segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Previsão Meteoiberia - Estado do tempo - 01 a 06 Novembro Semana Outonal, com muita chuva, algum vento e frio ao serão devido algum granizo e na Serra um bom Nevão!

Mais um evento de relevo aproximar-se e com caracteristicas Outonais.

Assim chuvas fortes para o dia 02 e depois um excelente posfrontal, com a passagem de aguaceiros sucessivos e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas até ao FDS 05/06. Neste posfrontal existem probabilidades para ocorrência de neve acima dos 1400/1500m para os dias 04/05, ou seja um bom nevão para a serra da Estrela.

De assinalar a agitação maritima forte com o mar encrespado a alteroso, podendo atingir o 5/6m e a durar todo o evento. O vento será de Sudoeste moderado a forte no dia 02 passando a moderado de Noroeste nos dias sucessivos.

A depressão vai cavar e está afectar actualmente os Açores com uma ondulação tempestuosa que poderá afectar a navegação na ZEE.

Resumindo uma semana Outonal, com muita chuva, algum vento e trovoada, não faltando o granizo e até um bom nevão para a serra da Estrela.

Saudações meteorológicas
Mário Marques

Incêndio fez um ferido na aldeia de França

Um incêndio que ontem consumiu uma habitação na aldeia de França, em Bragança, fez ontem um ferido. Um homem sofreu queimaduras de primeiro grau na cara e nas mãos depois de o sofá em que estava deitado, junto a uma lareira, ter pegado fogo.

De acordo com os vizinhos, o incêndio destruiu a habitação por completo.

“Vi praticamente a cozinha da casa a arder e o senhor sentado, com queimaduras na cara e nas mãos”, conta Cláudia Rodrigues. Já Ana Afonso pediu para chamar os bombeiros. “Corremos para lá mas pouco fizemos porque quando os bombeiros chegaram a casa já estava toda ardida.”

A casa, onde moravam duas pessoas, ficou completamente destruída pelas chamas, que não se propagaram a habitações vizinhas.

Cláudia Rodrigues, uma das primeiras pessoas a chegar ao local, explica que o incêndio começou num sofá que estava junto à lareira.

“Ele estava sentado e caiu. O sofá começou a arder e a queimar tudo. Também estava lá uma botija de gás, que não chegou a explodir.”

Os dois moradores, uma viúva de cerca de 80 anos e um filho de pouco mais de 30, ficaram desalojados. Ana Afonso diz que a população começou já a pensar em alternativas e em formar uma corrente de solidariedade que ajude esta família.

“Isso depois já alguém tem de falar porque eles precisam mesmo de ajuda. As pessoas ainda começaram a falar em juntar-se e falar com o senhor padre.”

O incêndio deflagrou pouco antes das cinco da tarde. No local estiveram dois veículos pesados dos bombeiros de Bragança, apoiados por dez homens.
Escrito por Brigantia



Seis franceses resgatados no rio Paiva

Os Bombeiros de Arouca resgataram da margem do rio Paiva, em Alvarenga, Arouca, seis turistas franceses, dois casais e duas crianças com quatro e 14 anos, ao final da tarde deste domingo.

O alerta foi dado pelas 18.30 horas. Com os dias mais curtos, os franceses, que seguiam de caiaque, foram surpreendidos pelo súbito escurecimento.

Sem saber como regressar, valeu aos turistas, que tinham entrado no rio na aldeia da Paradinha, a cerca de sete quilómetros, o facto de estarem numa zona com rede de telecomunicações. Telefonaram para o número de emergência e foram accionados os Bombeiros de Arouca.

Uma equipa de resgate teve de descer uma ravina com mais de cem metros e atravessar o rio Paiva para chegar aos dois casais e às crianças, que já indiciavam sintomas de hipotermia. Os bombeiros deram a própria roupa e o calçado que usavam aos turistas, que estão bem.
Fonte:JN

domingo, 30 de outubro de 2011

Incêndio Destruiu Casa de Habitação na Aldeia de França

Uma habitação destruída, habitantes desalojados e 1 ferido grave com queimaduras na cara foi o resultado de um incêndio urbano na aldeia de França ao final da tarde de domingo. Amanhã o desenvolvimento desta informação.

Jaime Soares Tem Missão “Difícil” à Frente dos Bombeiros

O comandante Jaime Soares assumiu este domingo, na Régua, a presidência da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) e salientou que os desafios prioritários passam pela problemática do transporte de doentes, o financiamento das associações e a sua sustentabilidade.

Bombeiros de todo o país estiverem reunidos durante três dias no 41º congresso que teve como objectivo eleger os novos órgãos sociais, debater as dificuldade e o futuro das corporações. Jaime Marta Soares, que sucede a Duarte Caldeira que ocupou o cargo durante 12 anos, venceu com 375 votos, contra Joaquim Rebelo Marinho, que alcançou 298 votos. O novo responsável pela LBP afirmou aos jornalistas que a sua missão "não vai ser fácil".

Para já, os desafios prioritários da nova liderança da liga passam pela "problemática do transporte de doentes, o financiamento das associações e a sua sustentabilidade". Até ao final de Setembro, mais de 300 postos de trabalho foram extintos na componente profissional das associações humanitárias dos bombeiros, na sua esmagadora maioria associados ao transporte de doentes não urgentes.

"Nós não temos que ser subsiadores do Serviço Nacional de Saúde. Somos um parceiro imprescindível no transporte hospitalar", frisou. Jaime Soares criticou a estrutura da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) que diz ter "imensos custos e é elitista", uma espécie de "estrutura com generais sem tropa".

Quer ainda que seja criada uma direcção nacional que represente e dê autonomia aos bombeiros no seio da ANPC. "Queremos efectivamente ter o nosso comando único, tal como têm outros agentes de protecção civil como a PSP ou a GNR", frisou.

Jaime Soares quer uma tipificação dos corpos de bombeiros a um nível da área de município, que permitirá saber quais são as verbas necessárias para financiar os corpos de bombeiros. "Aqui tem de haver uma profunda negociação entre o poder central, a Associação Nacional de Municípios e a LBP para que, através de uma economia de escala, consigamos rentabilizar todos os recursos que possamos ter ao nosso alcance, mas sem ultrapassar aquilo que são as reais necessidades dos bombeiros para uma boa prestação de serviço", salientou.

