de parques eólicos) 
· O aerogerador: Pás e rotores, geradores e torres 

11h00 Coffee Break 
11h20 Inicio dos trabalhos 

* ENERCON 
Palestrante: Eng. António Esteves (Sales Engineer) 
· Gestão e Manutenção de parques Eólicos 

* ANPC – Autoridade Nacional de Protecção Civil 
Palestrante: Engª. Maria Andersen (Chefe do Núcleo de Gestão e Ordenamento Territorial) 
· Segurança em Parques Eólicos 

12h30 Intervalo para almoço 
14h30 Inicio dos trabalhos 

2º Painel 
Moderador: Dr. José Ferreira - Presidente da Escola Nacional de Bombeiros 

* IBERWIND 
Palestrante: a designar 
• Procedimentos de Segurança em caso de emergência 

* SOLUÇÕES OUTDOOR 
Palestrante: Sr. Mário Barroso (Presidente) 
· Identificação dos riscos e procedimentos de intervenção 
· Equipamentos de intervenção 

* ENB – Escola Nacional de Bombeiros 
Palestrante: Sr. Filipe Alexandre Tavares Pinto (Adjunto Comando CBV Algés) 
· O Salvamento em grande ângulo nas operações de resgate 

16h00 Encerramento do seminário 



Para todos os Bombeiros. Sem Custos de Inscrição. 
Obrigatório autorização do Comando de cada Corpo de Bombeiros.
Informa-te Junto do teu Comando ou delegado da Juvebombeiro

Inscrições: Ficha de Inscrição Seminário

Previsão Meteoiberia.com- Estado do Tempo 30 Dez 2013 a 05 Jan 2014 - Chuva, vento, trovoadas e algum frio

Caros concidadãos

Mais uma vez a necessidade de acompanhamento meteorológico dada altura do ano e os vários estados de tempo até dia 05 de Janeiro, pq este Inverno ainda vai surpreender...

Muita chuva, vento e algum frio em altitude em especial este último para o FDS 04/05

Para a pasaagem de Ano o novo dia será bem regado tanto em termos de convivio como no estado do tempo.

O dia 02 será de transição com alguns aguaceiros, para depois nova depressão para o dia 03 em diante.


Assim desejo-vos um ano cheio de saùde!
Acompanhem aqui: http://meteoiberia.com/forum/index.php/topic,4301.new.html#new 

MM
-- 



Arcebispo de Braga elege Bombeiros Voluntários como figuras do ano em Portugal

Os «Bombeiros Voluntários» são a «grande figura» de 2013 para o arcebispo de Braga, que na mensagem de ano novo pede aos católicos para apoiarem a «inclusão de todos» na sociedade portuguesa, «combatendo aquelas causas estruturais da pobreza que geram a divisão».

«No verão passado o país ficou sensibilizado com a notícia da morte de oito bombeiros portugueses. É de louvar a coragem destes homens e mulheres que, a título voluntário, produzem gestos heróicos e silenciosos na defesa das pessoas e do seu património», sublinha D. Jorge Ortiga em texto publicado esta quinta-feira no site da arquidiocese.

O responsável pela Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana declara-se impressionado pelo lema das corporações de bombeiros, «Vida por vida»: «Creio que este lema é a tradução perfeita do amor interior que eles têm a uma causa tão nobre como esta, e que nem sempre é valorizada e respeitada por todos nós»,

D. Jorge Ortiga cita a mensagem do papa Francisco para o próximo Dia Mundial da Paz, a 1 de janeiro, em que o bispo de Roma salienta que «a fraternidade é a premissa para vencer a pobreza».

«A fraternidade apresenta-se, assim, como um caminho de glória para superar o drama da pobreza, quer esta seja de tipo relacional, absoluta ou relativa, pois, caso contrário, este drama (que vai crescendo) será a morte da própria fraternidade. Confesso que é um grande desafio para a vivência do próximo ano civil», aponta.

Para o prelado, «o cristão deverá assumir-se como uma verdadeira presença de Deus na história humana, lutando pela inclusão de todos através de novas sementes que façam germinar uma nova mentalidade na sociedade».

D. Jorge Ortiga lança um convite à participação no «concerto pela paz» em memória dos cristãos perseguidos, cuja receita reverte para a comunidade monástica católica Al-Khalil Deir Mar Musa (Síria), «que atravessa sérias dificuldades».

O concerto, com cantos tradicionais portugueses da Natividade, de Fernando Lopes-Graça, interpretados pelo Coral de Letras da Universidade do Porto, decorre a 5 de janeiro, em Braga (Auditório Vita), às 21h30.

«Desejo um bom ano para todos vós e encaminho um obrigado sincero a todos os bombeiros voluntários pela sua coragem, dedicação e responsabilidade. E tal como eles, sejamos nós também “soldados da paz” e construtores de fraternidade», apela o arcebispo na mensagem intitulada "Por onde ir?".

Um relatório preliminar encomendado pelo Ministério da Administração Interna ao Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais, ligado à Faculdade de Ciências e Tecnologias de Coimbra,  sobre os acidentes com vítimas mortais nos fogos ocorridos este verão em Portugal, refere falhas em vários aspetos relacionados com o funcionamento dos corpos de bombeiros, mas o documento foi contestado por associações do setor.
Rui Jorge Martins
© SNPC | 26.12.13

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

"Então todos somos suspeitos", defende-se Xavier Viegas

O professor da Universidade de Coimbra Xavier Viegas defende-se das suspeitas levantadas pelo antigo diretor de formação da Escola Nacional de Bombeiros Joaquim Rebelo Marinho. Este estranha que o relatório sobre os acidentes com vítimas mortais nos incêndios deste verão aponte lacunas no treino dos bombeiros quando o autor do documento é Xavier Viegas, que dá formação nessa área. O especialista responde que, se assim é, todos somos suspeitos.

“Compete a quem levanta a suspeição esclarecer. O que eu posso dizer é que fui convidado pelo Governo a trabalhar neste assunto, dado o conhecimento que a minha equipa tem sobre estas matérias”, explica Xavier Viegas à Antena1.

O professor acrescenta que “se ter esses conhecimentos e utilizá-los para melhorar a formação dos bombeiros, e se esses conhecimentos são usados também para conhecer melhor a realidade e trazer à luz do dia os factos, se isto é suspeito, então todos somos suspeitos”.

