terça-feira, 29 de setembro de 2009

Faz Hoje 3 Anos

29 de Setembro de 2006
Eram 7h50 da manhã, quando estava a chegar ao quartel. Passei a noite a fazer vigilância ao helicóptero que estava estacionado na Serra da Nogueira. Não me recordo quem me acompanhava, mas vínhamos então em sentimento de desespero por uma noite mal dormida, ansiando uma cama e camarata quente. O dia parecia quem nem tinha acordado. Uma neblina quase em forma de nevoeiro tomou conta de uma manhã, como que se avizinhasse de tragédia, como de que algo programado estava para acontecer, algo que ninguém esperava ouvir, algo que ninguém esperava sentir. A formatura aguardava-nos ás oito em ponto, na parada principal, mas uma azafama já se notava. Questionei-me, será por ser o praticamente o ultimo dia de ECINS? As caras de quem mandava não demonstravam isso. O comandante apressa a formação da formatura, e mal dá os bons dias, a sua cara transforma-se e diz-nos:" Tenho uma má noticia para vos dar. Houve um grave acidente com um dos nossos, foi com o Mito, ainda não sei bem o que se passou, mas parece que é grave. Foi perto do Porto, sei que está encarcerado e os Bombeiros de Valongo estão a fazer tudo por tudo para que corra bem". Acreditei. Algo se esbate sobre a formatura, como se caísse o céu em cima de nós... O meu telemóvel toca, mas como estava na formatura não atendi. Mais umas palavras e a formatura têm ordem para destroçar, mas não foi isso que aconteceu, após ter-mos batido o pé, reunimos-nos em grupos, como que procurando ter uma informação concreta do que estava a passar. Logo alguém falou o que ninguém queria ouvir: parece que o Mito morreu no acidente... não quis acreditar, como que quisesse parar o tempo e retirar aquela frase da fita de tempo, não conseguia, procurava uma esperança numa resposta que sabia que não existia. Após um momento de pânico interior, tentei esperar,por o que, não sei! O telemóvel toca de novo, era o meu amigo Sousa de Valongo, um dos que acorreu ao local do acidente. Atendi e depois de o cumprimentar logo me disse: Já sabes porque te estou a ligar, não ? O meu cérebro bloqueou. Continuei a conversa por telemóvel, mas não sabia o que estava a dizer, foi um momento de senilidade. Não queria acreditar, todos sofríamos na pele, aquilo que vimos noutros colegas, mas que muitos nunca tínhamos sentido! Perder um colega numa tragédia, em serviço! Nesse momento parou tudo o céu que havia mais perto era o tecto da parque de viaturas. O Comando reunido e atarefados com telefonema daqui, telefonema dali... É horrível...

Para mim que era novo na casa, concerteza nunca esquecerei o "Come e Dorme", como era carinhosamente apelidado. Chamado de Mito, diminutivo de Hamilton, era motorista da Associação á bom par de anos. Era daquelas caras que via todos os dias no quartel. Marcava, a sua cara rechonchuda, voz grossa e respiração ruidosa, deixou em todos uma recordação. Chamado de "come e dorme", porque nos intervalos de serviço era fácil apanha-lo na salinha dos Motoristas na sua sesta, depois de fazer uma valente refeição. As vezes ouvia-se ressonar de dentro da central com a porta fechada. Pessoa que eu descrevo de fases, gostava quando nos brindava com a sua óptima disposição. Apesar de tudo era uma homem simples, vivia também para o trabalho, lidava com os problemas dos outros, quantas vezes não terá ele sido o ouvido amigo, o saco dos desabafos dos doentes que transportou para o Porto, vezes e vezes sem fim... Nesse fatídico dia, transportava um doente para o Sto António, que padecia de uma doente infecto-contagiosa, e que os médicos o consideravam como doente terminal. Terá valido a pena iniciar a viagem por algo em que não exige esperança?! Sim,e ele cumprir a parte dele, como bombeiro que era. Apesar de tudo o valor humano teve peso e como de uma vida se tratava o doente merecia mais uma tentativa para a vida, tentativa essa que não se tornou numa oportunidade para o meu colega! Nem oportunidade teve de poder escolher entre a vida e a morte.

