quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Queda de árvore na Linha do Tua

A circulação na linha do Tua, entre Mirandela e o Cachão, esteve suspensa, ontem à tarde, durante uma hora, devido à queda de uma árvore que ficou atravessada na via-férrea.

Cerca das 16.20 horas o maquinista da uma composição do Metro, que tinha saído cinco minutos antes da estação de Mirandela em direcção ao Cachão, deparou com um choupo atravessado na linha ao quilómetro 47, perto do lugar de Latadas.

Como era um local de boa visibilidade o operador do Metro não teve qualquer dificuldade em parar e comunicar o incidente às autoridades, não se registando qualquer problema para os sete passageiros que seguiam viagem nessa altura”, contou ao JN, o administrador-delegado do Metro Ligeiro de Mirandela.

Os bombeiros voluntários de Mirandela foram chamados ao local e removeram a árvore, com a circulação a ser retomada uma hora depois. ?Houve a necessidade de suprimir três ligações, com os passageiros a serem transportados nos autocarros que fazem o circuito urbano de Mirandela?, explicou Milheiro de Oliveira

Recorde-se que desde 22 de Agosto de 2008, após o acidente com uma composição do Metro que causou uma vítima mortal e dezenas de feridos, a circulação na linha do Tua ficou condicionada ao troço entre Mirandela e o Cachão com uma frota de táxis a transportarem os passageiros entre aquela localidade e o Tua.
Fonte:JN
Foto:PFerro

Acidentes São a Maior Causa de Morte nos Bombeiros

A morte de bombeiros em serviço deve-se em 80% dos casos a acidentes de viação, lembrou ontem, quarta-feira, um orador do Congresso Nacional de Emergência Médica.

Para Nuno Amaral, que foi bombeiro e formador na área, esta realidade mostra ser mais urgente a prevenção rodoviária de emergência do que actuar em outros riscos inerentes à actividade de acudir a sinistros.

O chefe de uma corporação que pediria a palavra no final da intervenção de Nuno Amaral, foi aplaudido pela sala quando frisou não haver regulamentação para a marcha de emergência, ou seja, a circulação e velocidade de veículos prioritários como as ambulâncias.

Esta lacuna e o voluntarismo de acudir aos outros contribuem para o número elevado de acidentados entre bombeiros, mas, como acentuou Nuno Amaral, falta também a sensibilização para este risco.

O presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária que antes falara sobre o plano para redução da sinistralidade disse preferir que esta questão fosse resolvida pelas próprias entidades que gerem os meios de emergência, em vez de estar contemplada numa revisão do plano.

A prática de bombeiro leva Nuno Amaral a aconselhar fardas com material inovador, repelente de fluídos como o sangue para os tripulantes de viaturas de emergência. Os bombeiros, disse, também deveriam ter outro tipo de equipamentos (uma camisola de algodão ensopa com o esforço físico e o calor). Há centros universitários nacionais capazes de desenvolver tecidos adequados, lembrou o mesmo orador.
Fonte: JN
Foto:PFerro

Novo Mail do cbbraganca

O cbbraganca têm agora disponível um novo mail para contacto 24 horas por dia.
Assim sendo o novo endereço passa a ser:


Estaremos sempre ao seu dispor.

Bombeiros Peregrinos Oferecem S. Marçal

Os Bombeiros que recentemente rumaram em peregrinação ás novenas da Nossa Sra da Serra, no principio de Setembro, ofereceram, á capelinha que se encontra no quartel a imagem de S. Marçal, o padroeiro dos Bombeiros.

São Marçal, o Padroeiro e Protector dos Bombeiros, mais conhecido por São Marcial de Limoges, foi o grande apóstolo de Aquitânia, atribuindo-se também a fundação da Sede Episcopal de Limoges. Segundo São Gregório de Tours tudo isto se passa em pleno século III.

No entanto, algumas lendas giram à volta deste popular santo da região Limosina, nomeadamente a de ter pertencido aos setenta e dois discípulos de Cristo, assistindo ao milagre da multiplicação dos pães, ressurreição de Lázaro e foi ele quem segurou na toalha de Jesus, enquanto Este lavava os pés. Por tudo isto e por numerosos milagres atribuídos ao santo, Marcial tornou-se muito popular, tendo sido imediatamente canonizado pelo Vox Populi em pleno século VI.

Limoges resulta assim numa importante Sede Episcopal e o culto a São Marcial espalha-se por toda a Gália (actual território francês), chegando mesmo à Itália e Península Ibérica.

Consta-se que São Pedro terá baptizado o santo e entregue o seu báculo a São Marcial, ao qual atribuíam poderes mágicos. Aliás, será este báculo a característica iconográfica mais visível na figuração escultórica do santo. Imagens e outras representações vulgarizam-se entre os séculos XII e XV e, muito provavelmente, será o fresco do palácio dos Papas de Avignon, onde o báculo de São Marcial ressuscita o Conde Sigiberto e extingue um incêndio, que originou a invocação do santo como Padroeiro e Protector dos Bombeiros.