Tal como a Antena1 noticiou no início deste mês, o inquérito assinado por Xavier Viegas aponta várias lacunas na formação dos bombeiros, que se traduzem na falta de conhecimentos básicos sobre o comportamento do fogo.

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, anunciou no domingo que deverá divulgar ao longo desta segunda-feira o relatório. A Antena 1 sabe que só vai ser tornada pública a parte do relatório que diz respeito à análise global de resposta do dispositivo aos incêndios. A parte específica dos incêndios com vítimas mortais, caso a caso, não vai ser divulgada.
fonte:RTP

Bioapis Ajuda Bombeiros de Vimioso

Vista do quartel-sede dos Bombeiros Voluntários de Vimioso, com o quartel antigo à esquerda e a ampliação (pintada de branco) à direita
Uma empresa de Vimioso vai doar parte das receitas aos Bombeiros Voluntários da vila. A Bioapis, que produz e comercializa mel, está instalada na zona industrial e quer ajudar os soldados da paz com a venda dos seus produtos, atribuindo dois cêntimos da venda de cada unidade a esta causa social.

O responsável da empresa, Jorge Fernandes, assegura que faz todo o sentido ajudar os bombeiros, tendo em conta o trabalho que desenvolvem na defesa da natureza.

“Iremos entregar-lhes um donativo no próximo ano resultado das nossas vendas. Oxalá que as nossas vendas de mel, da marca Bioapis, sejam significativas, porque assim podemos ajudar com um montante maior. Porque entendemos que os bombeiros voluntários fazem um trabalho importante na época dos incêndios. É o reconhecimento pelo trabalho que eles fazem e também é uma forma de nós podermos ajudar. O mel é um produto que sai da natureza, eles defendem a natureza e, portanto, acho que faz todo o sentido”, realça o empresário. 

Para o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Vimioso, Henrique Machado, esta ajuda é bem-vinda. “Foi com agrado que recebi esta vontade de eles nos comparticiparem com algum dinheiro da sua produção. É importante que estas empresas pequenas, que se viram para o exterior, exportam, e criam emprego no nosso concelho, também contribuam para que os bombeiros possam desempenhar melhor a sua função, tendo meios económicos para tal”, salienta o representante dos Bombeiros de Vimioso.

Esperança nos jovens

A Bioapis inaugurou oficialmente as suas instalações na passada sexta-feira, com a presença do director regional Adjunto da Agricultura e Pescas do Norte, que elogiou este projecto e realçou a importância das iniciativas ligadas à agricultura para a economia do País. 

“A agricultura é um dos motores que puxam pela nossa economia. Houve uma fase do PRODER em que as coisas andaram muito devagar, mas nos últimos três anos tiveram uma realização muito grande, que se traduziu na instalação de muitos jovens, que nos dão uma certa esperança de que a agricultura do Norte tem futuro. São jovens com qualificação académica e com uma grande vontade, como é este exemplo, e acreditamos que a maior parte deles vão ficar na agricultura, porque muitos fizeram um investimento pequeno e já fizeram novos investimentos recorrendo ao PRODER”, realça Adelino Bernardo.

Também o presidente da Câmara de Vimioso assistiu com agrado ao crescimento deste projecto. “Nesta época de Natal é uma boa prenda para o concelho. Sinal que nós temos aqui recursos que temos que potenciar, neste caso o mel, e de facto esta unidade tem muita qualidade e vai avançar agora com a internacionalização”, sublinha Jorge Fidalgo. 

A Bioapis está já a trabalhar há cerca de dois anos e quer agora reforçar a presença no mercado com a aposta na internacionalização.
foto:B.V.Vimioso

Distrito de Bragança brindado com neve no Natal

Distrito de Bragança brindado com neve no Natal
A queda de neve, esta quarta-feira à tarde, em vários concelhos do distrito de Bragança obrigou à intervenção da Proteção Civil para limpeza de vias, nomeadamente na zona da Serra de Bornes, nos acessos a Alfândega da Fé, e a outros concelhos, bem como na Serra da Nogueira, estrada de ligação entre a cidade de Bragança e várias aldeias deste concelho, e a Torre de Dona Chama e Mirandela.

O responsável do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), comandante operacional João Afonso, adiantou ao Jornal de Notícias que foi necessário "recorrer a limpa-neves para desobstruir as estradas a meio da tarde, que chegaram a estar momentaneamente cortadas ao trânsito devido à neve".

"A neve caiu sobretudo nos pontos mais altos do distrito e não causou qualquer problema", acrescentou João Afonso.

A Proteção Civil, câmaras municipais e bombeiros têm vários meios disponíveis no terreno para intervir caso seja necessário. Na autoestrada transmontana (A4) e no IP2 as concessionárias garantem o equipamento necessário.

"Temos bastantes meios para acorrer a qualquer intervenção, julgo que são os suficientes", explicou o comandante do CDOS, que recomendou ainda prudência a quem circula nas estradas da região por causa da neve e do gelo.
fonte:JN

NEVE CAIU NAS SERRAS À VOLTA DE BRAGANÇA, EM ALGUMAS ZONAS DE VILA REAL E NA SERRA DA ESTRELA

Mau Tempo do Dia 24 Não Descanso aos Bombeiros de Bragança


Os Bombeiros de Bragança receberam cerca de três dezenas de pedidos de socorro relativos ao mau tempo, no passado dia 24 de dezembro.

A chuva forte acompanhada de vento veio trazer à cidade de Bragança muita água, desde o período da manha até meio da tarde.

Praticamente todas as ocorrências foram dentro do perímetro urbano e estiveram relacionadas com a acumulação de água na via publica e que vieram a provocar inundações ao nível de edifícios, tanto em garagens como em pisos térreos.

Também algumas estradas estiveram com circulação dificultada devido à falta de escoamento de água da via, tendo criado grandes charcos que dificultavam a passagem de veículos. Este facto deu-se sobretudo pela obstrução com folhas das árvores que pontualmente bloqueavam os colectores de água pluviais.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Mau tempo: oito distritos com aviso laranja devido à neve

A Proteção Civil informou que até ao meio-dia, e desde as 08:00 de terça-feira, se registaram 2.583 ocorrências relacionadas com o mau tempo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco sob aviso laranja por previsões de queda de neve.

Estradas de acesso ao maciço da Serra da Estrela encerradas

Sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de três, está também toda a costa do território continental e o arquipélago da Madeira por previsões de forte agitação marítima e ondas que podem atingir os sete metros. Nos Açores foi decretado um aviso amarelo para os grupos central e ocidental, também por previsões de forte agitação marítima.