O responsável defendeu a transferência de verbas, através de um acordo entre o Estado e a ANP, que "possam efectivamente financiar os corpos de bombeiros". “Não podemos continuar a estender a mão à caridade ou melhor, pagar para fazer socorro", frisou. Cerca de 65 por cento do pessoal profissional remunerado nos bombeiros está afectado às áreas da saúde e da emergência pré-hospital, estando o restante (35 por cento) ligado aos incêndios e ao socorro.

No país existem seis corpos de bombeiros sapadores nas principais seis cidades, 21 corpos de bombeiros municipais e 436 associações humanitárias, com um efectivo de 36 mil homens e mulheres. No continente, apenas o concelho de Castro Marim não possui nenhuma corporação. Os bombeiros fazem um milhão de actos de socorros de emergência por ano.
Fonte: CM

Verão em Outubro Custou 1,2 Milhões de Euros: LBP Pede Revisão do Modelo de Resposta

Outubro confirmou o que muitos vaticinaram. O tempo quente e o elevado grau de risco de incêndio que se fizeram sentir em pleno Outono trocaram as voltas aos planos existentes e obrigaram o Governo a um ajuste de última hora em todo o DECIF. “Isto deve servir de lição”, defende quem anda no terreno num esforço mais uma vez “levado aos limites”. “Se não fossem os voluntários…”.

Não há registos de um Outubro assim. Segundo dados operacionais da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), o dia 15 de Outubro obrigou à mobilização de 4.730 operacionais e de 1.260 veículos. Foi a resposta necessária às 436 ignições registadas naquele que foi o pior dia do ano até ao momento. (ver tabela)

Logo nos primeiros dias do mês de Outubro, as previsões meteorológicas anteviam a subida exponencial das temperaturas máximas e mínimas. Dia após dia, agravava-se o risco de incêndio florestal. Terminada a Fase Charlie a 30 de Setembro, o DECIF passou para patamares mínimos de resposta operacional, com os meios alocados à designada Fase Delta.

Conheça toda a notícia na edição em papel do "Bombeiros de Portugal".
Fonte: Jornal BP

MAI Vai Fechar Empresa de Meios Aéreos

A Empresa de Meios Áereos tem os dias contados. É nesse sentido que vai a reforma da proteção civil que o Governo está a preparar, anunciou hoje em Lamego o ministro Miguel Macedo.

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, anunciou hoje, no Peso da Régua, a extinção da Empresa de Meios Áereos (EMA), cujas funções serão assumidas diretamente pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

O governante participou na cerimónia de encerramento do Congresso da Liga dos Bombeiros Portugueses, onde aproveitou para anunciar que o Governo está a preparar reformas no domínio da proteção civil.

"São reformas que queremos concretizar com o objetivo de melhorar e adequar o dispositivo de proteção civil, racionalizar estruturas e meios e definir com clareza prioridades e critérios de atuação", afirmou o ministro.

Entre as alterações que vão ser implementadas, Miguel Macedo adiantou a extinção da EMA, "determinando que a Autoridade Nacional de Proteção Civil assuma diretas responsabilidades também neste domínio".

"Pouparemos dinheiro"

O ministro considera que esta decisão "não põe em causa" o dispositivo de meios aéreos de que o país carece para enfrentar as diversas missões que são pedidas à proteção civil.

"Pelo contrário, com esta decisão pouparemos dinheiro dos impostos dos contribuintes sem pôr em causa a capacidade operacional do dispositivo dos meios aéreos", acrescentou.

No final do discurso, a comunicação social tentou obter mais esclarecimentos de Miguel Macedo sobre este assunto que, no entanto, se recusou a fazer mais declarações.
"Racionalizar estruturas"

O governante salientou ainda que é urgente concluir o trabalho de elaboração e aprovação das cartas de risco, um trabalho que diz que é essencial para adequar o dispositivo de meios aos riscos identificados.

"O país já perdeu demasiado tempo com este processo e não podemos persistir com o erro de distribuir mal e quantas vezes sem critério os meios e equipamentos de que os bombeiros precisam", frisou.

Por fim, o ministro referiu a necessidade de fazer um "esforço sério e concertado para racionalizar estruturas e evitar duplicações inúteis" que, na sua opinião, "consomem recursos financeiros de que o país carece para responder com mais eficiência nos diversos domínios da proteção civil".

A prossecução destes objetivos não dispensa, segundo Miguel Macedo, a "vontade autêntica de concertação, cooperação, diálogo e abertura às reformas que são necessárias".

Bombeiros de todo o país estiveram reunidos durante três dias, na Régua, para elegerem uma nova direção para a Liga, que passa a ser presidida pelo comandante Jaime Soares.
Fonte: Expresso/Foto:MM

Escolhido Jaime Soares para Presidente

O 41.º Congresso da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) reunido em Peso da Régua, escolheu Jaime Soares para Presidente do Conselho Executivo da Confederação. Jaime Marta Soares ganhou com 375 (54%)  votos, contra Joaquim Rebelo Marinho, que alcançou 298 (42%) votos.

Os novos órgãos sociais da LBP vão gerir a instituição no triénio 2012/2014. A problemática do transporte de doentes, o financiamento das Associações e a sua sustentabilidade serão alguns dos desafios prioritários para a nova liderança da LBP.

O encerramento do Congresso decorre domingo, dia 30, às 11h00, com a presença do Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, no Pavilhão Multiusos Municipal António Saraiva, seguindo-se o Desfile Apeado e Temático com Bombeiros de todo o país, na Avenida do Douro.

sábado, 29 de outubro de 2011

Criança de 5 Anos Faz Chamada de Emergência e Salva o Seu Pai

Damos-lhe hoje a conhecer uma chamada para a linha de emergência 911.

Quando Savannah, de 5 anos de idade, se apercebeu que o seu pai estava com dores no peito e dificuldade respiratória, a criança não perdeu tempo a ligar 911 e a informar o operador sobre o que observava. Mais uma prova de que não é necessário ser-se profissional de saúde para se conseguir transmitir correctamente importantes i...nformações sobre sinais e sintomas de uma vítima.

Quando se liga 911, 112 ou outra linha de emergência, o contributo mais importante para um operador de emergência é a disponibilidade do contactante para colaborar. Sabemos que em momentos de tensão e nervosismo poderá ser difícil manter a calma mas é muito importante fazê-lo para conseguir ajudar, da melhor forma possível, quem precisa de assistência médica pré-hospitalar.

Não deixe de ver!