A festa a São Marcial é celebrada a 30 de Junho e de sete em sete anos as suas relíquias são solenemente veneradas e levadas em procissão na cidade de Limoges.

Padre José Azevedo
Pároco da Igreja Matriz de Espinho
Capelão dos Bombeiros Voluntários de Espinho







Pelos colegas, agradece-mos áqueles que de corpo e alma representaram os Bombeiros de Bragança na sua caminhada de fé.

Incêndios em zona de acesso difícil lavram desde quarta-feira em Moncorvo

De acordo com a informação disponível no site da ANPC, o incêndio de Lousa está a consumir mato e lavra, com uma frente activa, numa zona de acessos difíceis.

O incêndio que iniciou na quarta-feira, pelas 16h05, lavrou durante tarde e noite.

Outro incêndio, que desenvolveu-se em simultâneo com o da Luosa, na zona de Cabeça Boa, durante a tarde de ontem foi combatido por varias equipas de combate a incêndios de diferentes corporaçoes de Bombeiros do distrito. Este incêndio foi extinto durante a noite.

Neste momento o site da ANPC informa que 17 Bombeiros e 6 GIPS, apoiados por 5 viaturas e um helicoptero, procedem na tentativa de dominar o incêndio de Lousa. O COS é assumido pelo Comandante dos Bombeiros de Moncorvo. Enste momento é o unico incêndio que carece preocupação em todo o país.

Desde as 00:00 de hoje e até às 07:35, a ANPC registou um total de oito incêndios, três dos quais estavam ativos.

Na quarta-feira, registaram-se 91 incêndios florestais, que consumiram floresta e mato, e que foram combatidos 1.172 homens e 285 veículos, detalha a ANPC.

Segundo o Instituto de Meteorologia, estão hoje em risco máximo de incêndio alguns concelhos dos distritos de Santarém e Leira e o concelho de Monchique, no distrito de Faro.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Incêndio em Torre de Moncorvo


O que fazem os Bombeiros quando não ha serviço?

 Verificação e lavagem dos cofres e material de viatura urbana de combate a incêndios.

VLCI-06 Bragança

ESQUECI DE INFORMAR QUE A FOTO FOI TIRADA NO CURSO DE CONDUÇÃO EM TODO O TERRENO.

ALÉM DO MAIS, A FOTO FOI APROVEITADA PARA UTILIZAR EM DIAPOSITIVOS DE FORMAÇÃO.

OS BOMBEIROS FAZEM CURSOS DE CONDUÇÃO TODO O TERRENO PORQUE AS CONDIÇÕES DE CONDUÇÃO EM ESTRADA OU FORA DE ESTRADA NÃO SÃO, EM NADA, IDÊNTICAS.

LOGO, SERÁ SEMPRE ÚTIL TER OS MOTORISTAS DE VIATURAS TODO O TERRENO DEVIDAMENTE FORMADOS.

É ESTA A MANEIRA QUE OS BOMBEIROS ENCONTRAM PARA EVITAR ACIDENTES E "EVITAR DAR CABO DO MATERIAL QUE DÁ AJUDA AO ZE DO POVO".

Incêndios: Especialistas sugerem melhor coordenação, profissionalização e aposta na intervenção rápida

Especialistas em incêndios florestais consideram que Portugal está no bom caminho no combate aos fogos, mas "ainda não é suficiente", sugerindo melhorias na coordenação, profissionalização dos bombeiros e aposta nas equipas de intervenção rápida.


Fazendo um balanço da época mais crítica de incêndios florestais, que termina na quinta feira, o investigador do Departamento Florestal da Universidade de Trás-os-Montes (UTAD) Hermínio Botelho refere: "A surpresa para mim é que tenha ardido tão pouco".

Isto porque, adiantou em declarações à agência Lusa, este verão foi um dos "piores anos de conjuntura meteorológica" para os incêndios de grande dimensão e nos últimos quatros anos "ardeu muito pouco".

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Para todos os Bombeiros

Enfrenta o violento crepitar da labareda,

Liberta-se do fumo sufocante,

Agarra com determinação a agulheta,

Esquece-se de si em cada instante.

Revela-se inconsciente e irresponsável,

Tem família e dela se esqueceu,

Defende um bem que não lhe pertence,

Procura a vida e ninguém o entendeu.

O infortúnio chega sempre antes dele,

É confrontado com a incompreensão,

O egoísmo é rastilho incandescente,

E nem por isso ele sente a solidão.

Exausto, cai por terra,

O fotógrafo registou o cansaço,

O jornal disse que virou as costas à luta,

Mas a sua vontade é de aço.

Ele não quer notoriedade,

Ele rejeita protagonismo,

Ele quer combater para salvar,

Porque sabe dizer ALTROISMO.

