sexta-feira, 28 de setembro de 2012

INEM Espera COncluir Até Fim do Ano Integração de Equipas VMER nas Urgências Hospitalares

O processo de quatro equipas encontra-se já concluído.

O presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) disse hoje esperar que, até final do ano, todas as equipas das viaturas médicas da região centro estejam integradas nas urgências hospitalares, estando já concluído o processo de quatro equipas.

Miguel Soares Oliveira, à margem da assinatura, em Coimbra, de protocolos com corporações de bombeiros da região, disse que a tutela definiu o ano de 2012 para a implementação do novo modelo, já em curso nos hospitais de Viseu e Figueira da Foz e hoje anunciado para arrancar em Aveiro e Castelo Branco. «Tanto o INEM como os hospitais estão a esforçar-se para conseguirem cumprir.

Acredito que o consigamos fazer até final do ano», frisou. Os restantes seis processos - que envolvem os médicos e enfermeiros que prestam serviço às duas Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e às dos hospitais de Leiria, Caldas da Rainha, Covilhã e Guarda - «já foram iniciados» e passam por acordos entre o INEM e as administrações hospitalares. Segundo uma nota do INEM, a integração das tripulações das VMER com as urgências hospitalares possibilita a partilha de meios, «potenciando-se sinergias com os recursos humanos e materiais existentes nestes dois serviços».

O INEM assinou hoje protocolos para criação de Postos de Emergência Médica (PEM) em seis corporações de bombeiros da região centro e duas novas ambulâncias de Suporte Imediato de Vida em Serviços de Urgência Básica. As corporações de bombeiros de Oleiros e Vila Velha de Ródão (Castelo Branco), Figueiró dos Vinhos (Leiria), Góis (Coimbra) e Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda) passam a dispor, a partir de segunda-feira, de ambulâncias de Suporte Básico de Vida (SIV) do INEM, equipadas com desfibrilhador automático externo.

As suas tripulações foram formadas em emergência médica. Em Aguiar da Beira (Guarda) entrará nesse dia em funcionamento uma ambulância «operada diretamente pelo INEM», viatura que estará operacional até que estejam criadas condições na corporação local de bombeiros para instalação de um Posto de Emergência Médica. «Há aqui um importante reforço da capacidade de resposta dos bombeiros da região centro», sublinhou Miguel Soares de Oliveira. Nos serviços de Urgência Básica de Arganil e Águeda serão colocadas, a 1 de novembro, duas ambulâncias SIV, tripuladas por um enfermeiro e um técnico de ambulância de emergência, também num modelo de partilha de recursos com as unidades hospitalares.

Miguel Soares de Oliveira fez, por outro lado, um balanço positivo da colocação de uma ambulância e de uma moto do INEM na Figueira da Foz, durante a época de verão, para reforço dos meios de socorro existentes naquela cidade. «A informação que temos, tanto dos profissionais, como da população, é que o reforço foi uma mais valia. Tudo faremos para o repetir em 2013», afirmou.
Fonte: guarda.pt \ Lusa

Sem comentários: