quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Magusto Bombeiros de Bragança


Acidente faz 5 Feridos em Bragança


Um acidente ocorreu hoje, pelas 13h00, no cruzamento da EN15 com o IP4, junto a Rebordãos, num desvio do IP4 que dá acesso à EN15.
 
Uma viatura ligeira de passageiros marca BMW, que seguia no sentido Remisquedo-Bragança, e presumivelmente iria seguir pela EN15, chocou frontalmente contra a lateral de outra viatura ligeira de passageiros marca Peugeot, de matricula francesa, que saía do IP4 no seu sentido de marcha, Bragança-Remisquedo.
 
Na viatura BMW seguiam 2 passageiros e na Peugeot seguiam 3. Do acidente resultaram 5 vitimas, sendo 4 feridos graves, ficando 3 encarcerados. O único ferido ligeiro era o condutor da Peugeot, mas que acabou por ser transportado para a Urgência do Hospital de Bragança, por precaução.
 
As vitimas tinham idades entre os 30 e os 55 anos e foram todas transportadas para a Urgência do Hospital de Bragança.
 
Para o local foram ativadas 3 ambulâncias dos Bombeiros de Bragança e uma viatura de desencarceramento, totalizando 4 viaturas e 10 operacionais. A VMER de Bragança esteve também no local assim como a GNR- BT. Também uma ambulância dos Bombeiros de Macedo, que passava no local, acabou por ser requisitada para transportar uma vitima, visto outras ambulâncias de socorro, dos Bombeiros de Bragança, terem sido requisitadas pelo CODU para outra situação multi-vitimas em Baçal, mas esta ultima ocorrência não se veio a verificar pois houve erro do CODU. 
 
Nas operações de socorro foi também precioso o apoio de 2 bombeiros voluntários, de Macedo e Mogadouro, e um médico e uma enfermeira da ULS NE que passavam no local casualmente. 

Devido ao acidente manteve-se a EN15 e o IP4 cortado durante cerca de meia hora, enquanto decorriam as operações de socorro, fazendo-se a circulação alternada durante mais uma hora para remoção e limpeza da via.



 

Foto do Acidente Que Vitimou Um Jovem Perto de Torre D.Chama

Um morto e um ferido ligeiro foi o resultado deste acidente

Termina a fase Delta de combate aos fogos

A fase Delta de combate a incêndios florestais termina esta quarta-feira, pelo que os meios operacionais vão ser reduzidos na sexta-feira, sendo apenas reforçados em caso de necessidade, segundo a Diretiva Operacional Nacional.

Mais de cinco mil operacionais e mil veículos estiveram operacionais na fase Delta, que decorreu entre 1 e 31 de outubro, além dos nove helicópteros da Empresa de Meio Aéreos (EMA).

De acordo com a Diretiva Operacional Nacional (DON), nos primeiros quinze dias da fase Delta estiveram no terreno 22 meios aéreos.

Na sexta-feira entra em vigor a fase Echo, que se prolonga até 31 de dezembro.

Segundo a DON, integram a fase Echo «as forças de empenhamento permanente e dois helicópteros permanentes».

Os agentes no terreno para os próximos dois meses são os meios disponíveis nos corpos dos bombeiros, além dos elementos do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR e da Força Especial de Bombeiros Canarinhos.

A DON estabelece que os meios aéreos podem ser reforçados até um máximo de sete, e as forças terrestres até ao máximo indicado para a fase Delta (5.363 elementos e 1.289 veículos).

A diretiva operacional adianta que a «avaliação do perigo e do risco determinará o nível de empenhamento dos meios».

A área ardida mais do que duplicou este ano em relação ao mesmo período de 2011, tendo os 20.501 incêndios florestais consumido 104.125 hectares, segundo dados provisórios do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

O relatório do ICNF indica que, entre 01 de janeiro e 30 de setembro, foram registadas 20.501 ocorrências de fogo, 4.254 das quais foram incêndios florestais e 16.247 fogachos, que resultaram em 104.125 hectares de área ardida, entre 47.534 hectares de povoamentos e 56.591 hectares de matos.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Despiste mata jovem

Um jovem de 24 anos perdeu a vida e outro ficou ferido na sequência de um acidente de viação, ontem à noite, próximo da aldeia de Múrias, no concelho de Mirandela.

Por volta das dez da noite, a viatura conduzida pela vítima mortal circulava na estrada municipal 206, que liga Mirandela a Torre Dona Chama, quando, ao quilómetro seis, entrou em despiste e foi embater com violência numa árvore, vindo a causar a morte ao jovem condutor, natural de Paradela, concelho de Mirandela, e ainda ferimentos ligeiros ao pendura que recebeu tratamento hospitalar na unidade de saúde de Mirandela.

Uma distracção do condutor numa estrada sinuosa pode ter estado na origem deste acidente.

No local estiveram 15 bombeiros apoiados por quatro viaturas, uma ambulância SIV (Suporte Imediato de Vida) e ainda o helicóptero estacionado em Macedo de Cavaleiros.
Escrito por Rádio Terra Quente (CIR)

sábado, 27 de outubro de 2012

2º Magusto Distrital Juvebombeiro Bragança - IZEDA

Previsão Meteoiberia.com- Estado do tempo até 04 de Novembro 2012 - AVISO NÃO OFICIAL - Chuva Forte e Trovoadas nas Ilhas, para depois o continente afectar

Na próxima fase de Lua Cheia (neste momento está em Quarto Crescente), iremos assistir a uma variabilidade no padrão atmosférico para um Outono a sério e diferente dos últimos anos como indicado na previsão de Outono 2012, apesar de o Domingo convidar a sair de casa.
Assim, a continuação de fluxos de Oeste poderá afectar severamente os arquipélagos dos Açores e da Madeira, onde neste último poderão surgir problemas com a precipitação a partir do FDS, neste caso Domingo, aqui portanto, um risco elevado de inundações dadas as características orográficas e de ocupação dos solos da Madeira (dia 28, 30 e 31). Depois, a partir da véspera do dia de “Todos os Santos”, afectará também o continente com chuva por vezes forte, trovoadas humidade e alguma trovoada poderá acompanhar-nos até ao final desta fase Lunar.
De assinalar, as oscilações das temperaturas com grandes amplitudes térmicas, a variabilidade atmosférica (desde a possibilidade de geadas no FDS, passando por trovoadas e aguaceiros Intensos, e humidade elevada.
Resumindo, tempo verdadeiramente Outonal neste período.
NOTA: A hora de Inverno entrará em vigor na próxima madrugada dia 28, atrasando-se 1h ao relógio.
 
“Dos Santos ao Natal é um salto de pardal;”
Assim iremos ter:
 Dia 27 – SábadoPrevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território, embora possa ficar temporariamente nublado e onde existem condições favoráveis para a ocorrência de aguaceiros fracos ao início da noite no Minho e Douro Litoral. Espera-se ainda uma pequena descida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
07 a 12ºC 1 a 19ºC
Vento moderado de Noroeste (20 a 30 km\h, soprando com rajadas em regime Nortada no Litoral Oeste a partir da tarde)

Dia 28 - Domingo

Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado, embora possa ficar temporariamente nublado por nuvens altas, em especial no litoral a Sul do Tejo.
Espera-se ainda uma acentuada descida das temperaturas, em especial das mínimas e no Interior Norte.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
01 a 12ºC 10 a 17ºC
Vento fraco de Leste(<20 font="font" h="h" km="km">

Dia 29 – 2ª Feira

Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado, onde existem condições favoráveis para a ocorrência de aguaceiros fracos, para o Algarve durante a manhã e ao início da noite no Minho e Douro Litoral.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
01 a 12ºC 10 a 17ºC
Vento fraco variável(<20 h="h" km="km" strong="strong">
Dia 30 – 3ª Feira
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu nublado em todo o território, onde existem condições favoráveis para a ocorrência de aguaceiros fracos no Alentejo e Algarve.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
03 a 12ºC 13 a 18ºC
Vento moderado Sudeste (20 a 30 km\h, soprando com rajadas até 70km/h no Litoral Oeste a partir da tarde)

Dia 31 – 4ª Feira
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu muito nublado, onde existem condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas por todo o território, em especial a nas regiões Centro e Sul e que poderão ser localmente intensos. Espera-se ainda uma pequena subida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)09 a 16ºC 16 a 21ºC
Vento moderado Sudoeste (20 a 30 km\h, soprando com rajadas até 70km/h no Litoral Oeste e Terras Altas)

Dia 01 – 5ª Feira

Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu nublado em todo o território. No entanto poderá ficar temporariamente muito nublado onde existem condições favoráveis para a ocorrência de aguaceiros, que poderão ser intensos, em especial no Centro e Sul. Espera-se ainda uma pequena subida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
12 a 16ºC 16 a 22ºCVento Moderado Sudoeste (20 a 30 km\h)
Dia 02 – 6ª feira
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu nublado em todo o território. No entanto poderá ficar temporariamente muito nublado onde existem condições favoráveis para a ocorrência de aguaceiros, que poderão ser intensos, em especial no Centro e Sul. Espera-se ainda uma pequena subida das temperaturas máximas e descida nas mínimas a Norte
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
05 a 17ºC 10 a 24ºCVento fraco Variável (20 a 30 km\h)


Dia 03 – Sábado
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu nublado em todo o território. No entanto poderá ficar temporariamente muito nublado onde existem condições favoráveis para a ocorrência de aguaceiros, que poderão ser intensos, além da possibilidade de outros fenómenos atmosféricos associados,em especial no Centro e Sul. Espera-se ainda uma pequena descida das temperaturas, em especial no Centro e Sul.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
05 a 15ºC 16 a 21ºC
Vento moderado de Sudoeste (30 a 40 km\h, soprando com rajadas até 60km/h a partir da tarde)


Dia 04 - Domingo

Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu muito nublado, onde existem condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas e que poderão ser localmente intensos, além da possibilidade de outros fenómenos atmosféricos associados.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
08 a 15ºC 15 a 21ºC
Vento moderado de Sudoeste (30 a 40 km\h, soprando com rajadas até 60km/h)


Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo, que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de mercantilidade ou aplicação a qualquer objectivo em particular.

Melhores cumprimentos,

Autor: Mário Marques
Copyright © Meteoiberia 2007-2012

Requerimento para isenção de taxas moderadoras

Requerimento para isenção de taxas moderadoras
Sabe como proceder ao requerimento para reconhecimento de insuficiência económica para isenção de pagamento de taxas moderadoras? É que encontram-se isentos os grupos populacionais sujeitos a maiores riscos e os financeiramente mais desfavorecidos, nos termos determinados na lei.

O novo modelo de taxas moderadoras entrou em vigor a 1 de janeiro de 2012. Até ao dia 30 de abril de 2012, os utentes com isenções válidas a 31 de dezembro de 2011 foram automaticamente avaliados pela Administração Tributária e Aduaneira, quanto à sua situação para efeitos de reconhecimento de insuficiência económica.

No entanto, em qualquer momento os utentes podem solicitar, caso cumpram os critérios, a isenção do pagamento destas taxas.

Saiba mais no Portal da Saúde.

Três anos de Programa Nacional de DAE

Três anos de Programa Nacional de DAE
Existem hoje 443 Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) espalhados por Portugal Continental e devidamente licenciados pelo INEM. Da mesma forma, existem já 5784 Operacionais de DAE treinados para a utilização destes equipamentos.

Estes números nasceram a partir da publicação, em agosto de 2009, do decreto-lei 188/2009 que veio regular a atividade de DAE em ambiente extra-hospitalar e a utilização destes equipamentos por pessoal não médico. O objetivo de um Programa de DAE é melhorar a taxa de sobrevivência de pessoas que sofram morte súbita cardíaca.

A Cruz Branca e a Sua “ Training Tower”

Começou por uma imagem, depois veio o sonho e entretanto tornou-se realidade.

É uma estrutura metálica para suportar as linhas elétricas de muito alta tensão, implantada na Parada do novo Quartel nas Flores, construída com todas as orientações técnicas, desde os maciços em cimento armado aos para-raios.

