quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Governo corta nos apoios a bombeiros

O Governo poderá deixar de apoiar corporações de bombeiros cuja existência não se justifique, do ponto de vista da Protecção Civil.

A possibilidade é assumida pelo ministro da Administração Interna, Miguel Macedo. Diz ele que há concelhos onde a multiplicação de corporações de bombeiros não faz sentido.“Em alguns casos, as situações de multiplicação de estruturas que existem não fazem qualquer sentido no quadro na Protecção Civil. O que está em causa é se o financiamento à actividade da Protecção Civil deve ser feito com base na multiplicação de estruturas dessas ou das necessidades dos concelhos. E a minha decisão é que deve ser de acordo com as necessidades concretas de cada concelho.”

O ministro sublinha a importância de cada concelho ter uma carta de risco, para, a partir dela, poder-se fazer uma correcta distribuição dos apoios para as corporações de bombeiros.“Ou seja, termos carros de combate a incêndios onda há floresta e outros equipamentos adequados ao risco de cada concelho. E há casos em que temos concelhos com duas, três, quatro corporações de bombeiros, que não se justificam sob o ponto de vista da Protecção Civil.”

Apesar de Miguel Macedo não ter apontado nenhuma situação em concreto, o concelho de Alijó é um exemplo da multiplicação de corporações de bombeiros, pois tem seis para cerca de 12 mil habitantes.
Escrito por CIR

E depois do fogo? Os efeitos dos incêndios - PARTE 1

Os efeitos do fogo nas componentes biótica e abiótica dos ecossistemas podem ser drásticos, já que constituem uma ruptura dos ciclos e cadeias que deles fazem parte. A diversidade de respostas das espécies e comunidades atesta a variedade de efeitos.

A ocorrência de um incêndio tem toda uma série de efeitos que se verificam, quer na área ardida, quer em áreas próximas. A amplitude destes efeitos depende, em particular, da intensidade do incêndio o qual, por sua vez, depende dos factores meteorológicos, do combustível que é queimado e do declive do terreno. Embora possam ser abordados separadamente, os diferentes efeitos causados pelos incêndios estão bastante interligados, devido às múltiplas relações funcionais próprias de qualquer ecossistema.

No solo, na água e no ar

Relativamente ao solo podemos considerar efeitos directos, derivados da combustão da camada de detritos vegetais (folhada) e da matéria orgânica e efeitos indirectos derivados do desaparecimento do coberto vegetal. A combustão da matéria orgânica faz com que o solo fique temporariamente enriquecido em cinzas, ou seja, em nutrientes sob a forma mineral, os quais podem ser facilmente utilizados pelas plantas. Este processo está na base da utilização tradicional do fogo para fins agrícolas. É, no entanto, importante referir que, embora se verifique um aumento temporário de nutrientes disponíveis, o balanço global a médio/longo prazo é bastante negativo, já que enquanto não houver a reposição de uma parte significativa da matéria orgânica, não há possibilidade de restituir ao solo os nutrientes utilizados pelas novas plantas ou novos rebentos. Por outro lado, com as primeiras chuvas pode verificar-se o arrastamento superficial dos nutrientes sob a forma mineral, assim como o seu arrastamento em profundidade até níveis fora do alcance das plantas, o que também contribui para afectar negativamente a fertilidade do solo.

De um modo geral, a capacidade de retenção e de infiltração de água no solo pode ficar reduzida. Por um lado a diminuição do teor de matéria orgânica faz com que exista uma menor agregação entre as partículas do solo e, consequentemente, uma menor porosidade. Por outro lado a ocorrência de incêndios de grande intensidade faz com que se forme uma camada com propriedades hidrófobas, o que contribui para reduzir ainda mais a capacidade de retenção e de infiltração de água. A redução da infiltração da água das chuvas leva a um aumento do escoamento à superfície do solo o que, por sua vez, pode conduzir ao aparecimento de fenómenos de erosão. A erosão do solo será tanto maior quanto maior for o declive e quanto mais exposto ficar o solo após o incêndio.

Relógio biológico: exercício pode contribuir para diminuir os efeitos do envelhecimento

Quem é mais saudável: um sedentário de 20 anos de idade ou um activo senhor de 50 anos? De acordo com pesquisadores noruegueses, alguém que faz actividades físicas na velhice pode ser tão saudável quanto alguém 30 anos mais jovem e que fica o tempo todo no sofá.

A pesquisa, feita por pesquisadores da Faculdade de Medicina do Exercício de Jebsen, demonstrou também que o nível de intensidade de exercícios, nesse caso, é menos determinante para a saúde. O melhor, diz Ulrik Wisloff, principal autor do estudo, é manter-se activo diariamente, especialmente quando se tem mais de 50 anos.

Claro que aumentar a intensidade tem seus benefícios também. De acordo com a pesquisa – que utilizou os dados sobre saúde física de mais de 4.600 homens e mulheres, de idades e classes sociais variadas – os riscos de síndrome metabólica, diabetes tipo 2, AVC e problemas cardíacos diminuem com mais exercícios.

“O condicionamento físico é um dos factores mais importantes para determinar o nível de saúde geral de uma pessoa”, diz Stian Aspenes, outro pesquisador envolvido no estudo. Entre os indivíduos que foram acompanhados, alguns estavam até mesmo fora do peso ideal, mas graças às rotinas de exercícios, os níveis de oxigênio no sangue, por exemplo, estavam acima da média.

Rotina é melhor que intensidade, e duração é o terceiro factor importante nessa equação:

A pesquisa de Wisloff mostrou que a rotina é primordial. Mas a intensidade e o tempo de duração dos exercícios também são, nessa ordem, importantes para uma melhor saúde física. A intensidade, dizem os pesquisadores, aumenta os picos de oxigênio durante os exercícios, e isso é bom para o organismo.

E a melhor forma de aprimorar a rotina de exercícios é introduzir os chamados “treinos intervalados”, ou seja, fazer exercícios intensos seguidos de descanso e novamente pequenos períodos intensos de atividade.

“Mesmo pessoas activas na juventude precisam manter uma rotina de actividades para poder se beneficiar dos resultados. Exercício não é uma caderneta de poupança num banco: nunca há o suficiente para se poder parar”, finalizam os pesquisadores.

-com informações da Medicine & Science in Sports & Exercise

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Silves Encarcerado em acidente disparou arma contra Bombeiros

Isto são histórias de um mundo ao contrário, há que deite fogo a uma habitação e de seguida agrida os Bombeiros, outros tem acidentes e mesmo encarcerados recebem as equipas de emergência a tiro tal como descreve a notícia no Correio da Manhã:


“Os bombeiros de S. Bartolomeu de Messines foram ontem à noite recebidos a tiro por um homem vítima de um despiste, em Silves, Algarve.


O indivíduo, de cerca de 60 anos, estava encarcerado e começou a disparar, mas não atingiu ninguém.


Acabou por entregar a arma à GNR e foi para o Hospital de Faro.”

Nozes ajudam a controlar apetite e manter a forma

Nozes, amêndoas e avelã: basta um punho por dia para manter a fome sob controle e combater a gordura abdominal. A conclusão é de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Barcelona, na Espanha.

O estudo envolveu 42 pacientes com síndrome metabólica, caracterizada por excesso de gordura abdominal, açúcar elevado no sangue e Tensão arterial alta. Enquanto metade seguiu uma dieta enriquecida com 30 g de oleaginosas durante 12 semanas, o restante evitou o seu consumo.

Os resultados mostram que aqueles que consumiram o produto apresentaram níveis mais elevados de serotonina, avaliados por meio de exame de urina.

A serotonina é uma substância que ajuda na transmissão dos sinais neurais, diminui a vontade de comer, faz as pessoas se sentirem mais felizes e melhora a saúde do coração.

Nesse sentido, os alimentos seriam aliados no combate ao acto de comer compulsivamente, ajudando a manter a forma. Para os autores, os resultados contradizem as evidências que sugerem evitar esses alimentos para reduzir a ingestão calórica.

Câmara de Bragança apela aos munícipes para reduzirem o lixo

lixeira.jpgA Câmara de Bragança gasta cerca de 2 milhões de euros para recolher e tratar as 16 toneladas de resíduos sólidos produzidos no concelho. Para sensibilizar a população a produzir menos lixo, a autarquia enviou um folheto informativo a todos os munícipes. O vice-presidente da Câmara de Bragança, Rui Caseiro, lembra que a factura mensal ronda os 180 mil euros, um valor que também sai do bolso aos munícipes.

“Pretendemos essencialmente sensibilizar os munícipes para a questão dos resíduos. Devemos ter a consciência que o tratamento de resíduos é bastante caro para todos. Se é caro para o município também é caro para os cidadãos. E sendo um processo caro, nós entendemos chamar à tenção junto dos munícipes para esta questão da produção de resíduos e enviámos um folheto muito simples para casa das pessoas”, afirma Rui Caseiro.

Por dia, cada brigantino produz mais de um quilo de lixo. Mesmo assim, Rui Caseiro afirma que Bragança está abaixo da média nacional. No entanto, o autarca dá alguns conselhos às pessoas para reduzirem a qualidade de lixo.

“São valores que estão abaixo da média nacional e europeia. No entanto, nós devemos é preocupar-nos em reduzir esses valores. Sempre que tenhamos atitudes que contribuam para a redução de resíduos. É uma mensagem muito simples que nós transmitimos aos munícipes no sentido de terem um gesto no dia-a-dia que possa contribuir para um mundo melhor, por um lado comprando produtos com menos embalagens, utilizar produtos que podem ser reutilizados, proceder à separação daqueles resíduos que podem ser valorizáveis e dar outra utilização aos resíduos biodegradáveis, que não seja o caixote do lixo”, enumera o autarca.

Em relação à separação de resíduos, Bragança encontra-se abaixo da média nacional e Europeia. Rui Caseiro afirma que tem havido uma evolução desde 2003, mas é preciso valorizar mais os resíduos através da separação.

“A nossa produção por ano está a rondar as 850 toneladas. Tem havido uma evolução ao longo de todos os anos. No entanto, eu penso que este sector pode evoluir mais, porque a média europeia a este nível é superior”, enaltece Rui Caseiro.

A Câmara de Bragança a sensibilizar a população para produzir menos resíduos para reduzir a factura da recolha e tratamento de lixo.
Escrito por Brigantia

Camião tomba nas obras da A4

camiao_tombado.jpg













Um ferido ligeiro é o resultado de um acidente nas obras da A4, perto de Sezulfe, Macedo de Cavaleiros. Esta manhã, por volta das 11h, o motorista de um camião que trabalhava num local de terra batida, ao levantar a báscula para proceder à descarga de material terá resvalado e tombado. No local, nenhum dos trabalhadores das obras quis prestar declarações e explicar os contornos do acidente, apenas referiram que foi necessário proceder ao desencarceramento do trabalhador. Os Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros transportaram o homem para a unidade hospitalar de Bragança.

Ao que conseguimos apurar apenas com ferimentos ligeiros.
Escrito por CIR

Depressão e stresse crónico aceleram envelhecimento

Pessoas expostas à depressão recorrente ou ao stresse crónico têm envelhecimento biológico acelerado. A constatação é de pesquisadores da Universidade Umea, na Suécia. Segundo eles, pacientes com as condições apresentam telômeros mais curtos nas células brancas do sangue.

O telômero é a parte mais externa do cromossoma. Com o aumento da idade, os telômeros encurtam e, de acordo com estudos anteriores, o stresse oxidativo e a inflamação aceleram este processo.

Para testar esta hipótese, a equipa reuniu mais de 90 pessoas com depressão recorrente e quase 450 saudáveis – o grupo controlo. De acordo com os resultados, o comprimento dos telômeros, medido nos glóbulos brancos, é mais curto entre aqueles com depressão em comparação aos do grupo controlo. Os pesquisadores também examinaram a regulação de stresse dos participantes usando o chamado teste de supressão com dexametasona.

“O teste revelou que os níveis de cortisol, indicativos de stresse crónico, estão associados com telômeros mais curtos, tanto naqueles com depressão quanto nos indivíduos saudáveis”, explica Mikael Wikgren, autor do estudo. “O facto de aqueles com depressão terem telômeros mais curtos em comparação aos indivíduos saudáveis pode ser em grande parte explicado pelo facto de que as pessoas deprimidas têm regulação de cortisol problemática em comparação às pessoas saudáveis, o que ressalta que a regulação do cortisol e o stresse desempenham um papel importante nos transtornos depressivos”, conclui.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Estado do tempo até 04 Dezembro 2011 - Humidade e frescura inicial , para depois algum alivio no final!

Nunca é demais recordar o fenómeno El Niño/La Niña


Caros concidadãos,
A situação sinóptica nos próximos 10 dias, onde após o 6º dia, saliento que a fiabilidade diminui, pelo que é aconselhável a consulta.

Na próxima fase de Quarto Crescente iremos assistir à alteração de padrão atmosférico, com uma sucessão de diferentes estados de tempo, desde alguma chuva mais a Norte, passando pelo frio e alguma neve para as terras altas acima dos 1200/1400m e até, a formação de nevoeiros matinais com posterior inversão térmica nocturna para o fim-de-semana.

Esta situação deve-se ao deslocamento do Anticiclone dos Açores, para junto da Ibéria mas com um retrocesso ligeiro para W, com a respectiva injecção de ar mais húmido e fresco de Noroeste, provocando a primeira grande sensação térmica de frio da época (uma ligeira amostra normal para época), cujo Inverno Climático começa a 01 de Dezembro 2011.

Resumindo, alguma chuva entre 29 Novembro e 02 de Dezembro, embora com alguma alternância, com períodos de Sol e nebulosidade e com mudança de fluxo atmosférico, altura onde espero uma nova mudança de padrão.

 “Em Dezembro treme o frio em cada membro;"

Assim iremos ter:

Dia 28 – 2ª Feira
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território, no entanto espera-se um aumento da nebulosidade logo pelo início da manhã, nas regiões a Norte do Mondego.. Espera-se ainda, uma ligeira descida das temperaturas mínimas e a formação de geadas, com acentuado arrefecimento nocturno.
-1 a 13ºC 11 a 21ºC
Vento fraco de Noroeste (<20km/h, mas podem ocorrer rajadas até 40km/h no Litoral Oeste e terras altas)

Dia 29 – 3ª Feira
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu muito nublado em todo o território e a probabilidade de um aumento da nebulosidade e a ocorrência de períodos de chuva fraca no Minho e Douro Litoral pela noite dentro. Espera-se ainda a formação de nevoeiros matinais e uma descida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-1 a 12ºC 10 a 17ºC
Vento moderado de Oeste (20 a 30km/h, com rajadas até 40km/h no Litoral Oeste e terras altas)

Dia 30 – 4ª Feira
Prevê-se de um modo em geral, Prevê-se períodos de céu muito nublado em todo o território, com ocorrência de Aguaceiros, que poderão ser de neve acima dos 1400m, mas descendo de cota durante a madrugada/manhã para os 1200m, mas somente no Norte e Centro.
Espera-se ainda a formação de nevoeiros matinais e uma descida das temperaturas máximas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-1 a 11ºC 08 a 15ºC
Vento moderado de WSW (20 a 30 km\h, soprando com rajadas até 60km no Litoral Sul e terras altas)

Dia 01 – 5ª Feira
Prevê-se de um modo em geral, Prevê-se períodos de céu muito nublado em todo o território, com ocorrência de Aguaceiros, que poderão ser de neve acima dos 1200m, mas descendo de cota durante a madrugada/manhã para os 1000m, mas somente no Norte e Centro.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-1 a 11ºC 08 a 15ºC
Vento moderado de Norte(20 a 30 km\h, soprando com rajadas até 60km no Litoral Sul e terras altas)

Dia 02 – 6ª feira
Prevê-se períodos de céu muito nublado em todo o território, com ocorrência de Aguaceiros fracos e pouco frequentes, que poderão ser de neve acima dos 800m, mas subindo de cota durante a noite para os 900m nas regiões do Norte e 1000m no Centro, não esperando precipitação nas restantes regiões. Espera-se ainda a formação de nevoeiros matinais e uma descida das temperaturas.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-2 a 09ºC 07 a 14ºC
Vento moderado de Noroeste (20 a 30 km\h, soprando com rajadas até 60km no Litoral Sul e terras altas)

Dia 03 – Sábado
Prevê-se de um modo em geral céu pouco nublado ou limpo em todo o território, no entanto, apresentar-se-á muito nublado a partir da tarde, em especial a Sul do Mondego, onde existe a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva para a noite. O frio será intenso devido ao vento moderado.
Espera-se ainda a formação de nevoeiros.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-1 a 10ºC 08 a 16ºC
Vento moderado de NW (30 a 40km/h, com rajadas até 60km/h no Litoral Oeste e terras altas para a noite)

Dia 04 - Domingo
Prevê-se de um modo em geral períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território e a probabilidade de formação nevoeiros até ao início da manhã. Espera-se ainda, uma ligeira descida das temperaturas mínimas e a formação de geadas, com acentuado arrefecimento nocturno.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-3 a 10ºC 10 a 17ºC
Vento moderado Norte (25 a 35km/h, com rajadas até 45km/h no Litoral Oeste e terras altas para a noite)

Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo, que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de mercantilidade ou aplicação a qualquer objectivo em particular.

Melhores cumprimentos,
Autor: Mário Marques
Copyright © Meteoiberia 2007-2011

Tensão Alta pode estar relacionada com a dificuldade em reconhecer emoções

A pesquisa, feita por James McCubbin, pesquisador da Universidade de Clemson, EUA, e sua equipa mostrou como pessoas, durante episódios de pressão alta, têm dificuldades de interpretar as expressões faciais de outros indivíduos, especialmente aquelas que representam raiva, medo, felicidade e tristeza. Da mesma forma, essas pessoas também tiveram dificuldade de interpretar textos que descreviam, de forma sutil, as mesmas emoções.

“É como viver num mundo onde as pessoas têm de dizer o que sentem para que possam ser entendidas”, diz McCubbin. “É como quando precisamos colocar um ‘smile’ num e-mail ou mensagem eletrónica para que a outra pessoa entenda o sentimento de forma correcta.”

Alguns dos indivíduos entrevistados tinham o que McCubbin chamou de “vazio emocional”, pois eles não sabiam o que interpretar da expressão facial alheia. “Algumas dessas pessoas, por exemplo, podiam entender que seu chefe estava sendo sarcástico quando, na verdade, estava furioso com algo. Isso pode levar a falhas graves na comunicação, o que se reflecte em mais problemas no trabalho e aumento do stresse.”

Em ambientes sociais complexos, como na actividade profissional, entender correctamente as pistas sobre a emoção alheia como complemento às verbalizações é importante para interagir correctamente.

A ligação entre esse “vazio” e a tensãoalta pode-se tornar um círculo vicioso, em que a hipertensão e o maior risco de doenças coronarianas podem aumentar exponencialmente. Tudo isso pode ser indicativo de que algum transtorno na regulação da emoção, ou seja, possíveis formas de depressão e ansiedade, se estejam desenvolvendo.

Idosa sofre queimaduras em 60% do corpo ao cair à lareira

Uma idosa ficou gravemente ferida ao cair à lareira de casa.Aconteceu ontem à hora de almoço na aldeia de Vilaverdinho, concelho de Mirandela.A mulher, de 79 anos, vive sozinha, por isso não se conhecem as circunstâncias em que caiu ao lume. Sofreu queimaduras de segundo grau em 60% do corpo, nomeadamente na cabeça, cara, braços e tórax.“Á chegada ao local encontraram a senhora em cima da lareira que ainda estava a arder, tinha a roupa toda queimada” refere Edgar Trigo, adjunto dos bombeiros de Mirandela, acrescentado que “tinha queimaduras de segundo grau em 60% do corpo. Ela estava consciente porque ainda conseguiu ligar para um avizinha a dizer que tinha caído à lareira e foi esse vizinha que deu o alerta”.

A vítima foi transportada pela SIV de Mirandela até Macedo de Cavaleiros e transferida para a unidade de queimados dos Hospitais da Universidade de Coimbra pelo helicóptero do INEM.
Escrito por Brigantia

Sporting Clube de Portugal com Programa de Desfibrilhação Automática Externa

O Sporting Clube de Portugal (SCP) é o primeiro grande clube desportivo a criar um Programa de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) para as instalações do seu Complexo Desportivo Alvalade XXI. Com a criação do Programa de DAE, o SCP assume um compromisso de salvar vidas, estando melhor preparado para responder eficazmente a eventuais casos de doença súbita e, em particular, de paragem cardiorrespiratória.

O INEM e o SCP organizaram hoje, dia 25 de Novembro, no Hall Vip do Estádio José Alvalade, um evento que assinala a entrada em funcionamento do Programa de DAE do SCP, no âmbito da criação de Programas de DAE em locais de acesso ao público. Depois dos aeroportos nacionais, companhias aéreas, casinos ou superfícies comerciais, também o SCP recebeu do INEM um certificado que comprova a existência dos requisitos definidos no decreto-lei 188/2009 de 12 de Agosto, que regula a utilização de DAE por leigos: existência de equipamentos de DAE, formação de colaboradores do Sporting em Suporte Básico de Vida (SBV) e DAE, auditoria e controlo médico qualificados.
Saiba mais em: www.inem.pt

Doação de medula óssea

O Transplante de Medula Óssea é a única esperança de sobrevivência para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue. Se para o doador a doação é apenas um incómodo passageiro, para o doente pode representar a diferença entre a vida e a morte.


A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo. Caso queira saber mais sobre este assunto, sugerimos uma visita ao Portal da Saúde.

domingo, 27 de novembro de 2011

Proteção Civil:Condições Financeiras e Orçamentais em 2012 terão o mesmo nivel dos ultimos anos

O ministro da Administração Interna assegurou hoje que, em 2012, o serviço de Proteção Civil terá condições financeiras e orçamentais "para permitir o mesmo nível" operacional dos últimos anos.

"Do ponto de vista da Proteção Civil, no próximo ano, temos as condições financeiras e orçamentais, para garantir em termos operacionais, o mesmo nível que o País tem tido ao longo dos últimos anos", afirmou hoje o ministro Miguel Macedo, em Almeida, onde presidiu à cerimónia inaugural do novo quartel dos bombeiros locais.

Segundo o titular da pasta da Administração Interna, a verba para a Proteção Civil no próximo ano mantém-se "estabilizada" não havendo "nenhum corte do ponto de vista operacional".
Fonte:Visão

CURTAS: Bombeiros 'ajudam' homens com pénis presos em anéis

Os bombeiros de Londres, Inglaterra, divulgaram esta semana os pormenores sobre 417 incidentes que envolveram pessoas presas em objectos. Por três ocasiões, a corporação foi chamada para ‘ajudar’ homens que ficaram com o pénis preso em anéis.

Os incidentes, registados entre Abril de 2010 e Maio de 2011, são, segundo o jornal ‘The Guardian’ apenas uma “amostra”. O último episódio insólito ocorreu em Maio deste ano, no qual dez bombeiros levaram vinte minutos para remover um anel do órgão sexual de um homem.
Fonte:CM

CURTAS: Acidente Sabado na A1 Com VTTU dos B.V. de Fátima

Um camião-cisterna dos bombeiros despistou-se sabado, cerca das 10h, na A1, no sentido Sul-Norte, tendo do acidente resultado dois feridos ligeiros, disse à agência Lusa fonte da GNR.

O acidente ocorreu na saída para Fátima, ao quilómetro 112, tendo ficado feridos o condutor e um colega, precisou a fonte.

No local estiveram os bombeiros e a GNR, tendo estado a via condicionada do lado esquerdo, no sentido Sul-Norte.

Aparentemente uma avaria no eixo traseiro da viatura terá provocado o despiste. A esta hora ambos os bombeiros já tiveram alta hospitalar.
Fonte:Lusa e BPS

Ribeira de Pena: Viatura Oferecida Pelos Bombeiros de Vianden

O protocolo de geminação entre os Municípios de Ribeira de Pena e Viandem possibilitou a oferta por parte dos “Service d'Incendie et de Sauvetage” desta vila luxemburguesa de um Veiculo Urbano de Combate a Incêndios, VUCI, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ribeira de Pena. 

A viatura que já se encontra nas instalações do Quartel da corporação, é vocacionada para actuar em situações de fogos urbanos e socorro em condições climatéricas difíceis de gelo e neve. 

O carro bem equipado com uma moto-bomba e tem uma capacidade de transporte de 3 mil litros de água. Possui também um lançador de líquido especial para derreter o gelo e correntes para dispersar a neve. Este VUCI é o primeiro veículo do género que a corporação recebe.

Depois de alguma beneficiação ao nível do seu equipamento e pintura, vai aumentar a capacidade de resposta de socorro dos Bombeiros de Ribeira de Pena e qualificar a protecção civil do próprio concelho.
Fonte: Noticias de Vila Real

Acidente e Intoxicação no Sabádo

Ocorreu um despiste de uma viatura ligeira de mercadorias na Quinta das Carvas, em Bragança, no sábado, tendo provocado 1 ferido ligeiro. A viatura seguia no sentido Bragança - Gimonde e terá perdido o controlo da viatura no cruzamento do Aeródromo.

Os Bombeiros de Bragança acorreram ao local com uma ambulância de socorro, tendo assistido e transportado a vitima para o Hospital de Bragança.

Também ontem, ocorreu uma intoxicação por monóxido de carbono, por utilização de uma braseira numa habitação. Mãe e filha, de 30 e 03 anos respectivamente, foram assistidas e transportadas para o Hospital de Bragança, pelos bombeiros de Bragança.

sábado, 26 de novembro de 2011

Finalmente... Bombeiro de Foz Côa Já Têm ABSC em Boas Condições

Os Bombeiros Voluntários de Foz Côa receberam, segundo o seu blog, uma ambulância do INEM.

Provavelmente ao abrigo de protocolo, semelhante ao das corporações de Alfândega da Fé e Freixo de Espada À Cinta, esta corporação recebeu uma ambulância de socorro em segunda mão e mantêm-se com posto de reserva INEM.

Esta era uma uma necessidade á muito reclamada por todos os elementos desta corporação, tendo finalmente concretizado, não só um desejo, mas também uma necessidade.

No blog dos Bombeiros de Foz Côa está também um agradecimento a todos os que conseguiram com o sonho, de uma ambulância de socorro condigna para socorro, se realizasse.

LBP Contra o Facto de Bombeiros Deixarem de Comunicar Saída de Ambulâncias

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) manifestou-se hoje “radicalmente contra” a decisão de os bombeiros deixarem de avisar a Proteção Civil sobre a saída das suas ambulâncias, argumentando que deixará de haver estatísticas exatas das intervenções no país.

O Diário de Notícias avança na edição de hoje que as ambulâncias dos bombeiros - a maioria das que existem no país -, vão deixar de ser controladas pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e apenas as que estão ao serviço do INEM, cerca de 10 por cento da frota, terão a posição conhecida.

A ANPC justifica a decisão com a necessidade de "rentabilizar" os recursos humanos dos comandos distritais, que controlam o socorro prestado pelos bombeiros.

Estes alertam que, em caso de catástrofe ou emergência que obrigue à mobilização de várias ambulâncias, nenhum organismo da ANPC conhecerá a posição destes veículos, o que atrasará o socorro.

Em declarações à agência Lusa, o presidente cessante da LBP disse que os bombeiros “discordam radicalmente” desta medida, mas considera que os seus efeitos não se colocam em termos de atraso do socorro, mas sim na “ausência de uma inventariação correta dos serviços”.

“Quando se alega que há a necessidade de racionalizar recursos humanos, nós entendemos que é preciso fazer a avaliação de toda a estrutura da ANPC, e não apenas de uma parte, concluindo então onde é que há cortes suscetíveis de serem feitos, recursos em duplicação e excesso de despesa que pode ser economizada”, defendeu Duarte Caldeira.

Depois de feita essa avaliação, “é que fará sentido concluir o que quer que seja sobre esta matéria”, sustentou.

Contudo, ressalvou, “esta conclusão não pode ser feita, prejudicando os bombeiros, como principal agente de socorro, e a missão da Autoridade Nacional de Protecção Civil nos termos exatos em que a lei a define”.

Duarte Caldeira considerou também “estranha” a forma como foi alterada esta situação: “Foi feita uma comunicação interna da ANPC aos comandantes operacionais distritais, dando-lhes indicação que deixariam de contabilizar a saída das ambulâncias de bombeiros, mas esse processo de alteração não foi viabilizado pelo Conselho Nacional de Bombeiros”.