DGS alerta para os cuidados a ter com variações meteorológicas

Face a condições meteorológicas adversas, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) reforça as recomendações para a população em geral para que se tomem medidas de protecção, tais como:

• Use calçado adequado que evite o risco de queda. Evite molhar os pés e, consequentemente, o seu arrefecimento.
• Na condução, tenha em atenção o estado do piso molhado e escorregadio por forma a evitar acidentes.
• Mantenha o vestuário seco.
• Apesar da chuva, tenha em atenção que o interior da sua habitação deve estar bem ventilado, sobretudo quem utiliza aparelhos de queima. Cuidado com o monóxido de carbono.
• Tenha cuidado com as infiltrações e humidades, as quais favorecem o desenvolvimento de microrganismos (bolores, fungos, leveduras e ácaros) que podem originar alergias e infecções respiratórias.
• Após as chuvas providencie a eliminação de acumulações de água com detritos orgânicos.

Tenha redobrada atenção com os idosos, as crianças e doentes crónicos (grupos estes mais vulneráveis às variações meteorológicas). Mantenha-se atento aos avisos das Autoridades de Saúde, do Instituto de Meteorologia e da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Mais informações em:

Quer viver melhor? Deixe de fumar. Saiba como fazê-lo.

Porque devo deixar de fumar?

Em primeiro lugar, por uma questão de saúde. Parar de fumar diminui o risco de morte prematura. Os ex-fumadores vivem em média mais anos do que os fumadores e reduzem o risco de virem a sofrer de uma doença cardiovascular, de cancro ou de doenças respiratórias graves e incapacitantes.

Quais são os benefícios de deixar de fumar?

• Após oito horas, os níveis de monóxido de carbono no organismo baixam e os de oxigénio aumentam;
• Passadas 72 horas, a capacidade pulmonar aumenta e a respiração torna-se mais fácil;
• Com cinco anos de abstinência do tabaco, o risco de cancro da boca e do esófago é reduzido para metade;
• Ao final de dez anos, o risco de cancro do pulmão é já metade do verificado em fumadores, e o de outros cancros diminui consideravelmente.
• Após 15 anos de abstinência, o risco de doença cardiovascular é igual ao de um não fumador do mesmo sexo e idade.

Onde posso encontrar ajuda?

Consulte o seu médico de família. Ele poderá indicar-lhe medicamentos (alguns de venda livre), cuja utilização duplica o grau de sucesso de parar de fumar, recomendar-lhe apoio psicológico ou encaminhá-lo para as consultas de cessação tabágica, disponíveis em vários pontos do país.

INEM colabora com a iniciativa "Stent For Life"

A iniciativa "Stent For Life" é um plano europeu de intervenção na área da Saúde Cardiovascular, trazida para Portugal pela APIC - Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular. Esta iniciativa preparou uma nova campanha para ajudar a sensibilizar a população para os sinais de um enfarte e a importância de agir rapidamente.

A campanha "Não perca Tempo. Salve uma Vida" tem como objectivo reduzir o número de mortes causadas por um enfarte, centrando-se em quatro áreas críticas para ajudar a reduzir os danos causados por um enfarte: conhecer os sintomas, agir rapidamente, activar o sistema de emergência médica e garantir um melhor tratamento da situação.

Esta campanha educacional teve inicio em Setembro internamente na GALP tendo como alvo os seus funcionários. Durante os próximos meses vão decorrer uma série de actividades e eventos neste âmbito.

A iniciativa "Stent For Life"foi lançada em 2008 pela Sociedade Europeia de Cardiologia e em 2011, em Portugal, pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC ). Esta iniciativa visa melhorar a prestação de cuidados médicos ao doente com Enfarte do Miocárdio e o acesso ao tratamento mais adequado - a angioplastia primária - que pode salvar vidas.

Este projecto decorre em dez países, incluindo a Bulgária, Portugal, Turquia, Espanha, Itália e França. Em Portugal a iniciativa tem trabalhado em colaboração com o INEM, a Coordenação Nacional das Doenças Cardiovasculares, os Hospitais, nomeadamente as Unidades de Hemodinâmica, e os Parceiros da Industria (GALP, Dispositivos Médicos, Farmacêutica).

Mais informações em: http://www.stentforlife.com/

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Paraplégico dá primeiros passos após transplante pioneiro na Bahia

Após seis meses do transplante de células-tronco realizado em Salvador, o major da Polícia Militar, Maurício Ribeiro, deu os primeiros passos. Ele caiu de um telhado e passou os últimos nove anos sem nenhum movimento da cintura para baixo.

"Eu dei o passo e me senti estranho, porque nove anos sem caminhar e perceber que eu estava conseguindo fazer isso sobre minhas próprias pernas. Então, foi uma sensação muito boa", emociona-se Maurício.

A cirurgia foi realizada depois de cinco anos de pesquisa. No procedimento, os médicos retiraram do osso do quadril do próprio paciente células-tronco mesenquimais, que têm grande capacidade de se transformar em diversos tipos de tecido, e injetaram diretamente no local onde a coluna foi atingida.

A técnica pioneira no país foi desenvolvida por cientistas da Fundação Osvaldo Cruz, no laboratório do Hospital São Rafael, em Salvador, onde está um dos mais avançados centros de terapia celular da América Latina. Dois meses depois de operado, Maurício já se equilibrava sobre as pernas e até pedalava nas sessões de fisioterapia. Os médicos não sabem ainda se ele e os outros 19 pacientes que serão submetidos ao mesmo tratamento vão voltar a andar normalmente, mas já comemoram os resultados.

"É muito gratificante, e não somente isso, saber que isso é apenas uma ponta de iceberg, que com os resultados positivos nós podemos expandir essa técnica para um número maior de pacientes no futuro, além de continuar pesquisando formas de aprimorá-la", pontua Marcus Vinícius Mendonça, neurocirurgião.

Em entrevista, o neurocirurgião Marcus Vinícius Mendonça dá detalhes sobre o tratamento, confira no vídeo ao lado.

A família do policial militar nunca perdeu a esperança. "Quando aconteceu essa cirurgia, eu tive certeza de que Deus estava com a gente e que ele ia conseguir andar", declara Márcia Ribeiro, esposa de Maurício.

"Para quem não tinha nenhuma perspectiva, e hoje eu já tenho uma perspectiva de estar no andador, dando os primeiros passos, já é sinal de que alguma coisa está acontecendo, e daqui para frente acho que só tende a melhorar", espera Maurício.
Fonte: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2011/10/paraplegico-da-primeiros-passos-apos-transplante-pioneiro-na-bahia.html

Bombeiros: Liga reúne-se a partir de hoje para eleger novos órgãos sociais

 (Lusa) - A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) reúne-se a partir de hoje no 41º Congresso da organização, um encontro que servirá para analisar as grandes linhas de orientação da atividade para o triénio 2012-2014 e eleger os órgãos sociais.