Como se conclui, a sua finalidade não é propriamente para o suporte de linhas elétricas, mas para uma função nobre que é preparar homens e mulheres que se dedicam a operações de socorro. À sua estrutura inicial acrescentaram-se outras peças metálicas, como suportes para trepar pela torre, varandas, passadiços, uma escada com guarda-costas, um tubo em suspensão e, também, um poço com manilhas. Permite simular vários cenários e efetuar diversos exercícios. A sua estrutura proporciona alterações a todo o momento, criando novas situações/cenários.

É este o fim que queremos dar a esta estrutura metálica em altura que irá preparar os Bombeiros da Cruz Branca e outros para o combate aos incêndios urbanos e industriais, salvamento em altura e em estruturas, como também em espaços confinados suspensos ou subterrâneos.


Vai designar-se, “ Training Tower” pois é com treino que se aprende e que se testam os procedimentos para que a nossa intervenção no socorro tenha êxito.

Ainda não demos a obra por concluída, pelo facto de faltarem meios para fechar o nosso projeto de ideias, talvez nunca se dê por concluída, visto as potencialidades da estrutura metálica serem tantas que incentivam a imaginação a fabricar soluções intermináveis.

Fonte: B.V. Cruz Branca

Água a ferver fere mulher com gravidade

Uma mulher sofreu queimaduras de 1º e 2º grau na face e na perna esquerda.A idosa de 82 anos, natural de Peredo, em Macedo de Cavaleiros terá vertido um recipiente de água a ferver provocando-lhe as queimaduras.
 
O incidente ocorreu ontem à tarde, por volta das 16 horas. A mulher, que vive sozinha estaria a aquecer a água ao lume.Ao que apuramos a vítima é deficiente motora, e não terá conseguido desviar-se da lareira o que agravou as queimaduras.
 
A mulher foi socorrida pela equipa do INEM e transportada de Helicóptero para a Unidade de Queimados do Hospital de São João, no Porto.
Escrito por Rádio Onda Livre (CIR)

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Vem aí mau tempo, avisa Proteção Civil

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu hoje um aviso à população devido às previsões de chuva e vento para quarta-feira e quinta-feira, alertando-a para as medidas de autoproteção e cuidados especiais que devem ter.

Numa nota, a Proteção Civil indica que estão previstos, para quarta-feira e quinta-feira, períodos de chuva, que por vezes podem ser acompanhados por trovoadas, em especial nas regiões Centro e Sul.

A ANPC adianta também que o vento poderá ser forte no litoral e nas terras altas, podendo as rajadas chegar aos 80 quilómetros por hora.

Face às condições meteorológicas, a Proteção Civil alerta para o piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água, a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e inundações, danos em estruturas montadas ou suspensas e possíveis acidentes na orla costeira.

Assim, a ANPC aconselha a adoção de comportamentos adequados, nomeadamente a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, a adoção de uma condução defensiva, não atravessar zonas inundadas, ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e em zonas ribeirinhas mais vulneráveis a inundações rápidas, e a não praticar atividades relacionadas com o mar.

Bombeiros Irão Fazer Greve

Despiste brutal mata bombeiro


O pedido de socorro chegou ao quartel dos Bombeiros da Aguda, em Gaia, às 09h30 de ontem. E de imediato o chefe Fernando Reis, 49 anos, e o colega Diogo Matos, 22, dirigiram-se para Arcozelo para socorrer Amélia Vieira, que tinha dores no abdómen. Mas já a caminho do hospital de Gaia, na A29, a ambulância despistou-se e embateu nos separadores. Fernando morreu pouco depois do acidente.
 
Já o jovem bombeiro Diogo, que sofreu ferimentos graves, está internado no Hospital de S. João, no Porto. Tem várias lesões nas pernas, bacia e nos órgãos genitais. A doente que estava a ser transportada na ambulância sofreu ferimentos ligeiros.
 
"Foi uma bomba que caiu no nosso quartel. Muitos ainda nem conseguiram assimilar esta tragédia", disse ontem ao CM, emocionado, Olímpio Pereira, comandante da corporação dos Bombeiros de Aguda. "Era uma pessoa muito querida. O chefe Fernando Reis não merecia morrer desta maneira", disse.
 
O acidente ocorreu por volta das 10h10. Fernando Reis, casado e com uma filha de 21 anos, conduzia a ambulância enquanto Diogo Matos estava na parte de trás do veículo a prestar assistência à doente. Por motivos ainda desconhecidos, e sob investigação, Fernando perdeu o controlo da viatura e embateu violentamente no rail lateral, tendo depois capotado e parado junto ao separador central. A violência do choque fez com o condutor fosse projectado. Acabou depois por falecer no hospital de Gaia.
 
Vários elementos da corporação tiveram de receber ontem apoio psicológico todo o dia, tal como a família da vítima mortal. A jovem filha de Fernando Reis ficou em estado de choque. Bombeiros de todo o País uniram-se também à dor da corporação da Aguda, enviando mensagens de pesar aos colegas.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Mapas dos 100.000 ha Ardidos

Mapa das áreas ardidas em 2012, de acordo com o EFFIS

Serão cerca de 100 mil hectares, com maior presença nos distritos de Viseu, interior de Coimbra e norte de Leiria e Santarém. A área ardida no NE Transmontano também foi relevante. Curiosamente, quase não houve incêndios significativos no noroeste (onde a época de fogos foi essencialmente o Inverno) nem na Beira interior, regiões que costumam representar uma boa fracção da área total ardida.