Em comunicado, a Marinha alertou a comunidade marítima, «em particular a comunidade piscatória e náutica de recreio, para redobrar a atenção no cumprimento de todos os procedimentos e regras de segurança no mar».

De acordo com informação da Marinha, estão encerradas a toda a navegação as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro, Figueira da Foz e de São Martinho do Porto, encontrando-se condicionadas as de Leixões e de Lisboa.

Para hoje, o IPMA prevê para o Continente céu geralmente muito nublado, aguaceiros, que poderão ser fortes nas regiões Norte e Centro, com granizo e acompanhados de trovoada, queda de neve acima de 800 metros nas regiões Norte e Centro, vento fraco a moderado, soprando forte (35 a 55 km/h) com rajadas até 85 km/h nas terras altas e descida de temperatura.

Para a Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos a partir da tarde, vento fraco a moderado do quadrante oeste, tornando-se moderado a forte (30 a 50 km/h) nas terras altas a partir da tarde.

Nos Açores, as previsões apontam para, em todos os grupos, céu geralmente muito nublado, aguaceiros em geral fracos, vento com rajadas até 65 km/h.

A EDP, entretanto, informou hoje que todas as avarias elétricas registadas na terça-feira foram já resolvidas, restando apenas «pequenas falhas pontuais e dispersas na rede de baixa tensão».

Em consequência do mau tempo que se abateu sobre o território nacional na terça-feira, a EDP registou diversas avarias de eletricidade, que obrigaram à mobilização de cerca de mil operacionais para reparar as avarias no terreno, procedendo «à ligação de cerca de uma centena de geradores e de duas centrais móveis, na rede elétrica de Baixa Tensão, no sentido de minimizar a perturbação resultante desta intempérie».
fonte:TVI24

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Nível Alertas

Aviso nº 22/2013 - Precipitação, Vento Forte, Agitação Marítima e Neve


Prevê-se, para as próximas 48 horas, um agravamento das condições meteorológicas havendo a salientar: 
- Precipitação localmente excessiva, em especial nas regiões do litoral Norte e Centro, no dia 24 de dezembro, passando a regime de aguaceiros que poderão ser de granizo no dia 25 de dezembro, e em forma de neve à cota acima dos 1000 m no Gerês, Montezinho e Estrela; 
- Vento forte (70km/h) de SW/W acompanhado de rajadas que poderão atingir os 100km/h; 
- Agitação marítima forte, com ondulação de 5-7m de NW, na costa oeste.

Face à presente previsão, a ANPC eleva o Estado de Alerta Especial (EAE), no Nível AMARELO, do Sistema Integrado de Operações de Socorro (SIOPS) para o Dispositivo Integrado de Operações de Protecção e Socorro (DIOPS) para todos os distritos entre as 08H00 de 24DEZ2013 e as 20H00 de 25DEZ13. 



Para leitura integral do aviso consulte:
http://www.prociv.pt/Documents/Aviso%20à%20população%20_%20Precipitação%20_%20Vento_Agitação%20Marítima_Neve.pdf

Relatório Sobre Incêndios Deste Verão Aponta "Várias Lacunas" na Formação dos Bombeiros


Documento sobre o que se passou nos seis incêndios com vítimas mortais diz que houve "anarquia" no uso do contrafogo, ordens desrespeitadas e deficiências no equipamento onde, sublinha-se, não se pode "poupar no preço".

O relatório encomendado pelo Ministério da Administração Interna (MAI) a Xavier Viegas, professor da Universidade de Coimbra, sobre os acidentes com vítimas mortais nos incêndios deste Verão aponta "várias lacunas na formação dos bombeiros", que se traduzem "na falta de conhecimentos básicos sobre o comportamento do fogo". O documento critica ainda a "anarquia" no uso do contrafogo e alerta para falhas na qualidade do equipamento de protecção individual dos combatentes.

Estas são algumas das conclusões do relatório preliminar do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais, ligado à Faculdade de Ciências e Tecnologias de Coimbra, a que o PÚBLICO teve acesso. O ministro Miguel Macedo anunciou na tarde de domingo que deverá divulgar uma parte da versão final do relatório, nesta segunda-feira, mas apenas a relativa à análise dos grandes incêndios florestais deste ano.

O governante justificou a reserva quanto à segunda parte, referente a cada um dos incidentes mortais, pelo facto de ter “outras consequências” que obrigam a uma avaliação “com mais minúcia”. O PÚBLICO centra-se na parte do relatório preliminar relativa, precisamente, aos acidentes mortais, tendo o MAI recusado adiantar as diferenças entre este documento e a versão final.

O documento, com 27 páginas, analisa seis acidentes que causaram a morte a nove pessoas, oito das quais bombeiros. Sobre cada caso, a equipa de oito especialistas, liderada por Xavier Viegas, faz um relato do que aconteceu. Apesar de nunca se identificarem responsáveis, as conclusões preliminares deixam transparecer quando as falhas são imputadas aos próprios intervenientes ou à cadeia de comando, o que acontece só uma vez. Neste caso, o do acidente de Olival Novo, no Caramulo, que causou a morte a uma bombeira dos voluntários de Alcabideche e a um colega do Estoril, ambos com 23 anos, não se refere quem foi o autor da decisão de enviar o grupo de reforço para a encosta onde o acidente aconteceu. Mas critica-se a decisão que veio do posto de comando.

“Este acidente reforça a nossa opinião de que se devem restringir ao máximo as operações em encostas e desfiladeiros. Embora saibamos que muitas vezes correm bem, a probabilidade de haver um acidente e a dimensão das suas consequências deve desencorajar os bombeiros de correr esse risco”, lê-se. E segue-se logo: “Deve melhorar-se a formação dos bombeiros, nomeadamente das suas chefias, sobre o comportamento do fogo em encostas e desfiladeiros, para saberem avaliar o comportamento actual e possível do fogo.”

Nas conclusões gerais sobre os seis acidentes realçam-se também as lacunas na formação: “Esta falha manifesta-se na subavaliação do potencial de comportamento do fogo e numa sobreavaliação das capacidades próprias de extinção, que levam a assumir comportamentos de risco desnecessários.”