O acidente foi iniciou num choque na lateral traseira da ambulância, que fez com que a viatura perdesse a aderência na estrada molhada, e acabasse por ser lançada auto-estrada fora, obrigando as forças do movimento a capotar a ambulância vezes suficiente para que não houve salvação. As causas concretas eu não sei, ou não percebi, parecendo me ficar a investigação do acidente ao (des)cuidado das seguradoras...

Resultaram feridos do acidente , sem muita gravidade, o condutor da outra viatura envolvida, a auxiliar de acção médica que fazia o acompanhamento e o doente que ia ser transportado.
Mas o Mito não... Infelizmente não! Isto irrita... Porquê??? Porquê um bombeiros que passa a vida a tentar salvar outras. Que terá ele feito para que Deus, lhe cobrasse este destino?? Será que há justiça nas leis da vida?? Tudo isto foram as mais mínimas perguntas que fiz ao meu sub-consciente, sem obter uma única resposta concreta, a não ser o sentimento de injustiça e de desorientação ao nível da minha ocupação...
Para quem conheceu o Mito, concerteza sentirá saudades da sua companhia.P ara quem não o conhecia tão bem, como no meu caso, sentirei a falta de um colega amigo e a pena de não nos termos dado mais ao conhecimento. Para que não o conheceu, eu apresento-o: Era Motorista dos Bombeiros de Bragança!!! Homem de família, Pai de filhos, sofreu na pele, aquilo que muitas vezes lhe passou pelas mãos!
Estejas onde estiveres, que estejas bem colega!!! Descansa em paz...

O Cbbraganca alia-se a este luto

Bombeiro Intoxicado em Incêndio.

Um bombeiro, da Corporação de Bombeiros de Bragança, foi ontem evacuado num helicoptero de combate a incêndios para o Hospital de Bragança. O bombeiro de 3ª Classe, Luis Sampaio, efectuava combate ao incêndio que deflagou em Carrazedo, em zona de mato, fazendo inalação de fumos libertados na combustão de incêndio. O incêndio estava a ser combatido por equipas terrestres dos Bombeiros de Bragança e equipa Helitrasnportada GIPS. Ao local acorrerou também corporação de Vinhais.

domingo, 27 de setembro de 2009

3 Bombeiros faleceram e 2 feridos graves depois de acidente

Um carro de bombeiros caiu, este domingo, de um viaduto entre Vizela e Felgueiras. A informação foi confirmada pelos bombeiros de Felgueiras, que dizem que o acidente provocou três mortos e dois feridos.
A queda de um carro de bombeiros na ponte de Jugueiros, entre Felgueiras e Vizela, provocou a morte a duas pessoas e ferimentos noutras três.

O acidente aconteceu quando este carro seguia neste viaduto e se dirigia para o combate a um incêndio, confirmou o comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro do Porto.

«Era uma coluna do distrito de Braga que se dirigia para um incêndio em Fafe. Na regisão de Jugueiros, Felgueiras, houve um despiste e temos a lamentar três mortos e dois feridos», acrescentou José Leite.

Em declarações à TSF, este comandante explicou que ainda não se sabem as causas deste acidente que resultou na queda deste carro de bombeiros para uma estrada inferior, EN 101
(Foto retirada de http://sempapaslingua112.blogspot.com/)

Fonte do INEM disse à agência Lusa, que o acidente provocou três mortos, do sexo masculino, que seguiam na parte de trás do veículo.

Os dois ocupantes da parte da frente sofreram "ferimentos ligeiros" e foram transportados para o hospital de Guimarães, acrescentou. Um deles sofreu uma contusão pulmonar e o outro um ferimento no pé. O INEM enviou para o local duas viaturas Médicas de Emergência e Reanimação e três ambulâncias.