É já neste Domingo

Idosos de Bragança com tele-alarme

Seis idosos do concelho de Bragança já têm serviço de tele-alarme nas suas casas, graças ao projecto “Envelhecer com qualidade”, da Santa Casa da Misericórdia.Um telefone e um pêndulo permitem aos idosos terem uma resposta em caso de emergência.Basta carregar no botão vermelho e a situação é comunicada de imediato aos responsáveis da Santa Casa ou aos familiares dos idosos.Para já ainda não há registo de situações graves, mas já foram feitas algumas chamadas. A responsável pelo projecto “Envelhecer com qualidade”, Susete Abrunhosa, diz que o tele-alarme é uma ferramenta fundamental em caso de emergência. “Basta carregar no botão vermelho que têm no telefone, ou se estiverem longe do telefone, carregam no pendulo que trazem pendurado no pescoço”, explicou.Susete Abrunhosa justifica o baixo número de idosos que dispõem do tele-alarme com a reduzida verba disponibilizada para este serviço e pelo facto “de não haver muitas situações de isolamento social e geográfico”, concluiu.A par do tele-alarme, os utentes da Santa Casa da Misericórdia têm um vasto leque de serviços e actividades, que vão desde a prática de exercício físico, às consultas de nutrição, e à prevenção de quedas no domicílio.
O projecto “Envelhecer com qualidade” teve início em 2010 e tinha data prevista para terminar em 2014, mas o sucesso dos programas permite à Santa Casa prolongá-lo nos anos seguintes.
Escrito por Brigantia

Acidente EN-102

Os Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros responderam ontem, cerca das 13horas, a um despiste de um veiculo ligeiro de passageiros na EN102 junto aos "móveis camelo".

Do despiste resultaram 3 feridos ligeiros.
 

Plano de Ordenamento do Parque de Montesinho vai ser alterado

O Governo vai alterar o Plano de Ordenamento do Parque Natural de Montesinho. Quem o diz é o presidente da Câmara de Vinhais, que assegura ter a garantia verbal do secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Regional, Daniel Campelo.Américo Pereira lembra que este plano foi aprovado contra a vontade das populações e não tem dúvidas que a região precisa de um novo documento feito de raíz.“Fizemos já um requerimento ao Governo para que seja constituída uma comissão conjunta com as Câmaras, Assembleias Municipais, representantes das populações e o próprio ICNB, no sentido de alterar o mais rapidamente possível esse documento que tão prejudicial tem sido para as populações que vivem nas aldeias que fazem parte do Parque Natural de Montesinho”, realça Américo Pereira.O autarca diz mesmo que o plano de ordenamento actual foi feito para prejudicar as populações que vivem na área do Parque Natural de Montesinho.Américo Pereira dá mesmo exemplos de projectos que não avançaram por causa do plano de ordenamento do parque.“Tenho o caso de uma antiga fábrica de pirotecnia dentro da área do parque, que foi comprada por uma pessoa que queria transformá-la numa casa para habitação e o ICNB não autorizou”, afirma o edil.
O autarca de Vinhais espera agora que o documento que regula as actividades dentro do Parque de Montesinho seja alterado em breve.
Escrito por Brigantia

Bombeiros Pombal em Festa

MAI Pagou a Bombeiros 2,5 Milhões de Euros de Despesas do Combate a Incêndios Florestais

O Ministério da Administração Interna (MAI) anunciou hoje que pagou, às corporações de bombeiros, 2,5 milhões de euros referentes às despesas extraordinárias gastas no âmbito do Dispostito Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF).

Fonte do MAI disse à agência Lusa que esta verba corresponde a 100 por cento das despesas apresentadas com comprovativos pelas corporações de bombeiros, até ao momento.

As despesas extraordinárias correspondem aos gastos que as corporações de bombeiros tiveram com combustíveis, reparação de viaturas e alimentação durante a época mais crítica de incêndios florestais.

Fonte: Diario digital

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Prova Orientação / Paintball Bombeiros de Bragança


Carreira aérea Bragança-Lisboa em risco

A carreira aérea Bragança - Vila Real - Lisboa está em perigo.Tudo porque o Governo já deveria ter lançado um novo concurso público para a exploração do serviço e tal ainda não aconteceu.

A situação está a preocupar o deputado socialista, eleito por Bragança.Mota Andrade revela que a Aerovip, o actual operador, já está a dispensar trabalhadores, uma vez que o serviço deverá ser suspenso até ao final do ano.“Pelas informações que tenho, a Aerovip já enviou várias cartas de despedimento a funcionários, o que um forte indicador de que a empresa está consciente de que no máximo até ao final do ano, a carreira se extinguirá”, adianta Mota Andrade.

De recordar que o contrato de concessão terminou em Janeiro, mas um acordo verbal entre o Governo a Aerovip permitiu continuar a realizar os voos entre Lisboa, Vila Real e Bragança, até Junho. Nesse mês, o Conselho de Ministros autorizou a renovação da verba compensatória nos transportes até final de Novembro, tendo em vista a abertura de um novo concurso público internacional, mas que ainda não foi lançado.“O concurso que devia estar a decorrer ainda não foi aberto por parte do ministério da tutela. Por isso, penso que ficaremos sem esta carreira”, afirma o parlamentar. Por outro lado, lembra que “no nosso país não há muitas empresas que tenham possibilidades de concorrer a um concurso destes. Será a Aerovip e pouco mais”.

Mota Andrade não aceita que o Governo use argumentos economicistas para extinguir este serviço. “Se a carreira desparecer não será por falta de procura porque ela tem passageiros mais do que suficientes para justificar a sua existência”, assegura, acrescentando que “esta é mais uma atitude de ostracismo por parte do Governo que não tem em conta os anseios das pessoas do distrito. Há uma espécie de desprezo pois a única atitude que tem com a região é encerrar serviços”.A carreira aérea Bragança - Vila Real - Lisboa foi criada em 1997 e é assegurada pela Aerovip desde 2009. As viagens são subsidiadas pelo Governo em 2,5 milhões de euros por ano.O montante varia em função da taxa de ocupação. Quantos mais passageiros viajarem nesta linha, menor é a comparticipação estatal.
Escrito por Brigantia

Idosa morre após transfusão de café com leite

Uma idosa, de 80 anos, morreu no passado domingo depois de ter recebido, por engano, uma transfusão de café com leite. O caso ocorreu no Posto de Atendimento Médico de São João de Meriti, Rio de Janeiro, e o erro terá partido de uma enfermeira estagiária.