“É uma medida unilateral e ilegítima na medida em que altera a estrutura da ANPC, altera procedimentos e, portanto, nós discordarmos radicalmente desse facto”, criticou.
Fonte: radioocidente.pt

Concurso de Fotografia: "INEM, Uma Luz Sempre Presente"

Para celebrar de forma original a época natalícia, decidimos lançar um desafio: um concurso de fotografia sob o tema: "INEM, uma luz sempre presente". Inspirem-se, divulguem e participem!

O concurso está dividido em duas categorias distintas de participantes: colaboradores do INEM e público em geral, sendo que no total serão atribuídos 6 prémios às 3 melhores fotografias de cada uma das categorias. Sugerimos a consulta do "Regulamento do Concurso de Fotografia", disponível no site do Instituto em www.inem.pt e na nossa página oficial no facebook!

As fotografias deverão ser remetidas até ao próximo dia 16 de Dezembro para que os trabalhos possam ser avaliados pelo júri e seja possível receberem os prémios a tempo do Natal! Qualquer dúvida poderão entrar em contacto com o Gabinete de Comunicação e Imagem do INEM através do e-mail inem@inem.pt.

Ordens dos Médicos e dos Enfermeiros denunciam falta de material nas unidades de saúde

Há falta de material clínico e medicação nas unidades de saúde transmontanas e a crise pode vir a agravar a situação. A denúncia é feita pelos bastonários das Ordens dos Médicos e dos Enfermeiros.

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Maria Augusta de Sousa, disse à Lusa que já abriu um espaço na página da Internet para os profissionais denunciarem casos concretos e a o bastonário da Ordem dos Médicos pretende fazer a mesma solicitação à classe “se os problemas não forem resolvidos”.

Um caso concreto ocorreu na semana passada, no Centro de Saúde de Freixo de Espada à Cinta que, segundo a Lusa, não tinha morfina para assistir um doente urgente que teve de aguardar pelo helicóptero do INEM, há uma semana.

A Administração Regional de Saúde do Norte confirmou à Lusa a ruptura de stock de morfina na unidade de saúde, alegando que “foi uma situação ocasional” que “já está normaliza”.

Esta unidade de saúde é dotada anualmente com “cinco unidades de morfina em função da média de necessidades e não tem havido necessidade de aumentar”.

De acordo ainda com a fonte, “até à semana passada só tinham sido gastas três”, mas surgiram outros tantos doentes a necessitar do medicamento e não só se esgotou o stock como já não havia morfina para o último.

A morfina é usada em situações de “dor aguda, traumatismo ou edema agudo do pulmão”, como explicou à Lusa o bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, que critica o que considera “uma gestão completamente errada dos stocks”.

O bastonário da ordem dos Médicos adiantou ainda que os médicos “cada vez sentem mais dificuldades” como “problemas de acesso a material”, que, “a não serem resolvidas”, obrigarão a uma intervenção junto do Ministério da Saúde.

De acordo com o bastonário, “os problemas de acesso a material médico obrigam a um esforço imenso para que não afecte a prestação de cuidados e não prejudique os doentes, mas a manterem-se os cortes previstos, será impossível evitar”.

José Manuel Silva alerta que “basta atentar no anúncio público de que a Roche iria suspender o fornecimento de alguns medicamentos a alguns hospitais, medicamentos que são essenciais e não têm substituto”.

“Se não houver um olhar diferente para a saúde, o que se encontra absolutamente no limite, os doentes irão começar a ser objectivamente prejudicados”, acrescentou.

Contactado pela Brigantia, Vítor Alves, o director executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Nordeste, sem gravar declarações, afirmou que ainda não conseguiu confirmar a existência deste caso.

No entanto, confirmou que às vezes há atrasos na distribuição de medicamentos e material, mas nunca foi constatada uma “ruptura continuada”.
Escrito por Brigantia

Argozelo está sem médico desde Julho

A vila de Argozelo está sem médico desde o final de Julho. A população desta freguesia do concelho de Vimioso está revoltada com a situação e não aceita deslocar-se a Vimioso ou a Bragança para pedir uma receita médica.

O presidente da Junta de Freguesia de Argozelo não compreende porque é que o médico deixou de ir a Argozelo. Francisco Lopes afirma que já pediu explicações ao Agrupamento de Centros de Saúde do Nordeste, mas o problema continua sem solução à vista.

“O médico não se tem deslocado não sei porquê, uma vez que noutras áreas do distrito o médico continua a ir e passa as receitas manualmente e ali embirra e têm que ser electrónicas. É uma confusão que já vem de Maio e o que é certo é este assunto neste concelho ainda não tem solução à vista. Tenho perguntado e a resposta é sempre a mesma desde Maio, falta de linha, só que o que é certo é que nunca me disseram que linha era, que a própria Junta a colocava. Dizem que enquanto não tomar posso o novo administrador, continua tudo na mesma”, constata o autarca.

Francisco Lopes afirma que as pessoas idosas e com dificuldades de mobilidade são as mais prejudicadas. Além disso, o autarca realça que as deslocações a Bragança ou a Vimioso são uma despesa acrescida para a população.

“Está a ser um grande transtorno para as pessoas de idade e para aquela pessoas que têm dificuldades em se deslocarem. Além de ser dispendioso a deslocação a Bragança ou a Vimioso. Também há o problema da farmácia que não tem receitas para aviar este tempo todo. Fechar é um perigo eminente, se não tem serviço terá que procurar outras paragens, mas esperemos que isso não aconteça”, teme Francisco Lopes.

O autarca afirma ainda que o número de óbitos na freguesia aumentou mais do que o esperado. Francisco Lopes afirma que não se pode estabelecer uma relação directa entre as duas situações, mas o que é certo é que a população de Argozelo está sem médico há cerca de 4 meses.

“Estão sem médico desde o final de Julho e ainda não houve lá mais médico nenhum. Não sei se é disso ou não, mas o que é certo é que o número de óbitos em Outubro foi muito mais elevado do que aquilo que estava previsto. As pessoas utilizam este serviço como utilizam noutro centro de saúde qualquer, só não tem havido médico”, lamenta o autarca.

Recorde-se que a Administração Regional de Saúde do Norte garantiu, em Setembro passado, a continuidade das extensões de saúde. A ARS disse, ainda, que lançou o concurso com vista à aquisição de software para informatizar todos os postos médicos e garantiu que enquanto o novo sistema não entrar em funcionamento, os médicos continuariam a passar as receitas de forma manual.

Mesmo assim, o médico continua a não se deslocar à vila de Argozelo.
Escrito por Brigantia

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Acidente Com 2 Pesados faz 2 Feridos em Desvio do IP4


Um choque frontal entre duas viaturas pesadas no desvio do IP4 na zona de Rossas fez esta tarde dois feridos ligeiros.O acidente deu-se um autocarro da Rede Expressos e um camião-cisterna de matrícula espanhola.

O condutor do camião explica que ao travar numa curva perdeu o controlo da viatura.“Quando vi o autocarro na curva travei mas o camião continuou” refere. “É a terceira vez quer passo aqui” acrescenta.

O motorista do autocarro fala das dificuldades que aquele desvio apresenta.“As dificuldades aqui são muitas porque ao cruzar com os pesados é complicado, tem de haver cuidados redobrados porque às vezes não se consegue” afirma Filipe Rodrigues.