Banda da A.H.B.V. de Vimioso


Concerto de Páscoa 2009 da Banda Filarmónica da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vimioso. (11.04.09). No auditório da Casa da Cultura de Vimioso

GAUF- Grupo de Analise e Uso de Fogo

sábado, 26 de setembro de 2009

1ª Visita Oficial do Ex.mo Sr. Governador Civil de Bragança

No passado dia 25 de Setembro de 2009, o recém empossado Governador Civil, Ex.mo Sr. Dr Victor Alves, fez a sua 1º visita ao quartel dos Bombeiros de Bragança. Á chegada do Sr. Governador Civil, a formatura fez as honras da casa, que foi cumprimentada pelo Sr. Governador, felicitando os bombeiros de Bragança pela disponibilidade, dada pelos volúntarios e profissionais, em prol do socorro no concelho. O Sr Governador visitou o parque de viaturas e confirmou a vinda do novo VFCI sendo guiado pelo 2º CMDT Carlos Martins. Posteriormente visitou as obras do quartel, guiado pelo Presidente Rui Correia e CMDT Jóse Fernandes, nomeadamente as obras do Salão Multi-usos, que deverá ser utilizado para a prática desportiva, e visitando também as obras para o Salão Nobre e da parte Administrativa da Direcção. O Presidente enalteceu o trabalho desenvolvido pelas ECINs que durante as horas de menos serviços trabalharam na reconstrução e reestruturação do quartel. O final da visita foi brindado com um jantar no bar do quartel com todos os presentes.

Preparação para recepção do Ex.mo Sr. Governador Civil

Incidente entre elementos GIPS da GNR e Bombeiros

Fonte próxima do portal bombeiros.pt, o verniz estalou no incêndio de Avinhó, concelho de Vimioso, devido a um provável contra fogo feito para supressão no incêndio que deflagrou ontem
durante a grande parte do dia naquela localidade.Durante a ocorrência uma discussão surgiu entre os GIPS da GNR e os Bombeiros de Izeda, Vimioso e Sendim, devido ao contra-fogo realizado no local, ao qual o graduado dos GIPS não foi informado, ordenando assim a extinção daquela manobra. Os referidos elementos dos Bombeiros acabaram por ser identificados e ficam sobre a possibilidade de ser levantado auto de contra-ordenação devido ao contra-fogo. O CDOS enviou posteriormente a autorização de contra-fogo para o C.B. de Vimioso.O portal bombeiros.pt soube que o incidente está a gerar algum mal-estar entre os Corpos de Bombeiros do Distrito, que acham as medidas dos GIPS muito rigorosas.
In: Bombeiros.pt

Hotel 33 em ATA

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Hotel 33 a descolar

Para quem me chama "trengo"!(deve querer aumentar á familia!!)

No seguimento da publicação das fotos dos futuros Veículos dos GIPS, e também no seguimento de um comentário as mesmas fotos e a um comentário feito por uma anónimo ao artigo, eu passo a transcrever o que anteriormente veio na comunicação social:

"GNR ainda não sabe quem vai pagar as viaturas de combate."

Sobre a fonte de financiamento desta novas 10 viaturas, o “BP” apurou junto de fonte da GNR que uma das hipóteses passa pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, através do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
Apesar de a ANPC ter garantido ao nosso jornal que “não deu entrada, até ao momento, qualquer pedido de parecer relativo a uma candidatura para aquisição de 10 VLCI”, o “BP” sabe que é esta solução que ganha cada vez mais força.


Sobre quem pagará estas viaturas, segundo a fonte da GNR que falou ao “BP”, só existem duas hipóteses: a comparticipação pelo QREN, via ANPC, ou através do Fundo Florestal Permanente, sob gestão do Ministério da Agricultura.

In: Jornal Bombeiros de Portugal

Eu de certeza que não pago... a não ser que venham buscar por impostos!!!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Humor

Conduzes tu ou conduzo eu??!!

Novas Viaturas dos GIPS


Aconselhamos a Tecopal a ficar com uma dessas viaturas pronta a intervir, porque até agora ainda não se sabe quem vai pagar o encarroçamento. Possivelmente a Tecopal vai ficar "a arder" ... :)

Visita á Fabrica Jacinto Marques de Oliveira

Aspecto Frontal da Jacinto
Sala de Reuniões/Formação

Aspecto do 1º pavilhão
Sala de Engenharia Escritórios
Aspecto do 2º Pavilhão
Sala de Negócios e Reuniões
Viatura em Exposição
Maquete da Fábrica

Mecânica

Montagem de Estruturas de Encarroçamento
Corte e quinagem
Armazenm de material
Soldagens
Montagem e encarroçamento
Viaturas para reparar.


Balneários da zona de Laboração ( semelhantes a balneários dos Bombeiros)