O encontro decorre no Peso da Régua e concorrem às eleições para os órgãos sociais da LBP duas listas, uma liderada por Jaime Parte Soares (lista A), que tem como lema "Pelos Bombeiros, por Portugal", e outra encabeçada por Joaquim Rebelo Marinho (lista B), cujo desígnio é "Por um futuro...de mudança".

A falta de um modelo de financiamento próprio e a independência da Protecção Civil ao nível do comando são algumas das ideias comuns aos dois candidatos à substituição de Duarte Caldeira, há 12 anos à frente da LBP.

"Amigo Estamos Aqui à Tua Espera"

Depois de Caminhada, fica a foto do grupo de amigos e colegas do Joca.
Ele durante o dia de hoje mostrou significativas melhoras, reagindo a estimulo e desabituando-se do ventilador. Já ouve, já vê e já sente. Inclusive já chora. E quando souber que estamos "cá à espera dele", as lágrimas serão de alegria! Força Joca, estamos contigo!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Jaime Marta Soares Defende Mais Autonomia

Liga dos Bombeiros vai escolher uma nova direcção no fim-de-semana, no congresso marcado para o Peso da Régua. Jaime Marta Soares é um dos dois candidatos à sucessão de Duarte Caldeira.

Jaime Marta Soares, candidato da lista A, nas eleições para a Liga dos Bombeiros Portugueses, é um histórico social-democrata do distrito de Coimbra. Tem 68 anos, é presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares, localidade onde é também comandante dos bombeiros. É ainda responsável pelo pelouro da protecção Civil na Associação Nacional de Municípios.

Qual é o projecto da sua lista?
“O nosso projecto assume-se pelo repor da esperança dos bombeiros portugueses. Há, efectivamente, a perda de esperança na vida dos bombeiros portugueses, pelas várias dificuldades com que nos vamos deparando no dia-a-dia. A crise também nos vai atrofiando e pode pôr em causa muita da nossa actividade. Outra parte do nosso projecto é assumirmo-nos pela total liberdade e autonomia perante os poderes instituídos, sem conotações nem subserviências a quem quer que seja. Nós temos o nosso projecto, os nossos objectivos, sabemos o que queremos, donde viemos, para onde vamos, o que é preciso fazer pelas populações e o que há a exigir aos poderes instituídos, porque, muitas vezes, os poderes instituídos esquecem-se daquilo que é este parceiro fundamental que são os bombeiros portugueses.
Muitas vezes, poderão pensar que se resolvem os problemas impondo decisões arbitrárias, assumindo-se através de uma estrutura, a Autoridade Nacional de Protecção Civil, que eu costumo conotar com generais sem tropas e que se tornou extremamente elitista. Em Portugal, em vez de haver um órgão coordenador do Sistema Nacional de Protecção Civil, há um órgão de comando que não comanda nenhumas estruturas, a não ser as associações e corpos de bombeiros. Portanto, é este sentido da nossa liberdade de consciência, da nossa liberdade enquanto representantes de uma estrutura com a dimensão dos bombeiros portugueses. Não queremos conotações, queremos é fazer como que um aviso à navegação”.

Fala numa maior autonomia dos bombeiros. O que é que defende então que aconteça aos bombeiros neste sistema de Protecção Civil?
“Há um Serviço Nacional de Protecção Civil que tem muitos agentes: o Exército, a Marinha, o INEM, os Bombeiros, todos são agentes da Protecção Civil. E depois há o órgão regulador que é a Autoridade Nacional de Protecção Civil, que tem competências que ultrapassam aquilo que deve ser a estrutura da Protecção Civil em Portugal e, por isso, eu sou defensor de que os bombeiros tenham uma autonomia ao ponto de terem uma direcção nacional, estrutura única dos bombeiros, integrado no sistema nacional de Protecção Civil, ou seja, toda ela administrada em termos do funcionamento de todo o sistema, qualificada e dirigida pelos bombeiros, dentro da estrutura do serviço municipal de Protecção Civil, mas fora da Autoridade Nacional de Protecção Civil.
Eu não posso escamotear essa verdade: para tentarem calar os bombeiros, criaram uma direcção nacional dentro da estrutura da Autoridade Nacional, o que é absolutamente nada. Não são as pessoas que estão em causa, até são boas pessoas, mas isso é como que uma pequena caixa de correio da Autoridade Nacional, não libertando os bombeiros desta amarra de uma estrutura que não tem nada em termos de ter comando sobre os bombeiros.
Os bombeiros e o seu comando começam e acabam nos galões do comandante, queremos estar inseridos no Serviço Nacional de Protecção Civil, com total autonomia, dentro daquilo que são as orientações. Isto não é retrocesso, isto não é querer andar para trás, mas é reeditar um Serviço Nacional de Bombeiros adaptado às novas realidades e às exigências da sociedade actual e ainda com algo que, para mim, é extremamente importante, indo ao encontro da situação de crise e para ajudar a ultrapassar a crise: é que nós com o mesmo dinheiro, eu diria, com menos dinheiro, fazemos muito mais e muito melhor do que aquilo que está a ser feito hoje, em Portugal. É uma questão de reorganizar, refundar o sistema.
Aceitem as propostas de quem está no terreno, de quem sabe, porque em Portugal há um problema muito grande: é que há muita gente que aparece, ou no Governo ou nestas direcções nacionais, que como tocados por uma varinha de condão, de um dia para o outro sabem tudo. Por exemplo, nos fogos florestais há muita gente a mandar, mas não diferencia um chaparro de um eucalipto e não podemos continuar assim.

