domingo, 30 de novembro de 2008

PASSEIO ADIADO


O 1º PASSEIO DE ORIENTAÇÃO DA JUVEBOMBEIRO, que era para ser realizado dia 29 de Novembro, foi adiado. Devido a factores meteorologicos e do reforço do pessoal de prevenção, levou a que a actividade fosse adiada. A organização reúniu, e chegou ao concenso que não estavam reunidas as condições ideais para a prática desta modalidade, prometendo assim mais uma tentativa para a actividade para o dia 20 de Dezembro e tentando ainda melhorar este projecto.


A organização pede desculpa por qualquer incómodo que tenha criado.

Sábado de Neve




Durante o dia 29, os Bombeiros de Bragança foram chamados a acorrer a diversas situações provocadas pela queda de neve. Tiveram de ser reforçados os meios humanos e operacionais, sendo prestados serviços, tais como, auxilio dos Centros Sociais no transporte de alimentação aos utentes necessitados, reboque de viaturas presas na neve, desimpedimento das principais vias de acesso a aldeias, quase isoladas, e assegurar o transporte de doentes com viaturas TT. Foram ainda accionadas as ambulâncias Todo-Terreno desta corporação para outros concelhos, dá-se o caso da ida da ABSC-01 para aldeia da Gestosa, concelho de Vinhais, uma viagem que durou cerca de 2 horas.

Idoso desaparecido em Izeda


Desde as 7 da tarde de ontem, dia 28, que bombeiros de Izeda, duas equipas dos Bombeiros de Bragança, e uma equipa do grupo de intervenção e socorro da GNR e outra patrulha da Guarda procuram, António Marcelino. O idoso que sofre de Alzheimer saiu de casa para ver uma propriedade e não regressou, não desapareceu por causa da neve, mas o mau tempo está a dificultar as buscas.O caso tem merecido a atenção da Protecção Civil num fim-de-semana marcado pelas baixas temperaturas.


Neve caí em Bragança

Foi com alguma surpresa que os Bragançanos viram na manhã de sexta, dia 28, os seus telhados a ficarem completamente brancos. Por volta das 10h00 da manhã começaram a cair os primeiros flocos, não esperando que houvesse uma grande acumulação de neve. Por volta do meio dia, em que muitos cidadãos não contavam, um forte frente de neve abateu sobre Bragança apanhando grande parte das pessoas a deslocarem-se par almoço e para apanhar as crianças que saiam das escolas, fazendo com que em 5 minutos a cidade se tornasse num caos. Varias estradas congestionadas, e grandes transtornos para os automobilitas com cruzamentos congestionados, ambulancias sem acessos, varios acidentes e pequenos despistes levaram a um grande empenhamentos de esforço de pessoal e de meios dos Bombeiros de Bragança.

O Corpo de Bombeiros de Bragança preparou de imediato, e fez deslocar várias viaturas TT a diversos pontos da cidade e do concelho, a acorrer a diversas situações tais como: transporte de doentes não urgentes em tratamento que ja estavam de retorno ao domicilio, reboque de viaturas, desobstrução de vias com limpa-neves e auxilio no transito.


quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Previsões de Neve.


O Instituto de Meteorologia prevê para amanha um agravamento das condições meteorologicas para o Distrito da Bragança. Um abaixamento significativo nas tempereturas minimas e maximas, vão trazer frio, e conta-se também com a presença de neve para o fim de semana. A partir do final da manhã de sexta-feira ja se prevê a queda dos primeiros flocos de neve.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

GIP´s Reuniram Ontem


O Comando do C.B. de Bragança reuniu esta noite passada com os assalariados que asseguram o serviço do Grupo de Intervenção Permanente. Esta foi uma das maneiras que José Fernandes, Comandante do C.B., encontrou para estabilizar os elementos do GIP depois dos problemas que levantaram na Reunião com a Direcção. Esta reunião com a Direcção, teve como âmbito a discussão entre assalariados, de todas as classes trabalhadoras, sobre os problemas laborarios e condicionantes de trabalho, onde foram discutidas as horas de trabalho, remunerações e subsidios impostos. O presidente Rui Correia, congratulou-se com a presença de todos nesta discussão informando que as questões ali postas serão avaliadas em reuniões de Direcção. Mas os ânimos um pouco exaltados deram lugar a uma falta de entendimento entre algum elementos que foram então exclarecidas na reunião de ontem. O Comandante avaliou a situação laboral dos integrantes do GIP e prometeu uma avaliação e resolução das carreiras profissionais e remunerações do GIP. Ficou também ciente que as condições laborais do profissionais não são de longe as melhores, e deu a entender que é necessaria a clarificação dos contratos, pretendendo iniciar conversações com a Camâra Municipal, na pessoa do Sr. Presidente, e pedindo um aumento do número de efectivos através da criação de uma EIP, contratos elaborados entre a ANPC, a autarquia e respectivo C.B., no concelho de Bragança. Sobre esta EIP o Presidente Rui Correia informou que apesar das negoçiações serem presentes, ainda não se pode dar a garantia da sua presença no C.B. de Bragança, mas desabafa que é necessária em Bragança.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

1º Passeio Orientação Juvebombeiro

INSCREVE-TE JÁ!!!

