sábado, 31 de julho de 2010

Novo Ecureiul Combatendo Incêndio

Firefighting - Antincendio from giancarlo giupponi on Vimeo.

Incêndio em Freixo de Espada á Cinta

Um incêndio está a lavrar em Alto do Jardim, concelho de Freixo de Espada á Cinta, desde as 17h16m. O incêndio que começou com três frentes, ja têm uma delas dominada.

No combate ás chamas encontram-se 53 homens, apoiados por 13 viaturas, e também foi feito ataque inicial por um helicoptero de ataque inicial, do CMA de Bornes, com uma brigada GIPS.
O Comandante de Operações de Socorro é o Comandante dos Bombeiros de Torre de Moncorvo, Manuel Almeida.

Parque do Douro sem vigilantes

O Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) está desde Outubro de 2009 sem vigilantes da natureza e viaturas de primeira intervenção em época de incêndios, por falta de verbas. É o segundo maior parque natural do País, com 120 quilómetros sem vigilância. Esta situação está a deixar populações, agricultores e produtores florestais indignados. O porta-voz desta revolta é Morais Machado, presidente da Câmara de Mogadouro e membro da Comissão Consultiva do PNDI. "O Parque tem de ser dotado dos recursos humanos necessários à sua missão, mas desde há dois anos que está completamente abandonado", acusa. O autarca lembra que o objectivo do parque é preservar a Natureza e ajudar as populações, algo que "não está a acontecer". Já o comandante dos bombeiros de Miranda do Douro, Irundino João, alerta que a falta de vigilantes é especialmente preocupante em época de incêndios. "Sem esse apoio e comunicação, os fogos não são detectados logo no início." O Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade já reconheceu que os meios na área são escassos e explica que está a decorrer um concurso de recrutamento externo para contratar um vigilante da natureza. O PNDI abrange os concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo.

Fonte: CM

Foto:PFerro

Veiculos Médicos da Europa

sexta-feira, 30 de julho de 2010

GRIF de Bragança está neste momento de regresso

O GRIF de Bragança iniciou neste momento o regresso a casa. Esperam pelo caminho cerca de 4 horas de viagem para um descanso merecido.

Que façam boa viagem de volta!

Recordações do amigo Godinho


Achamos que as imagens dizem tudo...

Torneio de Paintball

Faleceu o CMDT Henrique Godinho

Faleceu no dia 28, no Brasil, o Cmdt Carlos Henrique Godinho que era piloto de helicópteros. Henrique Godinho, operou muitos anos no distrito de Bragança no combate com aeronaves. Passou principalmente pelo extinto CMA de Macedo de Cavaleiros, CMA da Nogueira e CMA de Bornes.
O Cmdt Godinho, faleceu devido a cancro no estômago, doença que se agravou nos últimos 2 anos, que apesar de ter sido submetido a cirurgia, pelo menos em 2008. De nacionalidade Brasileira, não havia ano que no Verão o Cmdt Godinho não viesse para Portugal.

Em 2007 anunciou como sendo o ultimo ano a operar aeronaves em Portugal, mas mesmo assim, em 2008 não se conteve e voltou. 2009 também marcou presença, mas desconhece-se se chegou a fazer incêndios no território português.

No ano de 2007, no dia 30 de Setembro, bombeiros de Alfandega organizaram uma festa de despedida, visto ser o ultimo ano que pretendia trabalhar nos incêndios, e relembramos as palavras dele como que" Portugal é o meu segundo país e o que mais adoro" e "eu adoro o Norte.".

Respeitado por muitos e sobretudo amigo do Bombeiro, no seu peculiar à vontade relembra-mos uma celebre frase deste homem: "Fogo apagado, Bombeiro molhado"!

À família do Cmdt Godinho deixamos os sinceros e respeitosos pesâmes.

Acompanhamento GRIF de Bragança em Viana do Castelo


O GRIF de Bragança continua a trabalhar a toda a força nos incêndios no concelho de Arcos de Valdevez. Esta noite, por volta das 00h00, foram mobilizados para mais um incêndio. não vão chegando os dedos das mãos para contar o numero de incêndios combatidos pelo GRIF. Há quem tenha a sensação que anda alguém a atear os fogos pela frente, logo após estes serem extintos. Novos focos vão aparecendo sempre pouco distanciados uns dos outros, o que suscita a possibilidade de mão criminosa. O desgaste está a ser bastante e todos os bombeiros se encontram a trabalhar arduamente.

