sexta-feira, 30 de abril de 2010

Acidente grave com Bombeiro de Macedo

Um elemento dos Bombeiros de Macedo de Cavaleiros sofreu um acidente de moto, ao início da noite de ontem, e está internado no Hospital de Bragança em estado crítico. David Costa, de 26 anos, tinha acabado de sair do trabalho quando um carro colidiu com a moto em que seguia, causando-lhe ferimentos muito graves. Durante a noite foi transportado de helicóptero para o Hospital de Vila Real. Os ferimentos mais graves foram ao nível do tórax.

Os colegas de Bragança desejam ao amigo David rápidas melhoras e que a recuperação seja com sucesso.

Dois incêndios durante a noite na zona histórica de Bragança

Duas casas ficaram destruídas esta noite na sequência de dois incêndios que deflagraram na zona histórica de Bragança.

Eram cerca das duas da manhã.

Ambas as casas estavam desabitadas e ficam a pouco mais de 50 metros uma da outra.
Dois incêndios com contornos estranhos.

“Inicialmente tivemos um alerta de incêndio urbano na Travessa do Mercado. Quando chegamos deparamo-nos com uma casa a arder, mas passado pouco tempo tivemos um alerta de outro incêndio na Rua dos Gatos, também numa casa desabitada” refere o comandante dos bombeiros de Bragança

“Isto é um assunto que a PSP terá de analisar porque não é normal a esta hora da noite haver dois incêndios urbanos em casa desabitadas muito próximos um dos outro” afirma José Fernandes acrescentando que “ainda não encontramos vestígios de fogo posto pois estávamos mais preocupados em combater incêndio para não o deixar propagar para as casas adjacentes sendo que uma delas estava habitada”.

A família que vive ao lado de uma das casas que ardeu não ganhou para o susto. “Tinha os miúdos a dormir e tive de os levantar e tirá-los daqui porque havia botijas de gás que podiam explodir” refere Fátima Fernandes. “Apercebi-me porque senti barulho e pensava que eram os miúdos que andariam na casa de banho, mas o barulho continuava e eu levantei-me vim à janela e é que vi o fumo” conta. “Os bombeiros andavam na rua de cima, a minha telefonou e estávamos a sair na porta e eles já vinham aqui” acrescenta a moradora.

Apesar de a casa estar desabitada não estava abandonada. Fátima Fernandes não vê razões de insegurança e dia que “nada fazia prever esta situação”.

Há cerca de seis anos atrás também ocorreram vários incêndios em casas da zona histórica de Bragança com características semelhantes aos ocorridos esta noite.

A PSP vai agora investigar o caso.
Escrito por Brigantia

Autoestrada Transmontana mantém curvas perigosas do IP4

A nova autoestrada, que deverá estar concluída no final de 2011, corresponderá em geral à duplicação do atual IP4, entre Vila Real e Bragança, numa extensão de 130 quilómetros.

"O mais complicado" neste projeto é fazer coincidir as duas vias, segundo disse hoje o diretor geral da concessionária "Autoestradas XXI", Rodrigues de Castro, num seminário para estudantes de Engenharia Civil do Instituto Politécnico de Bragança.

Para alargar o IP4, e conferir-lhe um perfil de autoestrada com duas faixas de rodagem em cada sentido, algumas curvas vão manter-se "com os limites um pouco acima do que seria ideal", segundo disse.

"Há situações em que a inclinação não é a ideal e o raio de curvatura vai ficar mais apertado", afirmou, não sabendo concretizar em quantos casos, quando questionado pelos jornalistas no final do seminário.

Um dos pontos que integra a atual lista da sinistralidade e que é para manter é o viaduto sobre o rio Tinhela, na zona de Murça, que já foi palco de um acidente mortal envolvendo um camião que caiu no rio.

O diretor geral da autoestrada explicou que o atual viaduto mantém-se com alterações no acesso e servindo apenas o sentido Vila Real-Bragança, enquanto que para a direcção inversa será construído paralelamente um novo.

Rodrigues de Castro assegura, contudo que "a futura autoestrada é muito boa tanto no perfil como nas inclinações de um modo geral" e não acredita no aparecimento de novos focos de sinistralidade numa via que tem como um dos objectivos combater os números que já levaram a apelidar o IP4 de "estrada da morte".

O diretor geral disse estar convencido de que "os cidadãos sabem que não se pode andar a mais de 120 quilómetros na autoestrada" da mesma forma que "sabem que não se pode andar a mais de 90 no IP4".

Porém reconhece que foi com "grande espanto" que verificou, no controlo diário de tráfego, que "há carros a andarem a uma velocidade de 240 quilómetros" por hora no itinerário

"É uma velocidade não diária, mas frequente", afirmou.

Outro constrangimento para a nova estrada é a da neve que no último inverno encerrou várias vezes a principal via de Trás-os-Montes e obrigou a gastar "oito vezes" mais sal do que em anos anteriores para tornar o piso transitável.

A concessionária dispõe de três limpa neves, que promete serão em maior número quando a autoestrada estiver ao serviço.

Durante mais de dois anos aqueles que circulam no IP4, que liga o Porto à fronteira em Bragança, vão ser obrigados a fazer desvios pontuais para a antiga estrada nacional 15 já que à medida que as obras de duplicação forem avançando o itinerário ficará intransitável nos respetivos troços.
destak

Melhor Viatura Tipo VUCI


Categoria : VUCI
Marca MAN
C.B. de Mirandela

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Novo Kit de Emergência Transmontano


A adoptar por todas as ambulâncias de longo curso do Distrito de Bragança.