Quando se realizar o congresso da Liga dos Bombeiros, no final do mês, não se saberá ainda o que Governo irá fazer com o sector. Está pré-anunciada uma reforma, que passa pela fusão da Autoridade Nacional de Protecção Civil, o INEM e também a Comissão de Emergência Civil. Faz sentido esse tipo de fusão para a criação de uma outra entidade global?
“Eu sou pela redefinição do sector, defendo que se façam reformas profundas e importantes, mas tenho sempre para mim que uma reforma, antes de ser colocada no terreno, tem de ser o mais possível testada e consensual entre os vários agentes do sector.
 Ela tem que chegar ao terreno e ter êxito e essas reformas, algumas têm que ser imediatas, mas outras têm que ser amadurecidas, nomeadamente a integração de todos os sistemas, que eu defendo, devidamente sectorizado, dentro da estrutura de um comando nacional global, mas com os tais subsectores, INEM, Bombeiros e outros agentes de Protecção Civil, mas aquilo que sei neste momento – eu acredito na palavra das pessoas – não há integração dos bombeiros em nenhum outro Ministério que não seja o da Administração Interna e se me perguntar o que é que penso neste redefinição de todo o sistema, ele deve ser todo incluído, integrado no Ministério da Administração Interna.
Eu acho que se todos estivermos de boa vontade e não pensarmos que cada um tem a sua capelinha, não tenho dúvidas nenhumas que as reformar podem fazer-se sem convulsões e adaptadas à realidade do país e às exigências da sociedade portuguesa”.

Se for eleito, como pretende resolver o problema do financiamento dos bombeiros?
Temos que negociar, com base no Orçamento do Estado, um financiamento dos corpos de bombeiros adaptado à realidade da prestação [de serviços] que nós fazemos, que se não a fizermos alguém tem de a fazer. Eu pergunto: conseguem criar alguma estrutura à dimensão daquilo que já está no terreno e da força que tem em resposta às solicitações das populações que faça melhor e mais barato?
Não, portanto, temos que negociar a nossa prestação de serviços nesse socorro na emergência e, por isso, passa por uma transferência de verbas do Orçamento do Estado, mas eu tenho propostas concretas. Entendo que tem que haver transferências de competências para os municípios, para que os municípios, localmente e em termos de área de município, contratualizem com as associações de corpos de bombeiros.

O seu adversário nesta corrida propõe uma taxa municipal para financiar os bombeiros.
Ele não descobriu nada. Essa taxa já está há muitos anos lançada, mas eu pergunto: neste momento, os municípios estão em condições de lançar mais taxas sobre os seus munícipes? Claro que ela está à nossa disposição, só que só há quatro, cinco ou seis municípios em Portugal que as lançaram. Por alguma razão é.

O Sr. é presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares, liderada os bombeiros locais, é presidente da federação distrital de Coimbra, também está na Associação Nacional de Municípios com o pelouro da Protecção Civil. Se for eleito presidente da Liga vai desistir de algum cargo ou vai acumular todos?

Em primeiro lugar, quero dizer que fui eleito para todos os cargos em que estou. Sou um homem eleito, nunca fui nomeado. Estou a dois anos do final do meu mandato de presidente da Câmara e também de director da Associação Nacional de Municípios Portugueses e também da federação a que não me vou candidatar em circunstâncias nenhumas, até porque já estou a preparar eleições para a transição na federação, mas uma coisa garanto: se a Liga dos Bombeiros precisar de mim 24 sobre 24 horas, eu estarei disponível 24 sobre 24 horas por dia.
 As pessoas conhecem-me, sabem que eu sou um homem que quase não dorme, que ando sempre a correr de um lado para o outro e, por isso, posso garantidamente afirmar aqui que, sem descorar nestes dois últimos anos o meu município, posso fazê-lo perfeitamente, resolver os problemas, poder estar em presença física e intelectual na Liga dos Bombeiros Portugueses.
Fonte: RR

Aconteceu com o mau tempo...

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Alerta Meteorológico


Este post irá manter-se como primeiro enquanto vigorarem os alerta vigentes.

Caminhada ao Sto Ambrósio em Apêlo ao Cmdt Joca

Os Bombeiros do Distrito de Bragança reuniram-se ontem à noite para uma caminhada de fé em prol da boa recuperação do Comandante Joca, do Corpo de Bombeiros de Macedo de Cavaleiros. Recorde-se que o mesmo sofreu lesões abdominais graves em consequência de um rebentamento de um tudo hidráulico quando desligava uma plataforma porta-maquinas de um camião do Corpo de Bombeiros de Macedo.

A noite fria, mas sem chuva, não demoveu os fieis e crentes do percurso de quase 10 km realizados por Estrada Nacional. Pessoas de todas as idades e desde a família, a amigos, a Bombeiros e ate os jornalistas, percorrem todo o percurso. Levaram velas, preces e orações ao Sto Ambrósio. Apesar de o pior já ter passado, é momento de pedir melhoras significativas e agradecer o poder divino da regressão de estado tão grave.

Mais de 200 pessoas participaram, tendo-se reunido no quartel dos Bombeiros de Macedo, que depois de assinar um "livro de honra" iniciaram a marcha pelas 20h00. Esta veio a terminar no Santuário de Sto Ambrósio perto das 22h00, onde depois com todos reunidos foi rezada uma missa, e no queimatório foram deixadas velas.

A organização esteve da caminhada esteve a cabo da Secção Desportiva dos Bombeiros de Macedo, presidida por Rómulo Pinto, que se encarregou juntamente com outros elementos da direcção da Secção de assegurar apoio logístico para os participantes. Também a GNR de Macedo de Caveleiros teve um papel importante na realização da caminhada, tendo assegurado, com veículos e pessoal apeado, que a caminhada decorreria com segurança e sem incidentes.

O Comandante Joca encontra-se ainda internado na Unidade de Cuidados Intensivos, no Hospital de Sto António, mas já sem medicação que o manteve em estado de coma induzido. A medicação administrada, anestesias variadas, continua a fazer efeito e por isso o nosso amigo Joca ainda não acordou. Os médicos mandam esperar, pedido alguma paciência, mas que a qualquer momento recupere desse sono mais profundo e possa voltar á normalidade. Quanto ao estado dos órgãos afectados, esses encontram-se todos funcionais.


Protecção Civil lança alerta devido ao mau tempo

A Protecção Civil emitiu ontem um alerta de mau tempo para o distrito de Bragança para os próximos dois dias.O Instituto de Meteorologia prevê a partir desta manhã e até à próxima madrugada chuva e vento forte, pelo que alerta os cidadãos para os perigos da condução e de inundações e eventuais danos em estruturas montadas ou suspensas.

O alerta amarelo vai vigorar até ao meio-dia de amanhã, aconselhando-se uma condução cuidada, não atravessamento de linhas de água, desobstrução de sistemas de escoamento de águas pluviais e a fixação de estruturas soltas, como placares ou andaimes.
Escrito por Brigantia

Falha na assistência ao acidente

No passado domingo, o piloto de MotoGP Marco Simoncelli sofreu um grave acidente que lhe custou a vida.