Chamas continuam a lavrar em Portugal

Seis incêndios continuam ativos em Portugal Continental, sendo que o que concentra mais meios, o de Lázaro, no distrito de Aveiro, foi dominado às 20:58, mais de 48 horas depois de ter deflagrado, informa hoje a Proteção Civil.
Em Lázaro, cujo alerta das chamas foi dado às 17:59 de terça feira, encontram-se 145 operacionais, incluindo 121 bombeiros, apoiados por 35 viaturas.Ainda por controlar, o fogo, com uma frente ativa, em Nogueirinha, Amarante, Porto, está a ser combatido por 113 operacionais, incluindo 104 bombeiros, auxiliados por 30 veículos.
O incêndio lavra em mato há mais de 24 horas.Por dominar estão também as chamas em Senhora do Minho e Milagres (Viana do Castelo). Já circunscritas encontram-se as de Lugar do Pinheiro (Porto) e Felgueiras (Viana do Castelo).

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Elementos do GRIF de Bragança lavam roupa suja


Os elementos do GRIF de Bragança lavam roupa suja. A situação assim os obriga. Apesar dos apetrechos que carregara para a viagem, o trabalho árduo já obriga a ter de lavar a roupa no local. A população consciente das necessidades tem ajudado e apoiado os bombeiros. Muitas vezes o 2 mudas de fardas não são suficientes para andar três dias "fora de casa" e portanto os bombeiros são obrigados as "técnicas do desenrasque".
neste momento o GRIF foi alimentado e prepara-se para rumar de novamente a novos focos de incêndio. Um dos elementos mais graduados de Bragança disse ao cbbraganca que "o trabalho não tem sido fácil, mas estamos a dar conta do recado."
Este é o segundo dia em que 8 viaturas e 27 homens seguiram em direcção a Arcos de Valdevez para ajudar os bombeiros daquela região no combate aos incêndios, que têm sido em número considerado exagerado.

GRIF actua em novos incêndios durente a tarde de hoje




O GRIF de Bragança foi activado para novos focos de incêndio. Durante a tarde têm contado com ajuda dos bombeiros locais.
Algumas situações insólitas têm acontecido, como deslocarem-se para um incêndio e pelo caminho apagar focos nascentes de outros incêndios.
A zona de Viana do Castelo continua a ser fustigada por incêndios. Neste momento não existem grandes incêndios activos, mas têm havido um numero acentuado de novas ignições e alguns reacendimentos.

Acompanhamento GRIF da Bragança em Viana do Castelo

Depois do descanso preparam-se os homens para mais uma possivel jornada no combate aos incêndios. Foram alimentados ás 14h00, e durante a tarde manteem-se em prontidão para os reacendimentos ou para novos focos de incêndio.



Acompanhamento GRIF de Bragança em Viana do Castelo

Depois de uma noitada de grupos em vigilância, e de outros em combate directo a novos incendios nascentes, o Grupo do nosso distrito teve o seu descanso merecido de manhãO merecido descanso do guerreiro chega esta manhã, com a certeza de um trabalho bem feito. A situação naquele concelho é muita calma neste momento, e agora a vigilância têm de ser eficaz. Ficamos a agurdar mais noticias do Minho.

UE REFORÇA MEIOS AÉREOS NO NORTE

As autoridades portuguesas activaram anteontem o Mecanismo Europeu de Protecção Civil. De acordo com informações da Comissão Europeia, "o pedido foi imediatamente atendido, com ofertas de ajuda por parte de Itália, Grécia e França". Desta forma, desde ontem à tarde dois Canadair italianos juntaram-se a outras duas aeronaves enviadas anteontem por Espanha, que deverão estar disponíveis durante os próximos quatro dias. O reforço chegou horas depois de o ministro da Administração Interna ter afirmado que Portugal dispõe de uma empresa que garante a "autonomia estratégica" em termos de meios aéreos, quando há poucos anos era obrigado "a andar ó tio, ó tio", à procura de aviões

Previsão Meteorológica para dia 29

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Acompanhamento GRIF de Bragança em Viana do Castelo

O GRIF de Bragança já foi alimentado e encontra-se agora à espera da novas ordens.
Segundo o site da ANPC, o incêndio onde começou a actuar o GRIF, desde as 15h que passou a dominado. Segundo informações do local, o principal problema neste momento debate-se com os reacendimentos que desde a manhã que têm acontecido.