Foi a família de Palmerina Pires Ribeiro a detectar o erro e a denunciá-lo. Segundo familiares, duas enfermeiras entraram no quarto da idosa e uma das profissionais injectou a mistura no cateter em que deveria circular soro.

Palmerina estava internada há dez dias com uma infecção renal e era alimentada por uma sonda no nariz e por soro.

O caso já está a ser investigado pela Polícia local e pela Câmara, responsável pela unidade de saúde. Entretanto, as enfermeiras e a técnica de enfermagem responsável foram afastadas de funções e podem vir a ser acusadas de homicídio.

Segundo a imprensa brasileira, a enfermeira responsável pelo erro tem 23 anos e trabalhava no Posto Médico há apenas um mês.

Um caso semelhante já tinha ocorrido uma semana antes na Santa Casa de Barra Mansa, também no Rio de Janeiro. Ilda Vitor Maciel, de 88 anos, morreu depois de lhe terem aplicado sopa pela veia, em vez da medicação recomendada.
Fonte:CM

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Previsão Meteoiberia.com- Alerta Não Oficial - Possibilidade de Chuvas Fortes e algum Vento acompanhar para as temperaturas refrescar - 16, 17 e 18 de Outubro 2012‏

De facto como havíamos lançado em 1ª mão na semana passada, a cerca da possibilidade ocorrência de precipitações fortes para os dias 17 e 18, situação que se irá confirmar embora o timming das mesmas é de dificil previsão. Assim teremos dois picos de precipitação em 2 dias diferentes mas consecutivos e isso é que televa o risco face á susceptibilidade de ocorrência, por isso recomendamos que sigam as medidas de autoprotecção habituais nestas situações.


Regiões do Norte
Dia 16/17 e 18
Primeiro será a partir da tarde de hoje nas regiões do Noroeste Peninsular entre as 18h dia 16 e 23h dia 17,com o pico de precipitação provavél durante a noite de hoje e a madrugada de amanhã e depois a partir do fim da tarde dia 17 até à madrugada dia 18.


Regiões do Centro
Dia 17 e 18
Para as regiões do Centro entre as 03h e as 18h dia 17, com pico de precipitação provavél durante a manhã de amanhã (entre as 06 e as 12h), seguindo-se aguaceiros fortes no decorrer do dia. Depois, novo pico de precipitação entre as 02h e 10h dia 18, com alternância de aguaceiros fortes mais intenso no Interior a partir da tarde.



Regiões do Sul
Dias 17 e 18
Precipitações mais intensas e frequentes no Litoral Oeste a Sul do Tejo a partir da fim de Noite dia 17 e depois no Interior, até a meio da tarde dia 18. Aqui o pico de precipitação poderá ser na manhã dia 18.

No entanto lembro que são orientações, pelo que aconselhamos a consulta dos serviços oficiais da républica para mais detalhe e pormenor.

Para acompanhar a situação e registarem em tempo real, comentários, dados, fotos, etc vejam aqui: http://meteoiberia.com/forum/index.php/topic,3661.0.html

Bem haja
Mário Marques

Previsão Meteoiberia.com- Estado do Tempo até 21 Outubro 2012

Na próxima fase de Lua Cheia (neste momento está em Quarto Crescente), iremos assistir a uma alteração no padrão atmosférico, em especial a partir de 2ª feira, apesar de o Domingo convidar a ficar em casa. Assim a partir dia 16 em frente fluxos de Oeste poderão afectar todo o território, claro que mais a Norte e no Centro, algum vento e frescura…o tempo ideal para os cogumelos…


De assinalar, uma grande variabilidade diária nas condições atmosféricas, com oscilações das temperaturas e a variabilidade atmosférica e humidade elevada, com a presença de precipitação fresca.

Resumindo, tempo verdadeiramente Outonal neste período.

“Em Outubro a lareira já é amiga;”

Assim iremos ter:

Dia 16 – 3ª Feira
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu nublado em todo o território, onde existem condições favoráveis para a ocorrência de aguaceiros fracos no Litoral Oeste.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
05 a 12ºC 14 a 23ºC
Vento moderado Sudoeste (20 a 30 km\h, soprando com rajadas até 70km/h no Litoral Oeste a partir da tarde)


Dia 17 – 4ª Feira
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu muito nublado, onde existem condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas, em especial a nas regiões Centro e Norte e que poderão ser localmente intensos. Espera-se ainda uma pequena subida das temperaturas mínimas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
10 a 16ºC 17 a 24ºC
Vento moderado Sudoeste (20 a 30 km\h, soprando com rajadas até 70km/h no Litoral Oeste e Terras Altas)


Dia 18 – 5ª Feira
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu nublado em todo o território. No entanto poderá ficar temporariamente muito nublado onde existem condições favoráveis para a ocorrência de aguaceiros, que poderão ser intensos, em especial no Norte e Centro. Espera-se ainda uma pequena descida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
08 a 15ºC 14 a 20ºC
Vento Moderado Noroeste (20 a 30 km\h)


Dia 19 – 6ª feira
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu muito nublado, onde existem condições favoráveis à ocorrência Aguaceiros, em especial no Norte e Centro. Espera-se ainda uma pequena descida das temperaturas, em especial no Interior.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
06 a 13ºC 11 a 17ºC
Vento Moderado Noroeste (20 a 30 km\h)


Dia 20 – Sábado
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu muito nublado, onde existem condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros, em especial a nas regiões Centro e Norte. Espera-se ainda uma pequena subida das temperaturas mínimas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
07 a 15ºC 16 a 21ºC
Vento moderado de Sudoeste (30 a 40 km\h, soprando com rajadas até 60km/h a partir da tarde)


Dia 21 - Domingo
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu muito nublado, onde existem condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas, em especial a nas regiões Centro e Norte e que poderão ser localmente intensos.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
08 a 15ºC 15 a 21ºC
Vento moderado de Sudoeste (30 a 40 km\h, soprando com rajadas até 60km/h)

Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo, que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de mercantilidade ou aplicação a qualquer objectivo em particular.

