quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Bombeiros Ajudam a Entregar Refeições - NordesteTV

Neva de Novo em Bragança

Neva de novo no concelho e distrito de Bragança. Em Bragança começou a cair alguma neve, sobretudo nas serras altas, da Lombada e Nogueira, onde a precipitação em forma de neve é sobretudo intensa.

Nos concelhos de Vimioso e Mirando do Douro também têm estado a nevar esta manha.

Segundo os meteorologistas a neve poderá continuar de manha, em episódios pequenos, e diminuindo a intensidade de ocorrência ao longo do dia.

Gelo corta estradas


Depois da neve, agora o gelo. O que restou da queda de neve de ontem transformou-se agora em gelo devido às baixas temperaturas que se fizeram sentir durante a noite.
 
A esta hora há três estradas cortadas no distrito de Bragança. A EN316 entre Murçós e Celas, a EN315 na zona de Bornes e ainda a EM576 que liga Vila Nova a Sambade, no concelho de Alfândega da Fé.
 
O IP4 está transitável embora com alguma precaução nas zonas mais altas.Na cidade de Bragança, os serviços da câmara municipal estão desde as duas da manhã a espalhar sal pelas ruas da cidade.Ainda assim pedem-se cuidados redobrados aos peões uma vez que há alguns passeios que ainda não foram limpos.
 
A normalidade regressa hoje às escolas com a retoma da actividade lectiva, embora ainda se verifiquem condicionamentos em algumas linhas de transporte escolar por causa da acumulação de gelo nas estradas de acesso ao meio rural.
Escrito por Brigantia

Bombeiros ajudam lar a entregar refeições

bombeiros_neve.jpgO manto de neve que cobriu Bragança no dia de hoje dificultou as operações de entrega das refeições aos idosos em regime de centro de dia de várias instituições. Com a impossibilidade de levar os veículos do lar à casa dos idosos, foram os bombeiros a entregar a comida aos utentes do Centro Social e Paroquial de S. Bento e S. Francisco.
 
Os utentes e familiares dizem-se gratos pela ajuda dos bombeiros. “Eu acho que é muito importante, principalmente nesta associação e com este tempo as pessoas têm medo de conduzir, então acho muito bem que os bombeiros façam este apoio à população”. “Sim, para mim é muito importante, tenho a minha sogra no centro de dia e é importante”. “Se não for assim, as coias não se resolvem. Ainda não temos os meios necessários como no estrangeiro. Sem a ajuda deles nós não podíamos resolver nada”.Raquel Domingues, directora técnica do centro, mostra-se satisfeita com a prestação dos bombeiros, salvaguardando o bem-estar dos idosos. “As instituições, embora tenham meios para conseguir fazer a deslocação e os serviços, muitas vezes é complicado devido aos percursos e estradas que nós temos, com os bombeiros conseguimos fazer o que nos compete com os idosos, de maneira a que não lhes falte nada”.
 
Para António Leal, um dos bombeiros responsáveis por esta acção, estes pedidos de ajuda durante o inverno são inevitáveis. “Eu acho que nestas alturas é tudo a virar-se para os bombeiros, por causa do auxílio à população devido à intempérie que tivemos durante a noite. As pessoas mais idosas que têm comida paga aqui no lar, somos solicitados para ajudar a levar a comida a casa”.
 
José Fernandes, comandante dos bombeiros, afirma que, apesar dos recursos não serem os melhores, tentam sempre auxiliar a população nestas alturas. “Os bombeiros, como mais um elo da protecção civil, nestas alturas com os meios escassos que temos com tracção integral usam-se ao serviço das pessoas, nomeadamente distribuição de refeições dos centros de dia, transporte de médicos, enfermeiros e remédios, de todo o serviço que nos é solicitado”.
Foram cerca de duas dezenas de idosos, os que receberam a sua comida das mãos dos soldados da paz, evitando que a neve prejudicasse as suas refeições.
Escrito por Brigantia

Bombeiro 2.0. Primeiro fato português chega ao mercado

Vai receber certificação em Setembro e deverá custar à volta de 700 euros. Próxima versão vai incluir sensores de calor e monóxido.
O fato chama-se PT 2.0 e é o primeiro 100% português
 
Onze meses e milhares de euros depois, está pronto para ser lançado o primeiro fato de protecção para bombeiros 100% português. Chama-se PT 2.0 e é um dos mais avançados do mercado, com design específico para os bombeiros portugueses e composição têxtil resultante da investigação em laboratório. Tudo para garantir resistência ao fogo, calor, vapor de água, químicos e uso intensivo no combate a incêndios. Neste momento, os fatos usados pelos bombeiros portugueses são importados ou somente montados em Portugal.

"É nestes produtos de alta tecnologia que o sector têxtil português pode competir, não nos produtos básicos", salientava ontem Hélder Rosendo, subdirector-geral do CITEVE, durante a apresentação oficial do fato na fábrica da Unilever Jerónimo Martins (o projecto teve apoio financeiro da empresa). Segundo o responsável, o preço do PT 2.0. deverá rondar os 750 a 800 euros - consideravelmente mais que os fatos regulares que as corporações de bombeiros usam. Porquê? O novo produto é um mix entre os fatos para incêndios urbanos (que custam de 500 a 600 euros) e fatos para incêndios florestais (150 a 200 euros). Mesmo em tempo de restrições orçamentais, o consórcio acredita que o PT 2.0. vai ser alvo de elevada procura, dada a qualidade do produto, algo com que concorda a Liga dos Bombeiros Portugueses, representada no evento por um dos membros do conselho-executivo, José Ferreira. A Liga comprometeu-se a promover o PT 2.0. junto das corporações e aplaudiu o esforço feito pelas várias empresas do consórcio.

O fato vai ser comercializado pela empresa Actijob, mas é fruto da colaboração entre várias empresas e entidades nacionais - um consórcio que envolve o CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil do Vestuário), o CENTI (Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes), e as empresas têxteis A. Sampaio & Filhos, António de Almeida & Filhos e Lemar.

O fato foi concebido com base nos pedidos feitos pelos bombeiros de várias corporações através de inquéritos exaustivos. Condições como conforto, facilidade no momento de vestir e despir, visibilidade no meio do fumo, isolamento térmico e impermeabilidade foram algumas das mais importantes apontadas. Além disso, existem requisitos legais importantes que o PT 2.0. tinha de seguir para conseguir a homologação europeia: retardante de chama, protecção contra químicos líquidos, resistência aos rasgões e à abrasão, material retro-reflector, etc. A investigação no tipo de fibras levou à utilização de aramida e meta-aramida, o topo de gama mundial.

O CITEVE também testou a integração de sensores de temperatura e de monóxido de carbono, que disparam alertas quando é ultrapassado o limite. Estes sistemas farão parte do PT 2.1, que entretanto está a ser alvo de reajustes de acordo com o feedback dos bombeiros. Esta nova versão conseguiu ser aprovada para financiamento do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), mas ainda deverá levar mais um a dois anos a chegar ao mercado.
fonte:IONline

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Reportagem Localvisão - Neve em Bragança

Comunicado n.º 3 – 17:15 horas

Voltar ao Início

ASSUNTO: “Protecção Civil Municipal - prevenção de riscos e atenuação dos efeitos da queda de neve”.