O seu rosto ficou negro como carvão,

O suor escavou sulcos no seu rosto inteiro,

Esconde as lágrimas de alguma desilusão,

Porque é HOMEM e também é BOMBEIRO

Veiculo em Exposição Permanente no Quartel

CONFERÊNCIA PREVENÇÃO E SEGURANÇA 2010

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Carcavelos e São Domingos de Rana ciente das suas responsabilidades face à Sociedade Civil e beneficiando da sua experiência quase centenária, vai promover nos dias 29 e 30 do próximo mês de Outubro a “Conferência Prevenção e Segurança” cujo tema na edição de 2010 é “Catástrofe Sísmica – Estamos preparados?”


mais informações em: http://www.bvcarcavelos.pt/page_text1.asp?ID=2

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Distrito de Bragança já tem unidade de formação de bombeiros em Izeda

Izeda tem, desde ontem, a primeira Unidade Local de Formação para Bombeiros.

Joaquim Marinho, da Escola Nacional de Bombeiros, explica que esta unidade é única no país e vai permitir dar formação a Voluntários de todo o distrito e até de Vila Real, evitando grandes deslocações.

Há formação que só podia ser feita na Lousã, em S. João da Madeira ou em Sintra. Agora pode ser feita aqui, em Izeda. Esta é uma formação essencial para o bombeiro progredir na carreira.”

A formação começa já no próximo sábado, em horário pós-laboral.

Segundo João Lima, comandante dos Bombeiros de Izeda, há já 212 inscritos de todo o distrito. Esta Unidade vai permitir formação em combate a incêndios florestais, urbanos e em matérias perigosas, algo que nunca tinha sido feito no distrito de Bragança.

A unidade tem uns contentores armadilhados, o fogo deflagra lá dentro e os bombeiros têm de entrar com fatos especiais para resgatar as vítimas.

Quanto aos incêndios florestais, já temos toda a ferramenta necessária. O campo de treino é três quilómetros a norte de Izeda.”

Mas João Lima confessa que gostava de alargar ainda mais o âmbito desta unidade.

O nosso objectivo era criar uma piscina e ministrar o curso de mergulhador. Não temos absolutamente nada ainda. Faltam as finanças.”

Mais concretamente, 30 mil euros, que se somam aos 50 mil já gastos na construção das instalações da unidade local de formação, ontem inaugurada em Izeda.

Fonte: Brigantia
Foto: PFerro

BREVEMENTE NÃO PERCA FOTO-REPORTAGEM DA U.L.F. DE IZEDA, AQUI NO CBBRAGANCA.


V Passeio TT - B.V. Belmonte - 14 Novembro

Update VCOT-01 2010



Idosos “abandonados” no hospital

Há idosos a serem levados para os hospitais do distrito de Bragança pela família que depois não os vai buscar quando recebem alta.

A situação é denunciada pelo próprio governador civil que se manifesta preocupado com o multiplicar de casos.

Jorge Gomes explica que esta é uma forma de as famílias passarem um problema para as mãos das instituições de saúde.

“Sente-se que há parentes que entregam os idosos no hospital por uma questão de urgência e depois não os vão levantar” explica o governador civil. “É uma forma de passar um problema para os hospital que depois tem de arranjar uma instituição que recepcione o idoso. Isto é pena e demonstra bem o estado em que algumas famílias vivem e o respeito que têm pelos seus idosos” acrescenta.

As situações não estão contabilizadas, mas acontecem sobretudo ao fim de semana.

“Temos imensos casos desses” confirma o presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar do Nordeste. “Desde ir a casamentos ou uma festa e os idosos terem alta e não os vão buscar por causa disso” acrescenta.

Ainda assim Henrique Capelas considera que “isto não é um problema da saúde, é um problema que se reflecte nos profissionais que infelizmente são eles que apanham com isto. É um problema do país”.

O Governador Civil de Bragança admite que este problema possa estar relacionado com a falta de equipamentos sociais na região para acolher idosos.

Por isso Jorge Gomes salienta que é preciso apostar na prestação de outro tipo de apoio à terceira idade.

“Os casos que acontecem é quando os filhos pretendem institucionalizar os pais, mas os lares têm listas de espera bastante grandes, mas também não podemos imaginar que algum dia vá haver resposta para todos os idosos” afirma Jorge Gomes, acrescentando que “as políticas que hoje são seguidas não é a institucionalização de idosos em lares mas sim criar apoio domiciliário, condições de habitabilidade dentro das suas casas, efeito de proximidade entre a vizinhança”.

“Desenraizar as pessoas da suas casa ou da sua aldeia nem sempre traz bons resultados” considera.

A resolução destes casos passa pelo encaminhamento para a assistência social, mas as autoridades prometem responsabilizar as famílias por estas situações.
Escrito por Brigantia

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

IV Passeio TT Terras de Ledra

A pedido da organização, aqui fica o cartaz oficial do "IV Passeio TT Terras de Ledra". Se pretender vir mais cedo para Torre de Dona Chama, ou então ficar a passar a noite de sábado para domingo, aqui ficam alguns locais onde pode comer ou pernoitar:

Gruta - Café, Restaurante, Residêncial. Tel. 278312126

Casa Dona Chama, Turismo Rural. Tel. 278312244

WWW.casadonachama@casadonachama.com

Convívio - Café, Restaurante, Residêncial. Tel. 278312253

Café Pinheiro - Almoços, Petiscos. Tel. 278312218

Especialista defende banco de terras como uma solução para prevenir incêndios

O banco de terras pode ser uma solução para resolver os problemas dos incêndios de Verão, mas só pode avançar depois de estar feito o cadastro das propriedades.

Francisco Rêgo, presidente do Instituto Superior de Agronomia e um dos participantes no congresso internacional sobre Floresta, que decorre em Bragança ao longo desta semana, diz mesmo que é uma “vergonha nacional”.

“Eu julgo que pode ser uma boa iniciativa, mas antes disso há uma necessidade imperiosa do cadastro porque todo o sistema está completamente desactualizado e inoperacional” refere, acrescentando que “é uma vergonha nacional que no séc. XXI e no domínio das novas tecnologias que o país não saiba ainda a quem pertence muito do seu território”.

“Esse devia ser um imperativo nacional que depois permitiria a construção de bancos de terras, a promoção da boa gestão florestal” acrescenta.

Até sexta-feira vão decorrer várias conferências e workshops com peritos de 45 países que, em Bragança, discutem os problemas da floresta e das alterações climáticas.
Escrito por Brigantia

PSP autuou ambulâncias em Braga

A operação, confirmada pelo Comando Distrital de Braga da PSP, decorreu nesta cidade no período compreendido entre as 10 e as 11 horas da manhã.

Fonte daquele comando informou que, durante o período de fiscalização, foram levantados sete autos por infracção à legislação em vigor.
Dos sete autos levantados cinco foram por falta de licença e dois por não cumprimento da legislação a nível do transporte de doentes. Embora as corporações de bombeiros garantam que 85 por cento das acções de socorro que realizam seguem as linhas orientadoras da lei, a Associação Portuguesa de Médicos de Emergência revelou que, no nosso país, 90 por cento das ambulâncias de transporte e socorro de bombeiros estão ilegais.

A lei determina que as ambulâncias devem ser tripuladas por um motorista e um técnico de ambulâncias de emergência, o que nem sempre acontece. Os resultados de um levantamento efectuado em Junho último pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e divulgados pelo Diário de Notícias, concluiu que a esmagadora maioria das ambulâncias que circulam em Portugal não foram inspeccionadas como determina a lei, encontrando-se por isso em situação ilegal.

A mesma informação acrescenta que a nível das ambulâncias medicalizadas “o panorama é igualmente desolador: apenas seis veículos, em todo o país, cumprem os requisitos. Destas ambulâncias - com equipamento e tripulação que permite a aplicação de suporte avançado de vida e destinadas à estabilização e transporte de um doente - apenas as existentes em Pombal, Famalicão, Vale de Cambra e Caldas das Taipas podem circular sem problemas”.

De acordo ainda com as mesmas conclusões, apenas 400 ambulâncias de transporte e socorro dos bombeiros se encontravam legais no período analisado.

“Nos corpos de voluntários, a grande maioria não cumpre sequer os requisitos mínimos. E nas corporações municipais apenas as de Sardoal e Abrantes estão de acordo com as especificações”. A Portaria 439/93, que legisla o Regulamento de Transporte de Doentes, obriga as ambulâncias a submeterem-se a inspecções periódicas.
Fonte: Correio do Minho

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Explosão seguida de incêndio em Miranda do Douro

Aspecto da entrada da oficina, em Miranda do Douro, onde no dia 22 de Setembro ocorreu uma explosão.
Foto: Brigantia

Curso de Especialização Tecnológica - Defesa da Floresta Contra Incêndios

A oferta formativa do Instituto Politécnico de Bragança é actualmente composta por mais de uma centena de cursos e ciclos de estudos, incluindo cursos de especialização tecnológica (CETs), licenciaturas, pós-graduações, pós-licenciaturas e ciclos de estudos de mestrado.

O IPB está a leccionar um curso de Defesa da Floresta contra Incêndios, grau de cursos de especialização tecnológica e tem com objectivos a formação do técnico especialista em Defesa da Floresta contra Incêndios que é o profissional que, de forma autónoma ou integrado numa equipa, colabora no planeamento e executa acções concretas no domínio da defesa da floresta contra incêndios, relacionadas com: prevenção, pré-supressão, primeira intervenção, combate alargado, rescaldo e gestão pós-fogo.
Será um técnico particularmente vocacionado para executar no terreno o trabalho de equipas de sapadores florestais. Muito embora a formação esteja centrada na DFCI, o CET confere competências em todas as áreas do trabalho na floresta, incluindo os trabalhos de regeneração, condução e exploração florestal.

Tem como Saidas Profissionais
•Coordenação de equipas de sapadores florestais em Associações Florestais, em Zonas de Intervenção Florestal e em Câmaras Municipais;
•Brigadas do Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA) ao serviço da GNR;
•Brigadas da AFOCELCA (Agrupamento Complementar de Empresas Para Protecção Contra Incêndios) ao serviço das empresas de produção de pasta para papel;
•Serviços, corporações e brigadas de Combate a Incêndios da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC);
•Vigilantes e Guardas da Natureza sob a dependência do ICNB (Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade);
•Grupos de Análise e Uso do Fogo (GAUF) ao serviço da Autoridade Florestal Nacional.


Em relação ao Prosseguimento de estudos os titulares de diploma de especialização tecnológica em Defesa da Floresta contra Incêndios, atribuído pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança (ESA) podem concorrer à matrícula e inscrição nos cursos de licenciatura da ESA, ao abrigo do disposto no regulamento dos concursos especiais de acesso ao ensino superior. De acordo com o artigo n.º 28 do Decreto-Lei n.º 88 de 23 de Maio de 2006, aos titulares do CET em Defesa da Floresta contra Incêndios ser-lhe-ão creditadas competências para prosseguimento de estudos, desde que se inscrevam num curso de licenciatura da ESA. O nível de creditação de competências (equivalências) depende da afinidade do CET com o curso de licenciatura escolhido.

Podem candidatar-se a este curso:
•Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
•Os que tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10º e 11º anos e tendo estado inscritos no 12º ano de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente não o tenham concluído;
•Os titulares de uma qualificação profissional do nível 3;
•Os titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.
Podem igualmente candidatar-se à inscrição num CET num estabelecimento de ensino superior os indivíduos com idade igual ou superior a 23 anos, aos quais, com base na experiência, aquele reconheça capacidades e competências que os qualifiquem para o ingresso no CET em causa.

O prazo para candidatura é:
CONCURSOS LOCAIS - 2ª FASE DE CANDIDATURAS [1]:
Candidaturas:
de 1 a 30 de Setembro de 2010
Afixação dos resultados: 22 de Outubro de 2010
Matrículas dos candidatos seleccionados: de 25 a 29 de Outubro de 2010


Para mais informações dirige-te á secretaria do IPB ou consulta o link: http://esa.ipb.pt/cursos/cet-defesa-da-floresta-contra-incendios/

República/100 anos: Estado condecorou 14 cidades pelo "heroismo, civismo e amor" manifestados ao regime - Bragança é uma delas!


A primeira República distinguiu 14 vilas e cidades pelo "heroísmo, civismo e amor que manifestaram em sustentar a integridade das instituições republicanas", quando estas "correram o perigo de ser subvertidas".

Alcobaça, Aveiro, Bragança, Caldas da Rainha, Chaves, Coimbra, Covilhã, Elvas, Évora, Lisboa, Mirandela, Ovar, Porto e Santarém (hoje, todas com o estatuto de cidade) são as localidades que, entre 1919 e 1930, foram agraciadas, por aqueles motivos, como sublinham os decretos, para o efeito, então publicados.

A distinção, traduzida na atribuição da Ordem da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, nos seus diferentes graus, fez com que o galardão passasse a figurar como insígnia destes concelhos, que também possuem o respetivo colar, que exibem apenas nalgumas cerimónias oficiais.
Fonte: Lusa

Menina caída do quarto andar salva pelos braços de bombeiro

Uma menina de quatro anos caiu da varanda de um quarto andar, em Arcozelo, Barcelos, e foi salva por um bombeiro dos Voluntários de Viatodos. Cá em baixo, a 15 metros, Fernando Rodrigues amparou a queda e evitou a tragédia. Eva sofreu pequenas escoriações.

Fernando Rodrigues é o mais recente herói dos Bombeiros Voluntários de Viatodos, em Barcelos. Herói acidental, porque quis o acaso, a audácia e o sentido de oportunidade que, ontem, este voluntário estivesse no sítio certo à hora certa.

"Eram cerca das 15.30 horas. Ao contornar a rotunda, apercebi-me de que se passava qualquer coisa, mas pensei sempre que fosse um incêndio numa casa, por exemplo", relatou, ontem, ao JN, ainda tenso, Fernando Manuel Fernandes Rodrigues, 34 anos, natural de Viatodos.

O bombeiro tinha-se deslocado a Barcelos para transportar um doente ao serviço de hemodiálise que funciona em Arcozelo, quando se apercebeu, na Avenida de Nossa Senhora de Fátima, da presença de muitas pessoas num passeio, olhando para o cimo de um prédio. Aproximou-se e reparou que uma criança estava agarrada às grades de uma varanda, do lado de fora. Da parte de dentro, uma mulher, alegadamente a mãe, tentava agarrá-la. Mas a criança caiu.

Nesse preciso momento, o bombeiro, acabado de chegar ao local, só teve tempo de segurar a criança, livrando-a do impacto no passeio. "Aproximei-me das outras pessoas e ainda estive cerca de um minuto à espera, porque tinha subido uma pessoa para tentar agarrar a menina. De repente, caiu, e eu só tive tempo de estender os braços e agarrá-la. Estava lá um senhor que também me ajudou. Juntos conseguimos salvar a menina", conta Fernando, partilhando o acto heróico com um empregado dos talhos Sominho.