Deste trágico acidente surge, agora, a notícia que os elementos que prestaram auxílio ao piloto deixaram cair a maca enquanto transportavam a vítima para a âmbulância.

Fica o reparo e o apelo para que não aconteça o mesmo aos bombeiros portugueses.
Os socorristas devem sempre tomar todas as medidas de segurança necessárias para garantir a sua segurança e a da vítima. Neste caso de piso escorregadio, teria sido importante manter uma passada mais lenta uma vez que a queda poderia impedir o sucesso da operação (De acordo com as últimas notícias nada leva a crer que a queda tenha afetado de algum modo o trágico desfecho
[Fonte: Sapo Desporto]).
Veja o vídeo:

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Comandante Joca (Macedo de Cavaleiros) Gravemente Ferido -ACTUALIZAÇÃO

O Comandante do Corpo de Bombeiros de Macedo de Cavaleiros ficou gravemente ferido esta manhã, nas instalações do Corpo de Bombeiros de Macedo.

O Comandante Joca, que se encontrava em serviço na corporação, estava a desligar a plataforma transportadora do tractor, quando uma mangueira de hidraulico rebentou, tendo-o atingido e ficando gravemente ferido no abdomén.

Foi transportado para a Unidade Hospitalar de Bragança e neste momento encontra-se no Serviço de Cirurgia, onde está a sofrer uma intervenção cirúrgica por hemorragia interna e danos em órgãos como baço e fígado.

A situação é grave, segundo os familiares com quem contactámos.

Actualização 22:30 - Depois de ser submetido a uma cirurgia onde teve de ser retirado o fígado, devido ao seu estado degradado pelo impacto, o nosso amigo continua internado no Hospital de Bragança com um prognóstico muito reservado. Devido á gravidade dos ferimentos internos que causaram uma hemorragia difícil de controlar, não pode ser transportado para nenhuma Unidade Hospitalar, pois o seu estado de saúde é muito debilitado e grave. Infelizmente a gravidade aumenta mas a esperança continua agarrada á vida. Assim como o Joca é um lutador, vamos todos ter  fé e buscar no mais recôndito sítio a esperança e força para que tudo corra bem.

23/10 - 12h30: Melhores noticias nos chegaram, o estado de saúde do Comandante já está mais estável. Aguardaremos mais informação pelas 13h00.

13:55 - Segundo informações recolhidas junto da família os parâmetros vitais estão mais estáveis mas ainda não há possibilidade para a evacuação para o Porto (Hospital de Sto. António). O prognóstico continua reservado e apenas podemos aguardar...

16:40 - O comandante Joca encontra-se em coma mas estabilizado. Já estão reunidas condições para o transporte para o Hospital de Sto António, que se irá efectuar dentro de minutos e em principio terá de ir de ambulância por motivos de mau-tempo no Porto. Abre-se mais uma janela de oportunidade para a boa recuperação do nosso amigo.  

18:00 - Comandante Joca é evacuado para o Porto. A viagem é feita numa ambulância dos Bombeiros de Macedo. Segue-a uma viatura de transporte de pessoal e vão escoltadas pela Brigada de Trânsito, devido á necessidade de um transporte calmo e cuidadoso. Na ambulância seguem 2 médicos e 1 enfermeiro. Espera-se a chegada ao destino pelas 21h00. 

21:00 - O Cmdt Joca já se encontra no Hospital de Sto António. A chegada foi pelas 20h15 e decorreu dentro da normalidade. Segundo os médicos, transmitiram à família que ainda durante esta noite vai sofrer nova intervenção cirúrgica afim de avaliar melhor o seu estado de saúde e de acordo com novos exames outras complicações foram detectadas, como lesões ao nível dos intestinos e um dos pulmões. Devido à distancia a que ele se encontra a partir de agora vai-nos ser mais difícil manter esta informação com frequência, pelo que faremos tudo para manter a informação actualizada. Assim sendo este post vai-se manter no topo dos post`s até que se considere necessário.

24/10 10h45 - Depois da ter sido intervencinado durante a noite, o amigo Joca continua em coma, mas LIVRE DE PERIGO! Está, para já, afastada a hipostese de transplante de figado, tendo a cirurgia conseguido recuperar os tecidos do que sobrou do figado. Estas novidades são de todo resposta á nossa fé e esperança de uma boa recuperação.  Também hoje a Secção Desportiva dos Bombeiros de Macedo lançou uma iniciativa de fé, realizando uma caminhada até ao Sto Ambrosio, amanhã á noite.

25/10 14h00 - Foi operado de novo o nosso amigo. Desta vez a cirurgia foi para realizar uma limpeza e controlo de infeções e assegurar que ficava tudo em ordem. Correu bem. Neste momento está a convalescer na enfermaria e já está em processo de recuperação. Já não lhe é administrada mais medicação para o manter adormecido e os medicos aguardam que acorde por si esta tarde. Hoje realizar-se-á a caminhada ao Sto Ambrosio pela boa recuperação do Joca. Encontramo-nos lá! 

Veiguinhas já tem luz verde 20 anos e alguns planos de contingência depois

Já há luz verde para a construção da barragem de Veiguinhas. A Agência Portuguesa do Ambiente deu parecer positivo ao projecto que pode finalmente avançar.

Em breve deverá começar a fase de discussão pública.

“Foi declarada a conformidade dos estudos apresentados e a fase seguinte é a evolução para discussão pública que decorre durante 45 dias uteis” adianta o presidente da camara de Bragança. “Estão a ser entregues o número de exemplares necessários para colocar o processo em fase e discussão pública. Depois de terminada haverá a aprovação e o avanço inerente em termos de execução dos projectos e lançamento de obra”.

Ao fim de 20 anos de avanços e recuos, para Jorge Nunes este é um passo fundamental. “É o passo mais positivo depois de se terem feito tantos estudos todos coincidirem no mesmo” refere, salientando que “chegou-se à conclusão que Bragança tem um problema estrutural de abastecimento de água que tem de ser resolvido”. “Ponderadas as muitas soluções que foram estudadas Veiguinhas é a solução que garante água em qualidade e quantidade e assegura a estabilidade no fornecimento e abastecimento integrado a Bragança” acrescenta.

Jorge Nunes espera agora que o processo, até ao início da construção, não seja demorado.

“A nossa perspectiva é que logo que esteja aprovado o estudo de impacte ambiental é acelerar ao máximo todos os procedimentos para que este problema se resolva com o máximo de celeridade” afirma, embora não saiba dizer se até ao final do ano esse processo estará concluído.