No acidente do Olival Novo, os especialistas admitem que a utilização dos meios aéreos (que acabou por não se concretizar) poderia ter feito “alguma diferença no desenrolar das operações e, em última análise, na ocorrência do acidente”. É certo que faltam dados para ter a certeza, mas: “Na incerteza (...), seria mais seguro não realizar a operação.” O relatório recomenda ainda que se evite colocar combatentes próximo de desfiladeiros, como aconteceu, lembrando que estes podem “facilitar a ocorrência de erupções do fogo”.

Ordens desrespeitadas


O principal problema com os equipamentos de protecção individual foi detectado no incidente de Olival Novo. “Deve cuidar-se o equipamento dos bombeiros, não se poupando no seu preço, na sua qualidade ou na exigência das suas especificações”, alerta-se. E realça-se que, neste caso, o equipamento “teria feito muita diferença para a segurança ou mesmo sobrevivência de alguns bombeiros”, precisando-se que foi “particularmente sentida a deficiência na qualidade das botas, que de uma forma geral tiveram um desempenho deficiente ao caminhar-se em solo com manta morta em combustão”. Isso obrigou alguns bombeiros a apoiarem-se com os joelhos e as mãos no terreno em brasa.

Nos restantes cinco casos, são descritas situações em que as equipas de bombeiros actuaram por iniciativa própria sem dar conhecimento ao comandante das operações (acidente de Cicouro, Miranda do Douro, onde morreram dois voluntários) ou desrespeitaram ordens dadas (acidente de Peso, na Covilhã, onde morreu um bombeiro, e o de S. Marcos, em Santiago de Besteiros, onde morreram dois bombeiros). Em outros dois casos, (o do acidente de Sanfins, em Valença, e o de Queirã, em Vouzela) considera-se que terá sido fatal para os combatentes — um bombeiro de 50 anos e o presidente da Junta de Queirã, de 62 anos —, o facto de ambos terem tentado salvar os respectivos veículos. “É de longe preferível perder um veículo e todo o seu equipamento do que uma vida.” Em muitos dos casos, os especialistas alertam que os acidentes podiam ter sido minimizados com o uso de fire-shelter (uma espécie de saco-cama revestido de alumínio). “Os bombeiros e outros agentes devem levar o fire-shelter sempre consigo.”

Outro problema detectado foi o uso descontrolado do fogo para combater incêndios. “Tratando-se de uma ferramenta importante, parece existir alguma anarquia no seu emprego.” Reconhecendo “o papel importante do Grupo de Análise e Uso do Fogo”, os peritos aconselham “que se deve ampliar a sua abrangência temporal e territorial”.

Este relatório datado de 18 de Novembro explica que o estudo final devia ser entregue até ao final desse mês. Contudo, no início de Novembro, o Governo pediu que fosse feita uma versão preliminar, o que obrigou a alterar o programa de trabalho e a adiar o relatório final pelo menos uma semana.

Leia Mais em: http://bombeirosparasempre.blogspot.com/#ixzz2oMNBwgM5

Falta isenção ao relatório sobre incêndios, diz Presidente da Liga de Bombeiros - País - Notícias - RTP

Falta isenção ao relatório sobre incêndios, diz Presidente da Liga de Bombeiros - País - Notícias - RTP

O que aconteceu em cada um dos incêndios mortais?























Local: Cicouro, Miranda do Douro
Data: 1 de Agosto
Morreram dois bombeiros de Miranda de 45 e 25 anos
Suspeita-se que o incêndio começou numa seara quando se utilizavam máquinas para a cortar. António Ferreira e Daniel Falcão, ambos voluntários dos bombeiros de Miranda do Douro, seguiam numa viatura de combate chefiada pelo primeiro. A equipa recebera ordens para se reunir com outras no ataque a um flanco do incêndio. “Por iniciativa própria e sem informar o comandante das operações, a viatura acabou por se afastar do local designado, tendo entrado no vale, com o propósito de alcançar o flanco em condições mais favoráveis”, descreve-se. Ao avistarem um foco secundário, numa parcela junto à estrada, decidiram atacá-lo. Deixaram o veículo na via e dirigiram-se para o fogo. Mas uns minutos depois o vento fez aumentar a intensidade do incêndio e obrigou à retirada. As chamas impediram António de chegar à viatura e obrigaram-no a fugir pela estrada percorrendo cerca de 30 metros com fogo dos dois lados. A roupa de protecção começou a arder e sofreu queimaduras graves. Daniel, que estava com a agulheta, também foi apanhado pela radiação, o calor e o fumo. Salvaram-se os três elementos da equipa que se resguardaram na viatura e fugiram quando esta começou a arder.

Local: Peso, Covilhã
Data: 15 de Agosto
Morreu bombeiro dos voluntários da Covilhã de 40 anos
A viatura dos voluntários da Covilhã recebeu ordens para se dirigir à periferia norte da povoação de Peso, onde já estavam outros meios, a fim de retardar o avanço do fogo e proteger as casas. A viatura preparava-se para ir reabastecer, quando devido a algumas projecções o fogo aumentou a intensidade e ameaçou cercar o grupo de nove viaturas e 40 elementos. Foi dada ordem de retirada a todos para uma zona de segurança a 350 metros de distância. A tripulação da Covilhã teve um ligeiro atraso na recolha do material e também por falta de pressão no sistema pneumático, devido a uma avaria detectada mais tarde. Pedro Rodrigues atrasou-se a entrar na viatura e “muito possivelmente terá ficado impedido de entrar nela pela poeira levantada pelas viaturas em movimento ou pelo fumo”. Pedro não conseguiu entrar em nenhuma das viaturas e percorreu 150 metros de uma estrada com seis metros de largura ladeada por vegetação que estava a arder. “Durante este trajecto terá sido submetido a forte radiação, provinda de pinheiros que arderam pelas copas e a fumo denso”, lê-se no relatório, que acrescenta: “Tinha problemas de visão que poderão ter contribuído para a sua falta de percepção da localização das viaturas na altura da retirada.”

