quarta-feira, 29 de abril de 2009

Câmara de Macedo negoceia com Governo equipas de intervenção permanente

Afinal Macedo de Cavaleiros deve aderir às Equipas de Bombeiros de Intervenção Permanente.
A autarquia está em negociações para poder aderir com condições mais favoráveis do que as inicialmente propostas pelo Governo. A câmara esteve sempre aberta a que existissem equipas mas não no modelo em que estavam a ser apresentadas às autarquias” refere o vice-presidente, acrescentando que “é uma situação que estamos a negociar com o Governo e estamos abertos à possibilidade de essas equipas existirem mas de outra forma”. A autarquia de Macedo de Cavaleiros desde sempre assumiu que não considerava vantajoso o protocolo proposto pelo Governo, para a criação destas equipas.Cinco bombeiros vão ser pagos para assegurar o serviço, em horários em que os voluntários estão menos disponíveis. “A autarquia não pode ser apenas o membro que paga, mas tem de ser um membro activo nas decisões a tomar” salienta Duarte Moreno realçando que “em breve haverá novidades” nessa matéria. O comandante dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros lamenta nunca ter sido consultado, na hora de tomar decisões sobre a adesão ou não a estas equipas de intervenção permanente. “Na minha opinião, a primeira pessoa que devia ter sido ouvida nesse processo, nunca o foi, para se pronunciar se era preciso ou não” afirma João Venceslau. A autarquia de Macedo está em negociações com o Governo. Prevê-se que a adesão às equipas de intervenção permanente seja feita em breve.
Fonte:Brigantia

terça-feira, 28 de abril de 2009

Bombi - o Heroi das coisas boas...

Num Mundo marcado pelo materialismo e pelo individualismo, existem ideias e projectos que, do nosso ponto de vista contrariam esta tendência. Um dos exemplos mais marcantes desta visão é o Projecto Super Bombi - uma nova, forte e incontornável forma de comunicação entre os Bombeiros, as Crianças e a Comunidade em geral.
O Super Bombi nasceu assim, da vontade pura de transmitir a todas as crianças do nosso País valores cívicos essenciais, como sejam, a responsabilidade social e ecológica, a necessidade da entreajuda, a importância da escola, do aprender e do empreendedorismo.
O Projecto Super Bombi em conjunto com a Liga dos Bombeiros Portugueses está a lançar a campanha de solidariedade social “Gestos de Vida – Ambulâncias mais Pediátricas”, tendo como fim equipar o maior número possível de ambulâncias com kits de equipamento pediátrico que facilitem a formação e o socorro de crianças, em caso de trauma.
Esta campanha conta com o apoio do Banco Montepio, da RTP e da PT- Comunicações e tem o seu epílogo no próximo dia 01 de Junho (Dia Mundial da Criança), com a possível realização de um Programa Especial Criança transmitido pela RTP.

Asterix ou Red Bull???

A foto acima de nada parece estranha, principalmente enquadrando-a no arranque da edição de 2009 da Taça da Liga, torneio que é apadrinhado pelo ex-futebolista Rui Costa, onde recebe a distinção, por parte da LBP, a medalha por Serviços Distintos Grau Ouro.

Mas agora em jeito humorístico, e em tom de fotografo observador, desvendamos que este momento foi patrocinado pela Red Bull, ou então o nosso digníssimo Presidente da LBP está à espera de contracenar com o Asterix e Obelix. :) caro leitor, ampliada a foto, repare nas asinhas do Dr Duarte! Erros de fotografos!

Blogue bombeirospara sempre completa segundo ano

O http://www.bombeirosparasempre.blogspot.com/ está prestes a completar o segundo ano de existência. Segundo o seu mentor, Luís Gaspar, “contamos hoje com o respeito e credibilidade junto de diversos comandos e entidades, com os quais temos vindo a manter uma excelente colaboração mútua, nomeadamente na troca de notícias e informações”.
O blogue tem inserido igualmente muitos dos conteúdos do “Bombeiros de Portugal” e do
seu sítio http://www.bombeirosdeportugal.pt/.
Também com o cbbraganca, o bombeirosparasempre, têm mantido um protocolo de troca de informação, e reconhecemos que devido a este pacto a popularidade do cbbraganca têm aumentado bastante.

Fazemos votos de grandes sucessos para o bombeirosparasempre, e que continue o excelente trabalho que têm vindo a desenvolver ao longo destes 2 anos.

Parabens amigo Luis.

Bombeiros de Sátão criam associção desportiva

Um conjunto de jovens bombeiros dos Voluntários de Sátão acaba de criar uma associação desportiva. Os mentores da iniciativa pretendem associar o desporto à dinamização e recolha de
fundos que permitam ajudar o corpo de bombeiros na aquisição de diversos equipamentos. Boas iniciativas associadas, com as quais os bombeiros pretendem contribuir para o fortalecimento do espírito de grupo e para a melhoria dos meios de socorro.
O cbbraganca têm uma palavra a dizer desta iniciativa, falta de informação! E querendo informar, pode-se dizer que já existem estruturas criadas, como a Juvebombeiro, para este tipo de finalidade. Não fazendo descredito de quem teve a ideia,mas porque optar por algo incerto e criar novas estruturas associativas quando a Juvebombeiro está em franco desenvolvimento???