Dois dos passageiros do autocarro sofreram ferimentos ligeiros. Foram assistidos no local pelos bombeiros de Bragança e transportados ao hospital. A circulação no local esteve interrompida durante cerca de três horas. O trânsito foi desviado pelas obras da auto-estrada, no sentido Bragança Macedo.

No sentido contrário foi usada a estrada municipal que passa em Pinela como alternativa.

Mais tarde, pelas 16 h 50 voltou a ocorrer outro acidente, desta vez em Sta Comba de Rossas, tendo provocado um ferido ligeiro.

O acidente deu-se com uma viatura GNR-BT. Aparentemente o condutor terá perdido o controlo da viatura em piso de difícil aderência e terá o carro saído da via normal e embatido numa manilha de escoamento de agua.
O ferido ligeiro, foi um militar da GNR, que acabou por ser transportado para a urgência de Bragança.
Fonte Parcial:Brigantia

Homem rouba Ambulância INEM

Um homem de 35 anos foi detido pela PSP em Vila Franca de Xira depois de ter furtado, esta manhã, uma ambulância do INEM, em Lisboa, quando esta prestava socorro, confirmou à agência Lusa fonte policial.

"A equipa do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) prestava assistência a uma ocorrência nos Olivais com a ambulância a trabalhar, quando o suspeito, que não tinha nada a ver com a ocorrência, entrou na viatura e fugiu com ela”.

Seguiu-se uma perseguição, tendo o indivíduo sido interceptado na Estrada Nacional 10, junto à entrada para a A1, na zona de Vila Franca de Xira, na posse de duas matrículas espanholas, disse a mesma fonte policial.

O suspeito, de nacionalidade portuguesa, foi levado para a esquadra da Divisão da PSP de Vila Franca de Xira, onde se encontra detido, podendo ser, ainda hoje, presente a tribunal para primeiro interrogatório judicial.
Correio da Manhã

Bombeiro Notificado Injustamente pela ASCENDI Para Pagamento de Portagem

Foi com muito espanto que João Granadeiro, elemento da Equipa de Intervenção Permanente dos Bombeiros de Bragança recebeu uma carta da ASCENDI, durante a semana passada.

Trata-se de uma notificação, por falta de pagamento das taxas de portagem, que nos termos do nº1 do art. 10º da lei nº 25/2006 de 30 de junho, sendo este o titular de uma viatura que supostamente transpôs as barreiras de portagem concessionadas pela empresa ASCENDI, têm 15 dias para efectuar o pagamento das taxas de portagem.

Ora, o insólito vêm quando nos dados referentes aos locais de passagem, horas e dias, o mesmo admite ter a viatura parada no quartel pois encontrava-se envolvido operações de combate a incêndios, provando-o com copias de relatórios de ocorrência. A matricula da viatura identificada pela ASCENDI coincide com a matricula da carrinha que este possui. Mas a notificação vêm em como se de uma viatura de classe A se trata-se e carrinha de João Granadeiro á classe B.

Os locais de passagem foram na zona do Porto, e ao todo tiveram um custo de 4.83€. Custos esses, que segundo a carta, têm de ser liquidados com o nome do titular do documento de identificação do veiculo, cuja apenas a matricula é confirmada. Segundo a notificação, as advertências para o não pagamento voluntário da totalidade das infracções, mencionadas na descrição sumária de infracções, multiplicam-se como que obrigando a pessoa visada a pagar, ou (como geralmente acontece) acarretando o seguimento do processos e agravamento das coimas. Pedindo aconselhamento, este acabou por pagar e depois reclamar.

Para reclamar da situação utilizou a linha de apoio a clientes 707 20 25 25, tentando 3 vezes, e tendo sido sempre pedido para falar com um operador, e segundo uma opção que a ASCENDI dispõe, deixando o numero de contacto, a concessionária retorna a chamada para o cliente no prazo de 48h. Mas fim de 96h ainda não foi contactado.

Declaradamente relutante quanto á falta de respeito da ASCENDI para com os supostos clientes, João considera  estarem, tanto ele como a ASCENDI, a ser vitimas de burla. "Só pode ter havido falsificação de matriculas. Não há outra solução. Mas a Ascendi não devia poder notificar sem confirmar se a matricula corresponde mesmo á viatura, já que têm acesso pela matricula ao dono da viatura, também tem acesso ás carateristicas da viatura e por isso estão a aproveitar-se de nós para terem o pagamento de serviço efectuado, não interessando se acabam por lesar inocentes." diz-nos o lesado. A partir de agora João ainda vai tentar receber mais esclarecimento de como pode reclamar o processamento indevido da taxas de portagem. "Não é pelo dinheiro, que neste caso até foi pouco e já paguei para não aumentar, mas se já aconteceu uma vez pode voltar a acontecer, e esta empresa aproveitar-se-á sempre de nós".

Connosco, foi tentado mais um contacto pela linha de apoio ao cliente afim de serem considerados mais esclarecimento para, pelo menos, reclamar a situação, mas a resposta foi apenas do atendedor de chamadas.

Este caso não é único e está a aparecer mais frequentemente com habitantes transmontanos. Recentemente tivemos conhecimento, via facebook,  de mais notificações para pagamento a outros habitantes de Bragança, tendo neste caso os lesados exposto a situação pela qual passaram, e tendo sido comum a falta de resposta, considerada falta de respeito, da ASCENDI com os utilizadores da vias concessionadas, a falta de fiscalização, o desleixo e pouco ética por apenas se limitarem ao mínimo, identificar o titular da viatura da matricula identifica e depois este que se desenrasque! Para uma empresa que vai tomar contacto com o quotidiano dos transmontanos, achamos que será da pior forma que estão a chegar a este distrito.

Bombeiros obrigados a poupar para evitar despedimentos

O novo regulamento de acesso ao transporte de doentes não urgentes veio engrossar as dificuldades da maioria das corporações de bombeiros do país, que em média perderam 30 por cento das receitas face a 2010. Para ultrapassar o aperto foi dispensado pessoal ou adoptada uma gestão mais rigorosa. No caso da corporação de Carrazeda de Ansiães, foram as poupanças que evitaram despedimentos.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Carrazeda de Ansiães teve uma quebra de receitas a rondar os 45% desde que foi alterada a legislação para o transporte de doentes não urgentes.

O presidente da associação, Carlos Fernandes, diz que esta constitui uma das principais preocupações da direcção:

“Era uma excelente fonte de receita, com a qual podíamos ir renovando as nossas frotas. Depois de fazer contas este ano vi que baixou 45 por cento o volume de negócios. Temos de manter o mesmo efectivo em termo de homens, para garantir as 24 horas, mas as receitas é que deixam de entrar.”

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Carrazeda de Ansiães tem 18 funcionários e a quebra de receitas obriga a uma gestão mais rigorosa e a um maior esforço dos voluntários:

“Com alguns prémios, com a boa vontade dos voluntários, com algum dinheiro que tínhamos amealhado para outras necessidades, para pagar os vencimentos das pessoas.”

A corporação de bombeiros de Carrazeda, tal como muitas outras, obrigada a fazer mais contas depois de ter perdido cerca de 45% de receitas com a alteração das regras do transporte de doentes não urgentes.