Local: Queirã, Vouzela
Data: 23 de Agosto
Morreu presidente da junta da Queirã de 62 anos
Ao início da tarde uma equipa de sapadores foi destacada para o fogo. Os três elementos estacionaram a viatura numa estrada florestal com três metros de largura, a meio da encosta, abaixo da qual se desenvolvia o fogo. Um dos sapadores desceu com a agulheta e iniciou ataque directo, cerca de 20 metros abaixo da estrada. Joaquim Mendes, presidente da junta da Queirã, preparava a viatura de apoio ao ataque inicial (um jipe todo o terreno com um atrelado) com ajuda dos outros sapadores. De seguida, o autarca dirigiu-se por outra estrada até ao local onde estava parada a viatura dos sapadores e estacionou em frente a ela. O fogo entrara numa área de maior vegetação e com a forma de um desfiladeiro. Os sapadores aperceberam-se do perigo e decidiram retirar. Como não conseguiam tirar a viatura (falta de espaço e perigo na manobra de marcha atrás) dois fugiram a pé. Permaneceu apenas um sapador e Joaquim que tentavam salvar as viaturas. Os dois desatrelaram o reboque para tentar retirar o jipe mais facilmente. Ao tentarem cruzar as viaturas, o jipe da junta ficou preso numa árvore. Ao aperceber-se da proximidade das chamas, o sapador disse a Joaquim para fugir. Mas este não se apercebeu que a viatura estava mesmo na berma, ao lado de um barranco com um desnível de mais de um metro. Ao sair caiu nele e foi atingido pelas chamas. O sapador ainda conseguiu fugir.

Local: Olival Novo, Caramulo
Data: 22 de Agosto
Morreram dois voluntários (Alcabideche e Estoril) de 23 anos
Ana Pereira, voluntária de Alcabideche, e Bernardo Figueiredo dos bombeiros do Estoril, integravam um grupo de reforço destacado para o incêndio de Alcofra, no Caramulo. O grupo recebera indicações do posto de comando para se dirigir para o vale de Olival Novo, com ordem de evitar a propagação do fogo para leste. Depois de fazer um reconhecimento ao incêndio foi decidido combater o fogo ao longo da encosta. Depois de terem conseguido descer 100 metros da encosta, a frente de chamas começou a ganhar mais intensidade. “Em pouco tempo o fogo que tinha estado a incubar na vegetação arbustiva e herbácea junto da linha de água e se tinha deslocado para o lado esquerdo do grupo de combate, começou uma erupção que foi reforçada por um desfiladeiro a menos de 50 metros”, lê-se no relato. Foi dado o alarme e os bombeiros retiraram para a estrada ou para o queimado. Neste processo vários ficaram feridos, porque com a erupção a área queimada em que estavam reacendeu, ficando em brasa, obrigando-os a permanecer ou caminhar sobre uma área muito quente. As botas não resistiram e alguns tiveram que se apoiar com os joelhos e as mãos no terreno. Bernardo foi um deles, tendo caído inanimado a meio da encosta. Ana Rita carregava uma espécie de mochila com mangueiras que pesava 12 quilos. Quando o fogo reacendeu Ana e os colegas foram apanhados por muito calor e fumo. Os colegas perderam o equilíbrio e rolaram pela encosta 20 ou 30 metros. A ela aconteceu-lhe o mesmo, mas um ou dois minutos depois, tendo estado mais tempo sujeita ao calor e às chamas. O socorro demorou mais de uma hora a chegar.

Local: S. Marcos, Santiago de Besteiros
Data: 29 de Agosto
Morreram dois bombeiros do Carregal do Sal com 21 e 18 anos
O acidente na Serra de S. Marcos ocorreu a 500 metros do de Olival Novo, no Caramulo, numa encosta semelhante. No dia 29 de manhã verificou-se um reacendimento na periferia do incêndio, numa parte que tinha sido extinta três dias antes. Duas equipas do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR estavam a combater o fogo na encosta abaixo da estrada, num dos lados do desfiladeiro, com o apoio de um helicóptero. E a equipa dos bombeiros de Carregal do Sal mantinha-se na estrada. Pouco depois, todos se aperceberam do perigo e decidiram retirar. “Inexplicavelmente alguns elementos da equipa de Carregal do Sal não se apercebendo do perigo nem das ordens insistentes de retirada, permaneceram onde estavam, com a intenção de enfrentar o fogo”, descreve o relatório. Um bombeiro de Canas de Senhorim e um militar dos GIPS decidiram “com risco de vida” avisar os colegas de Carregal do Sal que estavam em perigo. Quando o militar chegou ao pé dos bombeiros estes estavam rodeados pela chama. Este ainda teve tempo de se refugiar num aqueduto, mas mesmo assim sofreu queimaduras e inalou muito fumo. O condutor de Carregal do Sal entrou na viatura e parou mais à frente para recolher Cátia Ribeiro e Bernardo Cardoso. “Quando quis voltar a andar o motor parou e a viatura descaiu, descendo em recuo, até embater com muita violência na barreira de rocha que ladeava a estrada”, conta-se. Os três bombeiros ainda abandonaram a viatura, mas Bernardo e Cátia já tinham sofrido queimaduras graves enquanto permaneceram no exterior da viatura. Ela morreu no local e ele no hospital uns dias mais tarde.

Local: Sanfins, Valença
Data: 29 de Agosto
Morreu bombeiro dos voluntários de Valença com 50 anos
O acidente ocorreu “no ataque a um foco de incêndio relativamente pequeno numa encosta junto a uma estrada municipal” em Sanfins, Valença. Uma viatura dos bombeiros de Valença, conduzida por Fernando Reis, igualmente o chefe da equipa foi chamada para reforçar o combate. Pouco tempo após o início das operações o incêndio aumentou de intensidade, provavelmente devido a ventos gerados pelo próprio fogo ou à entrada das chamas numa zona de maior carga de combustível. Tendo sido dado ordem de retirada a equipa subiu para a estrada e abrigou-se por trás da viatura. “Ao ver que as chamas poderiam destruir o veículo, o condutor correu para a cabina”, relata-se. E continua-se: “Ao entrar, devido também ao facto de a janela do lado direito se encontrar aberta, os gases quentes entraram na cabina e, embora a porta tenha sido rapidamente fechada, deram início ao processo de combustão de diversos materiais do interior da cabina”. A viatura começou a descer pela estrada, mas com o desconforto dos fumos Fernando Reis saltou pela janela, tendo caído na estrada. Sofreu queimaduras no corpo e no aparelho respiratório e morreu uns dias mais tarde no hospital.
(Fonte: Público)

Escola Nacional de Bombeiros aponta contradições de Xavier Viegas - País - Notícias - RTP

SIC BRAGANÇA - Os rigores do Inverno transmontano obrigam a tomar medidas para prevenir e atenuar os efeitos do gelo e da neve.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Previsão Meteoiberia.com- Aviso Não Oficial - Chuva e Vento Fortes Especial Natal 3013- 23 a 28 Dezembro


"Ande o Inverno por onde andar, pelo Natal há-de chegar"

Para o período de festas mais desejado pelas crianças e o maior fluxo pendular de milhares de famílias em circulação, por esta razão e a pensar nos demais portugueses lanço o aviso não oficial para planearmos da melhor forma a viagem.

Assim teremos probabilidades de sermos afectados por uma Tempestade que começará a sua influência junto do território a partir da tarde dia 23, todavia será no dia 24 que esta atingirá o seu pico, produzindo chuvas (100 a 120mm em 24/h a N do Mondego) e ventos fortes (80 a 90km/h e com rajadas podem atingir os 110km/h), que poderão provocar problemas em especial no a Norte do Tejo.

- Dias 25 e 26 serão dias mais frios devido ao posfrontal e com alguns aguaceiros poderão ser de neve acima dos 1000m ou talvez menos, dependendo da evolução na atmosfera.

- Dias 27, 28 e 29 poderão ser dias de forte e persistente precipitação mas, neste caso com frio em altitude associado e a consequente probabilidade de nevões para as terras altas.

Resumindo, muita instabilidade neste período de festas, com chuva, vento e algum frio.
Acompanhem aqui: http://www.meteoiberia.com/forum/ 

Desejo a todos um Santo Natal cheio de saúde.
Mário Marques

Limpa-Neves e Espalhador de Sal dos Bombeiros de Moncorvo


Frederico São Pedro deseja Boas Festas aos Bombeiros de Bragança



" Em meu nome quero aqui deixar uma palavra de apreço a esta corporação de bombeiros que sempre me tratou e trata bem. Sou o Frederico Macias de São Pedro que anda na fisioterapia desde 2007. Quero apresentar a todo o corpo de bombeiros os meus mais sinceros votos de um feliz natal na companhia de quem mais amam num ambiente de paz e serenidade, umas optimas entradas para 2014 e um ano cheio de prosperidade, amor, alegria e paz para todos. Veremo-nos em 2014. Um bem-haja a todos.

Um grande obrigado aos bombeiros."
por: Frederico São Pedro

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Fundação Betânia Deseja Boas Festas aos Bombeiros de Bragança


" A Fundação Betânia deseja-lhe um Santo e Feliz Natal e um Ano Novo de Paz e Esperança"

Equipa de Enfermagem da Sta Casa da Misericordia de Bragança Deseja Boas Festas aos Bombeiros de Bragança


" A equipa de Enfermagem da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, vem por este meio desejar um feliz natal e prospero Ano Novo. E um Obrigado Especial à Vossa Corporação por todo o serviço prestado. "
- Enf. Chefe: João Nobre -

Muita Atenção... ao que queima na sua Lareira!!!!

Este Inverno Não queira uma visita inesperada desta viatura!
O SAFEPLACE52 lembra que não é apenas inadequado, mas altamente inseguro queimar papel de embrulho e outros resíduos como caixas de embrulhos, enfeites, prendas em lareiras domésticas ou recuperadores de calor. 

A maioria dos recuperadores são projectados para usar gás natural ou lenha seca a fim de criar um pequeno fogo decorativo que reforça a atmosfera. 

Queimar objectos impróprios, tais como madeira serrada da construção civil ou paletes, bocados de vegetação ou mesmo de uma árvore podem criar um fogo muito grande e quente, que prejudicará a lareira e a chaminé, onde ainda repentinamente,se pode tornar um incêndio incontrolável. 

Pouco se fala deste pormenor, mas muitos dos objectos impróprios queimados nas lareiras, ao formarem cinzas ou brasas podem ser arrastados pela ventilação da mesma e na saída para o exterior podem voltar a incendiar-se. 

Devido a algumas propriedades de resistência que lhes foram aplicadas em tempo de vida, mantêm-se a arder e podem ficar alojados em telhados, beirais, varandas ou mesmo sótãos, colocando em risco a habitação em caso de propagação aos combustíveis adjacentes.

Esta última situação é vivida diariamente em bairros onde a construção é quase toda à base de madeira.

É comum ainda, dezenas de emergências médicas no pré-hospitalar com sintomas associados a distúrbios do mecanismo respiratório, atáxias e sinais de intoxicações.

Ao queimar tábuas, paletes, madeira proveniente da construção civil, pode acontecer a libertação de gases altamente tóxicos, que embora encaminhados para as chaminés saturam as atmosferas familiares de uma forma muito violenta e rápida.

O FIRESHELTER52 aconselha, muito cuidado com o uso do fogo, respeite as regras de segurança dos equipamentos que está a usar.

Se notar cheiros estranhos, calor em demasia, atmosferas saturadas de fumo ou gases, ventile o espaço sempre no sentido interno para externo.

Se notar que um familiar que está à algum tempo ao lado de um braseiro se encontra, apático, diminuição da reacção psicológica e motora, falta de força, movimentos fracos e descoordenados, ou ficou repentinamente com comportamentos bizarros, deve de desconfiar de intoxicação por gases provenientes da combustão.

Ventile o espaço, peça ajuda através do 112.
por:FIRESHELTER52

Homem golpeado com um x-ato num bar

Um homem, com cerca de 30 anos, foi internado no hospital de Bragança, no fim-de-semana, com várias perfurações no corpo que se presume tenham sido desferidas por outro indivíduo, com um x-ato, adiantou ao Mensageiro fonte da PSP.

A vítima foi submetida a uma intervenção cirúrgica e o agressor, com 21 anos, foi identificado pela polícia.
A escaramuça teve lugar num bar do centro da cidade de Bragança, quando dois grupos de indivíduos se envolveram numa discussão, com agressões mútuas, usando uma garrafa e o x-ato. 
fonte:MDB

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Seminário "Socorro e Emergências em Parques Eólicos"

No âmbito da actividade da Juvebombeiro, a Liga dos Bombeiro Portugueses, com o apoio da Câmara Municipal de Ourem, promove um seminário sobre o tema "Socorro e Emergências em Parques Eólicos".

Esta iniciativa realiza-se no dia 04 de janeiro de 2014, no auditorio do Cine Teatro Municipal de Ourém, conforme programa apresentado.

Afim de possibilitar a inscrição neste seminário, é solicitada a a inscrição, impreterivelmente, até ao dia 30 de dezembro de 2013, para o mail: sandra.teixeira@lbp.pt .