Equipa de Castro Daire, Viseu, vence "Prémio Bombeiro de Mérito 2008"

Uma equipa dos Bombeiros de Castro Daire, distrito de Viseu, venceu o "Prémio Bombeiro de Mérito 2008" pelo trabalho desenvolvido no salvamento de duas pessoas
bloqueadas pela neve, anunciou hoje a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP). A equipa, composta pelo adjunto de comando Fernando Albuquerque e pelos bombeiros Carlos Almeida, Márcio Ferreira e Bruno Esteves, foi distinguida com o galardão atribuído pela LBP pelo regaste, realizado em Novembro do ano passado e em "circunstâncias particularmente difíceis", de duas pessoas que se encontravam cercadas pela neve no parque eólico da Carvalhosa, na serra de Montemuro, segundo a Liga dos Bombeiros. "Apesar do desgaste físico, resultante da longa caminhada e da exposição prolongada ao frio, os quatro bombeiros resgataram com êxito os dois seguranças do parque eólico", adianta a LBP numa nota enviada à Agência Lusa.
O cbbraganca.blogspot.com felicita pessoalmente o Adjunto de Comando Fernando Albuquerque, pelo prémio, visto que ele já deu formação em Salvamento em Grande Ângulo a 5 elementos do B.V. de Bragança, um deles o editor deste Blog, e assim afirmando confiança e credibilidade na sua formação.
Deixa-mos também felicitações aos restantes elementos pelo acto abnegado que executaram.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

III Acampamento Distrital Juvebombeiro

Inscrições abertas!!!

Bombeiros recusam novo quartel

Os Bombeiros de Macedo não querem mudar-se para o novo quartel sem haver alterações no edifício.
Uma vontade manifestada através de votação secreta, que contou com a participação de 79% dos bombeiros da corporação local. Queixam-se que a obra foi feita segundo um projecto antigo e desactualizado. Segundo o Comandante João Venceslau, havia três hipóteses a voto: inaugurar o novo quartel sem efectuar quaisquer alterações, inaugurar o novo quartel e efectuar as alterações posteriormente ou então alterar primeiro a infra-estrutura e efectuar a mudança depois. 98% dos bombeiros que votaram disseram que preferiam esperar no antigo quartel até que o novo fosse alterado. “Queremos ir para o novo quartel mas tem de ser em consonância com o que estamos a pedir” refere o comandante salientando que “o quartel demorou muitos anos a construir e o Estado devia ter acautelado esta situação”. Em Fevereiro do ano passado, os responsáveis pelos diversos patamares do corpo operacional dos bombeiros de Macedo enumeraram tudo o que devia ser alterado no novo quartel, para dotar o edifício de condições condignas. “Elaboraram um relatório onde foram identificadas diversas falhas que podemos considerar graves pois estamos a falar de um quartel que foi elaborado há 10 anos” refere João Venceslau. O documento foi entregue aos responsáveis da associação humanitária dos bombeiros e ainda da autarquia. Nada foi alterado. Por isso, os bombeiros reiteram o desejo de ver a nova infra-estrutura inaugurada só depois de ser actualizada. A autarquia, na voz do vice-presidente Duarte Moreno, defende que o novo quartel vai ser inaugurado em breve, só depois podem ser feitas alterações. “É impossível fazer essas alterações em tempo útil, mas o quartel já está preparado para ser acrescentado e isso vai ser feito quando for possível” adianta o vice-presidente. A inauguração do novo quartel dos bombeiros de Macedo de Cavaleiros ainda não tem data marcada. Embora o edifício já esteja concluído, faltam os arranjos exteriores, da responsabilidade da autarquia.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Incendio no Centro de Saúde de Bragança

Uma situação de incêndio no centro de Saúde de Bragança foi testada ontem para elaborar o plano de segurança.Um simulacro inserido nas comemorações do Dia Mundial da Saúde que se assinalou na semana passada.
À hora marcada, soou o alarme e o edifício foi evacuado.Pouco tempo depois chegavam os bombeiros para apagar as chamas.Apanhados desprevenidos, alguns utentes, julgavam tratar-se de um incêndio de verdade.
“Estão a dizer que há um incêndio mas eu não vi fumo” afirma uma utente. Já Maria de Lurdes Romão garantia que “cheirava a qualquer coisa de queimado e disseram-nos para sairmos”.
Carlos Martins, segundo comandante dos bombeiros de Bragança, descreve como decorreu o simulacro. “Resultaram duas vítimas, uma intoxicada, inconsciente e com queimaduras e outra politraumatizada resultante de uma evacuação mal efectuada”.
Sílvia Costa, directora do Centro de Saúde de Bragança, explica que este simulacro serviu para fazer o primeiro teste do plano de segurança do serviço. “Foi elaborado o plano e tem de se pôr à prova uma vez por ano e esta foi a primeira vez” refere.