A fim de ser dada informação aos Munícipes, encarrega-me o Ex.mo Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Bragança de veicular os seguintes dados:

1. Na sequência da queda de neve, que se verificou a partir das 2:30 horas, o Serviço Municipal de Proteção Civil delineou previamente um plano de operações com vista a minimizar os constrangimentos daí resultantes, de modo a permitir a circulação de pessoas e viaturas, com a segurança possível, dadas as condições climatéricas.

2. A operação de intervenção teve início hoje, a partir das 6:00 horas, com a afetação dos
seguintes recursos:

a) 2 limpa neves;

b) 8 carrinhas;

c) 3 tractores;

d) 50 pessoas;

3. Ponto da situação: as principais artérias (ruas e passeios) da cidade, englobando o Centro Histórico e todos os locais críticos, foram intervencionados, num total de 40 km. As condições de circulação estão normalizadas em praticamente todas as ruas da cidade. Na área rural, a circulação automóvel efetua-se ainda que com alguns condicionamentos. De registar que a circulação de transportes urbanos foi retomada às 14:15 horas.

4. Devido à previsão de baixas temperaturas durante a noite e possível formação de gelo, os meios do Serviço Municipal de Proteção Civil estarão de prevenção e a atuar no terreno a partir das 2:00 horas.

5. À semelhança de intervenções efetuadas em situações similares, a Proteção Civil Municipal tem utilizado todos os meios humanos e materiais de que dispõe, com a colaboração dos Bombeiros, PSP, GNR, CDOS e Cespa no sentido de, com a maior rapidez, proporcionar a melhor circulação possível de pessoas e viaturas, com segurança, quer na cidade quer no meio rural.

6. Por último, considerando que não é possível garantir a resolução imediata das dificuldades originadas pelas condições atmosféricas adversas e atendendo à elevada extensão da cidade, é oportuno salientar e agradecer a colaboração dos cidadãos, no cumprimento das regras mínimas e orientações gerais e específicas de proteção civil.

7. A proteção civil é obrigação de todos os cidadãos. Neste sentido apela-se à contribuição de cada pessoa na limpeza e desobstrução dos acessos às habitações e comércios.
Com os melhores cumprimentos,
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Bragança,
 
Eng. Rui Caseiro





Mau tempo Neve mantém encerradas quatro estradas em Bragança

As principais estradas do distrito de Bragança estão novamente transitáveis depois dos constrangimentos provados durante a manhã desta quarta-feira pela neve, que mantém encerradas quatro vias nesta região, informou a GNR.

De acordo com o Destacamento de Trânsito daquela força de segurança, o IP4, que liga à fronteira, em Bragança, e ao Porto, está “completamente transitável” depois de uma manhã complicada com o trânsito imobilizado na zona do Alto de Rossas, próximo de Bragança.

Outras vias, como a nacional 103, entre Bragança e Vinhais, ou a nacional 15, entre Bragança e Rossas, voltaram a estar operacionais, confirmou a GNR.

A acumulação de neve e gelo mantêm encerradas as nacionais 315, em Alfândega da Fé, na serra de Bornes, e a 206, em Bragança, na serra da Nogueira, duas vias que são sempre das primeiras afectadas e das últimas a reabrir no distrito de Bragança.

A GNR dá conta ainda de mais duas estradas cortadas: as municipais 316, na zona de Podence, em Macedo de Cavaleiros, e a 576, entre Torre de Moncorvo e Alfândega da Fé.

A neve caiu intensamente no distrito de Bragança durante a madrugada e manhã de hoje.
Os constrangimentos na circulação automóvel afectaram o funcionamento das escolas na maior parte dos concelhos da região, por falta de transportes escolares.

Algumas autarquias decidiram suspender as aulas, outras enviaram os alunos mais cedo para casa e houve ainda algumas que mantiveram as escolas abertas, mas sem os estudantes das zonas rurais, que não puderam deslocar-se. A neve parou também os transportes públicos na cidade de Bragança.
Os bombeiros ajudaram durante o dia de hoje as instituições de solidariedade social a levarem cuidados e refeições a idosos e outros utentes nos concelhos de Bragança e Mogadouro para garantir o apoio domiciliário, apesar dos constrangimentos da neve.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) continua a prever a possibilidade de queda de neve nas próximas horas e chuva durante a noite, apontando para uma subida da temperatura máxima para quinta-feira, que deverá subir dos três graus de hoje para seis.

Reportagem SIC - Neve em Bragança

Ajude-nos a Ajudar!!! Dê o Seu Contributo


Neve obriga a Resgate

Hoje, pouco depois das 9 horas, foram vários os alertas que solicitavam a ajuda dos Bombeiros da Cidade para situações de imobilização provocada pela neve.
 
De entre vários, a situação mais preocupante ocorreu na E.N. 222, no sentido Foz Côa – Freixo de Numão, na sinuosa estrada de montanha vulgarmente denominada de Montragão, local onde a neve se fez sentir com mais intensidade e obrigou á imobilização de meia dezena de viaturas, incluindo duas viaturas pesadas de mercadorias.
 
Os Bombeiros deslocaram-se ao local com dois veículos de todo o terreno, apetrechados com material de emergência pré-hospitalar e alguns artefactos alimentares, com o intuito de encostar á berma o mais possível as viaturas imobilizadas e resgatar para local seguro os ocupantes das mesmas.
Das 6 pessoas que foram resgatadas, incluía-se uma criança.
Este troço até ao cruzamento de Freixo de Numão esteve temporariamente intransitável, situação que esteve a cargo da GNR de Foz Côa e que, em parceria com os Soldados da Paz, realizou um excelente trabalho preventivo.
Segundo as previsões, a quede de neve irá continuar durante tarde e noite do dia de hoje e até amanhã dia 28, havendo previsões de melhoria para a manhã do dia 28.
 
Por esse motivo, os Bombeiros aconselham:
As vagas de frio podem estar associadas a outros fenómenos meteorológicos, como a queda de neve, ventos fortes ou a formação de gelo. Tenha isto em atenção ao proteger-se, um alerta da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Assim:

- Mantenha-se atento aos noticiários da Meteorologia e às indicações da Protecção Civil transmitidas pelos órgãos de comunicação social.

- Procure manter-se em casa ou em locais quentes.

- Use várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso. Evite as roupas muito justas ou as que o façam transpirar.

- O ar frio não é bom para a circulação sanguínea. Evite as actividades físicas intensas que obrigam o coração a um maior esforço e podem até conduzir a um ataque cardíaco.

- Se suspeitar que você ou alguém que o rodeia está com hipotermia ligue imediatamente para o 112.