Fernando não consegue explicar o "impulso" que sentiu naquele momento decisivo, em que a vida da pequena Eva lhe caiu literalmente nos braços.

"Uma coisa é quando saímos com outros colegas e estamos seguros, outra coisa é aparecer uma situação assim, sem contar", adianta o voluntário, com 14 anos de experiência.

Horas volvidas sobre o acontecimento, Fernando não conseguia afastar do pensamento aqueles momentos. E os que se seguiram, "com a cabeça sempre a pensar no mesmo. Como estará a menina?" A esta incerteza, Fernando soma a garantia de que procurará saber o estado da Eva.

A menina de quatro anos sofreu apenas algumas escoriações mas, mesmo assim, foi transportada ao Hospital de Barcelos para despistar eventuais lesões. Ao final do dia, a criança permanecia em observações, mas livre de perigo.

Cumprida a missão, Fernando teve de seguir caminho. "Estava num serviço, salvei a menina e tive de regressar ao quartel, porque tinha outro serviço na escala".
Fonte: JN
Foto: Paulo Jorge Magalhães/Global Imagens

Firefighter art

Solidariedade com rosto

Uma casa sem condições, onde vive uma mãe e dois filhos, em Minhotães, Barcelos chamou a atenção do espírito solidário de Sérgio Pinto que juntamente com amigos ajudam a construir uma habitação condigna para a família.

Sérgio, bombeiro de profissão na corporação de Viatodos, juntou alguns amigos e com a contribuição de algumas empresa e da Autarquia barcelense está a erguer uma nova casa para a família de Rosalinda Campos.

O jovem "acordou" para o caso quando Bruno Ferreira lhe falou na casa da sogra e nas obras que estariam para realizar com o subsídio de cerca de sete mil euros da Câmara de Barcelos. "Os meus pais estavam, na altura, a mudar as janelas de casa e comecei a pensar que como ainda estavam boas poderiam servir para a casa", adiantou Sérgio Pinto.

A empreitada começou há cerca de três anos, mas Sérgio mostra--se esperançado que com todas as ajudas que tem recebido possa ter a casa pronta no Natal. "Espero já poder passar lá o Natal", diz Rosalinda, enquanto vai lamentando a falta de água no poço e salientando a ajuda dos voluntários.

Depois de ter conhecimento do caso, Sérgio resolveu "atirar-se" a pedir apoios a empresas e pessoas que pudessem ajudar a erguer e mobilar a casa. Assim foi. Mandou mails e mais mails. "Consegui algumas respostas positivas e outras negativas".

A mão-de-obra é toda gratuita, desde os trolhas aos electricistas. Todos são amigos que passam as horas vagas a trabalhar em nome da solidariedade. Entretanto, falta pintar a casa, isolar uma das paredes, falta a mesa e azulejos para a cozinha e beliches para os quartos. "Começámos a casa com o subsídio que a Autarquia deu e íamos até onde esse apoio chegasse, por isso o mais provável é que levantássemos a casa e ficasse em grosso". Com a ajuda das empresas e o trabalho gratuito de alguns amigos, a habitação vai ficar totalmente construída e mobilada. Rosalinda tem 49 anos, é viúva e vive com dois filhos, apesar de ter mais quatro que estão institucionalizados.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Acidente em Vilarinho de Agrochão

Ás 10:38 horas, do dia 22 de Setembro, os B.V. de Torre de Dona Chama foram accionados para um acidente de viação na estrada nacional 206, na localidade de Vilarinho de Agrochão. De imediato, sairam para o local as viaturas ABSC-02 e o VLCI-01 do Corpo de Bombeiros da Torre D. Chama.
Ao que apuramos, o automóvel circulava no sentido Bragança - Torre de D. Chama e ao sair de uma curva entrou em despiste seguido de capotamento.
A vitima, de sexo masculino, saiu pelo próprio pé da viatura, foi socorrido no local pelos bombeiros e evacuado para o hospital de Mirandela.
Fonte:http://bvtorrededonachama.blogspot.com/

Explosão em Miranda do Douro


Ocorreu esta tarde, dia 22, pelas 15.50 uma explosão numa oficina de mecânica na Rua do Mercado.

Duas vitimas é o resultado da explosão, ainda sem causas apuradas, e que causaram ferimentos graves numa vitima, com cerca de 30% de área corporal queimada, e a outra vitima com ferimentos menos graves devido á inalação de fumos.

A vitima mais grave foi evacuada no helicoptero SAV do INEM.

Os Bombeiros de Miranda do Douro deslocaram para o local 2 viaturas de combate a incêndios 2 ambulâncias e uma viatura de Comando.
Foto: PFerro

Espécies autóctones são as mais indicadas para combater fogos florestais

Plantar castanheiros e carvalhos pode ser uma arma de combate aos incêndios no distrito de Bragança.

A ideia foi defendida esta terça-feira por Francisco Rêgo, presidente do Instituto Superior de Agronomia e perito na área da gestão de fogo.

Francisco Rêgo falava à margem da sessão de abertura da Conferência Internacional de Paisagem Ecológica.