Parque Natural de Montesinho em chamas

Um incêndio, agora extinto, lavrou desde o início da tarde, ate por volta da meia noite, desta quinta-feira em Vilarinho numa zona florestal do Parque Natural de Montesinho.
Segundo a página de Internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil este era o único incêndio que permaneceu activo durante toda a tarde. Estão mobilizados no combate às chamas em Vilarinho, Concelho de Bragança, 30 bombeiros apoiados por uma máquina de arrasto e dois veículos de combate a incêndio espanhóis.
O incêndio deu-se em zona da mato e pinhal, ardendo descontrolado durante a maior parte do tempo de intervenção devido ás caracteristicas do relevo e carga combustivel da zona.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Operadora dos Bombeiros de Mirandela despedida por denunciar mau ambiente na corporação

O caso remonta a 31 de Janeiro deste ano. Na altura, no final de um encontro regional de bombeiros profissionais, promovido pelo STAL, Maria Eduarda, delegada sindical e operadora da central de telecomunicações dos bombeiros de Mirandela, denunciou a existência de mau ambiente de trabalho na corporação da cidade do Tua.
Estas declarações motivaram a instauração de um processo disciplinar por parte da direcção da associação humanitária de Mirandela que agora culminou com a notificação do despedimento de Maria Eduarda. O presidente da direcção dos bombeiros não quis adiantar pormenores sobre o caso. No entanto, Marcelo Lago confirmou que o despedimento fica a dever-se a declarações prestadas pela operadora consideradas “injuriosas” e que “não dignificam”a associação.
Já a operadora em causa não quer prestar, para já, declarações sobre o caso, mas confirma que vai levar o caso a tribunal. Por sua vez, Francisco Marcos, do STAL, classifica de “antidemocrática” e de “desrespeito” pelos direitos dos trabalhadores, a atitude da direcção dos bombeiros de Mirandela e que só vem confirmar as denuncias que o sindicato tem vindo a fazer sobre perseguição e coacção a alguns soldados da paz de Mirandela, que o sindicato deu a conhecer à população, em comunicado distribuído no final de Fevereiro. “Declarações que eram verdadeiras”, sublinha Francisco Marcos. O sindicalista confirma que o STAL vai lutar para que a operadora seja reintegrada nas suas funções
Recorde-se que na mesma corporação, outros quatro bombeiros apresentaram queixa, no Tribunal de Trabalho, contra a direcção pela alegada falta de pagamento de horas suplementares e da concessão dos dias de folga, para além de acusarem os dirigentes daquela associação de perseguição, através de processos disciplinares levantados que já resultaram em suspensões.
Francisco Marcos tem receio que a direcção dos bombeiros vir a adoptar a mesma formas de retaliação utilizada no caso da operadora.


Escrito por CIR

Federação quer distrito completo com PEM

A federação distrital dos bombeiros quer que todos os quartéis do distrito de Bragança sejam transformados em postos do INEM. A federação dos bombeiros reuniu com a presidência do INEM e fez um conjunto de propostas ao presidente da entidade.Das propostas também fazem parte o pedido de mais uma viatura de emergência médica para o distrito de Bragança.Recorde-se que o distrito só tem até agora uma VMER.O presidente da Federação Distrital dos Bombeiros, Humberto Martins explica a necessidade de transformar todas os quartéis em postos INEM. Segundo ele, os quartéis já estão a fazer esse papel mesmo sem estarem equipados para tal. Humberto Martins refere que o presidente do INEM se mostrou muito sensibilizado com as propostas, e que prometeu visitar os quarteis do distrito para averiguar as necessidades no terreno.A Federação Distrital dos Bombeiros espera agora a disponibilidade e a vontade da mais alta autoridade do INEM, para resolver os problemas apresentados na reunião entre as duas entidades.

wallpaper BVBragança


Começa o fado!!!


Ainda nem a terra absorveu a chuvinha que caiu na semana passada, e só hoje as maximas chegaram aos 20º e apesar das minimas baixas durante a noite a rondar os 5º/6º, já temos incêndios á tarde.
Parece impossivel, mas é verdade, como podemos ver no quadro, já varios incêndios mobilizam 5 a 6 viaturas e até durante a tarde de hoje rebentou um incêndio em Soeira-Vinhais, com algumas proporções.
Isto é Portugal no seu melhor!

Juvebombeiro de Bragança procura delegados



Realizou-se no passado dia 16 de abril uma reunião extraordinária do Nucleo da Juvebombeiro de Bragança, convocado pelo Delegado Distrital. A principal causa desta convocatória, seria reunir os aderentes de modo a tentar fortalecer o maior Núcleo do país, da Juvebombeiro.

Desta reunião os delegados eleitos à cerca de 2 anos, colocaram os lugares á disposição, mesmo antes da entrada em vigor do novo Regulamento Distrital. Deste modo estão convocadas eleições para o dia 23 de Abril, que irão decorrer na sede da A.H.B.V. de Bragança, das 21h45 ás 22h00.