- O consumo excessivo de electricidade pode sobrecarregar a rede originando falhas locais de energia. Procure poupar energia, desligando os aparelhos eléctricos que não sejam necessários. Tenha à mão lanterna e pilhas, para o caso de faltar a luz.

- Tenha cuidado com as lareiras. Em lugares fechados sem renovação de ar, a combustão pode originar a produção de monóxido de carbono, um gás letal.  

- Seja também cuidadoso com os aquecedores devido ao risco de acidentes domésticos.

- Evite beber bebidas alcoólicas. A sensação de calor transmitida por estas bebidas apenas temporária e aparente. Na realidade, o organismo vai ressentir-se dessa ingestão. Consuma sumos ou água.

- Evite uma exposição excessiva ao frio. Saia de casa apenas se tal for estritamente necessário. Os idosos, crianças e pessoas com dificuldades de locomoção não devem sair de casa.

- Evite deslocações desnecessárias. Suspenda-as em zonas propensas a quedas de neve e descidas significativas de temperatura.

- Informe-se junto das autoridades dos riscos que vai enfrentar no seu trajecto. Procure conhecer locais de refúgio (povoações, hotéis, estalagens).  

- Procure estar atento às indicações difundidas pela Protecção Civil na rádio.
Fonte:http://bombeirosdefozcoa.blogspot.pt/

Fundação Betânia Agradece aos Bombeiros de Bragança no seu Facebook

Bombeiros Intervenientes:
Operacionais: José Luis Ferreira e Luis Martins
Operador Central: Sónia Afonso

Camâra Municipal de Bragança - Comunicado n.º 2 – 11:30 horas

Voltar ao InícioASSUNTO: “Protecção Civil Municipal - prevenção de riscos e atenuação dos efeitos da queda neve”.
 
A fim de ser dada informação aos Munícipes, encarrega-me o Ex.mo Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Bragança de veicular os seguintes dados:
1. Na sequência da queda de neve, que se verificou a partir das 2:30 horas, o Serviço Municipal de Proteção Civil delineou previamente um plano de operações com vista a minimizar os constrangimentos daí resultantes, de modo a permitir a circulação de pessoas e viaturas, com segurança possível, dadas as condições climatéricas.
2. A operação de intervenção teve início hoje, a partir das 6:00 horas, com a afetação dos seguintes recursos:
a) 2 limpa neves;
b) 8 carrinhas;
c) 3 tractores;
d) 50 pessoas;
3. Ponto da situação: as principais artérias (ruas e passeios) da cidade, englobando o Centro Histórico e todos os locais críticos, foram já intervencionados, num total de 40 km.
Até ao final do dia espera-se reunir melhores condições de circulação para os veiculos.
 
4. Relativamente ao meio rural os meios já estão no terreno.
5. O Serviço de Proteção Civil Municipal está, ainda, a trabalhar em estreita colaboração com a Corporação dos Bombeiros Voluntários de Bragança, no sentido de garantir que as IPSS do Concelho prestem apoio domiciliário ao nível das refeições.
6. Devido à continuação de queda de neve, não estão ainda reunidas condições para a circulação de transportes públicos de passageiros, na Cidade e na área rural.
7. À semelhança de intervenções efetuadas em situações similares, a Proteção Civil Municipal tem utilizado todos os meios humanos e materiais de que dispõe, com a colaboração dos Bombeiros, PSP, GNR, CDOS e Cespa no sentido de, com a maior rapidez, proporcionar a melhor circulação possível de pessoas e viaturas, com segurança, quer na cidade quer no meio rural.
8. Por último, considerando que não é possível garantir a resolução imediata das dificuldades originadas pelas condições atmosféricas adversas e atendendo à elevada extensão da cidade, é oportuno salientar e agradecer a colaboração dos cidadãos, no cumprimento das regras mínimas e orientações gerais e específicas de proteção civil.
9. A proteção civil é obrigação de todos os cidadãos. Neste sentido apela-se à contribuição de cada pessoa na limpeza e desobstrução dos acessos às habitações e comércios.

Com os melhores cumprimentos,
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Bragança,
 
Eng. Rui Caseiro

Neve no Distrito de Bragança (fotos Facebook)

Bragança
Serra do franco
Mirandela
E foi assim que o céu se despediu do santo padre.
Mogadouro
Comecei o dia a fazer uma caminhada... Na neve!!!
Bragança
neve
Bragança - CMB
 

Neve no Distrito de Bragança (fotos Facebook)

Gimonde

 
Bragança
Bragança
 
 
Quartel Bombeiros

Neve no Distrito de Bragança (fotos Facebook)


Bragança
Neve em Mogadouro (Foto enviada por Pedro Pino para euvi@tvi.pt)
Mogadouro
Cabeça Boa
Rebordãos
 
Bom dia, nada melhor que começar o dia com uns flocozitos de neve na ponta do nariz :)
Macedo de Cavaleiros

Bombeiros de Izeda Já Têm VUCI


fonte:Bombeiros Izeda

Os Bombeiros de Izeda já têm em sua posse o novo VUCI.
 
Este é um veiculo que veio colmatar a falha de equipamento técnico para combate a incêndios urbanos, vindo por isso a melhor o equipamento ao nível da tecnologia, mais atual e completa.

Brevemente procuraremos mais informações sobre este veiculo.

Mogadouro: Queda de neve complica apoio a 120 idosos do concelho

Cerca de 120 idosos de concelho de Mogadouro que recebem apoio domiciliário por parte da Misericórdia local estão ser apoiados pela GNR, bombeiros e autárquica devido ao condicionalismo nas vias de ligação.

"Tivemos de recorrer a utilização de viaturas de tração as quatro rodas para podermos levar as refeições aos idosos do concelho, estando envolvidos na operação diversas entidades", disse o provedor da instituição, João Henriques.

As dificuldades de circulação obrigaram, também, a que centenas de alunos das escolas de Mogadouro, Vimioso e Freixo de Espada à Cinta regressassem a casa mais cedo, por "precaução", devido aos condicionalismos nas estradas municipais de cada um dos concelhos afetados pela queda de neve.

Já no IC5, via que liga o concelho de Miranda do Douro ao IP4, na zona de Zava (Mogadouro) há o registo de acidente que resultou num "ferido grave".