Este responsável garante que o pinheiro e o eucalipto, as espécies a que mais se recorre, sobretudo no litoral, proporcionam uma mistura explosiva, pelo que o ideal é apostar nas espécies tradicionais da região.

“Sobretudo apostar na diversidade pois temos um pouco de espaço para tudo. Podemos é correr o risco de ter o monopólio e uma extensão completa e continua destas espécies que causam problemas muito grandes” afirma, acrescentando que “aqui há claramente que apostar nas espécies autóctones, o castanheiro, o carvalho, as folhosas, o freixo que podem constituir uma componente importante do coberto florestal das nossas paisagens”.

Francisco Rêgo diz mesmo que as espécies tradicionais são uma boa forma de combater os incêndios de Verão.

“A prevenção dos incêndios faz-se com esta planificação a médio e longo prazo, mas a gestão dos combustíveis e a planificação do território são os grande ingredientes para termos paisagens mais resistentes a estas perturbações” refere.

Este congresso internacional sobre floresta decorre em Bragança até à próxima sexta-feira e envolve mais de 300 participantes de 45 países.

A organização está a cargo da União Internacional de Organizações de Investigação Florestal, do Instituto Politécnico de Bragança e do Centro de Investigação de Montanha do IPB.

João Azevedo, um dos organizadores, acredita que este é um evento de importância mundial.

“São questões ligadas às alterações globais e a forma como isso afecta o funcionamento a estruturação das paisagens” refere, salientando que “constitui um dos maiores encontros desta área científica no nosso país e em termos locais têm um impacto grande” para além de haver “a possibilidade de o IPB e a cidade de Bragança surgirem no mapa da ecologia da paisagem no mundo”.

Durante toda a semana vão decorrer conferências e workshops sobre este tema no Instituto Politécnico de Bragança.

Escrito por Brigantia
foto: PFerro - ilustra a plantação de castanheiros evitando a progressão do incêndio.

PRECISA-SE Ambulância de Socorro

O termo "ambulância" vem da palavra latina "ambulare" que significa "movimentar". Até à Segunda Guerra Mundial, a palavra era também usada para designar os postos de socorro militares de campanha. Actualmente, o termo está geralmente associado aos veículos automóveis onde é administrada assistência médica de emergência a pacientes com doença ou ferimentos graves. Estes veículos estão normalmente equipados com luzes rotativas e sirenes de aviso, destinados a facilitar a sua deslocação rápida e segura através do trânsito, e frisemos “segura”, em todo o sentido da palavra.

Para esclarecer melhor, a ABSC é uma Ambulância de Socorro que tem como finalidade garantir a aplicação de medidas de suporte básico de vida e a estabilização e transporte de doentes que necessitem de assistência durante o transporte. No entanto, se esta não se encontrar nas melhores condições, como viatura automóvel em si, como poderá ela oferecer garantias relativas à sua verdadeira funcionalidade?

Pois, infelizmente, podemos aplicar esta questão à viatura ABSC-02 do Corpo de Bombeiros da Torre D. Chama, com 13 anos de existência, 260.000 km e com a particularidade de ser também ela a única ABSC em circulação do Corpo de Bombeiros da Torre D. Chama, e não bastando estas características, acresce ainda a zona de estrada acidentada que esta viatura já percorreu, e que apesar da sua falta de condições de circulação automóvel actual, continua a percorrer.
Incrível, mas é a mais pura verdade.

Os Bombeiros desta corporação estão completamente indignados, uma vez que mesmo possuindo a formação e material necessário para a aplicação de medidas de suporte básico de vida e estabilização, não poderão garantir uma assistência digna e segura numa viatura que não possui qualquer tipo de estabilidade ao nível da própria condução.

Não querendo fazer desta situação uma comédia, a esta viatura não se aplica a velha máxima do Vinho do Porto em que “Quanto mais velho, melhor”, muito pelo contrário. Depois desta exposição, escusado será dizer, que há a urgente necessidade de uma nova viatura ABSC para um transporte digno e seguro dos utentes. Cabe agora aos responsáveis dignarem-se à aquisição de uma nova viatura, para que não venha a acontecer uma situação de emergência a esta viatura durante a sua saída de urgência.

Fotos da ambulância de socorro da Torre D. Chama

Fonte:Blog Bombeiros Torre D. Chama
Fotos: Blog Bombeiros Torre D. Chama

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

CMA de Covilhã

Área ardida aumentou 58 por cento este ano

Os incêndios florestais consumiram até 15 de Setembro quase 118 mil hectares, mais 58 por cento do que no mesmo período do ano passado, revela o relatório provisório da Autoridade Florestal Nacional (AFN).

Segundo os dados, divulgados hoje, entre 1 de Janeiro e 15 de Setembro, arderam 117.949 hectares de floresta, contra 74.792 no ano passado.

A AFN adianta que este ano foram afectados 39 mil hectares de povoamentos florestais e 78.949 de matos.

Os 117.949 hectares registados até Agosto estão longe dos 418.330 e 312.062 verificados em 2003 e 2005, respectivamente, em igual período de Janeiro a Setembro.