Programa:
09h00 Abertura do Secretariado 
09h40 Sessão de Abertura 

Secretario de Estado da Energia 
- Dr. Artur Trindade 
Presidente da Câmara Municipal de Ourém 
- Dr. Paulo Fonseca 
Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses 
- Cmdt Jaime Marta Soares 

10h00 Inicio dos trabalhos 

1º Painel 
Moderador: Dr. Duarte Caldeira - Presidente da Mesa de Congressos da LBP 

* APREN - Associação Portuguesa de Energias Renováveis 
Palestrante: Prof. Sá Costa (Presidente da Direcção) 
· O sector eólico em Portugal 
· Energia eólica num contexto de futuro 

* GAMESA 
Palestrante: Sr. José Fernandes (Supervisor de Manutenção de parques eólicos) 
· O aerogerador: Pás e rotores, geradores e torres 

11h00 Coffee Break 
11h20 Inicio dos trabalhos 

* ENERCON 
Palestrante: Eng. António Esteves (Sales Engineer) 
· Gestão e Manutenção de parques Eólicos 

* ANPC – Autoridade Nacional de Protecção Civil 
Palestrante: Engª. Maria Andersen (Chefe do Núcleo de Gestão e Ordenamento Territorial) 
· Segurança em Parques Eólicos 

12h30 Intervalo para almoço 
14h30 Inicio dos trabalhos 

2º Painel 
Moderador: Dr. José Ferreira - Presidente da Escola Nacional de Bombeiros 

* IBERWIND 
Palestrante: a designar 
• Procedimentos de Segurança em caso de emergência 

* SOLUÇÕES OUTDOOR 
Palestrante: Sr. Mário Barroso (Presidente) 
· Identificação dos riscos e procedimentos de intervenção 
· Equipamentos de intervenção 

* ENB – Escola Nacional de Bombeiros 
Palestrante: Sr. Filipe Alexandre Tavares Pinto (Adjunto Comando CBV Algés) 
· O Salvamento em grande ângulo nas operações de resgate 

16h00 Encerramento do seminário 



Para todos os Bombeiros. Sem Custos de Inscrição. 
Obrigatório autorização do Comando de cada Corpo de Bombeiros.
Informa-te Junto do teu Comando ou delegado da Juvebombeiro

Inscrições: Ficha de Inscrição Seminário

Feliz Natal Por Funcionários da AHBVB


terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Entidades gestoras de ZIF vão poder intervir nas áreas privadas da floresta


Governo está a alterar a lei que regula as Zonas de Intervenção Florestal. Entidades gestoras terão poderes reforçados.

A ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, anunciou nesta sexta-feira uma alteração à lei que regula as Zonas de Intervenção Florestal (ZIF) que consta de uma medida para reforçar o papel das entidades gestoras, conferindo-lhes mais poderes para poderem intervir nas áreas privadas.

Numa visita à ZIF de Aldeia do Mato, em Abrantes, no âmbito da Semana Europeia da Floresta, apontou virtudes de uma ZIF "exemplar" a nível nacional, com os seus 101 proprietários de área florestal agregados em torno da gestão de uma área de floresta superior a 1700 hectares.

"Hoje temos 162 ZIF constituídas a nível nacional, que abrangem uma área de 848 mil hectares de floresta [de um total nacional de cerca de 3 milhões de hectares] o que significa que temos 28% do território nacional agregado em ZIF", disse a ministra. Assunção Cristas considera que estas estruturas são um instrumento fundamental para o exercício de uma gestão integrada e sustentável destas zonas comuns de floresta.

As ZIF são áreas florestais que pertencem a vários proprietários, que se organizam para procederem à gestão e defesa comum do seu património, sendo apontadas como a solução para ultrapassar os problemas estruturais das pequenas propriedades sem gestão florestal ou viabilidade económica.

A governante pediu aos pequenos proprietários para que se unam em torno de entidades gestoras para a constituição de ZIF, um modo de produzir riqueza e defender a floresta, permitindo reduzir as condições de ignição e propagação de incêndios, fomentar a recuperação dos espaços florestais afectados por incêndios e promover uma gestão sustentável activa, integrada e permanente dos espaços florestais, defendeu.

"Este é o caminho para a nossa floresta, agregando proprietários em torno de uma entidade gestora", vincou a governante.

"Com a alteração à lei das ZIF, que está a ser ultimada, contamos aumentar significativamente a adesão de proprietários em torno deste conceito e fazer crescer o número de ZIF no território florestal, uma fileira que representa 3% do Produto Interno Bruto (PIB), tem um peso de 11% no sector da exportação de bens e tem potencial para crescer mais", observou.

Para além de "simplificar as actuais exigências e facilitar o processo de constituição", a alteração à lei "vai reforçar os poderes das entidades gestoras e posicionar as ZIF como actores prioritários para absorver fundos do próximo quadro comunitário de apoio". "As entidades gestoras, em defesa do interesse público, vão poder intervir em áreas de proprietários não aderentes às ZIF", explicou Assunção Cristas.

"A adesão ao processo depende de cada um dos proprietários mas as entidades gestoras de ZIF vão ter poderes para intervir em toda a área do condomínio florestal desde que determinada área possa pôr em risco aquilo que é o conjunto da área intervencionada pela ZIF", vincou.
fonte: publico

Vila De Rei Recebeu Conselho Nacional da LBP


O Auditório Municipal de Vila de Rei recebeu, a 14 de Dezembro, o Conselho Nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), numa iniciativa que contou com a presença do Cmdt. Jaime Marta Soares, Presidente do Conselho Executivo da LBP, Duarte Caldeira, Presidente da Mesa de Congressos da LBP, José Mariano, Presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Castelo Branco, e de Ricardo Aires, Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei.

Presentes no evento estiveram também representantes das corporações de Bombeiros de todo o distrito de Castelo Branco, bem como o Comandante Operacional Distrital da Autoridade Nacional da Protecção Civil, Rui Esteves, e representantes do Conselho Superior Consultivo, Conselho Jurisdicional e Conselho Fiscal da Liga de Bombeiros Portugueses.

O Conselho Nacional é o órgão máximo da Liga de Bombeiros Portugueses, tendo, durante esta sessão, sido abordados e debatidos os mais diversos temas relacionados com a sua actividade.