Mais alterações em cruzamentos do IP4

Devem arrancar na próxima semana as obras nos cruzamentos de Quintela de Lampaças e do Azibo, no IP4.

A intervenção está a cargo da empresa concessionária da via, a Auto-estradas XXI, e surge na sequência dos acidentes mortais no cruzamento de Vale de Nogueira, no início do ano.

Esse cruzamento da IP4 já sofreu uma intervenção, com a colocação de mais sinalização e o impedimento de atravessamento da via.

Agora é a vez dos cruzamentos de Quintela de Lampaças e Azibo que, segundo o Governador Civil de Bragança, vão ver reduzidas as faixas de rodagem e a velocidade permitida.

“Vai ser feito por estrangulamentos de vias. No nó de Quintela passa a ter apenas uma faixa de rodagem, com redução de velocidade para 70km/h. Cria-se mais visibilidade porque saem os divisores de faixas em cimento e colocam-se mecos” explica, acrescentando que no nó do Azibo “é feita a mesma coisa”.

No entanto, ao contrário do que aconteceu em Vale de Nogueira, em que foi impedido o atravessamento do IP4 pelos veículos que circulam na Estrada Nacional 15, no Azibo vai ser permitido. “É um cruzamento um pouco mais complicado porque há várias saídas e entradas, mas com a redução de velocidade e com o novo sistema de divisão dos separadores vai alterar o comportamento dos condutores” afirma.

Mas a principal alteração aos dois cruzamentos será mesmo a retirada dos separadores centrais de cimento.

Jorge Gomes não teme que isso possa comprometer a segurança dos automobilistas. “A segurança nunca é comprometida se as pessoas cumprirem as regras” salienta.

As obras nos dois cruzamentos devem começar na próxima semana.
Escrito por Brigantia

Sem comparação, mas estão optimos


Socorrista Esfaqueado por Homem que ia Socorrer

Um técnico de ambulância foi hoje à tarde esfaqueado em Lisboa por um homem que iria socorrer, disse uma fonte do Sindicato dos Técnicos de Ambulância de Emergência, que referiu uma média de um ataque por semana em todo o país.
Ricardo Rocha, presidente do Sindicato dos Técnicos de Ambulância de Emergência, adiantou que estas «situações insuportáveis» atingem também os bombeiros.
«Neste momento só falta morrer alguém», lamentou o dirigente sindical.

A situação de hoje relacionou-se com a assistência a um homem alcoolizado na via pública que, ao entrar numa ambulância do INEM, esfaqueou com uma navalha o técnico, atingindo-o no braço, cabeça e abdómen, contou à agência Lusa Ricardo Rocha.

A vítima perdeu muito sangue e a consciência no local, tendo depois sido transportada para o Hospital de São José, acrescentou a mesma fonte.

Fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) disse que o técnico de ambulância «está a ser tratado no hospital e que, apesar de os ferimentos terem alguma gravidade, deverá ter alta ainda hoje».

«Mais uma vez se demonstra que somos alvos de agressão, mesmo em situações onde a ambulância não devia ir. Em Espanha, é a Polícia que é responsável pelas pessoas alcoolizadas na via pública», exemplificou o dirigente sindical.

Na semana passada, a equipa que hoje ajudou o técnico ferido também foi agredida por uma mulher alcoolizada, enquanto no ano passado, em Braga, numa situação de violência doméstica, técnicos de ambulância foram quase baleados.

«Estas situações deviam passar a ser crime público e deviam existir meios de defesa nas ambulâncias, como gás pimenta», defendeu Ricardo Rocha, acrescentando que as equipas de socorro já vão com «relutância» e «medo» a alguns bairros e «locais problemáticos».
Fonte: Sol

Melhor Viatura Tipo VTTU

Categoria: VTTU

Marca Iveco

C.B.Mirandela

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Acampamento Distrital Juvebombeiro


Todos os caminhos vão dar á Torre D. Chama no fim de semana do 7, 8 e 9 de Maio.
Inscreve-te junto do teu Delegado Distrital até ao dia 30 de Maio.
Para todos os Bombeiros interessados, aderentes ou não da Juvebombeiro.
Inscreve-te Já!!!

DIA 7 de Maio - sexta feira 14:00 : Abertura do Secretariado Local: Quartel B.V. Torre de Dona Chama 20:00 : Jantar Cada um trás o seu. 22:00 : Noite Lúdica - Aparelhagem - Karaoke - Máquina tiro aos pratos - Matraquilhos - Jogo de setas

DIA 8 de Maio - Sábado 09:00 : Pequeno Almoço 10:00 : Paintball (Preço a definir) 13:00 : Almoço Ementa– Frango no Churrasco com arroz.
-15:00 : Inicio Tarde Recreativa: Pedipapper (pelas ruas da Vila) -18:00 : Banhos nas instalações dos B. V. Torre D. Chama -20:00 : Jantar Ementa— Carnes assadas, Caldo Ver-de. 22:00 : Animação Musical.

DIA 9 de Maio - Domingo - 09:00 : Pequeno Almoço - 10:00 : Jogos Tradicionais:  Jogo da Corda  Jogo da Relha  Jogo do lencinho -13:00 : Almoço (nas instalações dos Bombeiros) Ementa: Rancho 15:00 : Demonstração de equipas cinotécni-cas. -17:00 : Encerramento do Acampamento.