Segundo o relatório, a área ardida este ano é a maior dos últimos quatro anos, em período homólogo.

Já as ocorrências registaram uma ligeira descida, tendo-se verificado, até 15 de Setembro, 19.567 ocorrências, menos 93 do que em igual período do ano passado.

Das 9567 ocorrências, 3416 dizem respeito a incêndios florestais e 16.151 a fogachos.

Guarda tem a maior área ardida

O distrito da Guarda contabiliza a maior área ardida (23.345 hectares), seguindo-se os distritos de Viana do Castelo (19.877), Vila Real (18.751) e Viseu (15.321). Estes cinco distritos fazem mais de “três quartos da área ardida” contabilizada até à data, adianta o documento.

Já os distritos do Porto, Aveiro e Braga concentram 53 por cento do total das ocorrências entre 1 de Janeiro e 15 de Setembro.

Porto é o distrito com mais ocorrências (5453), depois de Aveiro (2710) e Braga (2169).

Os dados provisórios da AFN indicam, igualmente, que se registou uma “redução significativa do número de ignições na primeira quinzena de Setembro” ao ser contabilizadas 1639.

Segundo o relatório, Agosto foi o mês que registou o maior número de ocorrências (9222), seguido de Julho (5262).

Também foi em Agosto e Julho que os incêndios florestais consumiram mais hectares de florestas, 90.818 e 21.870, respectivamente.

A AFN diz ainda que até 15 de Setembro foram contabilizados 151 grandes incêndios (com uma área igual ou superior a cem hectares), 24 dos quais com uma área superior ao milhar de hectares e na sua totalidade registados no mês de Agosto.
Fonte:Publico
Foto: PFerro

Governo quer presos e Exército a limpar matas

O Governo vai pôr o Exército e os reclusos a limparem as matas já para o próximo ano.

Em declarações ao DN, Rui Barreiro, secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural e responsável pela Autoridade Florestal Nacional (AFN), admitiu que já está previsto um acordo com o Exército e serviços prisionais para que ajudem nas operações de prevenção dos fogos, com limpezas das florestas e vigilância.

Apesar disso, só depois de 15 de Outubro - fim da actual época de incêndios - serão oficializados e assinados os protocolos.

"Consideramos que a floresta é uma riqueza nacional, por isso o Exército e a GNR têm de ser mobilizados. É importante que o Exército seja chamado para acções durante o ano inteiro para a defesa da floresta, prevenção e vigilância nas piores épocas", disse ao DN o secretário de Estado que pretende, até 2012, que ardam menos de 100 mil hectares por ano.

Já este ano, 200 militares estiveram no terreno a prevenir os fogos. O porta-voz do Exército, tenente- -coronel Hélder Perdigão, explicou que já existe um protocolo com a AFN: o plano Vulcano tem 12 equipas - num total de cerca de 200 militares - com formação específica para prevenção e combate aos incêndios.

"O protocolo, assinado apenas com o Exército, foi aplicado na vi- gilância das principais matas na- cionais e inclui desmatações e uso de engenharia militar para pre- venção de incêndios."

O porta-voz deu como exemplo a serra de Sintra, onde os militares estão a abrir 12 quilómetros de estradas que permitam a deslocação mais rápi- da dos meios de combate. "A operação de abertura de estrada vai a meio, nesta altura", acrescentou.

"Temos um bom exemplo no País, no Algarve, onde o Exército foi chamado no âmbito da Protecção Civil. A articulação entre a AFN, o Exército português e a Protecção Civil foi feita de tal maneira que, nessa região, não tivemos praticamente incêndios nenhuns.

A presença dos militares foi dissuasória do número de ocorrências", explicou o secretário de Estado das Florestas.

Quem vai passar a apoiar a prevenção a incêndios vão ser os reclusos em regime aberto.

Apesar de o acordo também ter sido adiado para o fim da época de fogos, já se sabe que os reclusos terão acções de formação para fazer a limpeza das matas. Mas nem todos vão ter liberdade para participar neste tipo de trabalho:

"Os presos terão formação e só podem participar os que tenham acesso ao regime aberto", explica Rui Barreiro. "Apesar de não ser obrigatório, é uma oportunidade que lhes permite sair da prisão e estar em contacto com a natureza. A formação pode ainda permitir-lhes arranjar um emprego, como sapadores florestais", indicou.

Segundo a Direcção-Geral dos Serviços Prisionais, existem de momento 131 reclusos neste regime.

Este Inverno será também implantado o Plano Nacional do Uso do Fogo. "Vamos aproveitar o Inverno e a Primavera para queimarmos a matéria combustível. Assim o prejuízo provocado pelos incêndios é menor, pois só arde mato", explicou.

Este plano já foi testado no ano passado num total de 1500 hectares, mas para a próxima época o objectivo é "multiplicar por dez" este número. "Queremos tornar a floresta mais resistente aos incêndios florestais", assumiu o secretário de Estado.
Fonte: DN
Foto: PFerro

VETA de Espanha