Durante a sessão de abertura, Ricardo Aires, Presidente da Autarquia de Vila de Rei, manifestou o seu “orgulho por receber, em Vila de Rei, a realização de tão importante reunião do Conselho Nacional da Liga de Bombeiros Portugueses”, salientado ainda que “O Município vê nos Bombeiros o verdadeiro espírito cívico das suas actividades e missões, com especial relevo a protecção de vidas humanas e bens em perigo, pelo que estaremos atentos às melhores medidas que poderemos tomar com vista ao seu apoio. Os Bombeiros têm no nosso Município um parceiro estratégico firme para a prossecução dos fins a que se propõe e esperamos poder continuar com as boas relações que até aqui se concretizaram.”
Fonte: http://local.pt/

Paredes: Salvamento em Poço Gera Discórdia entre Bombeiros e INEM


Carla Barbosa viveu momentos de aflição quando caiu, pelas 10h45 de ontem, no poço com 15 metros de 
profundidade que tem no quintal da casa em que reside com a irmã, em Cristelo, Paredes. A mulher, de 32 anos, foi retirada pelo bombeiro Vítor Martins, da corporação de Paredes, e voltou a pisar terra firme às 11h40.

Sofreu leves escoriações numa perna e foi levada ao hospital de Penafiel."Ela foi ligar o motor que puxa a água do poço. As tábuas que tapam o buraco escorregaram e ela caiu", contou Margarida Maria, mãe de Carla, de 70 anos, que foi assistida pela Cruz Vermelha de Vilela. Só descansou após falar com a filha, na ambulância.Mário Silva, amigo da família, apoiou Carla até à chegada dos socorristas. "Perguntei-lhe se estava bem e ela disse que só tinha frio. Fiquei a falar com ela para se manter à tona e não desmaiar", frisou.

O caso teve um final feliz, mas motivou a discórdia entre bombeiros de Paredes e INEM. Segundo a corporação, o socorro foi pedido por telefone para o 112 e, depois, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM acionou a Cruz Vermelha de Vilela às 10h58, que levou duas ambulâncias, mas não tem meios de resgate. Os Bombeiros foram chamados às 11h05. "Perderam-se, pelo menos, sete minutos até serem chamados os meios corretos quando era uma vida que estava em risco", disse o comandante José Morais. Já fonte oficial do INEM garantiu que todos os meios, incluindo uma VMER, foram "acionados em dois minutos", entre as 10h54 e as 10h56.
Fonte: Manuel Jorge Bento - Correio da Manhã 

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Album de Fotos Dia da Padroeira dos Bombeiros de Bragança

Clique na imagem para aceder

Acidente no IP4 entre autocarro e dois veículos ligeiros provoca um morto

Acidente no IP4 entre autocarro e dois veículos ligeiros provoca um morto
Uma colisão entre um autocarro com cerca de 15 passageiros e duas viaturas ligeiras no Itinerário Principal 4 (IP4) provocou, esta segunda-feira, uma vítima mortal - o condutor, de 28 anos, de uma das viaturas.



O acidente ocorreu por volta das 7.50 horas ao quilómetro 81,2 do IP4, perto da Campeã, concelho de Vila Real, no mesmo local onde cerca de 20 minutos antes tinha havido o despiste de uma viatura ligeira mas sem vítimas a assinalar.

O condutor do outro veículo ligeiro envolvido no acidente encontra-se em estado grave e foi transportado para o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Os passageiros do autocarro, que ficou pendurado nos rails de proteção, saíram pelo próprio pé.

Fonte da Guarda Nacional Republicana adianta que o gelo presente na via, onde as temperaturas rondam os zero graus, terá sido a causa do acidente.

O adjunto de comando dos bombeiros da Cruz Branca explica que “foi um despiste de um pesado de passageiros, com 15 pessoas que saíram todas pelo próprio pé, mas este despiste deveu-se a um embate entre duas viaturas ligeiras que se envolveram num primeiro acidente”. Orlando Matos acrescenta que “resultou uma vítima em estado grave, que foi transportada para o hospital, e uma vítima mortal que seguia numa das viaturas ligeiras, que foi projectada para fora da via e foi preciso recorrer a uma grua para proceder à extracção”. 

O acidente ocorreu numa altura em que havia nevoeiro cerrado no IP4. Para além dos bombeiros da Cruz Branca de Vila Real, no local estiveram a VMER do Vale de Sousa e duas SIV’s. A GNR está a investigar as causas deste acidente.

O trânsito no IP4 está a fazer-se de forma alternada na zona da colisão.

Acidente no IP4 entre autocarro e dois veículos ligeiros provoca um morto

Bombeiros Consideram Insuficiente Reforço de 4 Milhões

O presidente da Liga Portuguesa de Bombeiros, Jaime Soares, considerou hoje positivo mas insuficiente o reforço de quatro milhões de euros, anunciado pelo Governo para a aquisição de equipamento individual de proteção.

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, anunciou domingo, na Figueira da Foz, a atribuição de mais quatro milhões de euros para aquisição de equipamento individual de proteção para os bombeiros portugueses.

Em declarações hoje à agência Lusa, Jaime Soares disse que o anúncio é muito positivo, mas salientou que os quatro milhões não chegam para todo o equipamento que falta.

"No ano passado houve uma verba de seis milhões de euros para o equipamento para proteção individual (...). Cerca de 50% dos bombeiros já receberam, faltam outros 50%. Por isso, se os primeiros [equipamentos] custaram seis milhões, é lógico que será necessária uma verba igual para complementar o que falta", explicou.

Jaime Soares adiantou, no entanto que confia na capacidade de a Liga de Bombeiros e o ministro Miguel Macedo chegarem a acordo para a totalidade da verba que considera necessária.

"Nós confiamos, porque tem havido cumprimento exato e correto dos compromissos assumidos, que ninguém vai ficar por equipar", disse. No entender de Jaime Soares, a negociação está no "bom caminho" e é fruto do diálogo.

"Claro que não está tudo bem. Ainda há muita coisa que tem de ser feita, legislação a ser finalizada, mas há uma ilusão francamente favorável com o anúncio da verba", afirmou.

O ministro da Administração Interna disse no domingo que "vai haver um investimento adicional, além daquele que tinha ocorrido e cujos concursos públicos começaram em março deste ano, ainda antes do período de verão".

"Nós vamos reforçar essas verbas, em princípio, com pelo menos quatro milhões", disse, acrescentando que o valor pode ir um pouco além disso.

"Quatro milhões estão assegurados e isso é um investimento importante porque se trata de continuar a adquirir equipamentos individuais de proteção para os bombeiros", disse o titular da pasta da Administração Interna.
Fonte: DN