sábado, 27 de fevereiro de 2010

Assembleia municipal quer reabertura da Escola de Bombeiros

A Assembleia Municipal de Bragança exige a manutenção do pólo da Escola Nacional de Bombeiros (ENB) na cidade.

Esta sexta-feira foi aprovada uma moção nesse sentido, apresentada pelo grupo municipal do PSD.

O deputado Rui Correia, que é também presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Bragança, considera que a escola está a fazer muita falta para garantir as horas de formação obrigatórias aos bombeiros.

“No distrito existem cerca de 900 bombeiros que têm de ter 70 horas de formação anuais e para isso eles têm de se deslocar aos pólos da ENB ou então vem cá um formador” explica Rui Correia, salientando que “atendendo à especificidade de algumas formações, pode não haver meios como é o caso de viaturas para desencarceramento”.

“A escola está a fazer muita falta” realça, acrescentando que “há muito dinheiro a sair dos cofres das associações humanitárias para pagar essa formação”.

Por outro lado, refere o caso da corporação de Bragança, onde existem “30 estagiários que passaram a bombeiros de 3ª que ainda lhe falta uma formação de 30 horas porque ainda não tivemos formador”.

Durante a sessão, o deputado do PS Fernando Lima, que é também presidente da direcção dos bombeiros de Izeda, revelou que naquela vila vai abrir, até ao Verão, um campo de formação.

A corporação disponibilizou o espaço.

“Com o aval da liga de bombeiros iniciamos a construção de uma unidade de formação para as formações de incêndios florestais e industriais” adianta Fernando Lima. “Estamos a ultimar a construção do campo de treinos com a ajuda câmara que asfaltou o terreno e os bombeiros adquiriram e transportaram desde o porto do Leixões vários contentores para as diferentes modalidades dos exercícios” explica.

Mas os responsáveis concordam que este espaço não vai suprimir a falta do pólo da ENB em Bragança.

“Ajuda, mas não resolve” considera o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Bragança. “Há outras formações como é o caso de tripulante de ambulâncias, mergulho ou grande ângulo que não podem ser dadas aqui” acrescenta Rui Correia.

A moção foi aprovada por maioria, com a abstenção do deputado da CDU.
Escrito por Brigantia

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Dia da Protecção Civil - Distrito de Bragança

Escola Secundaria Emidio Garcia
Dia 2 de Março – Dia das Forças de Segurança (PSP e GNR):
Manhã:
10:00 horas – Sessão de Abertura
10:30 horas – Colóquio – As Forças de Segurança e a Protecção Civil
Tarde:
14:30 horas – Actividades/exibições da área de intervenção das Forças de Segurança


Dia 3 de Março – Dia das Forças Armadas:
Manhã:
10:30 horas – Colóquio – As Forças Armadas e a Protecção Civil
Tarde:
14:30 horas – Actividades/exibições da área de intervenção das Forças Armadas


Dia 4 de Março – Dia da Cruz Vermelha e dos Bombeiros Voluntários:
Manhã:
10:30 horas – Colóquio – A Cruz Vermelha e a Protecção Civil
Tarde:
14:30 horas – Actividades/exibições da área de intervenção da Cruz Vermelha e dos Bombeiros Voluntários


Dia 5 de Março – Dia da Protecção Civil:
Manhã:
10:30 horas – Simulacros em todos os Concelhos do Distrito de Bragança
Tarde:
15:00 horas – Colóquio – A Protecção Civil e a Sociedade
16:30 horas – Sessão de Encerramento
EXPOSIÇÕES PERMANENTES NO SALÃO DE FESTAS DA ESCOLA

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Fotos GIPS em HDR

Comandante da GNR de Bragança defende integração dos GIPS no comando distrital

O comandante distrital da GNR de Bragança, Martins Fernandes, defendeu hoje a passagem da coordenação dos Grupos de Intervenção Proteção e Socorro, os chamados GIPS, para o comando distrital desta força de segurança.

Os GIPS são compostos por militares da GNR que atuam no âmbito da Proteção Civil em ações de prevenção e intervenção durante todo o ano mas mais visíveis durante a época da incêndios, em que integram o dispositivo de combate.

Este corpo profissional encontra-se na dependência direta do comando geral da GNR, mas o comandante distrital de Bragança defende que, em vez de dependerem de Lisboa, a sua coordenação devia ser entregue ao comando regional.