Melhores cumprimentos,
Autor: Mário Marques
Copyright © Meteoiberia 2007-2012

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Bombeiros recebem ambulâncias de emergência médica


As corporações de Bombeiros de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães e Vila Flor, já estão dotadas de ambulâncias de emergência médica.
Estas viaturas estão equipadas com desfibrilhadores automáticos, que podem revelar-se fundamentais na assistência a vítimas de paragem cardio-respiratória. Este era um anseio não só das corporações, mas sobretudo das populações locais.
Os três postos de emergência médica estão colocados ao longo do IC5, o que segundo o presidente da Federação Distrital de Bombeiros de Bragança é fundamental para garantir o socorro das vítimas, em caso de acidente. “Desta forma as populações estão mais protegidas, uma vez que agora o IC5 está todo coberto”, explica Diamantino Lopes.
Também os Serviços de Urgência Básica de Mogadouro e Vila Nova de Foz Côa estão dotados de ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV). O presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Nordeste diz que estas duas ambulâncias são essenciais para salvar vidas.“Estas ambulâncias estão munidas com todo o equipamento com suporte avançado de vida, e para além disso são equipadas com uma tripulação constituída por um enfermeiro e um TAE”, frisa António Marçoa, acrescentando que “numa região como a nossa, com uma dispersão e distâncias que existe, estas ambulâncias são fundamentais para uma assistência rápida e eficaz”.Macedo de Cavaleiros também devia ter uma ambulância de SIV, mas tal só deve acontecer depois da saída do helicóptero do INEM da cidade.

Esta medida constitui um reforço da capacidade de resposta a situações de emergência médica na região, que só foi possível graças à assinatura de um protocolo entre o INEM, as corporações de bombeiros e a ULS Nordeste.
Escrito por Brigantia

Gangnam Style - Versão Bombeiros

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Trabalhador morre nas obras da barragem do Baixo Sabor

Um operário de 30 anos morreu ontem à noite na obra de construção da Barragem do Baixo Sabor, em Torre de Moncorvo, ao cair do muro principal da estrutura.O acidente ocorreu pelas 20h30.

A vítima é um cidadão estrangeiro que caiu de uma altura de aproximadamente sete a oito metros.A EDP, dona da empreitada, já anunciou a abertura de um inquérito para apurar as circunstâncias da morte do operário.

Segundo a EDP, o operário, único envolvido no acidente, estava a retirar cofragem quando caiu.
Escrito por Rádio Ansiães (CIR)
Video RTP:
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=594340&tm=8&layout=122&visual=61

Urgência Básica em troca do helicóptero do INEM

A saída do Helicóptero do INEM de Macedo de Cavaleiros garante a manutenção da Urgência Básica no hospital local. A garantia é do deputado do PSD Adão Silva, que salienta a importância do serviço para a cidade e se compromete a defender a manutenção da urgência.“Havia dúvidas se se mantinha, porque, por um lado, é preciso de haver cortes na Saúde, e, por outro lado, está praticamente concluída a Auto-Transmontana e a redução do número de pessoas atendidas tem diminuídos nos últimos anos. Nos últimos dois anos caiu cerca de 14 por cento, ou seja menos 4 mil pessoas”, constata o deputado.Por isso, Adão Silva diz que o risco de encerrar era grande. “Conseguimos evitar o encerramento”, garante o deputado.Entretanto foram colocadas duas ambulâncias Suporte Imediato de Vida em Mogadouro e Vila Nova de Foz Côa.Está também prevista a colocação de outra SIV em Macedo de Cavaleiros, mas que só entrará em funcionamento se o helicóptero do INEM for retirado do distrito.Para Adão Silva, a vinda destas ambulâncias é um ganho para a região.

Resta agora esperar pela decisão do tribunal acerca da providência cautelar interposta pelos autarcas do distrito, para saber o que vai acontecer à Urgência Básica de Macedo de Cavaleiros, caso o helicóptero do INEM se mantenha na região por decisão judicial.
Escrito por Onda Livre

Autarcas entregam acção principal contra saída do helicóptero do distrito

Os 12 autarcas do distrito de Bragança jogam mais uma cartada na justiça para tentar travar a saída do helicóptero do INEM de Macedo de Cavaleiros. Esta manhã, o presidente da câmara de Torre de Moncorvo entregou no Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela uma acção administrativa comum para fazer valer os direitos do protocolo, assinado em 2007, entre as autarquias e o Ministério da Saúde, que garantia o socorro aéreo em troca do encerramento nocturno dos centros de saúde. Aires Ferreira, porta-voz dos autarcas, está confiante que a apreciação do tribunal será favorável às populações do distrito de Bragança.“Nós pensamos que temos razão. Do ponto de vista legal e do ponto de vista mora. Vamos mover esta acção e depois haverá uma apreciação do tribunal e esperamos que decida a favor das populações do distrito de Bragança”, defende o autarca.Recorde-se que o helicóptero de emergência médica permanece em Macedo de Cavaleiros, na sequência do deferimento de um requerimento apresentado pelos autarcas a pedir o decretamento provisório da suspensão da medida do INEM até haver uma decisão definitiva do Tribunal sobre a providência cautelar.Para o autarca de Moncorvo, o facto de ter sido negado o interesse público invocado pelo Ministério da Saúde, é já uma primeira vitória, mas está consciente que o jogo ainda não acabou.“O decretamento para já é uma vitória, porque o que é certo é que ainda não foi retirado o helicóptero. Estamos a ganhar 1-0, agora o jogo continua”, afirma o presidente da Câmara de Torre de Moncorvo. Em relação à moeda de troca anunciada por Adão Silva, Aires Ferreira não concorda e insiste na manutenção do helicóptero.“Ganhar uma urgência em detrimento de um meio aéreo que já salvou vidas, não me parece grande moeda de troca. O problema não está só em o helicóptero ir para Vila Real, é que a região Norte tinha dois meios aéreos e passa a ter só um. E também é preciso ter em conta a distância a que fica o helicóptero, por exemplo de Miranda do Douro, se for transferido para Vila Real”, lembra o autarca. Declarações de Aires Ferreira, esta manhã, à saída do Tribunal Administrativo de Mirandela, onde os autarcas do distrito continuam a lutar para travar a saída do helicóptero do INEM de Macedo de Cavaleiros.
Escrito por Terra Quente

Governo vai substituir o comando da Autoridade Nacional Proteção Civil

O Governo vai substituir o comando da Autoridade Nacional de Proteção Civil, devido às conclusões do relatório independente sobre os incêndios de julho no Algarve que confirma as falhas no terreno.De acordo com o Diário de Notícias, a decisão tem efeitos já no próximo mês, altura em que o presidente da Proteção Civil atinge a idade de reforma. Para além desta saída, outros elementos do Comando Nacional deverão ser afastados.