Sistema de transporte pediátrico para adaptar às macas das ambulâncias.

Sistema de transporte pediátrico para adaptar às macas das ambulâncias.Este que se vê na imagem é da Marca Ferno, modelo Pedi Mate.Não estará na hora de começar a equipar as nossas ABSC'S com sistemas deste tipo?Em muitos acidentes de viação que envolvem crianças e bebés não estamos minimamente preparados para fazer o transporte. Faltam este tipo de equipamentos.

DAE no Ensino Secundário

O Ministério da Saúde vai propor ao Ministério da Educação que a formação teórica e prática do uso de desfibriladores automáticos externos (DAE) seja incluida no programa obrigatório do Ensino Secundário.Para além do uso dos DAE, outras técnicas de suporte básico de vida e de reanimação deverão ser incluidas na formação dos alunos, incluindo-se massagem cardíaca ou a desobstrução de vias respiratórias.Da formação constará também uma sensibilização para avaliar situações de risco e quando chamar meios de socorro através do 112, bem como quais as informações a prestar neste tipo de situações.A proposta considera a possibilidade de esta formação começar a ser ministrada no próximo ano lectivo, abrangendo toda a população escolar a frequentar o secundário.

Será que ainda vamos ter DAE´s primeiro nas escolas e só depois nas ambulâncias?

Subsidio Extra já Está na LBP

A LBP anunciou esta semana que já recebeu a garantia do Governo que as despesas extraordinárias com os fogos florestais de Março vão ser pagas às corporações dos bombeiros. No início do mês, a LBP alertou para as dificuldades financeiras de algumas corporações de bombeiros voluntários do Norte e Centro do país devido às despesas «inesperadas» no combate aos incêndios florestais de Março. Hoje em comunicado, a LBP refere que a secretaria de Estado da Protecção Civil vai assumir as despesas extraordinárias suportadas pelas associações e corpos de bombeiros para fazer face aos incêndios fora de época. Segundo a LBP, o secretário de Estado, José Miguel Medeiros garantiu ainda que, no futuro, estarão sempre cobertas as despesas realizadas na sequência de um alerta amarelo. Em Março deflagraram perto de quatro mil incêndios e entre os dias 14 e 31 ocorreram 3.348 fogos, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Quartel nasce em forma de mangueira

A vila de Oliveirinha, no concelho de Tábua, prepara-se para inaugurar um original e ecológico quartel de bombeiros em forma de mangueira. A obra custou 1,2 milhões de euros e tem a forma e volumetria inspirada numa mangueira, o que torna o quartel um marco inovador na arquitectura nacional.
Luís Albuquerque, autor do projecto, contou com um colaborador que "é bombeiro, o que permitiu percepcionar melhor as necessidades da corporação", sustenta o arquitecto. Todo o quartel foi planeado "por módulos, o que permitiu gerir os custos da obra". O edifício dispõe de auditório, garagem, serviços, oficina e lago.
Em todo o quartel, a preocupação ambiental é uma constante. "As águas provenientes das lavagens dos autotanques e das casas de banho são tratadas e conduzem para um lago que possibilita o abastecimento a helicópteros e a sua reutilização nas casas de banho." Este sistema está presente em todo o quartel através da "utilização de cascatas de oxigenação, zonas de decantação e filtros. A água, ao passar por este processo, fica com qualidade suficiente para consumo e irá servir para ser utilizada pelos autotanques", adianta Luís Albuquerque.
No módulo de auditório, que pode aproveitar o parque de viaturas e ganhar capacidade para duas mil pessoas, "a água flui, mesmo entre os degraus, à volta da entrada, até chegar ao lago de retenção. São marcas importantes na paisagem, ajudam à oxigenação e à manutenção de humidade no ar, permitindo um conforto ambiental", explica o projectista. Todas as áreas exclusivas a um dos sexos "dispõem de cores alegres, diferenciadas, o que irá ajudar a reduzir o stress no local de trabalho numa profissão de alto risco em que os indivíduos devem permanecer calmos e relaxados".
Sobre a forma em mangueira, o projectista diz que se adequa "à missão, houve arrojo ao usar uma forma estruturalista e permitiu aproveitar ao máximo os espaços através da plástica das formas".

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Meios para época mais critica "idênticos" aos do ano passado