Mau tempo: 10 distritos do continente em alerta amarelo

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) colocou, esta quarta-feira, em alerta amarelo dez distritos do norte de Portugal continental. O alerta prolonga-se até às 24:00 horas de quinta-feira.

Os distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda e Leiria são os abrangidos pelo alerta amarelo da ANPC, ao passo que para os distritos de Lisboa, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro foi determinada a passagem ao nível azul de alerta, de menor perigosidade.

O alerta Amarelo da ANPC é o segundo menos grave de uma escala de quatro níveis: azul, amarelo, laranja e vermelho. De acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia (IM), refere a Protecção Civil, salienta-se a ocorrência de precipitação - «por vezes forte» - e trovoada nas regiões a norte, «não estando, no entanto, afastada a hipótese de ocorrerem aguaceiros pontualmente fortes mais a sul».

Uma meteorologista do Instituto de Meteorologia, citada pela Lusa, referiu que a ilha da Madeira espera um «dia calmo», com vento «com tendência a diminuir ao longo da manhã».
tvi24

Em 1990...

Escola de voo ajuda a diminuir incêndios

O número de área ardida diminuiu quatro vezes no concelho de Mogadouro desde que está em funcionamento o Centro Internacional de voo à vela.
João Henriques, responsável pelo centro e vice-presidente da autarquia mogadourense, refere que esta descida se deve ao facto de se avistarem mais facilmente as ignições durante as horas de voo, sendo feita a comunicação imediata da ocorrência.
“O número de ignições foram rigorosamente iguais em cada ano antes de o aeródromo abrir e os hectares ardidos foram metade. O que corresponde a quatro vezes menos por ignição desde que o aeródromo abriu. Porquê? Porque do ar se avistam muito mais facilmente as ignições”, explica.
O aeródromo de Mogadouro funciona há quatro anos, com aprovação do INAC (Instituto Nacional de Aviação Civil), e tem serviço de auxílio á Protecção Civil, no que respeita a matéria de fogos florestais.
“É um aeródromo de referência, até porque foi o último a ser construído e com todas as indicações do INAC, e que está a fazer várias coisas e a dar apoio a várias estruturas, como a escola de voo à vela e a Protecção Civil”.
O aeródromo de Mogadouro a revelar-se uma mais-valia no combate a incêndios florestais. Só no concelho de Mogadouro, a área ardida, nos últimos dois anos diminuiu quatro vezes.
Escrito por CIR

Falando Hoje no Nosso DODGE, cá está ele no seu auge

Alerta Laranja para Bragança

Trânsito no IP4 com cortes até quinta-feira

O trânsito na A4 e no IP4 vai estar condicionado à noite até quinta-feira, para a realização de trabalhos da responsabilidade da Concessão do Túnel do Marão.

Os trabalhos em curso visam conferir perfil de auto-estrada ao IP4, na zona de Amarante, numa obra incluída na auto-estrada que vai ligar o Porto a Quintanilha, em Bragança.

De acordo com a Brisa, entre as nove da noite e as cinco da manhã, a A4 ficará cortada no sentido Porto-Amarante, entre a saída de Marco de Canavezes e o Nó de Geraldes.

Por sua vez, o IP4 será cortado no sentido Vila Real-Amarante, entre o nó de Padronelo e o nó de Geraldes. A alternativa é a Estrada Nacional 15.

Na noite de quarta para quinta-feira, também das nove da noite às cinco da manhã, o IP4 ficará cortado ao trânsito entre o nó da Aboadela e o nó de Padronelo.

A Auto-Estrada do Marão vai ter uma extensão de 29,8 quilómetros, nos quais se inclui o maior túnel rodoviário da Península Ibérica, com 5,6 quilómetros, e passará a ligar Amarante a Vila Real a partir de 2012.

O investimento na obra é de 350 milhões de euros, nas no total dos 30 anos de concessão será de 456 milhões de euros.

Escrito por Brigantia

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Bombeiros de Bragança Cumprem Luto Nacional

O presidente da Câmara Municipal do Funchal anunciou que a autarquia vai propor homenagear o bombeiro Francisco Belo, com mais de 25 anos de serviço, que faleceu ao tentar salvar uma mulher no Caminho dos Marcos. «Estamos aqui a falar de vidas humanas e de coisas sérias», observou Miguel Albuquerque.