Segundo o despacho que entrou em vigor em Maio deste ano, o direito ao transporte gratuito é possível com justificação clínica e em situações de patologias do foro psiquiátrico, doenças do foro oncológico, perturbações visuais graves, gravidez de risco, entre várias outras.

Têm ainda acesso ao serviço dos bombeiros os utentes com rendimentos iguais ou inferiores ao apoio social (cerca de 480 euros mensais).

Ora, em Bragança, estes constrangimentos começam também a fazer-se sentir, mas de forma mais suave.

Sem gravar declarações, o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros explicou à Brigantia que o serviço caiu cerca de 20 por cento, mas que, para já, não haverá necessidade de dispensar nenhum dos 12 motoristas contratados.

Rui Correia explicou que houve necessidade de fazer alguns ajustamentos, para conseguir poupar dinheiro, e nos transportes feitos a particulares, começou a ser pedido o pagamento antecipado, uma vez que a dívida deste tipo de transportes já ascendia aos dez mil euros.
Escrito por CIR/Brigantia

Atleta Bombeiro em 20º Lugar em prova para o Campeonato Nacional de Atletismo em Espanha

O atleta e bombeiro Eduardo Medeiros terminou em 20º lugar da classificação geral na Prova de Atletismo de Tordesilhas, um traçado que faz parte do campeonato nacional de atletismo espanhol.

Na categoria de Veteranos 55-60, na qual corre, classificou-se em 9º lugar.

Esta corrida foi a preparação para uma prova de grande envergadura em que vai participar no mês de Março. Os 50 Km em Madrid são de extrema dureza e é necessário muita preparação e até lá so já têm 3 meses.

CURTAS: Ambulância INEM dos bombeiros de Alverca está parada há mais de um ano

Os bombeiros de Alverca estão sem a ambulância do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), acidentada em Maio do ano passado. O INEM considerou que a reparação não era rentável e mandou outra viatura que de tão velha que era punha em perigo os bombeiros e os feridos. A ambulância do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) atribuída aos Bombeiros Voluntários de Alverca está desde Maio de 2010 sem qualquer utilização. A viatura ficou danificada num acidente e o INEM considerou que não era rentável a sua reparação. Os bombeiros pediram entretanto uma viatura de substituição, mas a ambulância enviada pelo INEM era tão velha que não reunia as condições mínimas de segurança para passageiros e bombeiros.
Fonte:OMirante

CURTAS:Bombeiros de Alcoentre e Azambuja despediram 12 operacionais

As duas corporações de bombeiros voluntários do concelho de Azambuja foram obrigadas a dispensar, nos últimos seis meses, doze operacionais face às graves dificuldades financeiras que atravessam.

Azambuja despediu quatro homens e Alcoentre já teve que dispensar oito operacionais. "Não podemos dispensar mais ninguém ou temos que fechar portas", garante o presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários de Alcoentre, Luís de Sousa, que é também vice-presidente da Câmara Municipal de Azambuja.

A corporação de Alcoentre funciona agora com 14 colaboradores no quadro.
Fonte:OMirante

CURTAS:Câmara renova apoio de 35 mil euros para os bombeiros de Albergaria

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha decidiu atribuir um subsídio no valor de 35 mil euros aos bombeiros locais, d"e forma a auxiliar nas despesas da associação em 2011".

"Não obstante a situação difícil que o País atravessa, que obriga os municípios a reduzir substancialmente os apoios concedidos e a sua despesa corrente, através de uma gestão ainda mais criteriosa dos fundos públicos", a autarquia não efectuou "qualquer redução relativamente ao ano transacto, ao contrário do que aconteceu com todas as outras associações e colectividades do município".

"Esta atenção" teve em conta também "o facto da Associação estar a construir um novo Quartel, numa área de terreno da Zona Industrial" cedida pelo município, "o que implica, naturalmente, um esforço financeiro acrescido".
Fonte:Noticias de Aveiro

Sindicato dos enfermeiros diz que há alguns profissionais com dificuldades para aceder ao fundo de desemprego

O sindicato dos Enfermeiros diz que alguns dos enfermeiros do Centro Hospitalar do Nordeste não têm os descontos para a segurança social regularizados. O caso terá sido espoletado por alguns dos enfermeiros dispensados, que terão tido dificuldades para aceder ao subsídio de desemprego.

“O hospital de Mirandela despediu alguns enfermeiros e eles, ao tentarem conseguir o subsídio de desemprego junto da Segurança Social” terão tido dificuldades, “alguns deles com dez anos” como profissionais, que agora se vêem impedidos de aceder ao subsídio.

A existência de problemas com os descontos foi admitida pelo responsável do departamento de recursos humanos do CHNE ao Jornal de Notícias.

No entanto, José Teixeira negou àquele diário que existam irregularidades ou problemas financeiros, garantindo que o assunto está praticamente resolvido e que se fica a dever a uma questão técnica relacionada com o sistema informático da Segurança Social.

No entanto, o Centro Distrital de Segurança Social de Bragança nega que haja qualquer problema com os descontos dos profissionais do Centro Hospitalar do Nordeste.

Sem gravar declarações, Martinho do Nascimento, o novo director regional, garantiu que tudo está regularizado e que os enfermeiros têm direito ao subsídio de desemprego.

Confirma que existiram dúvidas nos recibos posteriores a Julho, devido à alteração do estatuto jurídico daquela entidade, que passou a Unidade Local de Saúde, mas tudo está regularizado.
Escrito por CIR/Brigantia

Acordar cedo tem diversos benefícios

A hora em que o despertador toca costuma ser um momento nada agradável para muitas pessoas. O frio da manhã e o aconchego do cobertor deixam qualquer um tentado a fechar a cortina e programar o alarme para mais tarde. Mas nem toda a gente gosta de adiar o momento de sair da cama. Para quem sente prazer em levantar cedo, estar de pé nas primeiras horas do dia tem um valor inestimável. E segundo pesquisadores da Universidade de Roehampton, no Reino Unido, esse valor está relacionado a mais saúde e qualidade de vida. Estudo realizado na instituição com mais de mil voluntários concluiu que pessoas que acordam cedo são mais magras, mais felizes e mais saudáveis do que aquelas que usam a manhã para dormir um pouco mais.

Por meio de um questionário on-line, os pesquisadores entrevistaram 1.068 adultos sobre os seus hábitos de alimentação e sono, os seus níveis de felicidade e ansiedade e o seu estado de saúde. Usando escalas padronizadas para avaliar se eles eram matutinos ou vespertinos, os estudiosos analisaram o bem-estar, a consciência e o comportamento alimentar dos voluntários. As pessoas matutinas levantavam da cama, em média, às 6h58m, e as vespertinas, às 8h54m. Nos fins de semana, os dois grupos costumavam ficar uma hora a mais na cama, levantando-se às 7h47 e às 10h09, respectivamente. Cruzando esses dados com outras respostas, os especialistas perceberam que acordar cedo traz uma série de benefícios, deixando as pessoas mais dispostas e saudáveis.

“Ser uma pessoa matutina ou não é em parte uma questão do relógio do corpo do indivíduo e em parte uma questão de preferências que se desenvolveram ao longo da vida. As escolhas matutinas provavelmente se adaptam melhor à sociedade industrial em que vivemos, além de serem mais saudáveis”, defende o professor Jöerg Huber, que liderou a pesquisa.