Campanha de Ajuda da Madeira

A campanha a favor das vítimas do temporal na Madeira através de chamadas telefónicas é um insulto à boa-fé da gente generosa e um assalto à mão-armada.
A promoção reza assim: Preço da chamada 0,60 € + IVA.
São 0,72 € no total. O que de má-fé não se diz é que o donativo que deverá chegar (?) ao beneficiário madeirense é de apenas 0,50 €.
Assim oferecemos 0,50 € a quem carece, mas cobram-nos 0,72 € , mais 0,22 € ou seja 30 %. Quem fica com esta diferença?
1º - a PT com 0,10 € (17 %) isto é a diferença dos 60 para os 50.
2º - o Estado 0,12 € (20 %) referente ao IVA sobre 0,60.
Numa campanha de solidariedade, a aplicação de uma margem de lucro pela PT e da incidência do IVA pelo Estado são o retrato da baixeza moral a que tudo isto chegou.
A RTP anunciou com expressa satisfação que o montante doado já atingiu os 2.000.000 de euros. Esqueceu-se de dizer que os generosos pagaram mais 44 % ou seja mais 880.000 euros divididos entre a PT (400.000 € para a ajuda dos salários dos administradores) e o Estado (480.000 € para ajuda ao reequilíbrio das contas públicas e a todos os trafulhas que por lá andam).
A PT cobra comissão de 20 % num acto de solidariedade.
O Estado faz incidir IVA sobre um produto da mais pura generosidade.
ISTO É UMA TOTAL FALTA DE VERGONHA!!!!
ISTO É UM ASQUEROSO ESBULHO!!!

Já agora, vale a pena pensar nas recolhas de alimentos para o Banco Alimentar Contra a Fome feitas à porta dos hipermercados.

Tudo é pago, contemplando o lucro dos ditos e, claro está, os impostos ao consumo.

Em Portugal, miseravelmente, ser solidário é ser sinónimo de parvo e estúpido!

Faleceu Bombeiro

Henrique Silva era conhecido como o “bombeiro herói”. Ontem faleceu na sequência de um acidente trágico, no porto de Leixões

Em Junho do ano passado, Henrique Artur Almeida e Silva, de 36 anos, salvou a vida de uma mulher de 51 anos que tinha caído a um poço. Quis o trágico destino que, ontem de manhã, um acidente de trabalho lhe ceifasse a vida, deixando a família e os Bombeiros Voluntários de Lourosa em choque.

Há 14 anos a servir os Bombeiros de Lourosa como voluntário, Henrique Silva, motorista de profissão, estava no porto de Leixões para efectuar uma carga. Sem que nada fizesse esperar foi colhido mortalmente por uma máquina que lhe acertou na traseira do camião.

A trágica notícia foi transmitida pela Polícia Marítima ao comandante da corporação, José Oliveira, que ficou com a triste missão de a transmitir à família. “Gelei completamente. Fiquei sem reacção e não sabia como comunicar esta triste notícia”, disse ao Diário de Aveiro, José Oliveira.

O comandante, acompanhado do presidente da direcção e do tesoureiro deslocou-se, então, a casa dos familiares para lhes dar a notícia. “Foram minutos horríveis e eu não estava capaz de dizer nada. Por isso, foi o presidente da direcção quem comunicou a notícia aos pais do Henrique”, desabafou José Oliveira, ainda incrédulo com aquilo que aconteceu ao seu bombeiro.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Escola acusa INEM de ter recusado transporte de ferido

Uma funcionária de uma escola, em Faro, perdeu parte de um dedo quando preparava o almoço. O estabelecimento de ensino acusa o INEM de ter recusado o transporte para o hospital.

O INEM diz que situação não foi considerada de emergência e o socorro foi encaminhado para os bombeiros, que não sabiam se tinham carro disponível e revelaram só faziam o serviço se fosse paga uma taxa.

Funcionária acabou por ser transportada para o hospital num carro particular.

A direcção da escola diz que esta situação não é inédita e acusa o INEM de resposta tardia.

A funcionária perdeu 40 por cento do dedo e terá de ser submetida a uma cirurgia.


Fonte: TVI

DGCI ganha prémio internacional de eficácia fiscal

Portugal, através da Direcção-Geral dos Impostos (DGCI), venceu o «Prémio Internacional para a Inovação na Administração Tributária» na área de eficácia fiscal, anunciou o Ministério das Finanças num comunicado divulgado segunda-feira.

O prémio foi atribuído pelo Centro Inter-Americano de Administrações Tributárias (CIAT), durante a Assembleia-Geral deste organismo internacional no final da passada semana, em Montevideu, no Uruguai.

A distinção resultou de um concurso internacional destinado a "promover e reconhecer a criatividade e eficiência nas administrações tributárias", ao qual foram apresentadas 17 candidaturas, explica a informação do Governo.

O CIAT é uma das maiores e mais importantes organizações mundiais de administrações tributárias, integrando 38 países membros, alguns dos quais possuem administrações fiscais das mais avançadas do mundo, como são os casos dos EUA, Canadá, França, Itália, Holanda, República Checa e Espanha.

Fonte: Dinheiro Digital


É bom saber que o nosso dinheiro não serve apenas para pagar os tachos dos boys lá do governo. Serve também para eles ganharem distinções internacionais e, no final do ano, justificarem os milhares de euros de prémios de gestão (quando não são milhões...)