Os meios disponíveis para a época mais crítica em incêndios florestais este ano vão ser "idênticos" aos mobilizados em 2008, disse à Lusa o secretário de Estado da Protecção Civil.José Miguel Medeiros adiantou que "o dispositivo não vai sofrer alterações significativas" relativamente ao ano passado, podendo apenas incluir alguns "ajustamentos".No ano passado e durante a fase "Charlie", época mais critica em incêndios florestais, estiveram mobilizados 56 meios aéreos, cerca de 9.600 elementos e 2.200 veículos.Os meios disponíveis em cada uma das fases de combate a incêndios constam da Directiva Operacional Nacional, que é hoje apresentada em Lisboa, num cerimónia com a presença do ministro da Administração Interna, Rui Pereira.Além da fase "Charlie" (01 de Julho a 30 de Setembro", o dispositivo de combate a incêndios florestais compreende as fases "Alfa" (01 Janeiro a 14 de Maio), "Bravo" (15 de Maio a 30 de Junho), "Delta" (01 de Outubro a 15 de Outubro) e "Echo" (16 de Outubro a 31 de Dezembro).Segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), a Directiva Nacional Operacional constitui uma "plataforma estratégica" e um "instrumento de planeamento, organização, coordenação e comando operacional do dispositivo especial de combate aos incêndios florestais".A directiva aplica-se a "todo o território nacional e a todos os organismos e instituições que concorrem para a defesa da floresta contra incêndios", servindo de base à elaboração dos planos de operações distritais e municipais de resposta aos fogos, de preparação dos planos das áreas protegidas e de referência para as directivas, planos ou ordens de operações dos agentes e entidades integrantes do dispositivo.No ano passado, a área ardida resultante de incêndios florestais diminuiu cerca de um quarto relativamente a 2007.Apesar de não existirem dados oficiais, o secretário de Estado da Protecção Civil já afirmou que este ano a área ardida é "substancialmente superior" à do ano passado.Só em Março, deflagraram perto de 4.000 incêndios e entre os dias 14 e 31 ocorreram 3.348 fogos, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Ocorrências

-Esfaqueamento na noite de Bragança-

Um jovem foi esfaqueado esta madrugada em Bragança. O incidente aconteceu numa zona de bares da Avenida Sá Carneiro.A vítima, de 27 anos, estava alegadamente, acompanhado apenas pela namorada, quando o agressor se aproximou e disferiu duas facadas no rapaz. Tudo aconteceu, quando passavam poucos minutos das quatro da manhã, e uma ambulâcia dos Bombeiros de Bragança deslocava-se a caminho do Hospital com uma vitima de doença súbita no interior, quando passam no local onde houve a agressão, prestando de imediato socorro á vitima do esfaqueamento. Ao local deslocou-se mais uma ambulância para transportar a vitima. António Leal, TAS do C.B. de Bragança contou que a vitima sofreu duas prefurações por arma branca, uma no abdómen, e outra no membro inferior esquerdo e o seu estado de saúde era considerado grave. Depois de estabilizada a vitima foi transportada ao Hospital de Bragança.

A LEI DO TRANSPORTA TUDO...‏

Tenho recebido varios e-mails de profissionais do INEM que dão conta de uma crescente insatisfação no serviço destes profissionais.Passo a citar algumas passagens: "(...)o facto de sairmos para todo o tipo de serviços e termos que transportar tudo, incluindo consultas pré-marcadas, está a desmotivar-nos e consideramos ser um absurdo sem precentes, já que estando ocupados, deixamos de estar disponiveis para situações realmente graves como é óbvio."E adiantam..."Nem com uma noticia na SIC isto vai a termo certo, continuamos a ver SIV´s, SBV´s e VMER´s a serem accionadas para situações ridiculas, quando há situações de acidentes graves e de paragens cardio-respiratórias que ficam pendentes porque não chegamos para tudo...é um sufoco(...)como se não bastasse, com a entrada de novos operadores de CODU que não conhecem as areas nem estão ainda bem envolvidos no meio, a situação piorou..."Mas há mais..."Assim ninguém se entende, pior são os médicos que estão no CODU, eles que são muito bem pagos, validam as fichas sem sequer olhar para elas e quem está no accionamento, tem que fazer o que eles validam. Raros são os médicos que olham para as fichas e fazem realmente triagem, o problema é que se criou a politica do transporta tudo e por medo de errar...toda a gente se acha no direito de exigir uma ambulância...o sistema esta viciado e não vai resistir muito mais...o problema é que ninguém assume esta vulnerabilidade de serviço...”

Falta pessoal para assegurar emergências no distrito

A Federação dos Bombeiros de Bragança queixa-se que os corpos de bombeiros não têm pessoal suficiente para fazer o transporte de emergências para o hospital. O presidente da Federação vai pedir mais meios ao INEM. O presidente da distrital de Bragança do PS, Mota Andrade, desafiou ontem o bastonário da Ordem dos Médicos a visitar a região para verificar o que melhorou nos cuidados de saúde primários, após o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP), um fecho que sempre motivou a crítica do médico. Os SAP encerraram em nove dos 13 centros de saúde de Bragança, em Abril de 2007, e desde então as unidades "estão melhor equipadas, há poucas zonas no país que tenham a qualidade do distrito", afirmou Mota Andrade, durante uma conferência de imprensa. Há dois anos que as autarquias de Bragança assinaram protocolos com o Ministério da Saúde, que possibilitou a manutenção de um regime de prevenção nocturno, ficando os médicos à chamada, como forma de compensação pelo encerramento dos SAP. No entanto, a Federação dos Bombeiros de Bragança, queixa-se de falta de meios humanos para fazer o transporte de doentes de emergência e simultaneamente assegurar o transporte normal. "Todos os serviços de emergência são transportados para o hospital, o que demora umas duas horas, antigamente a maior parte era encaminhada para o centro de saúde, a poucos quilómetros. Temos falta de tripulantes para isto", afirmou Humberto Martins, presidente da federação. A federação tem uma reunião com o presidente do INEM agendada para esta semana, para solicitar mais apoios para contratar pessoal com formação para fazer o transporte de doentes. A coordenadora da Saúde, Berta Nunes, garante que o número de doentes referenciados durante a noite nos centros de saúde pouco se alterou nestes dois anos. Em 2007 foram 8% e em 2008 7,7%. "São mais os doentes transportados para os hospitais, mas era isso que se pretendia, agora o CODU faz o encaminhamento directo para o sítio certo, mas o aumento foi insignificante", disse.
Fonte: JN