Caso pretenda receber mais informação sobre este evento disponha o seu mail no link: comentarios. (aqui abaixo)

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Distrito de Bragança em Alerta Amarelo


O Distrito de Bragança encontra-se a partir de dia 24, e até dia 25, em Alerta Meteorológico Amarelo.


O alerta refere-se á velocidade maxima do vento, capaz de atingir 70km a 90km, e também nas terras altas vento de Noroeste de 50km/h e com rajadas capazes de atingir os 80 Km/h.

domingo, 23 de novembro de 2008

Quando a Experiência da Vida É Determinante...


Esta semana aprendi que, heróis não são aqueles que realizam obras notáveis.Mas os que fizeram o que foi necessário e assumiram as consequências.Um dia estava eu no quartel de bombeiros em Peniche quando uns pais angustiados vieram pedir ajuda. A sua filha estava mal psicologicamente. Tinha desaparecido de casa e eles tinham receio que ela se suicidasse.Peniche é uma península com boas praias mas também com muitas falésias que as pessoas com problema aproveitam para desistir da vida.Juntámos uma equipa e resolvemos começar na zona norte junto à estrada da marginal em frente à Papoa.Mas chegamos ao local recebemos logo más notícias, alguém tinha visto a moça atirar-se da falésia.Este tipo de situações é muito frustrante para quem pretende salvar porque as hipóteses da pessoas estar viva são extremamente diminutas e portanto a partir daí objectivo é recuperar corpo para entregar à família.Na equipa ia um bombeiro de seu nome Fernando Malheiros, carpinteiro naval de profissão e pescador experiente que conhecia todos os acessos possíveis lugares daquela falésia onde a nossa vítima poderia estar, isto é claro se não tivesse atingido o mar. Depois de verificados todos esses lugares sem resultado, acabamos por parar a busca partindo do princípio que a vitima teria de facto caído ao mar e se tinha afogado.Quando íamos de regresso ao quartel o Fernando volta-se para mim e diz: Hoje de madrugada quando a maré estiver baixa volto cá com outra equipa. E de facto nessa noite a equipa do Fernando descobriu a vítima numa caverna não acessível durante o período das primeiras buscas. Estava em hipotermia e tinha uma fractura numa das pernas, mas estava viva. Foi de imediato levada ao hospital. Se não tivesse sido Fernando a tomar a decisão de voltar naquela noite, a moça teria com certeza morrido.Mais tarde em conversa com ele perguntei-lhe como seria que ela tinha conseguido chegar à gruta com uma perna fracturada e ele respondeu de uma forma simples mas profunda, de quem conhece e respeita: foi o mar que a devolveu.Um abraço ao Fernando.


Autor: Francisco Zaragoza

Fonte: Jornal “Bombeiros de Portugal”

sábado, 22 de novembro de 2008

Bombeiros "quase" fazem parto em ambulância


Este caso, um pouco insólito, passou-se na madrugada de sexta (21) para sábado (22). O CODU pede saída da ambulância INEM dos Bombeiros de Bragança para o auxilio a uma grávida que estaria com contracções e dor abdominal.


A ambulância do INEM de Bragança desloca-se então, ás 02h00 para o Bro de S.Sebastião, onde a tripulação depara com um cenário de parto eminente com contracções de minuto a minuto. Tomadas as devidas precauções procedeu-se ao transporte da parturiante de cerca de 36 anos, para a Urgencia da U.H. de Bragança. Já perto do Hospital "rebentaram as águas" á parturiante. O motorista da ambulância, José Silva deslocou-se para a Sala da Triagam da Urgência para dar entrada da utente, e os tripulantes Salomão Fernandes e Rui Morais transportaram a parturiante de maca para o piso da maternidade, onde se encontra a sala de partos. O insólito aconteceu quando no elevador que dá acesso ao piso da maternidade a parturiante começa a "dar á luz" a criança.