«Este homem honrou esta corporação de bombeiros e vou propor às entidades competentes a sua condecoração póstuma por bravura, porque dar a sua vida ao tentar salvar outra é um acto que merece relevância e tem significado nos anais da história dos Bombeiros Municipais do Funchal», realçou o presidente da autarquia.

Miguel Albuquerque garantiu todo o apoio à família do malogrado bombeiro e enalteceu as qualidades da actividade dos “soldados da paz”.

Também neste sentido, tendo sido estas tragédias, situações que a todos tocaram, o Comando dos Bombeiros de Bragança, respeitando o luto nacional, ordenou que fossem colocadas todas as bandeiras nacionais a meia haste e uma fita preta nas viaturas.

Aproveitamos também para expressar os sentidos pêsames á família e colegas, bem como prepetuar o sentido de ser bombeiro, dando o dia-a-dia por uma causa que se baseia no lema : VIDA POR VIDA.

Alterações ao IP4 Gera Polémica

Os agricultores da aldeia de Bragada, no concelho de Bragança, não estão satisfeitos com a solução encontrada para o cruzamento de Vale de Nogueira no IP4.

É que naquele local, o itinerário sobrepõe-se à EN15, e os tractores não vão poder fazer a travessia do cruzamento para aceder a terrenos agrícolas.

As alterações anunciadas na sexta-feira ao cruzamento de Vale de Nogueira no IP4 não colhem grandes simpatias em Bragada.

Os condutores de veículos ligeiros não manifestam grandes queixas pelo facto de serem obrigados a deslocar-se a Quintela de Lampaças para poderem seguir em direcção a Bragança.

Mas os agricultores dizem que vão sair prejudicados.

É o caso de José António Podence, que costuma atravessar aquele cruzamento.

Diz que fica sem alternativa para aceder a terrenos agrícolas.

“Eu vou a Bragança com o tractor a levar cereal e a Rossas a buscar gasóleo” refere. “Vou pela estrada nacional, mas atravesso ali o IP4” explica. “Com esta solução já não posso fazer isso, porque pela via rápida não posso ir, por isso não concordo” salienta.

Também Moreira e Silva critica a solução encontrada. “Por onde passam os tractores?” questiona este habitante de Bragada. “Vamos pelo ar?” ironiza. “Têm de nos arranjar uma asas para os tractores passarem pelo ar” acrescenta. “Se quisermos ir a Vale de Nogueira não podemos passar, por isso é péssimo” considera.

Fernando Podence, membro da junta de freguesia de Quintela de Lampaças alerta que também os autocarros vão ficar condicionados. “Não vão poder cruzar o itinerário para seguir em direcção a Bragança, terão de virar para trás e ir também a Quintela” explica.

Por tudo isto, o presidente da junta, Vitor Costa, vai pedir às entidades uma alternativa.

“Temos de pedir à concessionária ou ao Governo Civil uma alternativa à EN15 e a melhor solução seria uma passagem inferior ou superior” entende o autarca.

Na sequência dos acidentes que se registaram neste cruzamento, a câmara de Bragança fez uma comunicação à Estradas de Portugal.

O presidente considera que o problema poderia ter sido resolvido de outras forma. “A comunicação que fizemos à EP foi no sentido de que deveriam ser criadas condições de segurança mas também de visibilidade” refere Jorge Nunes acrescentando que “se fossem colocados mecos rebatíveis e que permitissem a visibilidade, durante a noite, de quem circula no IP4, para que vem de Bragada, poderia ser uma solução para resolver a travessia do cruzamento”.

A Brigantia procurou ouvir o Governador Civil de Bragança sobre este assunto, mas Jorge Gomes não este disponível.

Escrito por Brigantia


Na minha sincera opinião, será melhor, que ao principio de uma manhã enevoada, com piso molhado e visibilidade reduzida, o madrugador e trabalhador agricultor, pegue no seu tractor agrícola, e se faça ao caminho atravessando uma "via rápida" em plena segurança para ele e para o próximo... nunca aconteceu, mas prevenir é o melhor remédio para não deparar-mos com uma situação destas...Por Paulo Ferro

BE alerta para alterações climáticas

Sensibilizar a população para os problemas ambientais resultantes das alterações climáticas, é o objectivo do Bloco de Esquerda que está a percorrer o país realizando sessões públicas.