"Trata-se de uma colisão frontal entre um veículo pesado e um ligeiro do qual resultou um ferido que teve de ser desencarcerado", avançou o comandante dos Bombeiros de Mogadouro, António Salgado.
Há zonas na parte sul do distrito de Bragança, onde continua a nevar com intensidade onde a espessura da camada de neve ultrapassa os 10 centímetros.
Fonte:RBA

Circulação rodoviária condicionada e escolas fechadas

limpa nevesA neve que cai na região de Trás-os-Montes e Alto Douro está já a condicionar a circulação rodoviária.
Segundo as autoridades, a Estrada Nacional 315 que vai até Alfandega da Fé está cortada ao trânsito entre o Alto do Mouco e Sambade.
A neve cai a esta hora com maior intensidade o que agravará as condições da Estrada Nacional 316, perto de Soutelo Mourisco e que afeta as freguesias do Norte do concelho de Macedo de Cavaleiros como Murçós e Espadanedo.
Quanto ao IP4, o Alto de Rossas é o ponto mias crítico.
Os limpa neves dos Bombeiros de Macedo de Cavaleiros já fizeram algumas intervenções esta manhã no IP2, e no alto da Amendoeira, e o outro está também no terreno a proceder à remoção de neve nos pontos mais críticos.
Em Macedo de Cavaleiros as escolas estão a funcionar agora de manhã, mas sendo hoje quarta-feira, as atividades letivas terminam às 13h30 da tarde e não serão afetadas pela queda de neve.
Quanto aos alunos do primeiro ciclo e pré-escolar vão almoçar mais cedo e serão transportados às 12h30 para as respetivas casas.
Quanto aos restantes, transportes serão assegurados a partir das 13h30.
Em Alfândega da Fé e Bragança as escolas foram encerraram e os transportes escolares foram suspensos, devido às dificuldades de circulação nas estradas do concelho.
As dificuldades de circulação obrigaram, também, a que centenas de alunos das escolas de Mogadouro, Vimioso e Freixo de Espada à Cinta regressassem a casa mais cedo.
Freixo de Espada à Cinta e Vila Flor não há até à hora nada de anormal a registar.
Vimioso não encerrou as escolas, mas suspendeu os transportes escolares.
De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera a neve vai continuar a cair no distrito de Bragança, prevendo-se a descida da quota para a queda de neve dos 600 para os 200 metros ao longo do dia.
Escrito por Onda Livre

Engenheiros Espanhóis Criam Um Drone Para Apagar Incêndios Florestais de Noite

A empresa Nitrofirex criou um avião não tripulado que podía ajudar a extinguir incêndios forestais durante a noite, quando as condições meteorológicas são mais favoráveis. Este projecto, entre outros, será apresentado no Salão Internacional de Tecnologías de Segurança e Defesa, Homesec.

Os responsáveis deste projecto explicam que "está projectado a extinguir incêndios forestais desde o ar durante a noite, eliminando os riscos para as tripulações e aumentando a precisão e concentração das descargas, além de aumentar a quantidade de água lançada tanto por hora de operação como por hora de voo".

O presidente da Nitrofirex, Luis Bordallo, assinalou que "uma das melhores formas de mitigar estes desastres naturais é criar tecnologia que actúe de noite, quando o trabalho de extinção melhora, já que nesta altura diminui a temperatura, o vento e as turbulências".

Por isso, há outras empresas --como Peli Products-- que também trabalham em soluções avançadas de iluminação para trabalhar em condições extremas e que ajudam a iluminar zonas remotas. "Os incêndios não se apagam só desde o ar, pois há muitas pessoas que, por vontade própria ou por trabalho, ajudam nas tarefas de extinção por terra e que devem proteger-se de possíveis perigos", referem.
Fonte: antena3.com

Evento invernal interessante com possibilidade de neve a cotas baixas


Teremos a partir do dia de amanhã um evento invernal interessante, com possibilidade de neve a cotas médias/baixas.

Esta situação deve-se à passagem de uma bolsa de ar continental bastante frio em altitude sobre o território, que proporcionará alguma instabilidade e precipitação, aliada ao frio já existente actualmente nos níveis médios e baixos.
A situação apresenta algumas semelhanças com o famoso evento de 29 de Janeiro de 2006, todavia com as seguintes diferenças:

1) Menos frio
2) Trajecto do núcleo frio mais a Este, mais pelo interior


Neste tipo de situações, o trajecto exacto da bolsa de ar frio associada às cotas de neve mais baixas e à maior instabilidade é decisivo, sendo sempre eventos bastante limitados espacialmente, e de difícil previsão.

Já a partir de amanhã de manhã (4ª-feira) poderá haver um bom nevão no Nordeste do país, como por exemplo na cidade de Bragança. Zonas elevadas poderão ter precipitação na forma de neve durante todo o episódio, e portanto acumulados interessantes.

Na fase inicial, também pela manhã, não será de descartar "surpresas" locais, mesmo em regiões mais baixas e mais perto do litoral, como no Minho, com cotas de neve quem sabe abaixo dos 400-500m. Durante a tarde a cota sobe um pouco, e a precipitação irá estender-se até às regiões do Centro.

A partir da noite, e pela madrugada de 5ª-feira, a cota de neve deverá voltar a descer, e teremos a passagem da "cauda" da oclusão a varrer o país de Norte para Sul.
Nesse período mais frio o interior será a zona mais beneficiada, ficando em princípio o litoral mais seco, mas poderemos ter neve algo abaixo dos 400-500m onde houver precipitação. Será este o período mais "incerto" em termos de localização da precipitação.

Caso a precipitação seja "generosa", muitas serras de altitude média poderão ver aguaceiros de neve, incluindo serras do Oeste, como Montejunto, Candeeiros, Serra de Aire, visto parecer haver um período de bastantes horas com potencial de aguaceiros (quando passa a bolsa de ar frio em altitude), num bom timing (madrugada).

Nas serras no litoral a Sul do Montejunto a situação é menos favorável, não só pelo efeito da litoralidade, como pela falta de precipitação no período mais frio. No interior Alentejano, a madrugada de 5ª-feira também poderá ser interessante, mais uma vez, caso haja precipitação. Poderá ser um óptimo episódio para a região de Portalegre por exemplo.

No geral parece um bom evento invernal, possivelmente o último com chance de neve a cotas baixas deste Inverno, sendo a maior incógnita a magnitude da instabilidade e da consequente abundância de precipitação, visto haver bastante frio, o que será determinante no nível de surpresas que possamos ter...

Acompanhem a evolução das previsões em: http://www.meteopt.com/forum/seguimento-meteorologico/seg-previsao-do-tempo-modelos-fevereiro-2013-a-6964-42.html
FIRESHELTER52

500 mil acidentes com electricidade mataram 47 portugueses em 2012

A CERTIEL explica, em comunicado, que 138 acidentes tiveram origem "comprovadamente eléctrica" e refere 335 incêndios em edifícios cuja origem não foi divulgada mas que "se suspeita ser eléctrica", o que totaliza 473 registos.

Dos acidentes com origem eléctrica, "95% foram causadores de incêndio ou levaram à chamada dos bombeiros e cerca de 60%, tanto dos acidentes eléctricos como dos incêndios com origem desconhecida, ocorrem em habitação".

Dos registos, constam 203 feridos, ou seja, uma média de 17 por mês, além de 328 desalojados, além da "morte de 47 pessoas", segundo a informação da CERTIEL, divulgada em comunicado.

Das 47 vítimas mortais, 24 perderam a vida em ocorrências de origem "garantidamente eléctrica". Dos 138 acidentes com origem eléctrica, 54 são responsáveis por mortos ou feridos, esclarece.