Depois do estudo de impacte ambiental ter sido chumbado três vezes, a barragem de Veiguinhas já tem luz verde para avançar.
Escrito por Brigantia

Hospital de Macedo de Cavaleiros perde serviço de Otorrinolaringologia

Foi fechado o serviço de otorrinolaringologia da Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros. Em comunicação interna do Centro Hospitalar do Nordeste, datada de 21 de Outubro, foi comunicado aos profissionais que o serviço, que veio do Hospital de Mirandela vai voltar para a cidade do Tua.

Carlos Barroso, da concelhia social-democrata de Macedo de Cavaleiros, considera que se trata de mais um atentado desta administração do CHNE à unidade local.

‘’Para nós é errado e estranhamos que um concelho de administração que está apenas em gestão, esteja a tomar posições altamente penalizadoras para a unidade hospitalar de Macedo de Cavaleiros.’’ Acrescentando que “ o concelho de administração tem uma postura hostil para com a unidade de Macedo. E ao fazer a transferência do serviço de otorrinolaringologia para Mirandela, tendo a nossa unidade hospitalar os dois melhores blocos operatórios de todo o Nordeste Transmontano, revela alguma falta de capacidade de diálogo, inclusive, com os agentes do nordeste transmontano’’, salienta Carlos Barroso.

O presidente da concelhia do PSD de Macedo refere que a posição do CHNE para com o Hospital de Macedo tem sido de hostilidade, por isso repudia estes actos de gestão, que encareceu a saúde na região. “Não digo que seja um acto de terrorismo, mas desde que este concelho de administração tomou posse tem tido atitudes hostis para com a nossa unidade, e nós repudiamos os seus actos de gestão.’’

Carlos Barroso frisa ainda que “este concelho de administração fez com que a saúde ficasse mais cara e o acesso dos utentes tenha perdido qualidade.’’

O serviço de Otorrino veio para o Hospital de Macedo de Cavaleiros quando foi extinto o serviço de cirurgia. Carlos Barroso considera que foi mais um acto hostil para com os macedenses. “ O serviço de otorrino seria um contraponto à saída da pequena unidade de cirurgia que tínhamos na unidade hospitalar de Macedo de Cavaleiros, isto só revela falta de palavra dos administradores para com a unidade de Macedo. O PSD local fará todos os esforços para que isto não se venha a verificar, e não melhora em nada a saúde dos nordestinos, e ainda não sei quais os interesses obscuros dos administradores do CHNE para com a unidade hospitalar de Macedo de Cavaleiros’’, sustenta.

O Centro Hospitalar do Nordeste fechou o serviço de otorrinolaringologia do Hospital de Macedo de Cavaleiros. A comunicação surgiu internamente no passado sábado.
Escrito por CIR

Chuva suspende plano de contingência

Foi suspenso o plano de contingência que a câmara de Bragança iniciou na semana passada por causa da falta de reservas de água na barragem de Serra Serrada, o principal ponto de abastecimento à cidade.

Com a chuva que caiu nos últimos dias, a autarquia decidiu suspender o transporte de água desde o Azibo uma vez que os níveis da albufeira estabilizaram. “Vamos manter o plano de contingência para o reactivar logo que necessário.

A chuva que caiu não foi significativa nem deu para aumentar as reservas de água em Serra Serrada, mas tem havido uma diminuição dos consumos” refere o presidente da câmara. Além disso, “estamos a aproveitar a água que escorre superficialmente nas linhas de água e que chegam ao canal que abastece a Estação de Tratamento de Água. Enquanto isso ocorrer evitamos gastar dinheiro no transporte de Macedo para Bragança”. Mas “se não continuar a chover teremos de retomar o plano de contingência” salienta Jorge Nunes.

Caso haja necessidade de reactivar o plano ele será reforçado com meios do exército. “Se não chover significativamente temos de activar os meios que estavam operacionais e eventualmente acrescentar-lhe meios do exército que tem seis autotanques disponíveis para reforçar esta operação logística” adianta o autarca.

Em sete dias de transporte de água foram feitas 260 cargas e depositados 7273 metros cúbicos na mãe d’água de Bragança.As condições meteorológicas verificadas durante esta semana serão determinantes para decidir se o plano será cancelado definitivamente ou não.

“Se não chover de forma significativa de modo a poder aumentar as reservas de água na Serra Serrada temos de manter obrigatoriamente o transporte de água para minimizar o consumo inerente às reservas” conclui o autarca.
Escrito por Brigantia

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Aviso: Transporte para Caminhada

O Comando do Corpo de Bombeiros de Bragança informa que todos os Bombeiros interessados em participar na Caminhada ao Sto Ambrósio, em Macedo, no dia 25 de Outubro ás 20h00, pelo Comandante João Venceslau, deverão comparecer no quartel dos Bombeiros de Bragança antes das 19h00, afim de ser cedido transporte em veículos da corporação.
A partida será às 19h00 rumo ao quartel dos Bombeiros de Macedo.
Devem trazer roupa adequada à prática de caminhada e no mínimo com uma peça de roupa alusiva aos Bombeiros. O percurso decorre em cerca de 9 km, e deve ter especial cuidado para evitar a hipotermia pelo frio ou chuva. 
Para qualquer informação adicional contactar com o 2º Cmdt Carlos Martins.

Incêndio destruiu casa em Vila Nova

Uma casa ficou ontem destruída na aldeia de Vila Nova, em Bragança, consumida pelas chamas. O fogo terá começado pouco antes da uma da tarde.

De acordo com o chefe António Neto, dos bombeiros de Bragança, as chamas rapidamente tomaram conta do edifício.

“Já íamos aqui no alto e víamos as chamas a tomar todo o telhado. Quando chegámos lá conseguimos que as chamas não passassem para outras partes da casa.”

A ausência de pontos de água foi a principal dificuldade dos bombeiros, até porque havia o perigo de as chamas alastrarem às casas vizinhas.

“Havia esse perigo. Mas atacámos no momento certo e na hora certa. Chegou-nos a acabar a água porque ali não há bocas de incêndio mas demorou apenas dois minutos até chegar outro carro”, explicou.

Conceição Miranda, uma das vizinhas, conta que o aparato que se gerou ainda foi grande.

“Já vi quando estava lá um carro e depois foram chegando mais. A parte da frente da casa não ardeu, mas o telhado ardeu todo na parte de trás.”