Não seria melhor ideia diminuir os impostos?

Melhor Viatura Tipo VSAT

Categoria: VSAT
C.B. de Moncororvo
Marca: Mercedes Sprinter

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Melhor Viatura Tipo VSAM

Categoria: VSAM C.B. Macedo de Cavaleiros
Marca: VolksWagen

Cantarinhas - "uma das melhores feiras do país"

A Feira das Cantarinhas, de um a três de Maio, é “uma das melhores feiras a nível nacional” e constitui uma excelente oportunidade de animação da cidade. Essa é a opinião de António Carvalho, presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança (ACISB), entidade organizadora do certame, juntamente com a Câmara Municipal. Este ano a organização apostou numa maior concentração da Feira, indo ao encontro das perspectivas dos feirantes. Essa maior continuidade entre as várias tendas poderá, em alguns sectores, significar falta de espaço para todos os feirantes que mostraram desejo em participar, mais de 500. Os espaços disponíveis são cerca de 440. Desse modo, a organização estabeleceu que têm prioridade os feirantes das feiras mensais, que irão ocupar o espaço que usam habitualmente. A seguir têm prioridade os feirantes que vêm há mais tempo fazer a Feira das Cantarinhas. Ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, em que os feirantes dos equipamentos de diversão e farturas tinham que ir para o Parque do Eixo Atlântico, este ano ficarão no Parque de Estacionamento da Câmara Municipal e na rua de acesso ao Campo do 30. Esta é uma das razões pelas quais há menos espaço disponível, no entanto, segundo a ACISB, os feirantes das diversões mostram que não tinham desejo em participar na Feira se não ficassem num local mais próximo dos restantes feirantes. Toda a feira se desenvolve em torno desses espaços, do parque de estacionamento da Câmara às ruas junto à Escola Abade de Baçal, incluindo as plataformas de estacionamento da Catedral (espaço usado pela primeira vez) e Avenida Bragança Paulista. Tudo isto sem criar “situações de descontinuidade”, de modo a “permitir que as pessoas circulem por toda a Feira”, defendeu António Carvalho. Tal como também é desejo dos artesãos, a Feira de Artesanato, que se realiza de 28 de Abril a dois de Maio, decorrerá na Praça da Sé e Rua Alexandre Herculano. Este ano estender-se-á também à Rua da República. Deste modo haverá aqui também mais continuidade entre os diferentes espaços da Feira e, por outro lado, o trânsito continuará aberto na Praça da Sé, permitindo a passagem para a Rua Almirante Reis. As feiras têm um programa complementar de animação, no qual se inclui a realização de mais uma Milha das Cantarinhas e a actuação de grupos locais no espaço da Feira de Artesanato

Alguem anda a Brincar com a Saúde dos Transmontanos

O INEM no seu melhor!
Helicóptero por perto, mas o socorro diferenciado, vem de fora...
No país dos helicópteros de Emergência, eis que chega mais uma situação hilariante, paradoxa e preocupante...
Uma paragem cardiaca na aldeia de Vale Prados,concelho de Macedo de Cavaleiros, foi socorrida pelos Bombeiros locais e imagine-se, pela Ambulância SIV de Mirandela, que demorou cerca de meia hora a chegar ao local... O curioso, é que foi em Macedo de Cavaleiros, que esta semana foi inaugurado com pompa e circunstancia o helicóptero de Suporte Avançado de Vida (Heli-SAV) do INEM a operar desde 1 de Abril de 2010...

E pelo que também foi noticiado, haveria uma VMER de apoio ao helicóptero...

Ora se Vale Prados dista cerca de 2 Km de Macedo de Cavaleiros, porque não foi a VMER para o local?

É caso para dizer que se é da Cidadezinha de Macedo de Cavaleiros e que se sentia mais seguro com o helicóptero com uma equipa Médica por perto, será melhor voltar a acreditar nos Bombeiros lá do sitio e pior ainda... na sorte, porque neste país, o país dos Helicopteros de Emergência, o helicóptero é só para tapar os olhos ao povo transmontano porque os Macedenses embora tenham o Helicoptero ali ao lado, a verdade, é que terão que contar ou com a VMER de Bragança, que demora meia hora a chegar ao local, ou com a SIV de Mirandela, que também demorará o mesmo, tendo em consideração que embora seja uma Viatura de Suporte Imediato de Vida, a verdade é que se faz a viagem a 80 ou 90 Km/h... porque é sempre a subir o troço do IP4 nesta zona...

É caso para dizer que se optar por ter um acidente ou um enfarte, não o faça em Macedo de Cavaleiros, mas sim um pouco mais ao lado...

quinta-feira, 22 de abril de 2010

A Crafter transformou-se!!!

Bragança: Centro Hospitalar aposta em cirurgia hemorroidal sem dor

A técnica não é recente mas só agora começa a ser implementada no Centro Hospitalar do Nordeste para tratar os doentes com fístulas perianais (hemorróides). Chama-se técnica de “Lombo” e permite ao doente a recuperação imediata, após o recobro anestésico, sem que haja dor, quer durante quer após a intervenção cirúrgica.

As primeiras intervenções com recurso a esta técnica começaram a ser aplicadas, na semana passada, com a ajuda do médico Pedro Correia da Silva, especialista em Coloproctologia do Hospital de São João, no Porto, e transmitidas, através de videoconferência, à equipa de cirurgiões locais.