Hormonas
Segundo Nonato Rodrigues, especialista em transtornos do sono, o relógio biológico de cada um tem papel fundamental na determinação dos horários de dormir e acordar. Ele explica que, apesar dessa variação, existem horários mais saudáveis para o sono, relacionados às substâncias que o regulam. “A melatonina é a hormona que gerencia o sono. Às 22h, o organismo tem um pico dessa substância e, por isso, é o horário em que as pessoas têm maior propensão para deitar. Como a duração do sono mais comum fica por volta de oito horas, a tendência é que o indivíduo que dorme a essa hora acorde às 6h, quando a luminosidade está aumentar”, explica. Apesar disso, algumas pessoas fogem à regra e podem ter necessidade de dormir mais ou menos tempo. Rodrigues explica que esses indivíduos são classificados como grandes dormidores ou pequenos dormidores, com sonos que duram de seis a 10 horas.

O aposentado Flávio Barbosa, 69 anos, faz parte do time de quem não consegue ficar até muito tarde na cama. Apesar de não precisar mais acordar cedo para trabalhar, ele mantém o hábito por prazer. “Ficar mais tempo na cama, em vez de me deixar relaxado, começa a cansar. Não gosto de acordar tarde porque a gente acaba por ficar com uma moleza estranha, uma sensação de que o dia está começar na hora errada”, descreve. E o hábito espalhou-se pela família. Apesar de trabalhar apenas à tarde, o filho de Flávio, Eduardo Barbosa, 42 anos, levanta-se diariamente às 6h. Após tomar o pequeno almoço e levar os filhos à escola, o servidor público bem que poderia voltar para a cama, mas prefere dedicar o tempo a uma actividade física na companhia do pai. “Se eu acordasse às 10h, por exemplo, não poderia aproveitar esse tempo.”

Para o neurologista Henrique Braga, acordar cedo reduz o stress e a ansiedade do dia a dia por dar mais tempo para as pessoas se organizarem e realizarem as atividades com calma. “Chegar cedo ao trabalho, não enfrentar trânsito pesado, comer bem e sem pressa pode colaborar muito na redução do stresse e da ansiedade, que são factores de risco de doenças cardiovasculares.” Na opinião do médico, alimentar-se corretamente pela manhã é fundamental, porque o organismo recebe energia para o resto do dia e pode controlar também a produção de cortisol. “Pela manhã, o organismo tem mais cortisol, uma hormona que deixa o indivíduo mais ativo e estimulado, mas também está relacionado ao stress. Se a pessoa não come, falta energia e o organismo produz essa substância em excesso para tentar compensar. Aí, é ansiedade e irritação é certa.”

Alimentação
Apesar de admitir que gostaria de acordar um pouco mais tarde, a gerente de loja Cristina Campista, 44 anos, levanta às 7h30 todos os dias para fazer exercícios físicos no Parque da Cidade. “É uma maneira mais saudável de começar a manhã. O dia rende mais e a gente se sente mais disposta e bem-humorada. Às vezes, pode ser ruim na hora de levantar, mas depois vale muito a pena”, diz. Tão essencial quanto as caminhadas é a refeição que toma antes de sair. “Não saio de casa sem meu café da manhã. Pão integral, uma fatia de peito de peru e suco de soja, já que sou alérgica a leite. Mas sem comer, não dá para começar o dia.”

Jöerg Huber e seus colegas de pesquisa identificaram o costume de tomar café da manhã entre aqueles que acordam cedo, hábito intimamente relacionado à saúde. Muitos dos entrevistados que levantavam mais tarde costumavam pular a refeição, o que contribui para a perda de qualidade de vida. Para a nutricionista Joana Lucyk, tomar café da manhã é essencial para estimular a produção de serotonina, substância que regula o ritmo de sono e o apetite e está relacionada à disposição e ao bom humor. Segundo Joana, comer mais cedo também diminui a compulsão alimentar no fim do dia e nas outras refeições, o que ajuda no controle do peso (veja quadro).

“O ideal é se alimentar por volta das 8h, até uma hora após despertar. Café da manhã muito tarde quase vira almoço e não devemos deixar de fazer nenhuma refeição”, aconselha. Joana ressalta ainda a importância de fazer várias refeições pequenas ao longo do dia. “Comer de três em três horas modula o cortisol, que em excesso leva ao acúmulo de gordura abdominal. Por isso é vantajoso acordar e tomar o café mais cedo.”

Adepta dos hábitos matutinos e de uma boa refeição logo no começo do dia, a fonoaudióloga Andréia Pinheiro, 41 anos, tenta passar o costume ao filho João Pedro, de apenas 2 anos. Eles acordam todos os dias às 6h30 e tomam café com cereal, leite, pão e muitas frutas. “Quando a gente tem criança em casa é importante ensinar esses hábitos para ela. Esse sol do começo da manhã faz muito bem. Fora que o dia rende muito mais”, acredita. Nos fins de semana, a rotina não se altera. Andréia usa os sábados e domingos para caprichar mais na refeição matutina. “É quando eu e o meu marido aproveitamos para fazer panquecas, omeletes e comer mais frutas.”

O pequeno almoço
O melhor horário para fazer a primeira refeição do dia é até uma hora após levantar da cama. De preferência, isso deve acontecer logo no início da manhã, para estimular a produção de serotonina e regular o cortisol, além de diminuir a produção de neuropeptídeo (que estimula a fome) no fim do dia.

Carboidratos
» Pão (de preferência integral), tapioca, cuscuz, aveia, granola e quinoa são algumas opções

Frutas
» Fontes de vitaminas e minerais, elas garantem uma refeição nutritiva e saborosa, além de fornecerem vitaminas do complexo B. Uma alternativa são os sumos naturais

Proteínas
» Queijo branco, iogurte, leite de soja ou tofu podem ser ingeridos. Frios magros como peru, peito de peru ou presunto magro também podem fazer parte do menu matinal

Oleaginosas
» Castanhas, nozes e outras oleaginosas compõem a dieta balanceada para começar o dia cedo e com energia e disposição
Fonte: Correio Braziliense

Falsa Informação Engana Possiveis Dadores de Medula Óssea

Decorreu hoje, no quartel dos Bombeiros de Bragança, uma sessão de recolha de sangue para possíveis dadores de medula óssea, sobre a responsabilidade do Centro de Histocompatibilidade do Norte.
Mais de 300 pessoas deslocaram-se ás nossas instalações e inscreveram-se como dadores, mas mais poderiam ter sido, não fosse a informação errada que corre nas redes sociais.

Segundo esta pagina do facebook, sem confirmação da fonte de autoria: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.128384180559990.23856.100001652251323&type=1#!/event.php?eid=312111032134986, prevê-se para o dia de hoje mais uma sessão de recolha, com o intuito de ajudar o filho do ex-jogador do Benfica, Carlos Martins. Só que a onda de solidariedade que se desenvolveu país fora, acabou por levar a uma má informação e fez com que alguns transmontanos não se deslocassem no dia 24 ao local de recolha, porque viu no facebook dia 25.

Assim sendo, o cbbraganca informa que durante o dia 25 não vai haver nenhuma campanha de recolha de sangue no quartel dos Bombeiros de Bragança.

Infelizmente é uma grande pena haver gente que não dê a seriedade suficiente a um assunto tão importante e vital.