terça-feira, 14 de abril de 2009

Incêndios Florestais

Nesta nova experiência de informar acerca dos Bombeiros e incêndios florestais, cabe-me lidar com alguns dilemas. No fundo, os dilemas que, muitas vezes, se colocam a chefes de redacção e directores de órgãos de informação independentes. Falo do dilema do interesse público face ao interesse do público. E falo disso, porque, de facto, o fogo implica quase sempre esses dois interesses.O fogo é vida e é destruição e é, por isso, do interesse público que se noticie e se publique. O que tem de bom e útil e o que tem de trágico e destruidor.E é, sobretudo, este último aspecto que pretendemos prevenir. Mas o fogo é também espectáculo. Não é por acaso que inúmeras vezes a indústria do “showbizz” o utiliza para criar imagens inesquecíveis. É aqui que entra o puro interesse do público. Não é que o interesse do público, por definição, seja mau. Não tem que o ser. As pessoas interessam-se, também, por muitas coisas com interesse público. É, por isso, muitas vezes, legítimo que se publiquem coisas espectaculares, mesmo que, no seu âmago, sejam nefastas. O grande dilema é, por isso, publicar ou não certas imagens e tentar perceber se, em cada uma delas, se consegue encontrar simultaneamente interesse público e o interesse do público.É na avaliação dessa intercepção que está a dificuldade.Pelo menos, a dificuldade aparente que televisões e outros órgãos de comunicação social têm tido, quando procuram as grandes labaredas, consumindo tragicamente, mas com uma beleza rara e sinistra, vida das nossas florestas, do nosso País. Em Espanha, há muito que há um acordo entre televisões quanto à emissão de imagens das chamas de incêndios florestais. Em Portugal, não apenas não tem havido acordos, como nunca parece ter havido bom senso. Não porque alguém se equivoque em relação à zona de intercepção dos tais dois interesses, mas porque – dá-me ideia – nunca ninguém procurou seriamente essa zona. Afinal, há imagens que, mesmo sem conter a tal beleza sinistra do fogo descontrolado, são muito mais informativas e, quem sabe, poderosas, em todos os sentidos. Obtê-las, encontrá-las, publicá-las é, verdadeiramente, a arte do jornalismo.






Voluntários por Opção, Profissionais em (qualquer) Acção

O Cbbraganca.blogspot está a lançar uma campanha chamada " Voluntários por Opcção, Profissioanis em qualquer Acção", que tem como objectivo divulgar gratuitamente os serviços prestados por bombeiros voluntários de Bragança. Deste modo foi criado no placar do CBbraganca.blogspot um local onde os nossos bombeiros podem divulgar as funções, empresas ou trabalhos a titulo individual, que exercem no exterior. As informações constantes dos nossos bombeiros ficarão situadas ao fundo do painel de informações, propriamente no canto inferior direito do site. Para postar cartões de contacto deve contactar a Administração do Blog, ou para contacto dos nossos leitores poderão também utilizar o mesmo método.

sábado, 11 de abril de 2009

Juvebombeiro faz rastreio em aldeias de Bragança

A Juvebombeiro de Bragança em conjunto com a Junta de Freguesia de Castrelos -Conlelas, Junta de Freguesia de Alfaião e com o apoio dos Bombeiros V. de Bragança e da Clínica Brigantina, realizou nas aldeias de Castrelos e Conlelas no dia 21 de Fevereiro e Alfaião no dia 22 de Março, rastreios de saúde através do Programa Saúde no Meio Rural, da Juvebombeiro. A finalidade desta actividade é alertar a população para as complicações que algumas doenças provocam, para dinamizar a participação dos jovens da Juvebombeiro, desenvolver a cooperação e acção conjunta entre os jovens aderentes, tendo em vista a construção de uma consciência de cidadania activa e participativa. Com uma equipa composta por Bombeiros Enfermeiros, Bombeiros estudantes de Enfermagem e TAT´s, rastrearam-se cerca de 250 pessoas. Dos rastreios feitos vai ser levado a cabo um estudo sobre os principais problemas de Saúde no meio rural. O material descartável usado foi gentilmente cedido pela Clinica Bringantina, na pessoa da Sra Enf. Paula Alves. Neste momento a Juvebombeiro já tem mais alguns rastreios marcados, mas continua aberta as entidades que desejem levar a cabo este tipo de actividade.