O que é feito, com esta técnica, é um levantamento de toda a mucosa de forma a que as hemorróides voltem ao “local onde deviam sempre estar”, conforme explicou António Ferrão, director do Departamento de Cirurgia.

“Fazemos uma elevação da mucosa de maneira a que todo aquele complexo sistema de veias a que chamamos hemorróides voltem ao sítio”, apontou.

Outra das vantagens apontadas a esta técnica é o facto de ser aplicada numa parte do intestino onde não há sensibilidade dolorosa, onde não há terminações nervosas. Após a operação não há qualquer tipo de dor nem cicatrizes e a recuperação só não é imediata porque há recurso à anestesia geral.

“Com esta técnica os doentes até se esquecem que são operados. Só fazemos com anestesia geral porque precisamos que o doente esteja muito relaxado mas, após o recobro anestésico, o doente pode ter alta e sair”, explicou António Ferrão.

Com o método usado anteriormente, a recuperação era muito mais lenta. António Ferrão explicou que era utilizada uma técnica aberta que provocava uma ferida perianal com queixas muito dolorosas para os doentes e que obrigava, posteriormente, a que levassem pontos e que tivessem de fazer curativos naquela zona, uma das mais sensíveis do corpo humano.

Para o Centro Hospitalar do Nordeste também há vantagens pois, embora tenha que adquirir bastantes máquinas para fazer as várias intervenções (uma vez que são máquinas descartáveis), a rápida recuperação do doente, a par com a possibilidade de fazer este tipo de operações em regime ambulatório, tornam o método compensador.

Anualmente, o Centro Hospitalar do Nordeste faz centenas de intervenções deste género pois trata-se de uma patologia muito frequente.

O complexo hemorroidal existe em todas as pessoas mas pode trazer complicações por vários factores. Geralmente, as mulheres são mais afectadas já que se trata de uma das possíveis complicações dos partos. Este tipo de problemas pode ser mais frequente em quem sofra de obstipação ou de alterações do trânsito intestinal.

Melhor Viatura Tipo VSAE


Categoria: VSAE
C.B.Macedo de Cavaleiros
Marca: Scania

Avaria no frigorífico em Mirandela estraga remédios

Uma avaria no frigorífico central da farmácia da unidade de saúde de Mirandela do Centro Hospitalar do Nordeste (CHN)acabou por danificar a maioria dos medicamentos que estavam no interior, que necessitam de uma temperatura constante inferior a oito graus.

A avaria registou-se no passado sábado de manhã, apurou o JN, e como os dois técnicos especialistas daquela unidade não estão a fazer prevenção, desde o início de Março, foram chamados dois electricistas da unidade de Bragança, do mesmo CHN, para tentar resolver o problema.

No entanto, a situação só foi regularizada na segunda-feira de manhã, pelos técnicos da unidade de Mirandela quando iniciavam o seu horário laboral, confirma uma fonte hospitalar.

O procedimento acabou por ser simples, com o recurso a dois frigoríficos de reserva que foram colocados à disposição da farmácia para transferir os medicamentos. No entanto, a maioria deles já não estava em condições de ser fornecida ou ministrada aos doentes. O prejuízo deve rondar os 25 mil euros, garante a mesma fonte.

Confrontada com a situação, fonte do gabinete de comunicação da administração do CHNE confirma a avaria, mas apresenta uma versão diferente. "Os técnicos tomaram todas as medidas de prevenção na altura e transferiram os medicamentos para outros frigoríficos, sendo que alguns já denotavam estar alterados e foram retirados", avança.

A mesma fonte adianta que a responsável pela farmácia está a elaborar um relatório para avaliar a dimensão dos estragos e não confirma o valor dos prejuízo.

Outros casos

Este é mais um caso dos que têm vindo a acontecer no hospital de Mirandela, desde o início de Março, altura em que os técnicos informaram a administração que não aceitam fazer prevenção à noite e fim-de-semana, revoltados com a decisão unilateral de reduzir os suplementos nocturnos.
Há um mês, o JN denunciou que o laboratório de análises esteve sem energia eléctrica durante dez horas. Houve a necessidade de transportar para a unidade de Bragança várias análises para conhecer os resultados.

IP4 cortado quinta feira à hora de almoço em Macedo de Cavaleiros

Macedo de Cavaleiros, Bragança, 21 abr (Lusa) - O IP4, que liga o Porto à fronteira em Bragança, vai estar cortado quinta feira no nó da Amendoeira, em Macedo de Cavaleiros, devido a trabalhos da autoestrada Transmontana, informou hoje a Estradas de Portugal (EP).

A empresa prevê que o corte ao quilómetro 175,5, nos dois sentidos da via, demore 20 minutos, entre as 12:10 e 12:30, para trabalhos de escavação em rocha com recurso a explosivos.

Os trabalhos decorrem no nó da Amendoeira que está a ser remodelado e que fará a interceção do IP2, que liga Bragança ao sul pelo interior, com a futura Autoestrada Transmontana que naquela zona corresponderá ao alargamento do IP4.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Ministra garante SAP no distrito de Bragança

Para já, não vão encerrar Serviços de Atendimento Permanente no distrito de Bragança. Com a chegada do helicóptero do INEM a Macedo de Cavaleiros, alguns autarcas temeram que isso levasse ao encerramento dos centros de saúde durante a noite.