Os dados recolhidos pela associação concluem que cerca de metade das ocorrências concentrou-se em 21 concelhos e Lisboa, Guimarães, Porto e Setúbal são aqueles que mais acidentes registam, tanto de acidentes com origem eléctrica como de incêndios com origem desconhecida em edificado.

Março foi o mês com maior número de acidentes, seguindo-se Fevereiro, Janeiro e Junho com o mesmo número, distribuição semelhante àquela verificada em 2011.

Nos acidentes com causa eléctrica, o curto-circuito foi a origem mais comum (96), seguindo-se a sobrecarga da instalação eléctrica (20), a utilização incorrecta (17) e o contacto directo ou falha de isolamento (cinco), especifica a CERTIEL.

Dos 437 incêndios apontados, 55% destruíram total ou parcialmente habitações e 33% destruíram estabelecimentos públicos, de saúde, educação, indústria ou agricultura.
por:FIRESHELTER52

Gripe A: Previna-se


domingo, 24 de fevereiro de 2013

Conheça as Atividades da Centro de Estudos de Incendios Florestais - ADAI

Despiste Junto à Barragem de Nogueira

Um despiste ocorrido durante a madrugada do dia 24 de fevereiro, provocou ferimentos ligeiros em dois ocupantes e a destruição de um veiculo ligeiro de passageiros.
 
A viatura seguia no sentido Castanheira - Nogueira, na EM518, quando numa curva à saída do paredão da barragem, despista-se.
 
O alerta foi dado por um popular que passava no local, tendo informado haver 1 ferido grave, via 112.
 
Para o local os Bombeiros de Bragança ativaram uma ambulância de socorro e um veiculo pesado de desencarceramento.
 
No local as vitimas já tinham saído da viatura pelos seus próprios meios, tendo recebido tratamento no local e tendo as vitimas recusado transporte e tratamento hospitalar.
 
A GNR de Bragança já se encontrava no local à chegada das equipas de socorro e tomou conta da ocorrência.


 

IPMA prolonga avisos amarelos

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou até às 12h00 de segunda-feira os avisos amarelos por baixas temperaturas para os distritos de Aveiro, Porto, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Portalegre.
 
Segundo o IPMA, as temperaturas nestes oito distritos entre as 12h00 deste domingo e as 00h00 de segunda-feira deverão variar entre uma mínima de -3ºC (graus centígrados) e uma máxima de 12ºC.
O distrito da Guarda vai ser o mais frio, prevendo-se uma mínima de -3ºC e uma máxima de 5ºC.
 
O aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, significa apenas risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.
 
Entretanto, na noite de sábado, a Proteção Civil dos Açores emitiu um alerta devido às previsões de agravamento do estado do tempo em sete das nove ilhas, na sequência de um sistema frontal de atividade moderada a forte.
 
Segundo o IPMA, para as ilhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo) as previsões apontam para precipitação até às 13h00 de hoje.
 
Para as Flores e Corvo está também previsto vento com rajadas que poderão atingir os 100 quilómetros/hora até às 13h00 de hoje, trovoada e ainda agitação marítima com ondas de sudoeste entre seis a sete metros.
 
Nas ilhas do Faial, Graciosa, Pico, São Jorge e Terceira (Grupo Central), o IPMA prevê precipitação entre as 09h00 de hoje e as 00h00 de segunda-feira.
 
Para o Grupo Central as previsões apontam ainda para vento com rajadas que poderão chegar aos 100 quilómetros por hora entre as 09h00 de hoje e as 00h00 de segunda-feira.
 
Está prevista ainda trovoada e agitação marítima com ondas de sudoeste entre seis a sete metros entre as 09h00 de hoje e as 00h00 de segunda-feira.
Fonte:CM

GNR salva bebé das chamas

No terceiro andar do prédio em chamas, Inês Rodrigues, de 20 anos, estava anteontem à tarde completamente desesperada. Sozinha com o irmão Eduardo, um bebé de seis meses, a jovem estava encurralada no apartamento, localizado na rua Presidente Arriaga, em Lisboa.
 
Pensou que estava tudo perdido, quando viu o militar Alexandre Marques entrar no apartamento. Sem qualquer equipamento de proteção, o GNR avançou pelo fogo e salvou os dois irmãos.
 
Militar há 16 anos, o guarda principal, de 40 anos, estava de serviço no Comando da Unidade Nacional de Trânsito, cujas instalações são contíguas ao prédio onde o fogo deflagrou.
 
"Uma moradora entrou aflita nas instalações a dizer que a sua casa e o prédio estavam a arder. Só pensei nas pessoas que podiam estar em perigo no interior. Quando entrei, o prédio já estava coberto de fumo negro, não se conseguia ver nada. Fui subindo, com uma lanterna, e bati em todas as portas, até que encontrei a jovem e o bebé no terceiro andar", contou ontem ao Correio da Manhã o militar.
 
O incêndio deflagrou no segundo andar do edifício e terá sido causado por um curto-circuito numa máquina de lavar roupa. No terceiro piso, Inês Rodrigues estava a tomar conta do irmão, Eduardo, quando sentiu cheiro a fumo em casa. "Abri a porta de casa e estava muito escuro, o prédio estava cheio de fumo, não conseguia respirar. Tive medo de sair com o meu irmão e com a nossa gata. Entretanto apareceu o militar, bateu à porta e disse-nos para irmos com ele. Levou-nos com muito cuidado até à rua. Foi um herói", contou Inês, emocionada, ao CM.
 
Os Sapadores de Lisboa acorreram rapidamente ao local e extinguiram o fogo, que não provocou feridos. "Não sou um herói, só pensei em ajudar. É uma situação que nunca vou esquecer", afirmou o GNR.

Cbbraganca Disponibiliza Farmacias de Serviço

 
A partir de hoje o Cbbraganca disponibiliza mais um serviço de informação ao público.

Uma nova aplicação serve ao utente para saber quais são as farmácias de serviço.
 
Para aceder a esta informação basta aceder ao Cbbraganca e observar na barra lateral a aplicação "farmácias de serviço".

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Miguel Macedo só pode multar SIRESP no próximo ano

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, só pode aplicar a multa que anunciou para o SIRESP - Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal no início do próximo ano.

Depois do temporal de 19 de janeiro, Miguel Macedo avisou que pretendia multar o SIRESP por quebra contratual, tendo em conta que a rede de comunicações usada por INEM, polícias e bombeiros falhou, afetando o socorro às populações vítimas do mau tempo e aos doentes urgentes.

A Antena 1 apurou agora que o contrato assinado entre o Estado e a rede SIRESP trocou as voltas ao ministro da Administração Interna, porque refere que as multas só podem ser aplicadas em janeiro do ano seguinte, portanto em 2014. As falhas de energia também não podem ser imputadas ao SIRESP, o que significa que, em última instância, a rede pode multar a EDP.
fonte:rtpn

Disparou o número de chamadas para o 112 por falta de dinheiro

Todos os dias cerca de 20 pessoas ligam para o 112 a pedir ajuda, muitas com ideias suicidas por não suportarem a falta de dinheiro para alimentar os filhos, cabendo aos psicólogos do INEM dar-lhes argumentos para viver.
foto Arquivo/JN
Disparou o número de chamadas para o 112 por falta de dinheiro
Estas pessoas "no limite" ligam para o número de emergência nacional (112), mas são encaminhadas para os psicólogos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) pelos elementos do Centro de Orientação dos Doentes Urgentes (CODU), atentos aos sinais de desespero.
 
Márcio Pereira, coordenador do Centro de Apoio Psicológico e de Intervenção em Crise (CAPIC) do INEM, revelou à agência Lusa que a mediação dos psicólogos aumentou 70% em 2012, em relação ao ano anterior.
 
No ano passado, estes profissionais atenderam 5.500 casos de situações de cariz psiquiátrico ou psicológico.
 
São pessoas desesperadas que dão sinais de um sofrimento profundo, com a crise que se vive a estar na origem de muitas das ideias suicidas.
 
"Estão no desespero. Entendem que não têm outra alternativa e ligam para o 112", disse Márcio Pereira, revelando que muitas das pessoas que ligam ficam surpreendidas com a existência de um psicólogo para os ouvir.
 
Apesar da frequência -- que cresce dia a dia -- deste tipo de casos, quem os ouve não deixa de ficar surpreendido com a violência do sofrimento de quem liga.
 
"Ligam porque querem ajuda, alguém que lhes ajude a aliviar a dor que sentem", como aconteceu recentemente com um homem de 30 anos que, depois de ingerir uma dose maciva de comprimidos da mulher, ligou a dizer que ia morrer.
 
Esse homem "não tinha dinheiro para dar comida aos filhos e não conseguia ultrapassar isso", contou, revelando que este caso -- como acontece com 99,9 % dos atendidos pelo CAPIC -- teve sucesso e os meios chegaram ao local a tempo de impedir o suicídio.
 
Na origem deste aumento de casos de desespero está, na perspetiva dos psicólogos do INEM, descompensações de doentes mentais, em alguns casos devido à falta de dinheiro para as consultas e até para os medicamentos, mas sobretudo "o sentimento de desesperança que se vive no país".
 
Há também quem ligue apenas para pedir que não seja a família a descobrir o corpo, após o suicídio, mas muitos acabam por encontrar na conversa com o psicólogo uma alternativa e motivação para procurar ajuda.
Fonte:JN

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Bragança é o único distrito sem mortos nas estradas

O distrito de Bragança é o único do país onde ainda não se registou qualquer morte nas estradas, este ano.Segundo o último relatório da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, desde o dia 1 de Janeiro e até 15 de Fevereiro não ocorreu qualquer acidente mortal nas estradas do distrito de Bragança.
 
Ainda assim foram registados sete feridos graves.No mesmo período de 2012 e 2011 também não havia mortos, mas a sinistralidade grave era de menos um ferido.
 
Estes resultados fazem de Bragança o único distrito do país sem vítimas mortais nas estradas, durante este período do ano.
 
Quanto ao distrito de Vila Real, este ano já registou um morto e dois feridos graves.
 
A lista é liderada pelos distritos de Castelo Branco, Aveiro, Porto e Setúbal.
 
Ao todo, já morreram 75 pessoas nas estradas nacionais entre 1 de Janeiro e 15 de Fevereiro, mais 15 do que em igual período de 2012.
 
Para este facto muito contribuiu o acidente de autocarro que ocorreu na Sertã, a 27 de Janeiro, do qual resultaram 11 mortos.
Escrito por Brigantia

Frio polar: temperaturas vão chegar aos -4

Portugal vai ser afetado por uma massa de ar frio polar entre o próximo sábado e terça-feira, com as temperaturas mínimas a chegarem aos 4 graus negativos.

Segundo as previsões que constam no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os distritos mais frios serão Bragança e Guarda, onde o termómetro chegará aos -4.

Vila Real chegará aos 3 graus negativos, Viseu e Castelo Branco aos 3 graus negativos, Coimbra, Portalegre e Setúbal terão 1 grau negativo e Aveiro, Beja, Braga, Évora, Leiria, Porto e Viana do Castelo atingirão os 0 graus de mínima.

Entre as temperaturas mínimas, só Faro (5), Lisboa (1) e Santarém (1) se vão manter entre os positivos.

Já as temperaturas máximas vão variar entre os 5 graus positivos na Guarda e os 14 graus em Faro. Lisboa e Porto chegarão aos 12.

Durante os quatro dias em que o continente será afetado por uma massa de ar polar/ártico, e embora as temperaturas se vão manter baixas durante toda a próxima semana, domingo será o dia mais frio em Braga e Faro.

Já segunda-feira será o dia mais frio nos distritos de Aveiro, Beja, Coimbra, Évora, Guarda, Leiria, Portalegre e Viseu.

Terça-feira é dia de os termómetros baixarem mais em Bragança, Castelo Branco, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo e Vila Real.

Os arquipélagos da Madeira e dos Açores não serão afetados por esta massa de ar frio, pelo que contarão com temperaturas amenas para a época do ano.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera sublinha, no entanto, que as previsões só começam a ficar mais precisas a três dias das datas em causa, pelo que, até lá, poderão verificar-se várias alterações.

O frio não deverá traduzir-se em queda de neve e o sol servirá para diminuir os seus efeitos.

«Estamos a prever que não haja precipitação e haja pouca nebulosidade. Com o efeito do sol, não se irá sentir tanto frio durante o dia», explicou a meteorologista Margarida Gonçalves à agência Lusa.
Fonte:tvi

Novo Cartaz Juvebombeiro

ULS contrata mais 20 enfermeiros

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste quer contratar mais 20 enfermeiros até ao próximo mês de Junho. Depois de o Bastonário das Ordem dos Enfermeiros ter constatado que havia falta de profissionais de saúde na região, em Dezembro passado, a ULS abriu uma bolsa para contratar enfermeiros, que contou com mais de mil candidatos. A directora de Enfermagem da ULS do Nordeste, Ângela Prior, garante que já foram identificadas as necessidades em todos os serviços, mas diz que a contratação de enfermeiros depende agora da autorização da tutela.“Temos efectivamente alguma falha de enfermeiros nalguns serviços, pelo que foi enviado um mapa das necessidades à tutela, para, posteriormente, apresentarmos proposta para contratar enfermeiros”, salienta a responsável.Ângela Prior garante, no entanto, que todos os utentes têm acesso aos cuidados de enfermagem. “Essas necessidades estão a ser supridas através de outros mecanismos, como compensação e acréscimo de horas”, sublinha a directora de enfermagem.Numa primeira fase, a ULS do Nordeste espera poder contratar cerca de 20 enfermeiros, mas Ângela Prior diz que é necessário fazer contratações sucessivas. “Temos de ir substituindo os enfermeiros que neste momento pediram aposentação. E só conforme forem saindo é que vamos colmatar essas necessidades”, acrescenta a responsável.
A ULS do Nordeste a pedir ao Governo para contratar mais enfermeiros. O conselho de administração quer reforçar o quadro de pessoal com 20 profissionais até ao próximo mês de Junho.
Escrito por Brigantia

Transmontanos insatisfeitos com serviços de saúde

Os transmontanos não estão satisfeitos com os serviços públicos de saúde na região.Consideram que a qualidade do atendimento não corresponde às expectativas.