Rastreio em Conlelas e Castrelos:

Agradecimentos: Bombeiros Ana Dias, Cátia Costa, Luis Venâncio e Telmo Malhao. J.F Castrelos e Clinica Brigantina

Rastreio em Alfaião:

Agradecimentos: Bombeiros Luis Venâncio, Telmo Malhao, Carla Maia e Ivo Pires. J.F. Alfaião e Clinica Brigantina

Reunião Núcleo Juvebombeiro Bragança

O Delegado Distrital da Juvebombeiro, vem por este meio convocar uma Reunião Extraordinária, com os Aderentes do Núcleo do Corpo de Bombeiros de Bragança, no dia 16 de Abril de 2009, pelas 20h30, na sede da A.H.B.V. de Bragança, em sala de reuniões.


Ordem de Trabalhos

1.Apresentação do Novo Regulamentos Distrital da Juvebombeiro;

2.Ponto de situação da Juvebombeiro de Bragança;

3.Assuntos diversos.

4.Questões a colocar.


Apela-se á comparência de todos os aderentes e restantes bombeiros interessados, sendo de extrema importância a presença de todos.


PORTUGAL NÃO ESTÁ PREPARADO PARA UM SISMO

"PORTUGAL NÃO ESTÁ PREPARADO PARA UM SISMO": Fernando Curto, Pres. Associação Nacional Bombeiros Profissionais

Correio da Manhã –
Portugal está preparado para um sismo semelhante ao que ocorreu anteontem em Itália?
Fernando Curto – É claro que não estamos preparados. Primeiro porque não há organização para dar uma resposta como está a ser dada pelas autoridades italianas. Depois porque é preciso ajuda da população. E em Portugal não é dada formação nem informação às populações sobre como agir num sismo.

Como deveria ser dada essa formação?
– Nas escolas, principalmente, mas também com treinos, simulacros, divulgação de informação. Se perguntar a um cidadão comum o que fazer em caso de sismo, ele não sabe responder. Há dois anos que tentamos mudar isso.

Os bombeiros portugueses têm capacidade para responder a uma situação de catástrofe?
– Se estivermos a falar do Regimento de Sapadores de Lisboa, sim. Mas se o sismo afectasse a cidade seriam os primeiros a ficar sem capacidade de resposta. Os voluntários de outras corporações não têm treino nem meios para os substituir nas operações. Sem treino não há resposta. No entanto, há que saudar a medida do presidente da Câmara de Lisboa que colocou o quartel-base dos Sapadores no Monsanto. Em caso de catástrofe será uma mais-valia.

– Há falta de meios em Portugal?
– Os meios não são abundantes, mas suficientes. O problema é mesmo a organização e as comunicações. Viu-se isso no simulacro realizado em Novembro.

Os bombeiros são responsáveis pela fiscalização estrutural dos edifícios novos. Os mais antigos são fiscalizados?
– A fiscalização dos edifícios é importante. Mas os bombeiros não podem entrar em propriedade privada. Era preciso mudar a legislação para permitir verificar as condições de resistência. Por exemplo, as estruturas anti-sísmicas da Baixa pombalina foram destruídas nos últimos anos. Isso acontece porque não há fiscalização.
Fonte: Correio da Manhã

Reforma da Protecção Civil deve ser "harmoniosa" e envolver os vários agentes

O ministro da Administração Interna disse hoje que a reforma do sistema de Protecção Civil deve avançar "de forma harmoniosa", envolvendo "os vários agentes do sector". Rui Pereira intervinha na inauguração das novas instalações da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Oliveirinha, no concelho de Tábua.A obra foi parcialmente financiada pelo Ministério da Administração Interna (MAI), através da Direcção-Geral de Infra-estruturas e Equipamentos, que contribuiu com 418.990,00 euros, cabendo à Câmara Municipal de Tábua pagar 200 mil euros."Eu sei bem que os bombeiros voluntários constituem a primeira resposta aos incêndios florestais", disse Rui Pereira, numa aparente resposta a Jaime Soares, presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Coimbra, que pouco antes defendeu que deveria ser "reanalisado todo o processo de funcionamento dos bombeiros em Portugal".Jaime Soares, que é também dirigente da Liga dos Bombeiros Portugueses, realçou que a Autoridade Nacional de Protecção Civil - cujo vice-presidente, Amândio Torres, estava presente na cerimónia - "não comanda em nenhum teatro de operações" instituições como o Exército, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a PSP ou a GNR. "Só os bombeiros é que são comandados pela Autoridade Nacional", lamentou.Na sua intervenção, o titular do MAI acabou por afirmar que a "articulação entre os vários agentes" da Protecção Civil, através de uma única estrutura, que é a Autoridade Nacional criada pelo actual governo, "é uma tarefa complicada". No entanto, assinalou Rui Pereira, foram conseguidos nesta área "progressos consideráveis nestes quatro anos", uma etapa que não é ainda "o fim da história".Sem entrar em detalhes, o ministro, questionado no fim da sessão pelos jornalistas, confirmou que existe "abertura" do executivo para discutir algumas das propostas dos bombeiros e outros agentes do sector, desde que não ponham em causa a existência de um comando único. Para o governante, o novo quartel dos bombeiros de Oliveirinha, concebida pelo arquitecto Luís Albuquerque, é "uma obra moderna e arrojada", mas também "muito funcional".O vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Paulo Hortênsio, o presidente da Câmara de Tábua, Ivo Portela, o presidente e o comandante da corporação local, Eduardo Pereira e Paulo Rodrigues, respectivamente, foram outros dos oradores.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Sr. Cmdt, este ano queremos um destes:


Unidade de Busca e Salvamento

Homem caí numa obra


Um homem de 51 anos sofreu uma queda em altura numa obra em Santa Comba de Rossas no dia 10 de Abril por volta das 10h30.

Ao local acorreu a viatura médica de Bragança e uma ambulância dos Bombeiros de Bragança.

A vitima encotrava-se em estado grave, tendo sido estabilizado pela equipa da VMER e socorristas dos Bombeiros. A vitima foi transportada para o Hospital de Bragança e mais tarde para o Hospital de Sto António no Porto.

Fim de semana no CHNE.

Já há muito tempo que o Centro Hospitalar do Nordeste não fazia das suas. No dia de sexta-feira Santa, possivelmente por ser época de férias da Pascoa, gera-se a descoordenação total entre as 3 unidades hospitalares do CHN.
Então esta história relata o seguinte: Os bombeiros de Bragança foram chamados a transportar um utente, que acorreu á Urgência de Bragança, para a Urgência de Mirandela onde neste dia estaria um médico da especialidade de Oftalmologia. Chegados à Urgência de Mirandela, a administrativa da urgência recebe a credencial em tom de aborrecimento informa os bombeiros e o utente que a Unidade Hospitalar de Bragança já estava a abusar, e que naquela altura (por volta das 15h00) o médico Oftalmologista já não se encontrava de serviço desde as 14h00, acabando por ser visto por um médico de Clínica Geral, que disse ao doente que tinha um derrame, e que na segunda-feira voltasse ao médico a Bragança para resolver o problema. Assim sendo, o doente teve de ser reencaminhado para o sua origem. Chegados à U.H de Bragança foi visto de novo por Clínica Geral provavelmente que iria para Vila Real durante a tarde.
Até as 18hoo este utente ainda não tinha o seu problema de saúde resolvido.

Mas nós no cbbraganca.blogspot questionamos-nos:

- Como não há conhecimento que em Mirandela não há Oftalmologia a partir de certa hora?

- Como se justifica um transporte de Bragança-Mirandela e Mirandela-Bragança sem o doente ser atendido na especialidade que necessitava?

- Como é possível um médico dizer a um doente para voltar ao hospital passado 3 dias a resolver o problema?

-Como é possível que o Centro Hospitalar de Mirandela não tenha reencaminhado o doente para o hospital mais perto onde houvesse especialidade de Oftalmologia, como geralmente faz?

-Será que esta situação foi fortuita ou regular?

Firefighters Riding to Wild Fire (bombeiros a caminho de incêndio florestal)


A group of firefighters, call the Elister Rust Boys, ride in a truck to the Lochea fire front. Pete King Ranger Station, Kaniksu National Forest, Idaho, USA.

Veiculos de Combate a Incendios Florestais dos USA. Estado da Virginia


quinta-feira, 9 de abril de 2009

Codigo da Estrada

SECÇÃO IX
Serviço de urgência e transportes especiais

Artigo 64.º
Trânsito de veículos em serviço de urgência

1 - Os condutores de veículos que transitem em missão de polícia, de
prestação de socorro ou de serviço urgente de interesse público
assinalando adequadamente a sua marcha podem, quando a sua
missão o exigir, deixar de observar as regras e os sinais de
trânsito, mas devem respeitar as ordens dos agentes reguladores
do trânsito.

2 - Os referidos condutores não podem, porém, em circunstância
alguma, pôr em perigo os demais utentes da via, sendo,
designadamente, obrigados a suspender a sua marcha:
a) Perante o sinal luminoso vermelho de regulação do trânsito,
embora possam prosseguir, depois de tomadas as devidas
precauções, sem esperar que a sinalização mude;
b) Perante o sinal de paragem obrigatória em cruzamento ou
entroncamento.
3 - A marcha urgente deve ser assinalada através da utilização dos
avisadores sonoros e luminosos especiais referidos,
respectivamente, nos artigos 22.º e 23.º.

4 - Caso os veículos não estejam equipados com os dispositivos
referidos no número anterior, a marcha urgente pode ser
assinalada:
a) Utilizando alternadamente os máximos com os médios, ou
b) Durante o dia, utilizando repetidamente os sinais sonoros.

5 - É proibida a utilização dos sinais que identificam a marcha dos
veículos referidos no n.º 1 quando não transitem em missão
urgente.

6 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado
com coima de € 120 a € 600.

Para que tenha uma Páscoa Feliz!


Bremach de Mirandela