Mas hoje, durante uma vista ao heliporto de Macedo, a ministra da Saúde, Ana Jorge, garantiu que nenhum SAP vai fechar no distrito de Bragança.

“O que estamos a criar com o helicóptero são cuidados de emergência. Não estamos a falar em horários de centros de saúde”, sublinhou. “Este meio foi criado este mês, vamos ver como as coisas funcionam e, a seu tempo, serão analisadas as condições como as coisas estão a correr e depois logo se verá”, referiu. Por isso, “neste momento não está nada em causa com encerramento ou alteração dos horários de funcionamento”.

Neste momento, o Helicóptero de Suporte Avançado de Vida tem dificuldades para operar devido à inexistência de heliportos.

Caberá agora aos municípios da região facilitar um local onde o helicóptero possa aterrar e levantar em segurança.

“Obviamente que um helicóptero pressupõe uma base em que possa pousar. Tem esta em Macedo mas tem de ir aos locais”, referiu a ministra, dizendo que “era bom que todos os concelhos pudessem ter um espaço com condições para a chegada do helicóptero pois melhorava as condições para o transporte”.

Mas o presidente do INEM, Abílio Gomes, diz que ainda não há um estudo sobre as necessidades de pistas para o helicóptero.

Mas deixou um apelo aos autarcas no sentido de avançarem o mais depressa possível com helipistas.

“Outro aspecto importante é criar novas helipistas. São estruturas que não se comparam em complexidade com a que temos aqui, que é uma base médica com outros critérios de exigência. Uma helipista é apenas um local pavimentado onde as aeronaves possam pousar e levantar, com iluminação nocturna, nem que seja accionada a partir do helicóptero”, explicou. “Todas as autarquias têm interesse em que os seus cidadãos estejam mais próximos do socorro.”

No distrito de Bragança ainda não se sabe quantos heliportos poderão surgir e em que localidades.

Desde o dia 1 de Abril, o helicóptero do INEM tem funcionado, em média uma vez por dia.
Já teve 13 saídas, oito delas de intervenção primária.
Escrito por CIR

Semana Académica de Bragança

A Associação Académica de Bragança quer reavivar a tradição do desfile estudantil durante as festividades da Semana Académica.
A Associação entende que o espírito do desfile tem vindo a perder-se nos últimos anos, por isso, na edição de 2010, quer primar pela diferença.
Para tal, a própria Académica vai estar representada com um carro alegórico e no meio do trajecto haverá uma festa da espuma.
Este ano, a Semana Académica de Bragança decorre de 3 a 10 de Maio.
No primeiro dia será realizado o baile de finalistas.
Bruno Miranda, presidente da Associação Académica apresenta o cartaz de espectáculos.
“Ao segundo dia serão quatro tunas. No terceiro, o DJ Diego Miranda. No quarto, Blasted Mechanism, depois Macongo e, no sábado, o dia maior, Xutos e Pontapés. Domingo é o dia alternativo, com Olive Tree Dance. O último dia, o do desfile, será animado com Quim Barreiros.”
O orçamento vai rondar os 100 mil euros.
São esperadas cerca de duas mil entradas por dia no pavilhão NERBA.
Para facilitar a venda dos ingressos, a Associação vai disponibilizar uma bilheteira no centro da cidade aberta durante a tarde

Bragança: centros de saúde vão manter atendimento nocturno

Ana Jorge garantiu, na passada segunda feira, que os centros de saúde do distrito irão manter o serviço de atendimento nocturno, à margem de uma visita ao helicóptero do INEM que serve população transmontana.
A representante do governo, esteve esta segunda-feira em Macedo de Cavaleiros, para visitar o helicóptero do INEM que entrou ao serviço no passado dia 1 de Abril.
Ana Jorge, refere que com este serviço foi criada uma resposta mais eficaz a toda a população de Trás-os-Montes e Alto Douro. “Criamos com o helicóptero uma resposta que permite prestar cuidados de saúde de urgência e de emergência a quem precisa. Podemos diminuir as mortes e as consequências dos acidentes, porque uma intervenção mais precoce e de maior qualidade recupera vidas”, disse a responsável.
A ministra acrescentou ainda que é necessário continuar a apostar nos investimentos terrestres, porque esta alternativa serve a população, também, em dias de condições climatéricas adversas.
Pedro Gomes, presidente do INEM, referiu que o aluguer da aeronave vai custar ao Estado 1,6 milhões de euros por ano, para além dos salários da equipa, que é composta por um médico, um enfermeiro e dois pilotos.
O helicóptero sediado em Macedo de Cavaleiros, vai servir perto de meio milhão de pessoas dos distritos de Bragança, Vila Real, e norte da Guarda e Viseu.
Até à data o helicóptero já fez 13 acionamentos, o que resulta, em média, num levantamento por dia.
RBA

Melhor Viatura Tipo VRCI

Categoria: VRCI
C.B. de Mirandela
Marca:Bremach

Será só mania ou é operacionalidade mesmo??!!


Ambulâncias pertencentes ao Corpo de Bombeiros de Bragança.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Bombeiros pedem reforço monetário

Os bombeiros voluntários que integram as equipas de combate a incêndios, consideradas essenciais no ataque inicial aos fogos entre Maio e Setembro, recebem apenas 1,70 euros por hora, dinheiro que mal dá para pagar deslocações e refeições.
"Quase que ainda temos de pagar para fazer o serviço", queixa- -se Ricardo Gonçalves, de 32 anos, dos Bombeiros Voluntários de Alcochete. "É algo que me parece desajustado e irrisório com as refeições que temos de fazer pelo meio", refere, lembrando que se tiver de almoçar e jantar num espaço de 12 horas gasta, no mínimo, 10 dos 20,40 euros que irá auferir, tendo ainda de descontar o valor das deslocações.