Uma das principais queixas prende-se com o tempo de espera nas consultas.“Acho que não há qualidade suficiente, sobretudo depois da uniformização dos serviços entre hospitais e centros de saúde”, refere Carlos Gomes acrescentando que “os principais problemas são as taxas moderadoras e a má qualidade do atendimento principalmente na urgência”.
 
Também Luís Madureira diz que “ultimamente não estou muito satisfeito porque agora demora-se muito tempo para ser atendido”.A região já está equipada com diversos serviços privados de saúde.Recentemente abriu também em Mirandela um hospital privado que desde segunda-feira está a oferecer mais serviços à população.Uma alternativa rejeitada por alguns que consideram ser mais dispendiosa.“Se não tiver outra alternativa vou ao privado”, afirma Carlos Gomes. “Eu não vou aos privados porque se eu sou contribuinte do Estado devo utilizar o público”, considera Armandino Almeida.
 
Já Amélio Pinheiro refere que “por motivos de saúde a gente vai onde for preciso”, enquanto Luís Madureira diz que “o hospital faz falta, mas o problema é pagar para ir para lá”.
A oferta de serviços públicos e privados de saúde na região transmontana vai estar hoje em destaque no programa Estado da Região, a partir das 10 horas.
Escrito por Brigantia

Pergunte ao INEM - critérios para ativação dos meios de emergência

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Bombeiros de Bragança Abriram Centro de Recolha

Os Bombeiros de Bragança já abriram hoje o Centro de Recolha de Bens Alimentares e Vestuário para a Campanha Solidária da Juvebombeiro.

O Centro de Recolha está localizado na entrada principal do quartel dos Bombeiros de Bragança e vai estar aberto até dia 20 de Março., e para a sua abertura contamos com o empenho do Comando dos Bombeiros de Bragança e hipermercado Continente, que nos emprestou as boxes de recolha.
 
Para doar bens alimentares aconselhamos a que olhe sempre para a data dos produtos e de preferência doe produtos em conserva ou com largos prazos de validade e sobretudo intactos. Todos géneros de alimentos podem ser doados.
 
Se têm roupa em casa que já não usa ou até têm roupa a mais, de tamanhos de criança a adulto, pode trazer, embalado em saco.
 
Esta iniciativa está a decorrer a nível distrital, praticamente todas as corporações de Bombeiros do Distrito de Bragança vão funcionar de igual forma, e esta é pioneira nos Bombeiros de Bragança, pelo que esperamos conseguir angariar uma grande quantidade de alimentos, e para isso a sua ajuda é a mais importante.
 
Acompanhe a evolução desta campanha pelo cbbraganca.blogspot.com.
 
Ajude-nos na divulgação entre os seus familiares, grupos de amigo e vizinho. Sinta-se útil, sinta-se Bem, sinta-se voluntário! Ajude-nos a ajudar!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Campanha Solidária - Juvebombeiro Distrito de Bragança - Recolha de Bens Alimentares e Vestuário

Carta de apresentação de Campanha Solidária da Juvebombeiro:
 
A Comissão Coordenadora Distrital da Juvebombeiro de Bragança, através do seu Coordenador Distrital Bomb. Pedro Santos, vêm por este meio informar que pretende levar a cabo uma campanha de solidariedade a nível distrital.
O intuito desta missão solidária assenta sobre o sentimento manifesto de ajuda para com aqueles que sofrem. É visível no nosso dia-a-dia a crescente pobreza e degradação da conjuntura familiar. A complexidade dos serviços executados pelos bombeiros demonstram-nos realidade difíceis, no exemplo do abandono, da falta de recursos económicos, da subnutrição e falta de comida, das doenças e falta de tratamento por não se poderem adquirir medicamentos, etc. Cada vez mais, os Bombeiros em cumprimento do seu serviço, deparam-se com estas e outras situações semelhantes, que muitas vezes nem sequer conseguimos imaginar.
Como tais problemas não podem ser ignorados, a Juvebombeiro decidiu iniciar uma campanha solidária de recolha de bens alimentares e roupas, que futuramente serão entregues à Caritas Diocesana de Bragança-Miranda, como entidade credível na ação da solidariedade social e de representação distrital.
Para o bom funcionamento desta campanha, gostaríamos de poder contar com um ponto de recolha de bens alimentares e vestuário em cada quartel de Bombeiros do Distrito de Bragança. Os Bombeiros são a imagem presente do espirito solidário e de entreajuda, enaltecido pela coragem e o bem-fazer, logo, não há melhores locais para receber a dádiva do cidadão comum que tanto crê em nós e que pretende ajudar, numa altura em que a ajuda social faz tanta falta.
Também contaremos com pontos de recolha em grandes superfícies comerciais, em datas programadas, que serão desenvolvidos em coordenação com a Federação Distrital de Bombeiros do Distrito de Bragança, a Comissão Coordenadora Distrital da Juvebombeiro e o Corpo de Bombeiros da área.
No final da campanha os alimentos e objetos recolhidos serão entregues à Caritas, que fará adequadamente a sua distribuição.
A divulgação desta atividade solidária será através dos párocos dos arciprestados da Diocese Bragança-Miranda, dos meios de comunicação social do distrito, redes sociais e sites relacionados com Bombeiros.
Esta é uma iniciativa da Federação Distrital de Bombeiros do Distrito de Bragança, Comissão Coordenadora Distrital da Juvebombeiro de Bragança, Corpo de Bombeiros do Distrito de Bragança, com o apoio do Bispo da Diocese de Bragança – Miranda e a Caritas Diocesana de Bragança- Miranda.
A sua colaboração é extremamente importante.
Ajude-nos a Ajudar.

MILITARES DA BT, "OS ANJOS DE TRANSPORTE"

MILITARES DA BT, "OS ANJOS DE TRANSPORTE"

A GNR, através da Brigada de Trânsito, sempre que solicitada pelas unidades de saúde, efetua o transporte de órgãos humanos. 
A qualidade e segurança da transplantação de órgãos dependem do tempo de conservação dos órgãos fora do corpo humano. Assim, é a utilização de meios da Brigada de Trânsito, que algumas vezes garante o transporte dos órgãos em tempo útil.
Todos os militares da Brigada de Trânsito, sem exceção, orgulham-se da nobre, honrosa e grandiosa missão que lhes é confiada.
Resta esclarecer que o veículo na imagem, foi apenas um projeto, esteve na "Portugal Tecnológico 2009" na FIL e nunca foi adquirido. 
Assim, sempre que solicitado, o transporte é feito nos veículos caracterizados da Brigada de Trânsito, sem qualquer indicação de transporte de órgãos humanos.
Aos militares da BRIGADA DE TRÂNSITO, pelos corredores dos hospitais, são chamados de  ANJOS DE TRANSPORTE.