O documento, conhecido a semana passada, veio confirmar as conclusões de relatórios anteriores ao apontar a falta de meios humanos e materiais, mas também falhas do comando na gestão dos meios e na previsão da evolução das chamas que consumiram mais de 21 mil hectares.
Fonte:SIC

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Acidente na nacional 206

Ocorreu ao fim da tarde de ontem, junto ao cruzamento de Fornos de Ledra, estrada nacional 206, uma colisão entre dois veículos. Do acidente, resultaram dois feridos ligeiros, que foram assistidos  no local, pelos bombeiros de Torre de Dona Chama e, de Macedo de Cavaleiros. A GNR de Torre de Dona Chama e Macedo de Cavaleiros também estiveram no local. Os dois feridos, foram evacuados para o hospital de Bragança.
Fotos: bvtorrededonachama.blogspot.com

Dois militares da GNR morrem abalroados por carro na A23

Dois militares da GNR morrem abalroados por carro na A23Dois militares da GNR, com pouco mais de 20 anos, morreram, esta noite, num acidente na A23, zona de Belmonte. Estavam parados devido ao incêndio no local quando foram abalroados por um carro desgovernado. Há dois feridos graves, um deles também polícia.

O acidente ocorreu cerca das 21.30 horas desta terça-feira, na A23 (Guarda/Torres Novas), no sentido norte-sul, na zona de Maçainhas, concelho de Belmonte, entre o nó de Benespera e Belmonte/Norte.

Segundo apurou o JN, os militares foram abalroadas por um carro ligeiro quando estavam parados na A23. Dois dos militares da GNR tiveram morte imediata. Um outro ficou ferido com gravidade.

Do acidente resultou, ainda, um ferido grave, o condutor da viatura que embateu no carro da GNR. Os feridos foram transportados para os hospitais da Covilhã e da Guarda, informou fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Castelo Branco.

O oficial de serviço ao Comando-Geral da GNR adiantou à agência Lusa que o acidente ocorreu quando uma viatura da GNR, com pelo menos três elementos, foi abalroada por outro carro, depois de ter sido deslocada para aquele local para fazer um desvio de trânsito por causa de um incêndio que esteve ativo na zona durante cinco horas e que entretanto foi dado como dominado.

O CDOS de Castelo Branco mobilizou meios de cinco corporações de bombeiros e um helicóptero para o local. Uma Viatura de Emergência Médica e Reanimação, do INEM, juntou-se no local aos bombeiros de Guarda, Gonçalo, Blemonte, Covilhã e Fundão, num total de 56 elementos, apoiados por 24 viaturas.

Pelas 23 horas a autoestrada A23 encontrava-se cortada nos dois sentidos, na zona do acidente, informou fonte do Destacamento de Trânsito da GNR da Guarda.

A GNR propõe como alternativa a quem circula na A23 a Estrada Nacional 18 (EN18).
FonteJN

Fotos:Jornaldofundão

Serra Serrada com água para três meses

Bragança só tem água para mais 100 dias. Se o início do Inverno não trouxer chuva, o abastecimento de água à população pode estar em causa.O alerta é do presidente da autarquia local. Jorge Nunes insiste na construção da barragem de Veiguinhas, para resolver este problema, que se arrasta há vários anos.“Se o início de Inverno for seco poderemos estar com um problema complexo, tal como aconteceu em 2005 e em 2007. Estamos a utilizar sistemas alternativos de bombagem, tal como fazemos sempre que existe água nestas captações alternativas, o armazenamento da barragem da serra serrada só é utilizado quando já não há mais água em parte nenhuma. Bragança tem um problema estrutural no abastecimento de água, que só será resolvido com a construção de uma segunda barragem”, realça o edil. Entretanto, a contestação do Ministério do Ambiente à providência cautelar interposta pela Quercus contra a barragem de Veiguinhas foi excluída do processo por entrar fora de prazo, apesar do pagamento de uma multa por parte do Governo para tentar chegar a tempo. O ministério já recorreu da decisão.Jorge Nunes recusa comentar esta situação, mas garante que nunca houve tanto empenhamento da parte do Governo para construir Veiguinhas.“Nunca houve tanto empenhamento por parte do Ministério, porque nunca se tinha conseguido uma declaração de impacte favorável, apesar de andarmos nisto há 15 anos”, salienta o autarca.Os projectos de execução para a construção de Veiguinhas já estão concluídos e a sua aprovação depende, agora, do Ministério do Ambiente.
No entanto, as obras só podem começar depois de desbloqueado o processo no tribunal.
Escrito por Brigantia

Multas revertem a favor dos Bombeiros de Macedo

A GNR de Macedo de Cavaleiros deteve três indivíduos por condução sob o efeito do álcool. No decorrer de uma operação de fiscalização de trânsito, foram detectados três condutores com taxas de álcool consideradas crime.Um apresentava uma taxa de álcool no sangue de 1,56, outro de 1,38 e o terceiro conduzia com uma taxa de alcoolemia de 1,33. Foram ouvidos ontem no Tribunal de Macedo de Cavaleiros. Par um deles, o processo baixou a inquérito.

Aos outros dois foi-lhes decretada a inibição de conduzir durante três meses e ainda o pagamento de coimas a rondar os mil euros, sendo que o dinheiro vai reverter a favor dos Bombeiros de Macedo de Cavaleiros.
Escrito por Onda Livre

Carta já foi enviada ao MAI: Presidente da ANPC de saída

Arnaldo Cruz enviou já ao gabinete do Ministro da Administração Interna uma carta na qual informa que por “completar 70 anos” no próximo mês de Novembro prepara-se para abandonar o cargo que ocupa desde 2005.

