sexta-feira, 20 de março de 2009

Resolução de Dúvidas...

LAVAGEM DE ESTRADAS: Bombeiros não têm essa responsabilidade.

Há anos que a questão da responsabilidade pela lavagem das estradas nacionais é
debatida pelos bombeiros, sem que, na prática, esta tenha tido qualquer desfecho.
A Liga dos Bombeiros Portugueses pretende retomar agora o tema, alertando as entidades
responsáveis para a necessidade de encontrar uma solução.
Na base do problema está um pressuposto errado, mas enunciado sistematicamente por responsáveis pelas estradas nacionais como se fosse verdade.
Na sua perspectiva, será competência dos bombeiros proceder, quando necessário, à lavagem desses pavimentos.
Neste caso, como noutros, os bombeiros continuam a ser vítimas da “tradição”, como “verdadeiros paus para toda a obra”, e da eventual indisponibilidade ou falta de organização dos serviços que deveriam cumprir essa tarefa.
O presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Coimbra, comandante Marta Soares, veio agora retomar a questão, sublinhando que “os bombeiros não têm essa responsabilidade,
nem são pagos para isso”.
No caso das estradas nacionais, a responsabilidade directa é do próprio Instituto das Estradas de Portugal. Nas auto-estradas, essa obrigação recai nas próprias concessionárias, não obstante,
nesses casos, haja por vezes protocolos com os bombeiros locais.
Nas estradas municipais, a questão assume outros contornos, já que, nestes casos, subsiste uma relação de proximidade com as autarquias que envolve a execução de protocolos de colaboração
alargada.
Jaime Soares defende que, para que os bombeiros executem a lavagem das estradas nacionais,
importa que a entidade responsável estabeleça também um acordo com eles.
É sabido que o Instituto de Estradas de Portugal não possui, por sua responsabilidade, equipas de intervenção rápida para o desempenho dessa missão, mas, como salienta o comandante Marta Soares, “a responsabilidade é deles, e eles é que deviam procurar parceiros para resolver a situação, e não alijando responsabilidades, como tem vindo a acontecer”.

É preciso investir na Juvebombeiro!


A Juvebombeiro é uma organização anexa à Liga dos Bombeiros Portugueses, criada por iniciativa do Conselho Executivo desta Confederação em 1 de Abril de 2000.
O 40.º Congresso da LBP, reunido em Outubro do ano passado, aprovou uma nova versão do Regulamento da Juvebombeiro, na qual se definem três grandes objectivos para esta estrutura:
- Motivar as associações e corpos de bombeiros para que dinamizem a actividade dos seus jovens no contexto organizado da Juvebombeiro;
- Desenvolver a cooperação, o convívio e a acção conjunta entre os jovens aderentes;
- Promover a formação dos jovens aderentes, tendo em vista a construção de uma consciência de cidadania activa e participativa.
Desde a sua fundação que a Juvebombeiro tem sido dirigida por uma Comissão Nacional Dinamizadora, integrada por um elemento indicado por cada federação e coordenada pelo presidente do Conselho Executivo da LBP. Entretanto, o novo regulamento transformou a referida Comissão Dinamizadora em Comissão Coordenadora Nacional, mantendo esta um elemento indicado por cada federação, mas passando a ser dirigida por um presidente, a eleger no Conselho Nacional da Confederação que reúne em Paredes, no próximo dia 28 de Março.
A nova Comissão Coordenadora Nacional possui ainda um Secretariado Executivo, integrado por mais quatro elementos, alem do presidente.
Dando cumprimento ao disposto no Regulamento da Juvebombeiro, os quatro elementos de Secretariado Executivo foram eleitos na primeira reunião da Comissão Coordenadora Nacional após o Congresso da LBP, realizada nas instalações da Associação Humanitária de Bombeiros de Agualva-Cacém no passado dia 7 de Março.
Nessa ocasião, foram eleitos para o Secretariado Executivo da Comissão Coordenadora Nacional os seguintes elementos: Carla Ramos (Federação de Setúbal), com as funções de secretária; Paulo Ferro (Federação de Bragança), Ana Narciso (Federação de Portalegre) e André Gonçalves (Federação do Algarve), como vogais.
Estando quase constituída a equipa dirigente para esta nova fase da Juvebombeiro, importa agora que, em cada distrito e em cada quartel, esta estrutura seja acarinhada e apoiada pelos comandantes dos corpos de bombeiros e pelos dirigentes das associações humanitárias e das federações.
A Juvebombeiro só pode ser considerada uma ameaça para quem alicerça o exercício da sua autoridade numa concepção de disciplina baseada no autoritarismo e no silenciamento da iniciativa dos seus subordinados. Esta visão, assumida por muitos dos adversários conscientes da Juvebombeiro, para além de demonstrar uma falta de visão de futuro, revela também uma indesejável falta de preparação para exercer a cada vez mais exigente “Arte de Comandar”. E isto, na essência, é mais grave do que assumir uma postura de negação da Juvebombeiro no respectivo quartel.
Por tudo o que fica dito, é preciso apelar à colaboração dos senhores comandantes dos corpos de bombeiros detidos pelas associações humanitárias de bombeiros, para que abram espaço aos jovens inseridos nas suas fileiras, motivando-os a agir no quadro da Juvebombeiro, nomeadamente viabilizando a criação de um núcleo desta estrutura dentro de cada quartel, facultando a cedência de uma viatura para que os delegados às comissões distritais e nacional se desloquem às reuniões das quais são participantes de direito, e disponibilizando os apoios possíveis para a concretização de actividades.
Da parte do Conselho Executivo estão em equação algumas medidas para, no contexto de uma conjuntura difícil, disponibilizar mais apoio à actividade da Juvebombeiro.
Todas as grandes organizações são feitas de passado, presente e de futuro. A nossa instituição não é excepção. Por isso, tem um passado muito rico e que a todos nos orgulha.
Quanto ao futuro, ele exige-nos que, no presente, tenhamos mais ousadia, mais abertura de espírito e mais capacidade de mobilização das novas gerações para a nossa causa.
Os jovens em todos os tempos representam inquietação, iniciativa e sonho. Não há futuro sem o envolvimento e a mobilização da juventude, tanto no País como nas organizações estruturantes do tecido social.
A Juvebombeiro nasceu há nove anos. Constitui um projecto que agrega mais de quatro mil aderentes Fez um grande caminho, graças ao empenho de muitos jovens e ao apoio que eles têm recebido dos seus comandantes.
Muito mais jovens gostariam de participar na Juvebombeiro. Para tanto, só precisam que lhes criem a oportunidade para o efeito.

Duarte Caldeira
Presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses

Fim da época do Defeso... :)

Caros leitores, pedimos desde já desculpa por esta longa interrupção que houve na actualização do blog.
A partir de hoje, o Cbbraganca.blogspot retomará a sua actividade normal colocando algumas noticias que estariam já para edição de forma aleatória sem olhar as datas.
Com a nova estrutura, esperamos que seja do seu agrado.
Mais uma vez pedimos desculpa por qualquer incómodo que possamos ter causada.