Em 2010, a Força Aérea foi responsável por 21 missões de transporte de órgãos e a Brigada de Trânsito 179.

"Nunca nenhum transplante ficou por fazer por falta de transporte. É uma missão tão nobre que a colaboração está sempre garantida", assegura a coordenadora nacional de colheita de órgãos, Maria João Aguiar. A tarefa é normalmente assegurada pela Força Aérea, pela GNR e pelo INEM, que se encarregam de fazer chegar os órgãos aos hospitais onde estão os potenciais receptores.

O tempo de vida de um órgão varia. E se um rim consegue aguentar-se até 24 horas, o coração é aquele que tem a validade mais curta - apenas quatro horas. Por isso transportar um órgão humano - muitas vezes em viagens que implicam correr o país de Norte a Sul - é uma missão que precisa de ser cumprida a grande velocidade.

Em 2010, a Força Aérea foi responsável por 21 missões de transporte de órgãos no continente e nas ilhas, feitas pela mesma aeronave: a FALCON 50, que é operada pela esquadra 504 Linces.

Já a maior parte das missões a cargo da GNR acontecem de noite e em condições meteorológicas adversas - quando os meios aéreos estão limitados. As patrulhas, que pertencem ao dispositivo dos vários destacamentos de trânsito, são constituídas por dois militares, ao volante de carros quase sempre de gama média-alta.

Só no ano passado, a GNR realizou 179 transportes de órgãos, em missões que envolveram 356 militares e implicaram percorrer 38 420 quilómetros. A missão mais longa aconteceu dia 3 de Outubro de 2007, "quando uma patrulha percorreu mais de 340 quilómetros para fazer a ligação entre o Hospital de São José, de onde saiu à 1h45 da manhã, até ao Hospital de São João, no Porto, onde chegou às 4h15", recordam na força de segurança. Rosa Ramos

http://www.ionline.pt/conteudo/108112-gnr-mais-38-mil-quilometros-percorridos-num-ano-salvar-vidas
A GNR, através da Brigada de Trânsito, sempre que solicitada pelas unidades de saúde, efetua o transporte de órgãos humanos. 

 A qualidade e segurança da transplantação de órgãos dependem do tempo de conservação dos órgãos fora do corpo humano. Assim, é a utilização de meios da Brigada de Trânsito, que algumas vezes garante o transporte dos órgãos em tempo útil.

 Todos os militares da Brigada de Trânsito, sem exceção, orgulham-se da nobre, honrosa e grandiosa missão que lhes é confiada.

 Resta esclarecer que o veículo na imagem, foi apenas um projeto, esteve na "Portugal Tecnológico 2009" na FIL e nunca foi adquirido.

 Assim, sempre que solicitado, o transporte é feito nos veículos caracterizados da Brigada de Trânsito, sem qualquer indicação de transporte de órgãos humanos.

 Aos militares da BRIGADA DE TRÂNSITO, pelos corredores dos hospitais, são chamados de ANJOS DE TRANSPORTE.

Em 2010, a Força Aérea foi responsável por 21 missões de transporte de órgãos e a Brigada de Trânsito 179.

"Nunca nenhum transplante ficou por fazer por falta de transporte. É uma missão tão nobre que a colaboração está sempre garantida", assegura a coordenadora nacional de colheita de órgãos, Maria João Aguiar. A tarefa é normalmente assegurada pela Força Aérea, pela GNR e pelo INEM, que se encarregam de fazer chegar os órgãos aos hospitais onde estão os potenciais receptores.

O tempo de vida de um órgão varia. E se um rim consegue aguentar-se até 24 horas, o coração é aquele que tem a validade mais curta - apenas quatro horas. Por isso transportar um órgão humano - muitas vezes em viagens que implicam correr o país de Norte a Sul - é uma missão que precisa de ser cumprida a grande velocidade.

Em 2010, a Força Aérea foi responsável por 21 missões de transporte de órgãos no continente e nas ilhas, feitas pela mesma aeronave: a FALCON 50, que é operada pela esquadra 504 Linces.

Já a maior parte das missões a cargo da GNR acontecem de noite e em condições meteorológicas adversas - quando os meios aéreos estão limitados. As patrulhas, que pertencem ao dispositivo dos vários destacamentos de trânsito, são constituídas por dois militares, ao volante de carros quase sempre de gama média-alta.

Só no ano passado, a GNR realizou 179 transportes de órgãos, em missões que envolveram 356 militares e implicaram percorrer 38 420 quilómetros. A missão mais longa aconteceu dia 3 de Outubro de 2007, "quando uma patrulha percorreu mais de 340 quilómetros para fazer a ligação entre o Hospital de São José, de onde saiu à 1h45 da manhã, até ao Hospital de São João, no Porto, onde chegou às 4h15", recordam na força de segurança.
Fonte:ionline

Ministro Administração Interna anuncia reforço dos meios aéreos no dispositivo para 2013

 
O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, anunciou este domingo, em Favaios, distrito de Vila Real, um reforço de "mais cinco ou seis meios" aéreos para o dispositivo de combate a incêndios de 2013.
 
Miguel Macedo inaugurou ontem o quartel dos bombeiros de Favaios, concelho de Alijó, uma obra que representa um investimento de 900 mil euros.
 
No decorrer da visita, o ministro anunciou que o dispositivo de combate a incêndios para este ano deverá ser apresentado “dentro de poucas semanas”.
 
“Verificarão na altura, tal como eu tenho prometido, que não haverá nenhum corte, pelo contrário, vai haver um crescimento de apoio às estruturas da protecção civil”, salientou.
 
Miguel Macedo prevê que Portugal possa ter em 2013 “cinco ou seis meios aéreos a mais” em relação àqueles que estiveram disponíveis no ano passado.
 
O governante referiu ainda que, até ao final do mês, o Governo possui um calendário “muito exigente” na área da protecção civil.
 
“Temos prontos cinco diplomas que constituem uma alteração importante no domínio da protecção civil”, salientou.
 
O ministro adiantou que, até ao final do mês, serão introduzidas “alterações importantes” na estrutura de formação dos bombeiros, com a reconfiguração daquilo que é a escola nacional de bombeiros, a plena utilização das unidades locais de formação, a possibilidade de um sistema de formação que seja mais adequado em relação às exigências de hoje.
 
Referiu ainda que, através do Fundo Social dos Bombeiros, serão pagas as propinas dos bombeiros ou dos seus descendentes que estão no ensino superior público ou privado, num montante que não deve exceder o salário mínimo nacional num caso ou metade deste valor no outro caso.
 
“Ficou acertado com a Liga dos Bombeiros que o Fundo Social dos Bombeiros vai pagar também as taxas moderadoras que os bombeiros pagam quando recorrem a um estabelecimento de saúde”, acrescentou.
 
Miguel Macedo anunciou também que este fundo “vai finalmente pôr em prática o sistema de vigilância médica” dos voluntários.