Com as novas regras do regime de aposentação dos dirigentes da administração pública, o presidente da ANPC atinge em Novembro próximo o tempo limite para o exercício das funções.

Segundo fonte do MAI, o pedido de Arnaldo Cruz deverá “coincidir” no tempo com o calendário previsto pela tutela para a anunciada reorganização da Proteção Civil Já este mês, em declarações públicas, o ministro da Administração Interna reiterou que as mudanças na estrutura da Proteção Civil que estão a ser estudadas não implicam cortes de dinheiro, mas sim um esforço de racionalização. “Temos hoje em Portugal uma estrutura de Proteção Civil desequilibrada, afirmou.

Miguel Macedo assegurou que “não se trata de cortar dinheiro à Proteção Civil”. “Não houve cortes para a Proteção Civil, nem vai haver”, frisou, considerando que esta é “uma matéria demasiadamente importante para que o país possa ter risco de colapsar ou não ter as condições para responder aos riscos”.
Fonte: Jornal Bombeiros de Portugal Patrícia Cerdeira

Bombeiros Não Chegam a Acordo com Ministério


A Liga dos Bombeiros Portugueses ainda não conseguiu chegar a um consenso com o Ministério da Saúde em relação ao transporte de doentes.

A renegociação continua num impasse e segundo Gil Barreiros, Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito da Guarda e Vice-Presidente da Liga, há técnicos no Ministério que estão a dificultar o processo. Gil Barreiros mostra-se preocupado e deixa entender que não está a haver boa-fé da parte do Ministério da Saúde em relação às negociações sobre o transporte de doentes.

A próxima reunião com o Ministério da Saúde está marcada para amanhã em Lisboa.
Fonte: radio F

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Jaime Marta Soares Admite Abandonar Grupo de Trabalho por Causa de Representante do Ministro da Saúde

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, exige que o ministro da Saúde substitua a sua representante no grupo de trabalho que discute o transporte de doentes não urgentes.

Jaime Marta Soares admite mesmo abandonar o grupo de trabalho, devido à postura da representante de Paulo Macedo.

Em relação à proposta apresentada ao governo, a qual propõe um modelo de financiamento transitório, o presidente da Liga reconhece que não é a ideal, mas sim a possível.

A Liga dos Bombeiros Portugueses quer um aumento mínimo de 10,9 por cento nos apoios recebidos do Estado. É esta a proposta entregue ao governo e que está a ser debatida na reunião do conselho nacional, que decorre em Rio Maior.
Fonte: RTP

Liga dos Bombeiros Pretende Aumento Mínimo de 10,9 Por Cento nos Apoios do Estado

A Liga dos Bombeiros Portugueses quer um aumento mínimo de 10,9 por cento nos apoios recebidos do Estado. É esta a proposta entregue ao governo e que está a ser debatida na reunião do conselho nacional, que decorre em Rio Maior.

A Antena1 teve acesso ao documento que propõe um modelo de financiamento transitório, que tenha reflexos já no próximo ano. O Ministério da Administração Interna ainda não se pronunciou sobre esta proposta de financiamento da Liga dos Bombeiros Portugueses, que saiu das reuniões do grupo de trabalho criado por despacho do governo.
Fonte: RTP

Bombeiros Garantiram 80% do Socorro Pré-Hospitalar nos Últimos Dez Anos

Os bombeiros foram responsáveis por 80 por cento das intervenções de socorro pré-hospitalar acionadas pelo 112 entre 2001 e 2011, anunciou hoje a Liga de Bombeiros Portugueses (LBP).

Numa altura em que se discute o regulamento de transportes de doentes, a LBP afirma, em comunicado, que nos últimos dez anos os bombeiros asseguraram mais de 4,7 milhões de intervenções, muito acima dos 1,2 milhões que dizem ter sido feitas pelas estruturas do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

"Os números atestam a importância que os bombeiros detém e que tem vindo a aumentar no seio da sociedade portuguesa pese embora a crise a que também têm tido que responder", segundo a Liga.

Aponta também que para os bombeiros responderem a um "tão grande número de pedidos de socorro, socorreram-se sempre de meios próprios", algo que para a LBP atesta o nível crescente de competência" destes profissionais.

"Das 4,7 milhões de intervenções dos bombeiros, 3,6 milhões foram realizadas com as 228 ambulâncias INEM distribuídas pelas associações e corpos de bombeiros, reforçadas também com as ambulâncias próprias dos bombeiros, no âmbito dos chamados Postos de Emergência (PEM) protocolados entre o Instituto e as entidades detentoras de bombeiros", lê-se no comunicado.

Os restantes 1,1 milhões de intervenções realizadas, diz a Liga, foram realizadas no âmbito de um protocolo entre o INEM e 205 associações e corporações de bombeiros como Postos de Reserva.

Estes dados surgem numa altura em que a LBP ameaça abandonar o grupo de trabalho que está a rever o regulamento de transportes de doentes, caso um dos representantes do Ministério da Saúde não seja substituído.

O presidente da LBP, Jaime Marta Soares, disse à agência Lusa que o Ministério da Saúde "não está a cumprir" o memorando de entendimento assinado entre o Governo e os bombeiros e que estabeleceu a criação de um grupo de trabalho para rever o regulamento do transporte não urgente de doentes.

O corte no transporte não urgente de doentes tem sido contestado pela LBP, que tem chamado atenção para as graves dificuldades financeiras de algumas corporações de bombeiros.

O Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais já avançou que cerca de 2.000 bombeiros profissionais já foram despedidos este ano em todo o país devido às dificuldades financeiras das corporações e às alterações das regras de transporte de doentes.

O Conselho Nacional da LBP reúne hoje, sendo o objetivo fazer um balanço da época de incêndios florestais e abordar o futuro modelo de financiamento do Ministério da Administração Interna às corporações de bombeiros.
Fonte: ionline