Ontem à noite o “Roteiro pela Justiça Climática” passou por Bragança.

A eurodeputada do partido considera que muita coisa falhou na Cimeira de Copenhaga e avança com uma proposta para haver consenso entre os países.

“Para haver um acordo justo era preciso haver um esforço sistemático no sentido de redistribuir porque as pessoas e os países não têm todos o mesmo poder para decidir sobre a distribuição de recursos” afirma, salientando que seria necessário “um acordo que primasse por princípios de justiça social de modo que aqueles que mais contribuíram para esta situação pagassem uma factura mais elevada”.

Marisa Matias acrescenta que estes problemas também se resolvem no plano das políticas locais, mas para isso é preciso que as pessoas compreendam o que as afecta.

“É importante lembrar às pessoas que o que quer que tenha de ser feito nesta matéria não pode ser apenas à escala global” realça. “A resolução dos problemas resultantes das alterações climáticas têm ser tratados também à escala local e nacional”. “As pessoas pensam que isso não as afecta, mas nós já estamos a sentir os efeitos porque há cada vez mais ondas de calor e vagas de frio”.

A eurodeputada dá até um exemplo de como as alterações climáticas podem ter implicações directas na vida da população, nomeadamente na saúde.

“Há cada vez mais taxas de incidência de cancro como nunca houve antes e é uma doença que apenas 5% é genético, o restante resulta de doenças ambientais” refere.

Ganhar consciência cívica para os problemas causados pelas alterações climáticas.

Foi o alerta deixado pelo Bloco de Esquerda em Bragança no “Roteiro pela Justiça Climática”.

Acidente no IP4 faz um ferido

Um homem ficou ferido com gravidade na sequência de um acidente de automóvel esta tarde, cerca das 14 horas, no IP4, zona do Alto de Rossas, no concelho de Bragança.

Segundo informações da GNR o veículo ligeiro de passageiros, onde seguia só um ocupante, circulava na direcção Macedo de Cavaleiros-Bragança, mas entrou em despite e passou para a outra faixa de rodagem, ficando preso no rail. As más condições do piso devido à chuva podem ter estado na origem do sinistro. Este ano já morreram quatro pessoas em acidentes no IP4. Em todo o ano de 2009 morreram cinco.

Fonte: O Informativo

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

GNR têm viatura para Transporte de Orgãos

Conferencia - IPL - Leiria

VCOT Lamego

Estranho, mas Novo

Projecto quer juntar milhares de pessoas a limpar as florestas

O objectivo é limpar a floresta portuguesa num só dia.
O projecto “Limpar Portugal” que pretende juntar voluntários por todo o país, e acabar com as lixeiras ilegais.
O grande dia vai ser a 20 de Março, e já muitas pessoas se inscreveram.
No distrito de Bragança, contam-se cerca de 600 voluntários singulares e colectivos, mas são precisos mais.
Por isso, os organizadores estiveram em Bragança, a explicar no que consiste este projecto.
"Vamos identificar tudo o que é pontos de lixo que estão a poluir a nossa paisagem magnífica e vamos primeiro fazer a localização delas, para depois, com voluntários, fazermos a remoção do lixo", Armanda Lobo, uma das coordenadoras espera boas suspresas no chamado dia L. "Este projecto é uma cópia de uma coisa que aconteceu há alguns anos na Estónia, que estavam a contar com dez mil pessoas e apareceram cinquenta mil", destaca.
Outro dos coordenadores do “Limpar Portugal, refere que o objectivo é que o projecto seja concretizado apenas com participação cívica.
"Apelámos às empresas, e temos algumas que se associaram em Bragança, e a ideia era não precisarmos da câmara municipal, não precisarmos das juntas de freguesia e fazermos isto com a sociedade civil", explica Alberto Ferreira.
Em duas semanas, sete concelhos do distrito de Bragança, aderiram ao projecto.
No próximo dia 20 de Março, milhares de pessoas vão juntar-se e limpar a mata portuguesa.
Os interessados em aderir à iniciativa podem inscrever-se no endereço da internet http://limparportugal.ning.com.
Por RBA