Considerando o montante injusto, a Liga dos Bombeiros Portugueses há três anos que solicita a sua actualização perante o esforço inerente ao trabalho de combate a incêndios. "Não é realmente justo, sobretudo se tivermos em consideração este valor para uma acção que exige elevado esforço físico e elevado stress psicológico", salientou, ao JN, o presidente Duarte Caldeira. "De facto, seria justo que houvesse uma actualização", acrescenta.

Por outro lado, o responsável explica que não existe uma relação de contrato entre os bombeiros voluntários e o Estado, tratando-se apenas de um prémio de recompensa. "É um mecanismo de compensação do tempo perdido", frisa, salientando que com o aumento do desemprego tem havido nos últimos anos mais elementos disponíveis para integrar as ECIN.

"Há já uma rotina. Os bombeiros quando marcam férias já calendarizam cinco dias, uma semana ou duas, no máximo, para dar ao quartel", realça, alertando, porém, que "é preciso ser audacioso nos incentivos a este voluntariado" para garantir a mobilização.
JN

Bragança: INEM quer mais helipistas no distrito

É necessário criar, em todo o distrito de Bragança, helipistas, locais devidamente pavimentados, com iluminação nocturna, onde as aeronaves possam poisar e descolar com segurança. O alerta foi deixado por Abílio Gomes, presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica, durante a visita da ministra da Saúde, Ana Jorge, ao heliporto de Macedo de Cavaleiros. Desde o dia 1 de Abril que se encontra sedeado no local um helicóptero do INEM, disponível 24 horas por dia para dar resposta às situações de urgência e emergência. O helicóptero serve sobretudo para dar resposta a intervenções primárias, ou seja, ao transporte de vítimas entre os locais das ocorrências e as unidades hospitalares. No entanto, conforme adiantou Abílio Gomes, “o helicóptero não pode chegar a um qualquer sítio, tem de ter condições mínimas para poisar”. Por isso, o presidente do INEM lançou o desafio a todas as autarquias locais para que criem novas superfícies ou condições nas superfícies existentes. Abílio Gomes entende ainda que é necessário identificar as superfícies existentes em Portugal que permitam a aterragem de helicópteros, fazer um cadastro e, com as entidades envolvidas, estabelecer uma rede que possa ser articulada e coordenada da melhor forma. “Entendemos que as autarquias terão todo o interesse em que os seus cidadãos estejam mais próximos do socorro”, apontou o presidente, sublinhando, no entanto que, será necessário “esperar” que surjam “vontades” para colaborar nesse sentido. Uma expectativa que a ministra da Saúde espera que se possa vir a concretizar em vários concelhos: “era bom que todos os locais dispusessem de um espaço para o helicóptero embora este modelo tenha características que lhe permitam poisar e levantar com mais facilidade”. O helicóptero de emergência sedeado em Macedo de Cavaleiros abrange todo o distrito de Bragança, grande parte do concelho de Vila Real, o norte da Guarda e a zona norte de Viseu, atingindo meio milhão de habitantes. Por ano, a aeronave vai ter um custo de 1,6 milhões de euros aos quais se acrescem mais 872 euros por hora de voo e o pagamento da equipa, constituída por médico, enfermeiro e dois pilotos. Para além do helicóptero, em Macedo ficam ainda sedeadas uma ambulância de Suporte Avançado de Vida (SIV) e uma Viatura Médica de Emergência Rápida (VMER). Esta aposta nos meios terrestres visa permitir que, sempre que o helicóptero, por qualquer motivo, não possa voar, esteja disponível uma viatura para levar a equipa onde necessário.

Melhor Viatura Tipo VOPE

Categoria: VOPE
C.B. Macedo de Cavaleiros
Marca : Unimog

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Comunicado CBBraganca

Caros leitores, dirijo-me a voçes como administrador de um site que só por si representa uma classe muito nobre em Portugal, que são os Bombeiros. Apesar de o próprio nome deste site referenciar Bragança, não somos apenas nós, mas sim todos.
Recentemente este site, começou a receber comentários muito mais expressivos e participativos dos leitores, ganhou mais visitantes, ganhou estatuto de ser um dos sites de conteúdos relacionados com o tema Bombeiros mais visto do país e credibilidade. Isto tudo porque têm havido esforço, dedicação e trabalho. Três palavras que são pilares de sustentação de qualquer actividade que queira lograr bem alto o sucesso, seja qual for o objectivo.
O cbbraganca é hoje um site que disponibiliza conteúdos relacionados com os bombeiros em diversas variantes, quer através de noticias, fotografias exclusivas, fotografias temáticas, informação de jogos, reportagens, foto-reportagens, entrevistas, divulgação de eventos, informação ao cidadão, sensibilização, etc. Acima de tudo o cbbraganca disponibiliza para todo o pais e dá a conhecer a “nossa realidade”, o melhor que temos e por vezes também o pior na intenção de sensibilizar para melhorar. Através do diversos temas postados, os Transmontanos , e também o país, sabem que não só Bragança, mas sim o Distrito de Bragança têm gente capaz, competente, formada, habilitada, profissional ou voluntária que presta serviço nas demais prestigiadas corporações do distrito. É este o objectivo do cbbraganca.
Recentemente os comentários em forma de criticas desmesuradas e mal intencionadas têm chegado a nós através dos comentários, que são de uma tal falta de nível, falta de respeito e falta de consideração, que não são publicados para que os nossos inócuos leitores não tenham de levar com tais barbaridades e sobretudo não identifiquem estes denominados comentadores como sendo bombeiros, pois não se trata de desrespeito á farda, mas o comportamento e palavras de alguns utilizadores são meramente uma vergonha para qualquer bombeiro do Distrito de Bragança.
O cbbraganca não vai deixar que a mesquinhice e inveja de alguns conspurque os restantes leitores e vai fazer por manter o mínimo de respeito entre bombeiros, como sempre houve até aqui, seja lá de que terra for. Mais uma vez o cbbraganca, denota que o nosso objectivo é mostrar o melhor que temos neste Distrito.