Foi com grande emoção que os dois jovens tripulantes contemplaram á sua frente o explendor da criação, e foi também com um grande sorriso que os dois tiveram a sensação de mais um dever bem cumprido. Era tanta a emoção que nem conseguiram verificar de que sexo era a criança!


Salomão Fernandes não continha a felicidade e na sua chegada ao quartel contava as colegas a emoção com que desempenhou as suas funções de tripulante, enquanto Rui Morais rapidamente se aprontou a preparar a ambulância para mais um serviço.


Tanto a parturiante como a criança estão bem de saude e hoje de tarde tiveram alta da U.H. de Bragança.

Onde andas Samuel? (HUMOR)



Já dista algum tempo desde que o nosso colega Samuel decidiu mudar de vida.


Encontrou emprego na Espanha, numa empresa de transportes internacionais, e por lá se tem afeito com o seu camião...


Só que desde algum tempo para cá que o deixamos de ver, e todos nos questionámos... Onde anda o Samuel???


Pois é, hoje os nossos jornalistas fizeram-nos chegar uma foto de que se pensa ser do Samuel... De novo com as suas ideias revolucionarias, um espirito lutador e critico, faz chegar ate nós mais uma tentativa impositória de ideal, pelos vistos agora no... Reino Unido!



(estamos na brincadeira, Samuel desejamos-te muitas felicidades com o teu novo trabalho e ficam saudades dos amigos)



P.S.: Meninas, a foto NÃO é do Samuel!!! :)




quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Aviso Reunião


O Comando do C.B.Bragança informa que a reunião mensal, que se realiza na ultima sexta-feira de cada mês, foi agendada para dia 27 de Novembro (quinta-feira).

Distrito de Bragança em Alerta Amarelo


O distrito de Bragança encontra-se desde ontem em alerta metereologico amarelo.


A persistencia de valores entre os -4º e os -7º, levam o Instituto de Meteorologia a colocar o distrito em alerta amarelo, referenciado para as temperaturas minimas na região. O resultado destas condições climatéricas são geadas, e um acentuado arrefecimento nocturno que se prevê que mantenha ate sexta-feira.


A Protecção Civil aconselha:



Mantenha-se atento aos noticiários da Meteorologia e às indicações da Protecção Civil transmitidas pelos órgãos de comunicação social.

Procure manter-se em casa ou em locais quentes.

Use várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso. Evite as roupas muito justas ou as que o façam transpirar.

O ar frio não é bom para a circulação sanguínea. Evite as actividades físicas intensas que obrigam o coração a um maior esforço e podem até conduzir a um ataque cardíaco.

Se suspeitar que você ou alguém que o rodeia está com hipotermia ligue imediatamente para o 112.

O consumo excessivo de electricidade pode sobrecarregar a rede originando falhas locais de energia. Procure poupar energia, desligando os aparelhos eléctricos que não sejam necessários.


Tenha à mão lanterna e pilhas, para o caso de faltar a luz.

Tenha cuidado com as lareiras. Em lugares fechados sem renovação de ar, a combustão pode originar a produção de monóxido de carbono, um gás letal.

Seja também cuidadoso com os aquecedores devido ao risco de acidentes domésticos.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Incendio No Quartel (realidade humoristica)


Um pequeno foco de incêndio deflagrou esta noite, por volta das 22h00, no Quartel dos Bombeiros de Bragança.

O alerta foi dado pela dona do Bar quando viu uma enorme coluna de fumo a sair de um caixote do lixo parqueado numa das entradas do parque.

O alerta foi dado para a Central do C.B. e rapidamente se deslocou um VLCI com 2 homens para o local do incidente.

O incêndio foi rapidamente circuscrito, e extinto sem danos aparentes no caixote. O Chefe de Ocorrencia, Domingos Medeiros declarou que desconhecia as causas do incendio, mas que não houve dificuldade no dominio do incendio e em 2 longos minutos se deu a extinção.

A PSP tomou conta da ocorrencia, fazendo deslocar o graduado de serviço à janela para ver o que se passava.

Até ao fecho desta noticia nao houve mais informações.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Blog Não-oficial do C.B.de Bragança


Bem-vindo ao Blog não oficial do Corpo de Bombeiros de Bragança.



Este Blog foi criado por Bombeiros, para Bombeiros.



Pretende-mos com isto criar maior dinamismo na informação, fazer anúncios, publicar noticias e dar a conhecer o trabalho desta nobre Corporaçao do Nordeste Transmontano.



Todos a informaçao publicada é da responsabilidade da Administração deste Blog.



-A Administração.