quinta-feira, 31 de março de 2011

Reportagem Segurex expositores:Dikamar

Visite em: www.dikamar.com

Reportagem SEGUREX Viaturas: Autoridade Nacional de Protecção Civil



Incêndios: Suspensa criação de mais 60 grupos de prontidão, alertam bombeiros

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses afirmou hoje que foi suspensa a criação de mais 60 grupos de prontidão, as Equipas de Intervenção Permanente, que têm um papel “fundamental” no combate a incêndios florestais.

Duarte Caldeira falava aos deputados durante uma audição hoje realizada na comissão parlamentar de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas.

À saída da reunião, o presidente da LBP disse à agência Lusa que, no final de 2010 havia "120 equipas constituídas e havia um plano de, até final de 2011, puderem chegar às 180, e foram suspensas devido à falta de verba da Autoridade Nacional de Protecção Civil".

Estas equipas "são fundamentais para garantir prontidão e qualidade no socorro nos corpos de bombeiros voluntários e o adiamento da sua constituição adia a resolução de um problema que está identificado e que é de reforçar o voluntariado com equipas em permanência", acrescentou Duarte Caldeira.

Em meados de Fevereiro foi publicada uma portaria visando a manutenção por mais três anos das Equipas de Intervenção Permanente das associações humanitárias de bombeiros, um modelo que foi considerado adequado.

Estas equipas resultam da congregação de esforços entre a Autoridade Nacional de Protecção Civil, as câmaras municipais e as associações humanitárias de bombeiros.

Cada equipa é composta por cinco bombeiros, totalizando actualmente 600 elementos, e tem como principal missão o combate a incêndios, como os florestais, e o socorro às populações em casos de acidentes e catástrofes.

Durante a audição, o presidente da Liga referiu-se a outras preocupações dos bombeiros relacionadas com o combate aos incêndios, como a necessidade de melhorar a articulação dos grupos de reforço, assim como da logística nas acções de luta contra os fogos, com a definição do papel das autarquias e da protecção civil.

Repensar o financiamento do sistema de combate a incêndios, que deve basear-se na tipificação dos grupos de bombeiros, e nos recursos que necessitam consoante a sua localização, foi outro assunto focado por Duarte Caldeira.
Fonte: Agroportal

Jipe-Ambulância

terça-feira, 29 de março de 2011

I Seminário de Incêndios Florestais - Cabeceiras de Bastos

Já é notório que o tema Incêndios Florestais, assume cada vez mais presença no quotidiano dos agentes activos da Protecção Civil. Tornando-se um aspecto fulcral, que ainda tem muito caminho a percorrer.

Diante dessa realidade, a Federação de Bombeiros do Distrito de Braga, nomeadamente a JuveBombeiro da mesma, têm a grande satisfação de convida-los para o “Seminário Nacional de Incêndios Florestais”, que ocorrerá em Cabeceiras de Basto, no dia 16 de Abril do corrente ano.

O evento irá permitir discutir o processo de gestão de combate a incêndios desta índole, tendo como base uma genuína partilha de experiências e conhecimentos técnico-científicos, que permitiram aos presentes alargar o leque de conhecimentos nesta área.

Reportagem SEGUREX Viaturas: Intervenção GIPS-GNR

Acidente na Estrada do Aerodromo

Ocorreu ontem pelas 15h30 um despiste na Estrada do Aerodromo.

Do acidente resultou um ferido ligeiro, assistido por uma tripulação dos Bombeiros de Bragança com uma ambulância de socorro.


Reportagem Segurex expositores: D`Maker


Visite em: www.dmaker.pt

Falta promulgação do Presidente da República para implementar ULS


A queda do Governo socialista não deverá fazer atrasar a implementação da Unidade Local de Saúde do distrito de Bragança.A garantia é do secretário de estado da saúde.A sua criação foi aprovada a 17 de Fevereiro em Conselho de Ministros.O diploma aguarda apenas a promulgação do Presidente da República.

“O diploma legal está para promulgação pelo Presidente da República e eu estou convicto de que a vantagem local da unidade é de tal modo significativa que o Presidente da República procederá a essa promulgação e portanto não haverá nenhum atraso” refere.

Manuel Pizarro diz ainda que o trabalho de integração entre o Centro Hospitalar e o ACES Nordeste já está a decorrer para que a ULS seja implementada.

“Segue-se a nomeação da administração e a própria instalação, mas já está a ser desenvolvido um trabalho entre o Centro Hospitalar do Nordeste e o Agrupamento de Centros de Saúde de modo que uma grande parte desse trabalho de integração efectivo já esteja a ser organizado” afirma. A criação da ULS implicou o encerramento nocturno dos Serviços de Atendimento Permanente (SAP’s) nos Centros de Saúde.

Para o governante, os cuidados de saúde primários não podem substituir a rede de emergência. “Em matéria de organização dos serviços de saúde é preciso muita seriedade e pouca demagogia” critica Manuel Pizarro, salientando que “nós criámos todas as condições para que as pessoas se possam sentir seguras em relação às alternativas que estão organizadas”.

Por outro lado, entende que “os cuidados de saúde primários não podem substituir a rede de emergência” pois ela “tem critérios de organização próprios e nós aqui fizemos uma coisa muito importante que foi a colocação de um helicóptero do INEM.Isso é um facto de segurança para as pessoas” entende.

O secretário de estado da saúde considera que o funcionamento dos SAP’s à noite estava a revelar-se demasiado dispendioso e sem efeitos práticos.

“As questões que podem ser resolvidas durante a noite no centro de saúde são questões de menor gravidade clínica, que podem esperar pela manha, e não justificam a abertura de um horários de serviços que são extremamente dispendiosos e não tem reais benefícios para as populações” afirma. Manuel Pizarro manifesta-se convicto de que a população do distrito está melhor servida.

Fonte Brigantia

segunda-feira, 28 de março de 2011

Reportagem Segurex expositores: Cruz Vermelha





Visite em: www.cruzvermelha.pt

Ultima Hora: Sismo de 6,5 ao largo do Japão e alerta de tsunami

Um sismo de magnitude 6,5 foi registado ao largo do nordeste do Japão, tendo sido emitido um alerta de tsunami pela prefeitura de Miyagi, a mais atingida pela catástrofe de 11 de Março, anunciou este domingo a Agência Meteorológica japonesa.

De acordo com o instituto de geofísica dos Estados Unidos (USGS), o abalo ocorreu a uma profundidade bastante reduzida (cerca de 6 quilómetros) às 7.24 horas locais (23.24 horas em Portugal continental), a uma centena de quilómetros de Sendai, que foi destruída pelo terramoto de 11 de Março.

Os especialistas dizem que este sismo é provavelmente uma réplica do ocorrido no dia 11, já que aconteceu na mesma região do Oceano Pacífico.

A agência meteorológica japonesa emitiu um aviso de alerta à população costeira, alertando para a possibilidade de um tsunami com cerca de 50 centímetros atingir o litoral.

Fonte: JN

domingo, 27 de março de 2011

Antigos Helicopteros de Resgate e Socorro das F.A. dos EUA



Seminário "Segurança Alimentar: do perigo ao risco microbiológico"


No próximo dia 28 Abril, a Unidade de Observação e Vigilância do Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) organiza o seminário: “Segurança Alimentar: do perigo ao risco microbiológico”.
Esta sessão decorrerá em Lisboa e tem por objectivo sensibilizar para a importância do controlo microbiológico e da partilha de informação de todos os parceiros da cadeia alimentar (operadores económicos, industriais, legisladores, investigadores, fiscalização e controlo, médicos, veterinários, etc), no sentido de prevenir e controlar as infecções de origem alimentar. Mais informação em http://www.insa.pt/. Fonte INEM

Reportagem Segurex expositores: Caduceus




Visite em: www.caduceus.pt

sábado, 26 de março de 2011

Curiosidades: a origem do canivete suíço

Sabendo que o exército do seu país importava canivetes alemães, Karl Elsener abriu a sua fábrica em 1884. Os seus primeiros canivetes Victorinox foram entregues aos soldados suíços em Outubro de 1891.

Colocou o brasão do país para diferenciá-los dos alemães e baptizou o produto homenageando os seus pais, Victor e Victoria. Para ampliar o negócio e atrair utilizadores mais refinados, Elsener aperfeiçoou o canivete e, assim, surgiram os modelos com ferramentas: abre latas, chave de fendas, punção e saca-rolhas, serrote, alicate, abre garrafas, palito de dentes, pinça, gancho de pesca, lente de aumento e até uma pequena bússola.

O produto popularizou-se depois da Segunda Guerra Mundial, com as unidades militares americanas. Hoje, a linha para oficiais tem 100 diferentes combinações.
Fonte INEM

Reportagem Segurex expositores: Bruel & Kjaer

Reportagem SEGUREX Viaturas: Formação TT - GNR/GIPS

sexta-feira, 25 de março de 2011

Parabéns ao GIPE pelos 10 Anos

O GIPE, sigla de Grupo de Intervenção Permanente, fez no mês de Fevereiro 10 anos. A comemoração surgiu ontem, dia 24 de Março nas instalações do quartel onde foi realizado um jantar e uma fotografia de "Familia".

Este grupo, composto por 8 elementos, foram o primeiros grupo profissionalizado da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Bragança. O GIPE foi criado em 2001 no primeiro dia de Fevereiro, tendo um vinculo contratual com 3 entidades, a Associação de Bombeiros, o Município e entidade gestora da Protecção Civil, na altura o SNB, sendo os termos dos contratos muito semelhantes aos das EIP´s.

Em 2001 a necessidade de um socorro profissionalizado foi o mote para a Direcção, na altura presidida pelo Sr. Vítor Barata, e o Comandante Fernando Henrique Fernandes concretizarem a criação do grupo nesta corporação. O actual presidente da Câmara da Bragança, Eng Jorge Nunes, assinou o protocolo com o Serviço Nacional de Bombeiros, na altura comandando o Comando Distrital de Operações de Socorro, o Inspector Vítor Vaz Pinto. No inicio o GIPE era de 7 elementos, mas a Direcção da A.H.B.V.B. entendeu por bem assegurar os custos de mais um elementos, passando a ser constituídos por 8 elementos. Este tipo de protocolo foi ainda celebrado com mais 7 corporações de Bombeiros pelo país.

O GIPE é constituído por 8 elementos, e têm como funções todo o serviço de emergência dentro da Área de Actuação Própria do Corpo de Bombeiros de Bragança, ou para fora caso o CDOS necessite. Os elementos do GIPE têm formação diversa, envolvendo já praticamente todas as áreas especializadas do socorro e protecção civil.

Os actuais elementos ainda são praticamente todos os que iniciaram á 10 anos , excepto os 2 elementos mais novos que entraram para substituição de uma saída e de uma deslocação para o cargo de comando do actual 2º Comandante.

O trabalho do GIPE acaba por ser de 24h horas, pois mesmo fora do horário de serviço eles mantêm-se contactáveis e prontos para qualquer situação.



GNR de Vinhais prende alegado incendiário de 72 anos

A GNR de Vinhais prendeu em flagrante um homem de 72 anos, em Rebordelo, que estava a atear um fogo numa zona de floresta.


Segundo o comunicado da GNR, o homem foi preso já na tarde de quarta-feira, quando ateava vários fogos numa zona florestal de Vilar da Lomba.

O homem já foi ouvido por um juiz e vai aguardar julgamento em liberdade, tendo-lhe sido decretado apenas o termo de identidade e residência.
Escrito por Brigantia

Não Perca Hoje: Liberdade e Poesia

Previsão Meteoiberia - Estado do Tempo até 03 de Abril 2011

Caros Membros,
A situação sinóptica nos próximos dias, onde após o 6º dia, saliento que a fiabilidade diminui, pelo que é aconselhável a consulta de informação.
Nesta fase Lunar de transição de Quarto Minguante para Lua Nova, espero uma melhoria das condições atmosféricas, com o regresso do Sol Intenso e uma subida das temperaturas para valores acima dos normais para a época, embora não seja muito sustentado, mas será deveras agradável até ao FDS 01/03, sobretudo também devido ausência de vento e já a partir de 3ªfeira (29/03), porque até lá alguns aguaceiros mais a Norte.

De assinalar, subida dos valores da temperatura para valores acima da média e que poderão prevalecer até fim do período, assim como a formação de nevoeiros.

Resumindo, depois de alguma instabilidade para o FDS 26/27, o Sol e Calor regressará durante até ao fim do período, onde após este espero que venha um fluxo Noroeste com restos de humidade para refrescar...

Dia 25 – 6ª feira
Prevê-se períodos de céu pouco nublado, no entanto poderá apresentar-se temporariamente nublado, com a possibilidade de um ou outro aguaceiro pontual.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
05 a 11ºC 012 a 18ºC
Vento fraco de Sul (<20km\h, no entanto poderá soprar moderado a forte durante a noite no Litoral e Terras altas)

Dia 26 – Sábado
Prevê-se períodos de céu pouco nublado todo o território, no entanto poderá apresentar-se temporariamente nublado, com a possibilidade de ocorrência de um ou outro aguaceiro e acompanhado por trovoada, em especial na parte da tarde e nas regiões do Norte.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
04 12C 11 a 18ºC
Vento fraco de Sudoeste

Dia 27 – Domingo
Prevê-se períodos de céu pouco nublado em todo o território, no entanto poderá apresentar-se temporariamente nublado, com a possibilidade de ocorrência de um ou outro aguaceiro, em especial na parte da tarde e nas regiões do Norte. Espera-se ainda uma ligeira descida das temperaturas a Norte do Mondego.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
02 a 11ºC 10 a 17ºC
Vento fraco de Noroeste (<20km\h)

Dia 28 – 2ª feira
Prevê-se períodos de céu muito nublado, no entanto poderá apresentar-se mais nublado nas regiões a Norte do Tejo, onde existe a possibilidade de aguaceiros, em especial no Minho e Douro Litoral. Espera-se ainda uma ligeira subida das temperaturas e a formação de nevoeiros, nos locais abrigados.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
02 a 13C 14 a 23ºC
Vento fraco de Oeste (<20km\h)

Dia 29 – 3ª Feira
Prevê-se períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território, no entanto poderá apresentar-se temporariamente nublado, com a possibilidade de ocorrência de um ou outro aguaceiro, em especial na parte da manhã e nas regiões do Centro. Espera-se ainda uma ligeira subida das temperaturas e a formação de nevoeiros, nos locais abrigados.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
06 a 12ºC 12 a 21ºC
Vento fraco de Oeste (<20km\h)

Dia 30 – 4ª Feira
Prevê-se períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território Espera-se ainda uma subida das temperaturas e a formação de nevoeiros, nos locais abrigados.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
04 a 11ºC 13 a 23ºC
Vento fraco de Norte (<20km\h)

Dia 31 – 5ª Feira
Prevê-se períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território Espera-se ainda uma subida das temperaturas e a formação de nevoeiros, nos locais abrigados.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
03 a 12ºC 14 a 25ºC
Vento fraco de Leste (<20km\h, no entanto poderá soprar moderado a forte durante a noite no Litoral e Terras altas)

Dia 01 – 6ª feira
Prevê-se períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território Espera-se ainda uma subida das temperaturas e a formação de nevoeiros, nos locais abrigados.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
05 a 13ºC 15 a 27ºC
Vento fraco de Leste (<20km\h, no entanto poderá soprar moderado a forte durante a noite no Litoral e Terras altas)

Dia 02 – Sábado
Prevê-se períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
04 14C 16 a 27ºC
Vento fraco de variável

Dia 03 – Domingo
Prevê-se períodos de céu pouco nublado ou limpo em todo o território, no entanto poderá apresentar-se temporariamente nublado especial na parte da tarde. Espera-se ainda uma descida das temperaturas, em especial a Norte do Mondego.
TMín. TMáx. Temperatura (Território N ->S)
02 a 11ºC 10 a 24ºC
Vento fraco de Noroeste
Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo, que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objectivo em particular.

Melhores cumprimentos,
Autor: Mário Marques
Copyright © Meteoiberia 2007-2011

Reportagem Segurex expositores: ANBP

Visite em: www.anbp.pt