Ao todo, foram necessários quatro veículos para ajudar no combate às chamas neste incêndio numa casa na aldeia de Vila Nova.
Escrito por Brigantia

Violento despiste no IP2 provoca 4 feridos

Pouco passava das 17 horas do passado Sábado, quando uma viatura ligeira de passageiros com 4 pessoas a bordo entrou em despiste e sofreu um violento embate no morro que ladeia o novíssimo traçado do IP2 no Concelho de Vila Nova de Foz Côa.

Os bombeiros de Foz Côa saíram no imediato para o local com 2 ambulâncias, vindo a ser apoiados pelo INEM com uma Ambulância de Suporte Básico de Vida (SBV) e com o helicóptero, ambos estacionados no distrito de Bragança.

Pelo indícios explícitos pelo CODU Porto no momento de accionar meios, os Bombeiros de Foz Côa anteciparam situação de carência e solicitaram no momento de alerta apoio para desencarceramento ao Centro Distrital de Operações de Socorro da Guarda, pois nesse instante, não era de todo possível garantir essa valência em situação de operacionalidade, fruto do elevado numero de ignições que no momento estavam activas no concelho de Foz Côa, onde estavam empenhados em acções de extinção de incêndios mais de 20 Bombeiros.

No local o cenário encontrado era de algum aparato, estando 2 vitimas em suspeita de alguma gravidade, sendo 1 delas encarcerada do género Físico tipo 1, situação em que a vitima, por lesões provocadas pelo embate, não consegue sair pelos próprios meios e carece de cuidados de emergência medica. Os restantes 3 feridos encontravam-se fora da viatura e dois deles apresentaram-se sem ferimentos e queixas.

A GNR de Foz Côa, fundamental e indispensável nas ocorrências desta natureza, procedeu ao corte do troço do IP2 que liga Foz Côa ao lugar de Pocinho por mais de 2 horas, garantindo dessa forma condições de segurança para o helicóptero, que teve de aterrar no asfalto próximo da zona de sinistro e garantido iguais condições aos operacionais empenhados na consignação da sua missão.

O ferido mais grave, que teve necessidade de ser desencarcerado, acabou por ser transportado de helicóptero para o hospital distrital da Guarda com suspeitas de multi fracturas e lesões internas. Os restantes 3, após imobilizações preventivas e normais nestas ocasiões, foram transportadas para o Serviço Básico de Urgência de Foz Côa, local de onde acabaram por ser reencaminhadas para o Hospital Distrital da Guarda para exames diferencias e diagnósticos pormenorizados.

Conclusivamente é de salientar o bom entrosamento entre todos os envolvidos sendo que nunca haviam trabalhado juntos numa situação idêntica, aproveitando também o momento para agradecer e elogiar o Excelente trabalho efectuado pelos Bombeiros de Torre de Moncorvo, responsáveis pelo desencarceramento da vítima e onde demonstraram os seus conhecimentos técnicos e tácticos, articulando e entrosando de forma peculiar com os socorristas e com os responsáveis das operações de socorro.

Empenhados em acções de socorro estiveram presentes os Bombeiros de Foz Côa com 2 ambulâncias e 5 elementos, o INEM com 1 ambulância e 1 helicóptero e os Bombeiros de Moncorvo com 1 viatura de salvamento e desencarceramento, 1 viatura de combate a incêndios, 1 viatura de comando e 12 elementos.

Bombeiro de Oeiras gravemente ferido em acidente de viação .

O despiste de uma viatura de combate a fogos da corporação de Oeiras, este domingo, causou um ferido grave e quatro ligeiros.

Os bombeiros da corporação de Oeiras perderam o controlo da viatura na rotunda de S. Marcos, na Estrada de Paço de Arcos, e acabaram por se despistar, às 13.30 horas.

Nas operações de socorro estiveram equipas do INEM e elementos dos Bombeiros do Dafundo e do Cacém.

O ferido mais grave foi transportado para o Hospital S. Francisco Xavier, em Lisboa, enquanto os restantes deram entrada no Hospital Amadora-Sintra (Fernando Fonseca).

O carro dos bombeiros de Oeiras dirigia-se para um incêndio em mato - já extinto - na zona da Baleia, Mafra, na altura a ser combatido por 87 bombeiros e 25 viaturas.
fonte:JN

Viatura acidentada

Distrito de Bragança em Alerta Laranja

Fonte: Instituto de Meteorologia
Este post irá manter-se como primeiro até a encerramento do estado de alerta, não se sobrepondo outras mensagens.

domingo, 23 de outubro de 2011

Previsão Meteoiberia - Parte 2- Aviso não Oficial -PREVISÃO ESTADO DO TEMPO FINALMENTE A CHUVA INTENSA PARA TODOS E DE QUE MANEIRA‏

Boa tarde a Todos,

Não se esqueçam de prevenir na condução, limpezas e outros comportamentos, uma vez que o pior da chuva será entre as 14:00h e as 00:00h para a metade Norte e entrea as 20:00h e as 03:00h da manhã dia 25 para a metade Sul.

Segem abaixo 2 links com os gráficos da precipitação e já agora preparem-se também para o dia 26, com aquelas barras verdes quase arrebentar a escala.
Porto
Lisboa

Acompanhe e actualizem-se aqui, com a informação técnica e leiga de todos os que queiram estar à frente do seu Tempo.

http://meteoiberia.com/forum/index.php/topic,3293.msg70616.html#msg70616

Saudações meteorológicas neste Domingo Outonal
Mário Marques

sábado, 22 de outubro de 2011

Incêndio em Espadanedo Deixa Serra de Bousende em Risco


Bombeiros de Macedo chegam ao incêndio após terem já extinto outros 2 focos.

A GNR de Macedo mantêm segurança no TO. O incêndio passou a estrada mas o helicóptero evitou que chamas progredissem
Dois pinhais com menos de 1 hectare foram salvos por estas equipas
O incêndio ainda progride, apesar de estar dominado. Agentes de autoridade e populares incrédulos com a intensidade do incêndio.
2 viaturas e um helicorptero de ataque inicial foram os meios necessário para dominar as chamas
Como bom exemplo, os Bombeiros de Macedo fazem despacho em primeiro alerta de uma maquina de rastos. No To faz imediatamento o perimetro do incêndio evitando reacendimentos. Esta tactica têm uma taxa de sucesso muito elevada.
O operador da maquina mantêm-se em prontidão no quartel, assim como as ECIN´s. É Bombeiro e a vasta experiencia permite manobrar rápida e eficazmente a maquina de rastos.
Devido á pronta intervenção dos meios de ataque inicial o incêndio apenas causou danos diminutos.