3 incêndios no Distrito de Bragança

3 incêndios estão a consumir mato e pinhal nas localidades do Romeu, Bouça e Franco no Distrito de Bragança

O incêndio na zona de Romeu, concelho de Mirandela, tem meios de Macedo e Mirandela, com o apoio aéreo do hotel 18. O incêndio está-se a desenvolver junto ao IP4, mas não há informação de corte de estrada. Neste momento, pelas 17h30, o incêndio encontra-se dominado.

O incêndio da Bouça mobiliza as corporações de Torre D.Chama, Mirandela e Bragança e contam com o apoio do Hotel 17 e do Hotel 14 de Vidago.
O incêndio na localidade do Franco - Mirandela, apenas têm meios terrestres a operar.

Ficaram resolvidos durante a tarde incêndios em Travanca - Mogadouro, Petisqueira - Bragança, este ultimo que contou com a ajuda ao combate de um helicoptero espanhol e duas Brigadas de Sapadores espanholas.

Imagens MODIS


Aumente a imagem e veja os pontos vermelhos que representam os incêndios.

Actualização GRIF Bragança em Viana do Castelo



Constituição do GRIF de Bragança:
Cmdt do GRIF: Cmdt João Noel
C.B. integrantes: Vila Flor, Freixo E. á Cinta, Izeda, Macedo de Cavaleiros, Vimioso e Bragança.

Mirandela: Acidente em Vale Telhas - video -

Acompanhamento GRIF de Bragança em Arcos de Valdevez

O incêndio onde se encontra o GRIF de Bragança a operar é o de Grijo, Arcos de Valdevez.
O GRIF chegou a Arcos de Valdevez por volta das 5h30 do dia 28 de Julho
Este incêndio já lavra desde o dia 27 e iniciou-se pelas 11h05. O Comandante das Operações de Socorro têm sido o Comandante do C.B. de Arcos de Valdevez. Já no dia 27 foi ainda accionado o GRIF de Lisboa, 5 minutos após o inicio do incêndio. No cruzamento de Vila Franca está montado o Posto de Comando. Este incêndio têm tido acompanhamento permanente do Vereador da Protecção Civil e de uma Técnica do GTF do municipio de Arcos de Valdevez. O incêndio lavrou toda a tarde em 2 frentes activas sobre mato.
Ao dia 28 o Presidente da Câmara de Arcos de V. tomou uma grande atitude, pouco vulgar em alguns presidentes de Câmra, que foi o accionamento de 40 cantoneiros com ferramentas e solicotou a mobilização de tractores agricolas a todas as freguesias e seus proprietários para ajudar no combate ás chamas. Apesar de ter sido activado o Plano Municipal de emergência de Arcos de V. o incêndio continuou a desenvolver-se em 2 frentes e atingiu já populações de pinhal e eucaliptal.O GRIF de Bragança chegou ao TO ás 7h00 e iniciou trabalhos ás 7h36.
Neste momento os COS foi assumido pelo CODIS de Viana do Castelo.
FOTOS ENVIADAS DO LOCAL PELO GRIF

Equipas do C.B.de Bragança Integram o GRIF de Bragança

Preparação das viaturas para a saida.
O chefe de viatura faz o check-list.
repõem-se o material necessário. É a primeira saida do VECI 03 com o novo encarroçamento.
Bombeiros carregados para se manterem até pelo menos 3 dias.
Ultima verificação.
Uma palavra de conforto e confiança do Comandante.
Saida das 3 viaturas em direcção ao reagrupamento em Lamas de Orelhão.

O Corpo de Bombeiros de Bragança disponibilizou para o GRIF de Bragança 2 Equipas de Combate a Incêndios e uma ABSC.

As equipas mobilizaram ás 23h20 do dia 27 em direcção a Arcos de Valdevez.

As viaturas utilizadas são o VLCI06, VECI03 e a ABSC03.

Durante os proximos dias vamos acompanhando as equipas no terreno.