A internet é um bom instrumento de divulgação, mas está nas suas mãos a sua boa utilização.

Com os melhores Cumprimentos:
A Administração

Agradecimento de Peniche

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Bom dia,

Foi com muito agrado e satisfação que visitamos o vosso blog, e ficamos igualmente satisfeitos e não poderíamos deixar de dar os Parabéns pelo belo trabalho feito em relação aos Bombeiros de Peniche.
Agradecíamos se possível que nos enviassem as fotos para ficar nos nossos arquivos, pois a qualidade das mesmas está perfeita.
Mais uma vez os nossos Parabéns.

Sem outro assunto de momento,
Um Abraço

Adjunto de Comando
Alexandre Barradas

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É com muito gosto que o cbbraganca recebe este agradecimento, o qual aproveitamos para partilhar com os nossos leitores na certeza que estamos a realizar um bom trabalho.

Melhor Viatura Tipo VLCI

Categoria: VLCI
C.Bombeiros: Bragança
Marca: Land Rover

domingo, 18 de abril de 2010

Foto-Reportagem - Bomberos de Rionegro de Puente - Zamora

Recentemente o cbbraganca deslocou-se á localidade de RioNegro, em Espanha, perto de Benavente.
Á nossa chegada, qual nao foi a surpresa de encontrar-mos um simples e modesto quartel, implantado numa das principais saidas da localidade. A curiosidade levou nos a entrar e interpelar os "bomberos de RioNegro del Puente". Numa rapida apresentação passamos a conversas mais operacioanis, e apesar os bombeiros espanhois conhecerem um pouco a realidade portuguesa dos bombeiros da raia, nos acabamos por lhe satisafazer alguns duvidas e vice-versa. Mas quanto á podição destes bombeiros, ficamos a perceber que nada tem a ver connosco (bombeiros portugueses). Por assim dizer compreendem-se como bombeiros municipais, dependentes das "deputaciones" (o equivalente á Camara Municipal), entram por concurso publico e têm comando proprio nas sedes de zona.
Os alertas são dados por telemovel ao chefe de serviço e não têm operador de central.
Apenas fazem serviço em ambiente urbano e rodoviario. Não fazem emergencia pré-hospitalar.
A maioria das viaturas são mistas, ou seja, o pseudo VUCI é também adaptado a VSAT, VAME, e por ai adiante...
Os turnos são de 24 horas e apenas feitos por 3 bombeiros (as vezes 2, se algum estiver de férias) e apenas realizam cerca de 6 serviços por mês, prefazendo assim 36h semanais e 144h mensais... e isto tudo por 1500€ mensais!!!!
A area de Intervenção tem mais de 30km de raio, e podem ser chamados a qualquer área do "Ayuntamiento de Zamora" ou seja, distrito de Zamora.
Existem mais 3 bases de apoio que se situam em pontos como Zamora e mais 2 localidades.
Apenas possuem 3 viaturas e um barco e a formação dos seus bombeiros é bastante vasta.

sábado, 17 de abril de 2010

Campeões 2010

"Charabaneco" em tratamento

O nosso "Charabaneco", está desde á uma semana a receber um tratamento completo pelos nossos bombeiros. A nossa Jóia da Coroa, ou Ex-Libris dos Bombeiros de Bragança está a ser todo retocado, ao nível da mecânica, pintura, polimentos e acabamentos. Apesar de não estar em estado precário, este carro merece um brilho especial, este que nos dias de sol fará brilhar desde, os olhos do pequeno menino que o vê desfilar, ao mais velho bragançano que ainda se lembrará de o ver actuar...

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Acidente faz dois feridos graves perto de Bragança

Um acidente, ao início da tarde, na Estrada Nacional 15, perto da aldeia de Sortes, em Bragança, provocou dois feridos graves.

Segundo o Major Pousa, da GNR de Bragança, tratou-se de uma colisão entre dois automóveis.

“Cerca do meio dia e dez, houve um acidente no cruzamento de Sortes entre dois veículos ligeiros, de que resultaram dois feridos graves, um deles com 26 anos, ocupantes do veículo que vinha da aldeia de Sortes”, explicou à Brigantia.

As duas vítimas, dois homens adultos, foram transportadas para o hospital de Bragança, onde permanecem internadas.

As autoridades estão convencidas que o desrespeito de um sinal de stop foi a causa do acidente, “do condutor que vinha de Sortes”.
Escrito por Brigantia